Vamos Pra Onde?

/

Iseltwald, no cantão de berna

Suíça
iseltwald

Essa pequena vila chamada Iseltwald, às margens do Lago Brienz, na região de Interlaken, mexe demais comigo. Sempre que tenho um dia livre tento pegar o trem ou o carro e dar um pulinho até lá desde Lucerna (1h30m de trajeto). A vila não tem nem 400 habitantes mas tem charme de sobra. A cor da água do Lago Brienz é impressionante e o visual da península de Iseltwald com o antigo castelo e os Alpes ao fundo é simplesmente inexplicável. Recomendo muito esse passeio em um roteiro de verão pela Suíça.

O ideal ali é fazer a pequena trilha pelas margens do lago Brienz que une Iseltwald a Giessbach. Depois, um passeio de barco fecha o dia com chave de ouro. Nesse texto, reuno minhas dicas do que fazer em Iseltwald – e insisto pra você: visite esse lugarzinho especial (de preferência em um dia de sol).

O que fazer em iseltwald

Atividades no Lago Brienz ● Caminhada até Giessbach ● Passeios de Barco ● Curtir o Strandbad

Às margens do lago Brienz (Brienzersee) está Iseltwald, uma vila super fofa que me chamou muita atenção em março/2019. Eu dirigia desde Lucerna rumo a Lauterbrunnen, na região de Interlaken, e vi um castelo lindo numa península do lago Brienz (que deve ser o meu favorito na Suíça). Era Iseltwald. Desde então, visitei a vila mais de 10 vezes.

Minha dica em Iseltwald é fazer a caminhada (trilha leve, em torno de 1h30m) pela margem do lago até a Giessbach Falls (que ficam pertinho do hotel Giessbach) e ali pegar o barco de volta. Se você tiver ido de transporte público, pode pegar o barco direto a Brienz e ali pegar o trem pra Lucerna. Explico tudo aqui.

Antes de ir a Iseltwald, você pode dar uma olhadinha online em como está o tempo por lá. A Suíça é muito maravilhosa e tem webcams espalhadas em vários lugares do país. Nesse link, você tem acesso à imagem atualizada da webcam mostrando como está o dia em Brienz. Iseltwald está na outra margem, mesmo clima :).

Caminhada Iseltwald – Giessbach

Esse é meu programa preferido. São 5km de trilha leve pela floresta (que fica lindíssima no verão e no outono) às margens do lago Brienz. O percurso é plano praticamente o tempo todo e é feito em um trecho de terra com algumas pedras. Acessível pra crianças, famílias e cachorrinhos. O Miles adora ir lá! A caminhada não dura mais que 1h30m se feita sem pausas, mas existem prainhas e áreas de piquenique e grill ao longo do trajeto. Você pode retornar a Iseltwald de barco, não precisa fazer o trajeto ida-e-volta.

Eu fiz essa trilha em março, em agosto e em setembro. Em agosto foi excelente pois estava mais quente e tinha mais sol (o percurso tem bastante sombra), mas amei em todos os meses. Abaixo, deixo um detalhamento do percurso. São apenas 180m de subida ao todo e 164m de descida.

A caminhada começa no Strandbad de Iseltwald, passa por Glooten (onde tem uma área de grill e piquenique) e segue até Giessbach (onde, mais acima, está o Grand Hotel Giessbach e as cachoeiras – é lindo!).

Espaço privado para curtir com amigos (mediante reserva $): Pertinho de Iseltwald, ainda pela trilha que mencionei acima, tem um “espaço de evento” muito charmoso que pode ser alugado por grupos de amigos ou família. É uma área às margens do lago com algumas mesas de piquenique, um deck de madeira e uma escadinha pra entrar na água. O aluguel é feito apenas por telefone (033 845 11 06). O valor é CHF30 para duas horas ou CHF70 de meio dia à noite. Da última vez que estive por ali vi uma família com bóias e stand up paddle aproveitando o espaço.

PASSEIO E ALMOÇO EM Giessbach

Uma ideia legal é combinar a caminhada ou um passeio de barco com uma visita ao Grand Hotel Giessbach.

O barco e a caminhada que mencionei acima te levam até Giessbach nas margens do lago. Dali, você pode pegar o funicular (CHF 5,- o trecho) para subir até as cachoeiras e o hotel – ou pode também fazer o trajeto a pé (15 minutinhos de subida). Para uma vista linda, caminhe em direção à ponte saindo do funicular. Dá pra continuar subindo ainda mais, se quiser – mas a trilha fica um pouquinho mais inclinada.

Aproveite para almoçar no hotel. O restaurante tem um estilo mais clássico e oferece comida típica suíça. O pátio aberto tem uma vista linda da região.

ATIVIDADES NO LAGO BRIENZ

Você também pode curtir um dia mais tranquilo e ir no Strandbad de Iseltwald ou fazer algumas atividades no lago, como caiaque e stand up paddle. Vários lugares ali na margem alugam os equipamentos. O Lake Lodge é um deles.

Lake Lodge Hostel em Iseltwald

ALMOÇO OU LANCHE EM Iseltwald

Uma dica legal para comer às margens do Lago Brienz com vista para o castelo de Iseltwald é o Seegarten do Lake Lodge. O restaurante fica em frente ao hotel, num gramado bem gostoso na beirinha do lago. Eles oferecem pizzas, sanduíches, saladas. Bem gostoso! O cardápio atualizado está aqui.

Onde ficar em Iseltwald

Iseltwald é pequena mesmo e não tem tanta coisa assim pra fazer. Um passeio de um dia é suficiente. Mas, em dias mais quentes, se você quiser curtir o lago sem pressa e fazer caminhadas e passeios de barco, vale a pena pernoitar.

Com vista para o castelo está o Lake Lodge Hostel. Excelente para quem quer fazer atividades aquáticas e procura uma acomodação mais básica com preço bom (quartos coletivos e privados). Há também o Hotel Chalet du Lac, ali ao lado. E, ainda, duas áreas de camping (Camping du Lac e o Strandbad & Camping Iseltwald) um pouco mais à frente.

Como chegar em Iseltwald

Iseltwald pode ser facilmente acessada de carro ou transporte público desde Interlaken, Berna e Lucerna. Existem estacionamentos pagos na vila e um ponto de ônibus a 10 minutinhos de distância (a pé) do “centrinho” às margens do lago. Você também pode chegar até Iseltwald de barco desde Brienz.

Pra quem vai desde Lucerna (como sempre faço), a melhor maneira é combinar trem com barco. Eu normalmente vou de trem até Brienz e depois pego o barco até Iseltwald – ou paro em Giessbach e faço a trilhazinha que mencionei.

Você pode pesquisar valores e horários no site ou app da SBB. Leia meu texto sobre o transporte público na Suíça caso tenha alguma dúvida ou queira saber em detalhes como ele funciona.

Iseltwald no mapa
  • Irickson Sousa
    11 de setembro de 2021

    Gostei muito das informações, imagens e das dicas! Realmente a cidade é linda, assim como toda a Suíça!!! Eu só conheço Zurique e Berna mas ainda vou tirar um tempo para conhecer as cidades menores.

    Parabéns e muito sucesso para vocês!

    • Raquel Furtado
      Irickson Sousa
      12 de setembro de 2021

      Oi Irickson! A Suíça é muito linda mesmo, cada cidade que conheço, fico pensando: como pode ser tão lindo assim, meu Deus! hehehe
      Obrigada!

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Havasu Falls, Arizona
Próximo Post
Os 10 Melhores hotéis da Suíça