Vamos Pra Onde?

/

Roteiro de Inverno na Suíça

Suíça
roteiro de inverno na suíça

Esse texto é fruto de um roteiro de inverno na Suíça que montei para meus pais em 2020. Modéstia à parte, ficou incrível :)! Moro aqui na Suíça e aproveito muito essa época do ano. Sou apaixonada não apenas pelos resorts de ski (amo, amo fazer snowboard), mas também pela paisagem branquinha que parece de conto de fadas, pelas cabanas de montanhas, pelos lagos congelados e por aí vai… Vai por mim, as dicas que compartilho aqui vão te ajudar a montar uma viagem perfeita para aproveitar o inverno. Mostro ainda os preços de tudo para facilitar seu planejamento e explico as alternativas existentes para baratear o uso do transporte público na Suíça. Também tenho um artigo que explica em detalhes como funciona o Swiss Travel Pass – vale a pena ler!

Inverno na Suíça: ROTEIRO COMPLETO

Nesse texto, te ajudo a montar um roteiro de inverno na Suíça inteligente. Durante essa estação, podem existir algumas roubadas, como se hospedar em cidade pequena sem estrutura de inverno (em que praticamente tudo fecha, por exemplo), então vamos evitar isso. Nessa época, você pode optar por:

1. Fazer uma viagem mais tranquila, curtindo paisagens e fazendo passeios leves;
2. Combinar sossego com trilhas mais intensas pelas montanhas nevadas ou ainda
3. Praticar esportes de inverno como ski ou snowboard.

Em todo caso, recomendo menos destinos e mais tempo em cada um deles (pelo menos 3 noites). Recomendo também hotéis mais confortáveis (como os dias são curtos, você passará um tempo até considerável no hotel) e sugiro que sejam evitadas viagens depois das 18h (para fugir das chegadas à noite e com muito frio).

Você pode fazer um roteiro de inverno de acordo com suas preferências. Para meus pais, montei uma viagem mais tranquila (mais dias num mesmo hotel, passeios leves e algumas caminhadas na neve). A seção Roteiros de Inverno na Suíça te ajuda no seu planejamento específico.

E se você é apaixonado pelo país e está pensando qual seria a época ideal para visitá-lo, te recomendo ler também o artigo roteiro de verão na Suíça. Mas deixo a dica: visite o país nas duas épocas do ano. Prometo que tudo muda tanto entre as estações que parecem dois países diferentes. Vale a pena conhecer!

Nesse texto você vai ver:

tempo de leitura: ~ 20 minutos

como é o Inverno na Suíça

De dezembro a março a Suíça se transforma no destino perfeito para quem busca temperaturas mais baixas, com neve e paisagens branquinhas. Se prepare para dias mais curtos (escurece por volta das 16h-17h) principalmente no início da estação.

Para aproveitar mais os destinos e passeios, sugiro uma viagem no final de mês de fevereiro.

Se você gosta de esquiar e quer aproveitar uma neve powder (recém caída, fofa, leve), visita à Suíça em janeiro ou início de fevereiro. Não é regra, claro, mas essa época costuma nevar mais, com mais frequência.

Não deixe de ler: Tudo o que você precisa saber sobre a Suíça

Temperatura no inverno na Suíça

No inverno, a temperatura cai bastante (prepare o casacão pesado). Nas montanhas você enfrenta até -20, enquanto nas cidades mais baixas, você pode se deparar com -7 graus celsius.

O mais comum nas cidades, entretanto, são temperaturas positivas, abaixo dos 5 graus celsius. Mas isso é a média. Neva em Zurich, em Lucerna e em várias outras cidades. A temperatura costuma cair a -5 ou até mais.

Nas montanhas, espere pegar em média -10 a -15 graus celsius (inclusive em dias ensolarados). As vilas alpinas ficam todas branquinhas e a paisagem parece de filme: os telhados e carros ficam às vezes debaixo de 1 metro de neve!

Note que nos lugares mais altos, como topo das montanhas, o frio é ainda mais intenso. O vento é bem forte e parece cortar o seu rosto. A mão também sofre com as baixas temperaturas. Por isso, vá preparado: mantenha suas extremidades (pés, mãos, cabeça) bem aquecidos.

como se vestir no inverno na suíça

Vista-se em camadas, idealmente 3. Mas a dica é não exagerar na quantidade e nem colocar roupas muito justas. É na verdade o ar “preso” entre as camadas que te mantém aquecido.

