Fribourg, Suíça: Uma linda parada no Grand Tour de Suisse

Ta aí uma cidade charmosa <3! Mas bom.. Cheguei em Fribourg sem muito planejamento. Eu tinha 5 dias na Suíça para gravar vídeos e fazer fotos aqui para o blog. Era um projeto com um amigo fotógrafo – o incrível Leo Cavazzana – e nós estávamos atrás do sol para garantir imagens bonitas. A previsão não estava ajudando muito e nós, sem muita expectativa, optamos em descer para o sul do país. O intuito era explorar uma parte do Grand Tour de Suisse. Chegamos em Fribourg por recomendação de amigos suíços. A cidade não é muito conhecida por nós, Brasileiros, e eu não sabia muito sobre ela. Quando cheguei lá me encantei. Ela não era apenas LINDA, mas estava embaixo de sol – nem acreditei. Me apaixonei tanto pela cidade que rendeu um artigo aqui blog. Te recomendo muito uma visitinha e te conto aqui o porquê…

- Lucerna – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
- Genebra – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
- St Gallen – Uma linda cidade próximo a Zurich (vocês precisam visitar a biblioteca)
- Blausee – Um dos lagos mais lindos do país (não deixe de conhecer)
Fribourg, Suíça
(você pode ler esse artigo na íntegra ou acessar a seção abaixo de seu interesse)
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
---|
![]() |
---|
Fribourg
Assim como St Gallen, Fribourg curiosamente não é muito turística. O turismo até acontece por parte dos próprios suíços – mas não muito por estrangeiros. Não entendo: ambas são lindíssimas. Mas vamos lá:
Fribourg é uma pequena (apenas 40 mil habitantes) universitária localizada na parte francesa do país. Ela foi fundada em 1150 e abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos medievais de toda a Europa, com mais de duzentas fachadas bem preservadas desse período histórico.
Uma curiosidade? A cidade de Nova Friburgo, do Rio de Janeiro, foi fundada por suiços originais de Fribourg! Eles foram para o Brasil e quiseram fazer uma referência a sua terra natal.
O charme da cidade se dá por alguns motivos peculiares: ela está instalada num grande paredão rochoso cercado pelo rio Sarine.
Bom, apesar da localização, Fribourg tem dois idiomas oficiais: em torno de 70% da população da cidade fala francês enquanto 30% fala alemão. E a cidade é dividida em Cidade Alta (St. Pierre) e Cidade Baixa (Neuveville). Existe um funicular que liga as duas partes ;).
![]() |
---|
Como chegar
Fribourg está, de trem, a apenas 25 minutos de Bern. A estação está localizada bem no centro da cidade – você nem vai precisar de ônibus ou taxi para já sair explorando.
Para comprar o seu ticket, use o site oficial da SBB. Melhor ainda, te recomendo baixar o app da SBB no seu celular e fazer tudo por lá. O ticket já fica armazenado ali mesmo, virtualmente. Super prático para apresentá-lo no trem quando aparecer o controle.
Eu, entretanto, fiz essa viagem de carro alugado desde Lucerna. Foram 140km feitos em torno de 1h30 de viagem.
Eu recomendo muito o uso do transporte público na Suíça – afinal ele é um dos mais eficientes do mundo e viajar de trem maravilhoso. Massss… algumas rotas merecem ser feitas de carro e acho que essa é uma delas. De Fribourg você pode ir a Gruyère e fazer uma parte linda do Grand Tour de Suisse.
![]() |
---|
Grand Tour de Suisse
Muita gente não sabe, mas a secretaria de turismo da Suíça montou alguns lindos roteiros de carro pelo país para a alegria de seus visitantes – e dos próprios cidadãos. A rota completa se chama Grand Tour de Suisse – ou A Grande Rota da Suíça.
Fribourg faz parte de uma das rotas mais bonitas desses trajetos, na minha opinião. Ela inclui também as lindas cidades Bern (a capital do país – que NÃO, não é Zurich, rs), Gruyère e Interlaken.
Essa rota tem 252km – e eu te recomendo muito que seja feita de carro. Você pode saber mais sobre o Grand Tour de Suisse no site oficial.
Eu costumo alugar carro pela RentCars – um excelente comprador de preços e modelos de várias empresas (funciona como o booking, mas para aluguel de carros). Você paga em real, sem se preocupar com mudança no câmbio do cartão e os 6% de IOF.
Dica: Antes de dirigir, baixe no seu celular o mapa do Google Maps da região para que você acessá-lo mesmo offline.

