4 viagens incríveis que você deveria fazer um dia

Ver o sol nascendo no Utah, nadar nas águas de Fiji, se emocionar com a Aurora Boreal e viajar de Motor Home pela costa da Austrália. Alem da beleza, essas viagens têm ainda um quê de especial.

Roteiro de Inverno na Suíça: a rota ideal para uma viagem perfeita

Se você está pensando em fazer uma viagem para aproveitar o inverno na Suíça, você encontrou o artigo certo.

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Rota Romântica na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

Guia Completo: Rota Romântica na Alemanha Fundada em 1950 como um projeto turístico, a Roma Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães. Ela vai...

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Gramado: um roteiro de 3 dias

8 de Fevereiro de 2017
6 comentários 31281 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Gramado é o clássico destino de inverno do Brasil. Quem nunca sonhou em passar alguns dias nessa cidade super charmosa da Serra Gaúcha? Nós estivemos lá algumas vezes e sempre voltamos encantados (e com uns quilinhos a mais, confesso). A cidade costuma ficar entre as dez mais visitadas por turistas no Brasil e não é difícil entender porque: por lá, atrações para todos os gostos, bolsos e idades não faltam.

Como muitas pessoas nos pedem dicas de lá, nós fizemos uma parceria com a Expedia Brasil para trazer um roteirinho de três dias, ótimo para ser aproveitados nos muitos feriados prolongados de 2017!

3 dias em Gramado


Gramado

Primeiro dia:


O jeito mais fácil de chegar em Gramado é através de Porto Alegre. No próprio aeroporto você aluga um carro e segue viagem por cerca de duas horas até a cidade serrana (aproximadamente 120 km).

Para o primeiro dia, o ideal é passear pela cidade e conhecer seus principais pontos turísticos (o melhor? são gratuitos). Comece pela Avenida Borges de Medeiros, no Centro, onde estão a Igreja São Pedro (linda, quase toda de pedra), o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema, em agosto (se for nessa época, reserve tudo com antecedência, pois a cidade bomba e fica tudo lotado), a Praça Major Nicoletti e a Rua Coberta (cheia de restaurantes, é uma ótima opção para o almoço).

Após bater perna pela cidade observando sua arquitetura alpina e as várias lojinhas de chocolate da região (e começar a ganhar os seus quilinhos extras, rs) é hora de ir para o Lago Negro, um dos cartões postais da cidade.

:ago Negro em Gramado

Por lá, alugue um pedalinho ou apenas caminhe pelas margens cheias de pinheiros e hortênsias. Um programa inclusive bem romântico e charmoso!

Para jantar, que tal um fondue? Existem várias opções na cidade! Nós conhecemos o Belle du Valais e adoramos.

linha pontilhada

Segundo dia:


cachoeira no parque do caracol em gramado

No segundo dia, sugiro uma curta viagem a Canela para conhecer o Parque Estadual do Caracol e a sua imponente cascata, de 131 metros de altura. Incrível!!! É possível admirá-la de cima, ou, se tiver disposição, descer os 730 degraus até sua base. A descida é mole, o problema é a volta. Mas acredite em mim, vale a pena!

Bem perto dali, está o Parques da Serra, que conta com um teleférico que te garante uma vista linda da cachoeira, mas de outro ângulo. Outro passeio em meio à natureza, em Canela, é o Parque da Ferradura. A vista do vale é maravilhosa!!! O Cânion do Rio Caí está lá, e o visual também é surpreendente.

Na volta para Gramado, aproveite para passar no Centro de Canela e observar a Catedral de Pedra, a igreja mais importante da cidade.

À noite, que tal ganhar mais uns quilinhos em alto estilo? Para os amantes de massa, a Cantina Pastaciutta, no centro de Gramado, vai deixar até os mais exigentes felizes. Comemos um dos melhores gnocchis ao molho branco da vida lá. De comer de joelhos!

Veja o mapa de Gramado até Canela.

linha pontilhada

Terceiro dia:


O terceiro e último dia vai ser o de dar atenção aos pequenos, ou, para quem não tem filhos, será o dia de dar atenção à criança que existe dentro de você!

Comece pelo Mini-mundo! Ele é uma das atrações mais famosas de Gramado, e conta com miniaturas em escala (24 vezes menores que as originais) de pontos turísticos do mundo todo. É uma ótima maneira de “viajar” pelos cinco cantos do planeta sem sair do Brasil. Sem contar que os detalhes e o capricho dessa obra são impressionantes!

Para o almoço, a dica é o La Table D’or Mediterranée, com culinária francesa e mediterrânea. Não é dos mais baratos (leia-se: é carinho), mas a comida é deliciosa e o lugar um charme.

E para o grandfinale, antes de voltar para Porto Alegre, que tal curtir um pouco de neve? Por mais que seja muito raro nevar em Gramado, o Snowland garante neve artificial durante o ano todo, com uma pista indoor de ski e snowboard para quem nunca teve contato com o esporte ou com a neve (quem já pratica não vai achar muita graça), pista de patinação no gelo e tubing, além de lojas e um restaurante, que recriam um mini vilarejo alpino em pleno Brasil.

Além das atrações que citamos, existem diversos museus, cervejarias e vinícolas em Gramado e na região que rodeia a cidade. Opção de passeios é o que não falta! Aproveitem!

Vai ficar mais que 3 dias na cidade? Confira as dicas de roteiro em Gramado da Expedia Brasil.

linha pontilhada

Este post é fruto de uma parceria comercial entre a Expedia Brasil e o VamosPraOnde. Salientamos que fazemos parcerias comerciais apenas com empresas cujos serviços já experimentamos e aprovamos, e somente publicamos informações que julgamos relevantes para nossos leitores. Conheça a política de remuneração do VamosPraOnde.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Juliana 05/07/2017

    Será que na semana de carnaval é muito ruim de ir?
    Será que as atrações ficam absurdamente cheias ou da pra tolerar!!

  2. Juliana 05/07/2017

    Será que na semana de carnaval é muito ruim de ir?
    Será que as atrações ficam absurdamente cheias ou da pra tolerar!

  3. Aline 16/04/2017

    Olá Raquel!
    Os todos os mirantes do Parque da Ferradura são acessiveis somente por trilha? Estarei acompanhada de uma pessoa com mobilidade reduzida, se for isso mesmo não será o passeio mais adequado para nós.
    Obrigada!

  4. Nyrlano 19/02/2017

    Realmente a região das serras gaúchas tem muitas atrações – belezas naturais e gastronômicas.

    Algumas dicas:
    Le Jardim Parque de Lavanda;
    Zoológico;
    Pizzaria Cara de Mau;
    Founde Carlitos;
    Cervejaria em Nova Petrópolis;

    Esses que lembrei agora, mas certamente existem várias outras!!

    Abraços!

  5. Jessica Viola 09/02/2017

    Gramado deve ser maravilhoso! Qual é a melhor época pra visitar?

    • Raquel Furtado respondeu Jessica Viola 10/02/2017

      Eu adoro o inverno por lá, mas a época do Natal Luz também é incrível!