Recomendo segunda pele naqueles dias em que você passará muitas horas ao ar livre, principalmente nas montanhas. Sobre elas, calça impermeável e um casaco que aqueça bem (pode ser um fleece ou uma down jacket/ doudoune). Por cima, um casacão apropriado pra neve: quente, impermeável e corta-vento. Muitos casacos indicam na etiqueta a temperatura que aguentam. Opte por um que seja para abaixo de -10.

roupas de inverno na suíça

Nas cidades, não deixe a primeira camada muito quente. Isso porque você frequentemente entra em lugares fechados e com aquecedor. Se sua roupa de baixo estiver te aquecendo demais, você vai suar. Considere uma calça 0jeans (ou um tecido mais quentinho), uma meia grossa e sapato apropriado (solado de borracha para isolar o frio do chão), uma blusa leve, um casaco leve por cima e por fim o casacão pesado. Cachecol, gorro e luvas sempre na bolsa pra emergências.

Onde comprar?

Roupa de frio que realmente funciona é cara! Não dá pra fugir muito disso. O ideal é investir em poucas mas boas. Eu amo as marcas The North Face, Salomon, Helly Hansen, Columbia, Mammut… A marca brasileira Solo tem bons produtos. Na Decathlon você encontra peças com menor durabilidade mas ainda com boa qualidade.

PRA ONDE IR NO INVERNO NA SUÍÇA

Como a Suíça tem montanhas por toda parte, as opções de roteiros de inverno são inúmeras. Apesar de pequeno em área, o país é ENORME em atrativos. No mapa abaixo, destaquei alguns destinos de inverno que eu particularmente amo. Indiquei a duração de viagens de trem entre alguns para vocês terem ideia do tempo de deslocamentos.

Note que a região de Interlaken tem vários pontos de interesse. Essa é uma área que eu recomendo demais num roteiro de inverno na Suíça (e num roteiro de verão também). Também recomendo Zermatt e/ou St Moritz ou ainda Appenzell, a depender das suas preferências.

Incluí como sugestão uma viagem de trem com o Glacier Express. Recomendo para quem tem mais tempo e adora apreciar paisagens incríveis com calma. Muitos também indicam o Bernina Express (um trem panorâmico semelhante), mas nesse roteiro que recomendo, o Glacier se encaixa melhor.

Indiquei, ainda no mapa, Berna, Lucerna e Zurich por terem mais ar de cidade. Elas são boas opções de destino para quem prefere aproveitar o movimento e as atrações de uma cidade ao invés de passar a viagem toda em vilas alpinas. Eu sei que, pra muita gente, andar na neve todo dia cansa. Então fique à vontade para afazer adaptações no seu roteiro de inverno na Suíça.

Há também várias montanhas pertinho de Lucerna que merecem uma visita bate-e-volta como Titlis e Brunni em Engelberg (a 40 minutos de trem) e Mt. Pilatus (em Lucerna mesmo, 10-15 minutos de ônibus).

Como se locomover pela Suíça no inverno

De carro ou trem, é super fácil se locomover pela Suíça. O país é pequeno e tudo acaba sendo relativamente perto. De carro, em 3 horas você praticamente atravessa de norte a sul. Bom, então vamos lá:

De carro

Adoro a opção de fazer roadtrips com a liberdade de um carro alugado. Você não precisa se preocupar com horários, pode parar onde e quando quiser e, realmente, fazer uma viagem de acordo com seus interesses.

Entretanto, eu sei que dirigir no inverno assusta algumas pessoas. Inclusive, a questão da neve pode dar um trabalhinho extra, como  precisar limpar o vidro do carro antes de dirigir. Dito isso, os carros na Suíça são muito bons e cheios de tecnologia para o inverno. Mas, se esse ponto realmente te incomoda, opte pelo transporte público. Ele te leva com bastante conforto para qualquer lugar do país.

Os valores de aluguel na Suíça são normalmente elevados, mas os carros disponíveis são sempre excelentes. Ah, deixo mais uma observação: entrar e sair de cidades maiores, e ainda encontrar estacionamento, pode ser complicado (e caro). Lembre-se disso!

