Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Lago Blausee, na Suíça: um paraíso para incluir no seu roteiro

17 de Abril de 2019
2 comentários 3621 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Blausee é um pequeno lago incrivelmente azul e transparente localizado dentro de um Parque Natural na Suíça, próximo à região de Interlaken. O local parece uma pintura – mesmo!! – e merece uma visita durante sua viagem a esse país tão maravilhoso <3. Eu estive por lá em 2019 e reuni algumas dicas para te ajudar no planejamento. 

Blausee – um dos lagos mais lindos da Suíça

Sabe aqueles lugares cuja foto você vê na internet e nem acredita que é real? Pensa que tem muita edição, photoshop ou o que quer que seja porque aquela de água, por exemplo, não pode existir? Pois é: o Blausee é definitivamente um desses lugares – e eu te garanto, é real! Dá uma olhadinha nessas fotos aqui embaixo. Ele é exatamente assim!

 

O Blausee está localizado no cantão de Berna, no vale Kander. Ele está bem próximo à famosa região de Interlaken.

Leia nossos outros posts sobre a Suíça

  • Lucerna – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • Genebra – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • St Gallen – Uma linda cidade próximo a Zurich (vocês precisam visitar a biblioteca)
  • Fribourg – Cidade medieval próximo a Bern e Gruyère (não deixe de conhecer)

 


Como chegar no Blausee

Desde Lucerna, são cerca de 1h30m de carro até o Blausee. Foi esse o trajeto que fiz. Aluguei um carro pela Rentcars na Sixt e segui viagem. Não deixe de acessar a nossa página de DESCONTOS para ver se tem algum cupom disponível para o seu aluguel <3.

O caminho é maravilhoso!! Recomendo uma paradinha rápida em Iseltwald, às margens do lago Brienzersee.

Desde Berna (a capital), você leva em torno de 1h de carro.

mapa de lucerna até o blausee

Se você tiver mais tempo, estenda ainda a viagem para Interlaken e Lauterbrunnen (o vale das 72 cachoeiras).

Interlaken está a 38km de distância de carro (cerca de 40 minutos). Uma vez lá, pegue o funicular para o Harder Kulm – menos de 10 de subida – para ver a cidade do alto. O visual é lindo demais.

De Interlaken até Lauterbrunnen não são nem 30 minutinhos. Vale a viagem :). A vila é pequenina e super charmosa, principalmente no verão. Você vai se encantar com a enorme cachoeira que já é visível logo na chegada.

Trem + ônibus

E tem como chegar no Blausee de transporte público? SIM! Para saber a rota e duração do seu deslocamento, recomendo uma consulta no site oficial da SBB. O site é super intuitivo e fácil de usar. Você consegue comprar o seu passe por ele mesmo.

Dica: recomendo ainda que você baixe o app da SBB no seu celular caso planeje usar trem na Suíça. Vai facilitar muito a sua vida!!

Saindo de Lucerna, a viagem de trem + ônibus até o Blausee dura em torno de 2h30.

O Blausee pode ser acessado de ônibus desde as estações de trem de Frutigen ou Kandersteg.

Quanto custa ir ao Blausee?

Fui em abril/2019 e a entrada custava CHF8. O ticket inclui uma voltinha de canoa (com outros visitantes) no lago. O estacionamento também é pago. O valor mínimo é CHF3. O dia inteiro custa CHF5.

À partir das 17hs é possível adquirir o ingresso com tarifa reduzida.

Há banheiros gratuitos na área do restaurante.

Como é o parque Blausee

O parque Blausee tem um super estrutura. Confesso que quando descobri que o lago estava dentro de uma “propriedade” com hotel, restaurantes, etc, fiquei um pouco decepcionada. Gosto mesmo é de me sentir numa natureza pouco explorada, sabe? Mas chegando lá ví que minhas impressões estavam um pouco equivocadas. A estrutura não atrapalhou o local – ao contrário, permite que os visitantes passem o dia por lá, fazendo piquenique, almoçando, ou curtindo o playground com as crianças.

