Fribourg, Suíça: Uma linda parada no Grand Tour de Suisse
Ta aí uma cidade charmosa <3! Mas bom.. Cheguei em Fribourg sem muito planejamento. Eu tinha 5 dias na Suíça para gravar vídeos e fazer fotos aqui para o blog. Era um projeto com um amigo fotógrafo – o incrível Leo Cavazzana – e nós estávamos atrás do sol para garantir imagens bonitas. A previsão não estava ajudando muito e nós, sem muita expectativa, optamos em descer para o sul do país. O intuito era explorar uma parte do Grand Tour de Suisse. Chegamos em Fribourg por recomendação de amigos suíços. A cidade não é muito conhecida por nós, Brasileiros, e eu não sabia muito sobre ela. Quando cheguei lá me encantei. Ela não era apenas LINDA, mas estava embaixo de sol – nem acreditei. Me apaixonei tanto pela cidade que rendeu um artigo aqui blog. Te recomendo muito uma visitinha e te conto aqui o porquê…
- Lucerna – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
- Genebra – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
- St Gallen – Uma linda cidade próximo a Zurich (vocês precisam visitar a biblioteca)
- Blausee – Um dos lagos mais lindos do país (não deixe de conhecer)
Fribourg, Suíça
(você pode ler esse artigo na íntegra ou acessar a seção abaixo de seu interesse)
Fribourg
Assim como St Gallen, Fribourg curiosamente não é muito turística. O turismo até acontece por parte dos próprios suíços – mas não muito por estrangeiros. Não entendo: ambas são lindíssimas. Mas vamos lá:
Fribourg é uma pequena (apenas 40 mil habitantes) universitária localizada na parte francesa do país. Ela foi fundada em 1150 e abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos medievais de toda a Europa, com mais de duzentas fachadas bem preservadas desse período histórico.
Uma curiosidade? A cidade de Nova Friburgo, do Rio de Janeiro, foi fundada por suiços originais de Fribourg! Eles foram para o Brasil e quiseram fazer uma referência a sua terra natal.
O charme da cidade se dá por alguns motivos peculiares: ela está instalada num grande paredão rochoso cercado pelo rio Sarine.
Bom, apesar da localização, Fribourg tem dois idiomas oficiais: em torno de 70% da população da cidade fala francês enquanto 30% fala alemão. E a cidade é dividida em Cidade Alta (St. Pierre) e Cidade Baixa (Neuveville). Existe um funicular que liga as duas partes ;).
Como chegar
Fribourg está, de trem, a apenas 25 minutos de Bern. A estação está localizada bem no centro da cidade – você nem vai precisar de ônibus ou taxi para já sair explorando.
Para comprar o seu ticket, use o site oficial da SBB. Melhor ainda, te recomendo baixar o app da SBB no seu celular e fazer tudo por lá. O ticket já fica armazenado ali mesmo, virtualmente. Super prático para apresentá-lo no trem quando aparecer o controle.
Eu, entretanto, fiz essa viagem de carro alugado desde Lucerna. Foram 140km feitos em torno de 1h30 de viagem.
Eu recomendo muito o uso do transporte público na Suíça – afinal ele é um dos mais eficientes do mundo e viajar de trem maravilhoso. Massss… algumas rotas merecem ser feitas de carro e acho que essa é uma delas. De Fribourg você pode ir a Gruyère e fazer uma parte linda do Grand Tour de Suisse.
Grand Tour de Suisse
Muita gente não sabe, mas a secretaria de turismo da Suíça montou alguns lindos roteiros de carro pelo país para a alegria de seus visitantes – e dos próprios cidadãos. A rota completa se chama Grand Tour de Suisse – ou A Grande Rota da Suíça.
Fribourg faz parte de uma das rotas mais bonitas desses trajetos, na minha opinião. Ela inclui também as lindas cidades Bern (a capital do país – que NÃO, não é Zurich, rs), Gruyère e Interlaken.
Essa rota tem 252km – e eu te recomendo muito que seja feita de carro. Você pode saber mais sobre o Grand Tour de Suisse no site oficial.
Eu costumo alugar carro pela RentCars – um excelente comprador de preços e modelos de várias empresas (funciona como o booking, mas para aluguel de carros). Você paga em real, sem se preocupar com mudança no câmbio do cartão e os 6% de IOF.
Dica: Antes de dirigir, baixe no seu celular o mapa do Google Maps da região para que você acessá-lo mesmo offline.
Precisa de internet ou seguro viagem?
Temos desconto pra você! Recomendamos o chip de celular com internet ilimitada da EasySim4U. Para entrega em casa, no Brasil, com frete grátis, basta acessar esse link e usar o cupom RBBVGRATIS. Para a contratação do seguro viagem, recomendo sempre a SegurosPromo. A empresa reúne as melhores seguradoras para você comparar e escolher o que mais se adequa à sua realidade. Os preços são super especiais e você ainda tem 5% de desconto com o cupom VAMOSPRAONDE5. Pagando no boleto, você ganha ainda mais 5%.
Onde dormir em Fribourg
Como cheguei sem planejamento, escolhi rapidamente um hotel pela internet no caminho, já quase na cidade. Optei pelo Hotel Alpha – que pareceu ter um bom custo benefício. Confirmei isso logo quando cheguei. O quarto é pequeno, mas confortável. Ele não está no centrinho mas bem perto – e está praticamente ao lado da estação de trem. Pagamos CHF110.