De trem

O transporte público na Suíça é um dos mais eficientes do mundo. Acesse meu artigo dicas sobre o Transporte Público na Suíça para ver particularidades daqui. Você consegue chegar em praticamente todos os lugares do país combinando trem + ônibus e teleféricos – e isso não é diferente no inverno. Se você prioriza o conforto de não precisar procurar vaga ou dirigir e se atentar às regras de trânsito (multas na Suíça são bem altas) essa opção é excelente. Acho que principalmente no inverno, você aproveita mais essa opção, pois vai curtindo a paisagem sem preocupações.

Para facilitar sua compra de bilhetes recomendo que baixem o app da SBB (a empresa responsável pelos transportes públicos do país). Vou reforçar isso ao longo desse artigo todo. Através dele você confere rotas, vê preços e compra passagens de ônibus, trem e barco (desde que cadastre seu Apple Wallet ou cartão de crédito ou débito). O download é gratuito. Todo suíço tem esse app em seu celular.

Vai por mim: se você opta pelo transporte público, você deve viajar com pouca mala. Uma mala por pessoa é o ideal – e nada muito pesado. Lembre-se que você provavelmente terá que cuidar de um casacão + uma bolsa ou mochila + uma mala e ainda muitas vezes o celular na mão para conferir rotas e trocas de trem. Por isso, é melhor facilitar a sua vida e não ter muito peso nem muitos volumes.

Leia também: Como funciona o Swiss Travel Pass? Vale a pena comprar?

Roteiro de inverno na Suíça: quantos dias?

Para aproveitar bem, recomendo 10 dias de viagens. Quem faz uma viagem só pela Suíça, pode estender a duração e ficar em torno de 12 a 15 dias.

Se suas férias não são tão longas e seu roteiro já inclui outros países na Europa, dedique 7 dias à Suíça. Claro que você aproveita bastante com 5 dias também, mas fica com gostinho de “quero mais”.

Minha sugestão de roteiro na Suíça no inverno:

5 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: Dedique seu tempo a Interlaken e região, incluindo Adelboden
Opção 2: Passe 3 dias em Zermatt e 2 em Interlaken

7 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: 3 dias Interlaken e região, 2 em Adelboden, 2 em Zermatt
Opção 2: Combine Zurich com Appenzell e alguns dias em St Moritz

10 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: Interlaken e região, Adelboden, Zermatt e St Moritz com Glacier Express
Opção 2: Combine Lucerna e passeios ao redor com Appenzell, Zurich, Verbier e Interlaken

E para esquiar na Suíça, o que muda nesse roteiro?

Se você gosta de esportes de inverno, talvez prefira aproveitar seus dias em Verbier, Davos, Grindelwald, Engelberg, Crans Montana ou Zermatt. Verbier e Crans Montanha, por exemplo, são ski resorts incríveis e super badalados. Zermatt é enorme! Davos é menos famosa e menos lotada, mas também linda. Grindelwald está pertinho de Interlaken e tem várias opções de ski resorts nos arredores. E Engelberg é onde está Titlis, acima de 2.000m de altitude e sempre com bastante neve.

Eu te recomendo não mudar tanto de cidades para aproveitar mais o esporte, sem perder tanto tempo com deslocamento. Verbier e Crans Montanha são destinos super completos. Se o foco da viagem for esqui e aprés ski, eu iria para uma das duas. Em Crans, se você busca luxo sem ostentação e muito conforto, hospede-se no Guarda Golf. Eu amei. Uma curiosidade é que a dona é brasileira!

amanhecer em Crans montanha no inverno

roteiro de 10 dias na suíça no inverno

Montei um roteiro de inverno na Suíça super especial que funciona muito bem tanto pra quem não pratica esportes de inverno quanto para quem quer praticá-los mas não tem isso como prioridade. Todas as vilas alpinas recomendadas têm áreas para ski ou snowboard (então divirta-se à vontade), mas oferecem mais que isso também.

ZURICH • INTERLAKEN • ADELBODEN • ZERMATT • ST MORITZ • ZURICH

Eu te recomendo fazer todo esse roteiro de transporte público. Por esse motivo, mostro abaixo todos os deslocamentos considerando rotas de trem (ou trem + ônibus quando for o caso). Se você tem qualquer dúvida sobre transporte público na Suíça não deixe de ler nosso artigo sobre o tema.