Hotel Blausee

Bom, como falei, é possível também se hospedar por lá. O Hotel Blausee (à partir de CHF129, quarto duplo) conta com 14 quartos (sendo uma júnior suite) e 3 chalés. Eles oferecem um menu degustação de 4 etapas no jantar (CHF 74 por pessoa).

O hotel também conta com um SPA que pode ser acessado inclusive por não hóspedes (CHF39 para 2h30). É necessário fazer reserva.

Regularmente acontecem ainda Yoga Retreats no Hotel. Você consegue mais informações nesse link. Esse ano, o evento acontece de 27 a 30 de outubro (CHF 740 por pessoa).

No parque você também encontra um pequeno museu, playground pra crianças, área de piquenique e trilhas para caminhadas.

Quando visitar o lago Blausee?

O Blausee pode ser visitado o ano todo! Até no inverno ele fica lindo: o contraste da neve branquinha em torno do lago azul é lindo demais!

Horário de Funcionamento e Regras do Blausee

Não é permitido nadar no lago Blausee nem alimentar as trutas que vivem ali. Bicicletas também não são autorizadas dentro do parque. Cachorros são permitidos na coleira.

O parque Blausee fica aberto diariamente de 9hs às 21hs.

Vale a pena ir ao lago Blausee com crianças?

Demais! O parque é um convite para crianças, na verdade. Existem várias brinquedos como escorregador, balanço… Vi várias famílias com os pequenos quando fui. Aproveite para fazer um piquenique em uma das muitas mesinhas disponíveis. 

crianças no lago Blausee

A lenda do Blausee e a escultura no fundo do lago

Reza a lenda que há muitos anos uma linda garota foi encontrada morta dentro do lago. O Blausee era um de seus lugares preferidos e ela o frequentava com freqüência com o amor de sua vida. Ele infelizmente faleceu inesperadamente. A garota viveu os dias seguintes à morte em profunda tristeza, chorando todas as noites à beira do lago. Não muito tempo depois, ela também veio a falecer, tamanho era o seu sofrimento, O tom azul do lago teria sido causado pelas suas lágrimas.

estátua no fundo do lago Blausee

O escultor Raffael Fuchs esculpiu uma estátua da garota e a colocou no fundo do lago com o intuito de passar uma mensagem positiva a todos os visitantes que ali passassem. Momentos tristes existem na vida de todos, mas precisamos ser positivos e seguir adiante. Esquecer o passado e viver o presente. Remorso não faz bem a ninguém :)

Para ver a escultura, você deve ir até o ponte – localizada à esquerda do hotel (olhando para o lago).

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real minhas viagens…

Que tal seguir o Vamos nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das minhas andanças pelo mundo e é meu principal canal de interação com vocês! A página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês me conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que uso no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e que eu uso MESMO! Adicione também a nossa seção de DESCONTOS. Um dia você pode precisar – e um descontinho nunca é demais :)
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Antonio D'Elia 30/04/2019

    Em agosto, vou ficar 4 dias na Suíça e como é verão quero conhecer os lagos e trilhas, queria saber quais vc mais indica conhecer nesses 4 dias. Vendo seu post do blausse já botei ele na lista…
    To pensando em fazer base em Lucerna, acha uma boa? Ou divido hospedagem em Lucerna e Interlaken? Outra duvida é, pra conhecer os lagos alugo um carro ou compro o Swiss Travel Pass?
    Gosto muito do seu trabalho.

    • Raquel Furtado respondeu Antonio D'Elia 13/05/2019

      Oi Antonio!
      Acho a base em Lucerna uma ideia excelente – mas você pode dormir um dia em Lauterbrunnen, por exemplo (micro cidadezinha mas linda e na região de interlaken), para não precisar fazer tanto bate e volta ao explorar Interlaken e arredores (o que inclui o Blausee).

      Dá pra fazer tudo de trem pela suíça – mas o carro acaba te dando mais liberdade! Fica a seu critério. Eu já fiz essa rota de carro e de trem e acabei aproveitando mais de carro.