Outra opção que pareceu interessante foi o Hôtel de la Rose, com tarifa semelhante mas localização mais central. Infelizmente ele já estava esgotado.
Outra opção também com ótima localização é o Aparthotel Hine Adon (~CHF125 p/ o casal).
O Hôtel Restaurant au Sauvage (~CHF270 p/ o casal com café da manhã) é uma opção um pouco mais sofisticada.
O que fazer em Fribourg
CATEDRAL DE SÃO NICOLAS
Construída entre os anos 1180 e 1490, a Catedral de Fribourg (ou Catedral de São Nicolas) é praticamente o cartão postal da cidade. Sua arquitetura gótica e o conjunto de vitrais no estilo Art Nouveau chamam atenção e encantam todos os visitantes que tiram um tempinho para admirá-la.
A catedral está situada no Distrito de Bourg, bem no meio do centro histórico. É possível acessar o topo de sua torre e ter uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Pra isso, você precisa subir uma escada em espiral com 365 degraus. Mas, do alto dos seus 74 metros de altura, a vista vale a pena!
OBSERVAR A CIDADE DO ALTO
Saindo do centro da cidade, atravesse a ponte e comece a subir pelo Chemin de Lorette em direção ao castelo. Você verá alguns banquinhos para apreciar a vista ao longo do caminho – mas continue subindo. Pare na Chapelle de la Lorette. A vista é muito linda!!
AS PONTES DE FRIBOURG
Fribourg também é muito conhecida pelas pontes que atravessam o Rio Sarine. Algumas são medievais e esbanjam bastante charme :)!
Um destaque vai para a Pont de Zaehringen, localizada próxima à Catedral de Fribourg. Construída em 1924, ela é uma homenagem à família de mesmo nome – que fundou a cidade em 1157. Outra ponte que também chama a atenção é a Ponte du Milieu. Ela foi construída com pedras no final do século XIII e possui 4 arcos.
CAMINHAR PELA ROTA AO LONGO DO RIO SARINE
Essa é uma rota super gostosa que te permite aproveitar Fribourg apreciando suas pontes (que são lindas, como mostramos acima).
Aproveite para fazer um piquenique nas margens do rio e molhar os pés caso seja um dia quente! Apesar do Sarine estar praticamente dentro do centro da cidade, ele é incrivelmente preservado e super cristalino. Lindo demais <3!
OUTROS HIKES E CAMINHADAS
Mas, há mais opções! Você também pode aproveitar um dia mais quente e fazer algumas caminhadas pela região de Fribourg. O site oficial da cidade tem uma série de recomendações.
Uma sugestão de caminhada bem fácil (de 2h30m) é a trilha de Gorges du Gottéron. Dica: Se você estender o trajeto e for até La Lorette à partir de Bourguillon, descendo para a Planche por Montorge, você terá uma vista lista da cidade de Fribourg e da catedral. Recomendo!
MUSEUS EM FRIBOURG
Confesso que não cheguei a conhecer nenhum museu na cidade – mas, por ser universitária, Fribourg reserva uma boa gama de opções. Um destaque é o Musée d’Art et d’Histoire. No site oficial da cidade você encontra mais informações (horário de funcionamento, endereço) sobre esse e outros museus.
Onde comer em Fribourg
Tudo bem; eu sei que Fribourg está localizada na parte francesa da Suíça, mas eu não resisti e jantei num restaurante italiano <3! Escolhi o Molino e recomendo bastante: pizza deliciosa (em torno de CHF20), pratos bem servidos e bastante movimento.
Outras opções interessantes são a Creperia SucréSalé, a Sanduicheria L’Artisan, o Ararat (especialidade turca) e o Bindella Ristorante. Todos esses estão na rua Lausanne, que é perto da universidade e tem bastante comércio e restaurantes.
Quem busca uma opção mais sofisticada pode comer no francês La Cène ou no Le Perolles.
E assim, o nosso guia chega ao fim…
Mas e aí? Você já esteve em Friboug? Tem alguma dica pra incluir aqui? Deixe também suas dúvidas ou sugestões nos comentários – vou adorar conversar com você!
Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real minhas viagens…
Nenén Assunção
Cheguei ha uma semana de da Suíça, simplesmente um dos países mais lindos que já conheci, achei Fribourg em pequena cidade encantadora, e fiz exatamente esse mesmo roteiro seu, muito boa suas dicas.
Almocei em um restaurante tradicional de fondue chamado LE CHALET SUISSE.
Seria uma boa dica de restaurante para você acrescentar. Beijinhos.
Janeisa Tomas
Acabei de voltar da Suíça e, de fato, Freiburgo é uma cidade visitada apenas pelos suíços . Minha impressão , não gostei ! Fiz esta rota indicada e adorei Interlaken e Spiez !
Selma Aranha
Estive em Fribourg realmente linda e Medieval. O restaurante “Le Grand Pont” é espetacular. Comida e bebida maravilhosa, atendimento de primeira e uma vista demais. Recomendo.
Anna Carolina
Fribourg é realmente linda, pena ter ficado pouco tempo, só uma observação, o funicular ainda funciona, se nao me engano é pago em torno de 4 francos por pessoa para descer pra cidade velha! Ahhh e a vista também é incrível!!
Raquel Furtado
Anna CarolinaAh!!! muito, muito obrigada pela informação! Já vou ajustar!!