Sua porta de entrada na Suíça para esse roteiro pode ser tanto a Basiléia (se você já vem da Europa), quanto Zurich (se você vem de um vôo direto do Brasil). Não te recomendo chegar por Genebra pela distância. Mas, caso isso aconteça, desconsidere St Moritz do roteiro – você vai se afastar demais do aeroporto para a volta. Opte por conhecer Verbier.

Parte 01: Zurich – Porta de Entrada

roteiro de inverno na suíça: zurich

Pousando no aeroporto de Zurique (Zurich, em alemão) você já estará praticamente dentro da estação de trem. Basta atravessar para o outro lado do aeroporto (siga as placas) e descer as escadas rolantes que você logo verá as plataformas. Caso você tenha optado por alugar um carro, pegue-o também no aeroporto.

Bom, aí é só começar a sua viagem. Vá para o centro da cidade (estação Zurich HB) se você quiser passar alguns dias em Zurique. Caso já esteja ansioso para ver vilas alpinas nevadas, embarque rumo à região de Interlaken: nossa primeira parada no roteiro de inverno na Suíça.

ONDE DORMIR EM ZURIQUE

Para uma pernoite rápida em Zurich para descansar e seguir viagem no dia seguinte, recomendo algum hotel do aeroporto, como o Holiday Inn e o Ibis. Uma outra sugestão é o hotel 25 Hours na Langstrasse perto da estação de trem. Esse é um hotel super confortável, moderno e descolado. Recomendo essa opção para quem busca uma atmosfera mais jovem e descolada e pretende jantar no hotell. Me hospedei por lá 3 vezes já e adorei.

Para conhecer um pouco a cidade, recomendo uma hospedagem mais central. Me hospedei em abril/19 no Marktgasse Hotel e gostei muito. Localização excelente.

Para mais sofisticação e luxo, recomendo o belíssimo The Dolder Grand, que fica um pouco mais afastado da cidade,. Ele conta com um SPA incrível. Me hospedei lá em 2019 e amei! Uma opção mais central é o Widder Hotel, com decoração moderna e restaurantes excelentes. Mesmo que você não se hospede no Widder, vale a pena ir jantar. Há ainda o Baur au Lac  também com ótima localização, sofisticação e elegância. Esse é um hotel mais clássico. Menos moderno que as outras opções em relação à decoração, mas extremamente confortável. Me hospedei nele com meus pais em nossa primeira vinda juntos à Suíça.

o que fazer em Zurich no inverno

Caso sua opção seja passar uns dias em Zurique, vale a pena considerar fazer um bate-e-volta a St. Gallen. A cidade é um charme e fica muito lindinha nevada.

Considere também visitar a montanha Uetliberg, pertinho do centro da cidade. Basta pegar um trem até lá e caminhar cerca de 5 minutinhos pelo bosque, até chegar no topo. Com neve, dá pra brincar de trenó lá em cima. Se quiser dormir lá em cima, a dica é o Hotel Uto Kulm.

Para mais dicas de Zurique (o que fazer, onde comer), leia nosso guia completo.

Próxima parada: interlaken

de zurich a interlaken na Suíça

Parte 02: Interlaken e Região – Pelo menos 3 dias

roteiro de inverno ma suíça: Interlaken

Interlaken é uma cidade estrategicamente localizada entre dois lagos e aos pés de montanhas maravilhosas. Na verdade, aos pés de verdadeiros *paraísos* suíços tanto no inverno quanto no verão. Entretanto, na minha opinião, ela não tem muitos atrativos no inverno e funciona apenas como base para passeios bate-e-volta às montanhas em seu entorno.

Grindelwald e Lauterbrunnen estão ali pertinho e são destinos incríveis – gosto mais da segunda no verão, mas também vale a visita no inverno, principalmente em um dia de sol. As estações de ski mais famosas da região são Wengen, Mürrer (onde costuma ter mais neve) e Grindelwald.

Eu dedicaria 2 a 3 noites em Interlaken ou Grindelwald (eu prefiro a última), a depender da duração total da sua viagem. Na região, vamos conhecer Grindelwald e Schilthorn.