Precisa de internet ou seguro viagem?
Temos desconto pra você! Recomendamos o chip de celular com internet ilimitada da EasySim4U. Para entrega em casa, no Brasil, com frete grátis, basta acessar esse link e usar o cupom RBBVGRATIS. Para a contratação do seguro viagem, recomendo sempre a SegurosPromo. A empresa reúne as melhores seguradoras para você comparar e escolher o que mais se adequa à sua realidade. Os preços são super especiais e você ainda tem 5% de desconto com o cupom VAMOSPRAONDE5. Pagando no boleto, você ganha ainda mais 5%.
![]() |
---|
Onde dormir em Fribourg
Como cheguei sem planejamento, escolhi rapidamente um hotel pela internet no caminho, já quase na cidade. Optei pelo Hotel Alpha – que pareceu ter um bom custo benefício. Confirmei isso logo quando cheguei. O quarto é pequeno, mas confortável. Ele não está no centrinho mas bem perto – e está praticamente ao lado da estação de trem. Pagamos CHF110.
Outra opção que pareceu interessante foi o Hôtel de la Rose, com tarifa semelhante mas localização mais central. Infelizmente ele já estava esgotado.
Outra opção também com ótima localização é o Aparthotel Hine Adon (~CHF125 p/ o casal).
O Hôtel Restaurant au Sauvage (~CHF270 p/ o casal com café da manhã) é uma opção um pouco mais sofisticada.
![]() |
---|
O que fazer em Fribourg
CATEDRAL DE SÃO NICOLAS
Construída entre os anos 1180 e 1490, a Catedral de Fribourg (ou Catedral de São Nicolas) é praticamente o cartão postal da cidade. Sua arquitetura gótica e o conjunto de vitrais no estilo Art Nouveau chamam atenção e encantam todos os visitantes que tiram um tempinho para admirá-la.
A catedral está situada no Distrito de Bourg, bem no meio do centro histórico. É possível acessar o topo de sua torre e ter uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Pra isso, você precisa subir uma escada em espiral com 365 degraus. Mas, do alto dos seus 74 metros de altura, a vista vale a pena!
OBSERVAR A CIDADE DO ALTO
Saindo do centro da cidade, atravesse a ponte e comece a subir pelo Chemin de Lorette em direção ao castelo. Você verá alguns banquinhos para apreciar a vista ao longo do caminho – mas continue subindo. Pare na Chapelle de la Lorette. A vista é muito linda!!
AS PONTES DE FRIBOURG
Fribourg também é muito conhecida pelas pontes que atravessam o Rio Sarine. Algumas são medievais e esbanjam bastante charme :)!

Ponte de Zähringen | Créditos: fribourgtourisme.ch
Um destaque vai para a Pont de Zaehringen, localizada próxima à Catedral de Fribourg. Construída em 1924, ela é uma homenagem à família de mesmo nome – que fundou a cidade em 1157. Outra ponte que também chama a atenção é a Ponte du Milieu. Ela foi construída com pedras no final do século XIII e possui 4 arcos.
CAMINHAR PELA ROTA AO LONGO DO RIO SARINE
Essa é uma rota super gostosa que te permite aproveitar Fribourg apreciando suas pontes (que são lindas, como mostramos acima).
Aproveite para fazer um piquenique nas margens do rio e molhar os pés caso seja um dia quente! Apesar do Sarine estar praticamente dentro do centro da cidade, ele é incrivelmente preservado e super cristalino. Lindo demais <3!
OUTROS HIKES E CAMINHADAS
Mas, há mais opções! Você também pode aproveitar um dia mais quente e fazer algumas caminhadas pela região de Fribourg. O site oficial da cidade tem uma série de recomendações.
Uma sugestão de caminhada bem fácil (de 2h30m) é a trilha de Gorges du Gottéron. Dica: Se você estender o trajeto e for até La Lorette à partir de Bourguillon, descendo para a Planche por Montorge, você terá uma vista lista da cidade de Fribourg e da catedral. Recomendo!
MUSEUS EM FRIBOURG
Confesso que não cheguei a conhecer nenhum museu na cidade – mas, por ser universitária, Fribourg reserva uma boa gama de opções. Um destaque é o Musée d’Art et d’Histoire. No site oficial da cidade você encontra mais informações (horário de funcionamento, endereço) sobre esse e outros museus.
![]() |
---|
Onde comer em Fribourg
Tudo bem; eu sei que Fribourg está localizada na parte francesa da Suíça, mas eu não resisti e jantei num restaurante italiano <3! Escolhi o Molino e recomendo bastante: pizza deliciosa (em torno de CHF20), pratos bem servidos e bastante movimento.
Outras opções interessantes são a Creperia SucréSalé, a Sanduicheria L’Artisan, o Ararat (especialidade turca) e o Bindella Ristorante. Todos esses estão na rua Lausanne, que é perto da universidade e tem bastante comércio e restaurantes.