Vai por mim: Um hotel excelente e novinho, inaugurado em 2021 em Grindelwald, é o Bergwelt Grindelwald. 4 estrelas, quarto, localização e restaurantes excelentes. Me hospedei nele com Marc e nosso cãozinho Miles em julho/21 e amei.

Como ir de Zurich para Interlaken

De trem ou de carro, o deslocamento é simples. Siga seu GPS ou compre sua passagem de trem pelo app da SBB. Caso tenha um Swiss Travel Pass, basta escolher o horário preferido e embarcar rumo ao destino.

De trem, a viagem dura em torno de 2 horas e tem apenas uma baldeação. Note, entretanto, que há opções mais demoradas, durando até 3 horas e com mais baldeações.

Importante: Interlaken tem duas estações de trem principais: Interlaken Ost e Interlaken West. Essa última está mais perto do centrinho da cidade. Mas Interlaken Ost é super importante, também. É dela que partem os trens para as paradas mais altas, como Jungfrau Top of Europe. Fique atento.

INTERLAKEN

Se você chegar cedo, caminhe um pouco pelo centrinho e aproveite alguns dos restaurantes deliciosos da cidade. Os sofisticados La Terrase dentro do hotel Victoria-Jungfrau e Benacus são ótimas opções. O Restaurant Taverne dentro do Hotel Interlaken também recebe bons elogios. Uma típica e gostosa comida suíça você encontra no Restaurant Baren. O restaurante é um chalé fofo e combina muito com fondue. Para um hambúrguer e uma cerveja, vá ao The 3 Tells Irish Pub.

Quem gosta de uma atmosfera mais animada e procura um bar com música ao vivo pode ir ao Barracuda Cafe & Bar.

Não deixe de acessar nosso artigo com dicas de Interlaken para pegar mais informações valiosas sobre a cidade.

Depois descanse e se prepare para o dia seguinte. O frio do inverno deixa a gente mais cansado (e meio preguiçoso também). Aproveitar o primeiro dia pra dormir cedo e repor as energias é uma ótima estratégia.

Grindelwald

Eu te recomendo começar sua experiência na região subindo para Grindelwald.

Grindelwald é ponto de partida para várias montanhas da região, entre elas Grindelwald-First, que é um passeio lindo que eu super recomendo! Ali tem também restaurantes legais para comer a típica salsicha cervelas, especial da Suíça, além de pratos tradicionais como a batata Rösti, o Raclette e o próprio fondue! O inverno pede né?

hike de inverno em grindelwad, no nosso roteiro pela suíça

Para subir a gôndola até First você deve caminhar por 10 minutinhos pelo centrinho desde a estação de trem. Dá pra fazer esse trajeto de ônibus, mas a caminhada é bem gostosa. A subida de gôndola é paga à parte: são CHF 30 por pessoa, ida e volta. O Swiss Travel Pass te garante 50% de desconto.

Os mais aventureiros podem aproveitar para saltar de paraglider lá de cima ou descer na tirolesa First Flyer por CHF29 (84km/h num percurso de 800m). Outras opções são esquiar, descer algumas pistas caminhando, descer de trenó, almoçar no restaurante lá de cima. Você também pode caminhar pelo First Cliffwalk by Tissot, uma passarela suspensa talhada na rocha. O percurso é circular e dura 15 minutinhos.

Veja no site oficial todas as opções de lazer no inverno.

Schilthorn

A montanha Schilthorn ganhou fama em 2016 quando passou por uma super reforma e ganhou o thrill walk. Hoje em dia, ela disputa bastante com Jungfrau. O melhor dela é que desde 2018 seu acesso é grátis com o Swiss Travel Pass! Ponto pra Schilthorn!

Para chegar lá, você deve pegar o ônibus 311 na estação Interlaken Ost (são 35 minutinhos de viagem). Outra opção é ir desde Lauterbrunnen, pelo ônibus 141 (que dura 20 minutos). Note que você vai chegar na estação da gôndola em Stechelberg, aos pés do Mt Schilthorn. Pegue a gôndola até o Piz Gloria, no topo da montanha, a 2.970m de altitude, ou até o Birg, a 2.677m – onde estão os novos Skyline Walk e o Thrill Walk. Claro que você pode fazer as duas paradas, também! São cerca de 32 minutos de subida até o topo.

No link do site oficial (em inglês) você encontra todos os atr