Vamos Pra Onde?

/

O QUE FAZER EM LUCERNA

foto em lucerna

Quer um roteiro em Lucerna com as melhores dicas do que fazer, onde dormir e onde comer? Vem comigo que te conto que Lucerna é muito mais que a Kapellbrücke. Na verdade, Lucerna é uma das minhas cidades preferidas na Suíça porque é pequena, muuuito charmosa e tem um lago e montanhas que te garantem um dos visuais mais impressionantes do país. Lucerna me encantou tanto que acabou virando minha casa. Moro aqui desde 2021 e reuni nesse artigo todas as minhas dicas de Lucerna e de passeios bate-e-volta desde Lucerna para sua viagem ser completa e maravilhosa. Se você procura roteiros, preços, dicas de onde dormir e o que fazer em Lucerna, esse texto vai te ajudar muito.

Lucerna, Suíça

Há muito o que fazer em Lucerna e em seus arredores. Apesar de pequena (são apenas 80.000 habitantes) a cidade tem muito a oferecer. Lucerna é uma ótima base para passeios de barco e bate-e-voltas a montanhas, vilas alpinas e lagos da região. Rigi, Pilatus, Brienz, Iseltwald, Melchsee-Frutt, Titlis (com neve o ano todo) e até mesmo o Oschnensee (o lago mais bonito da Suíça na minha opinião) são alguns desses exemplos.

Pra muitos – e pra mim também – Lucerna é uma das cidades mais charmosas e fotogênicas da Suíça. Ela está localizada entre as montanhas Rigi e Pilatus e às margens do lago Vierwaldstättersee (Lago Lucerna), e arranca surpiros de todos os turistas que passam por aqui.

NESSE TEXTO você vai ler:
  1. Por quê visitar Lucerna?
  2. Como chegar? 
  3. Quando ir?
  4. Onde ficar?
  5. O que fazer? (inclui passeios bate-e-volta desde Lucerna)
  6. Onde comer (café da manhã, almoço, lanches e jantar)?
  7. Dicas extras: seguro viagem

Por quê visitar Lucerna?

Lucerna é como a síntese da Suíça. A cidade tem um pouco de tudo que se espera do país: um lago lindo que oferece passeios diários de barco e ganha ainda mais vida no verão; um rio passando pelo centrinho histórico sob pontes do século XIV; montanhas como Rigi e Pilatus; bares e restaurantes (dentre eles alguns bem tradicionais como o Old Swiss House e outros modernos como o Zur Werkstatt); chocolates (experimente a Max Chocolatier) e ainda muita autenticidade. Inclusive, por ser católica, Lucerna é um pouco mais colorida e rebuscada que as cidades suíças protestantes, como Zurich, por exemplo. Ela tem um charme especial. E Lucerna, por ser pequenina, é facilmente explorada a pé.

Onde está localizada Lucerna?

Lucerna está localizada na Suíça Central, na parte alemã do país – e, portanto, fala-se por lá alemão (ou melhor, alemão suíço). Para chegar em Lucerna são apenas 50 minutos desde Zurich, 1h desde a capital Berna e 3 horas desde Genebra. Essa localização estratégica faz de Lucerna um destino super fácil de encaixar em quase todo roteiro, seja ele um roteiro de verão na Suíça ou um roteiro de inverno.

COMO CHEGAR

Para quem vem do Brasil, a maneira mais fácil de chegar em Lucerna é pelo aeroporto internacional de Zurich, o principal do país. A companhia aérea Swiss tem vôos diretos desde São Paulo e a Edelweiss (do grupo Swiss/Lufthansa) tem vôos diretos desde o Rio de Janeiro (apenas alguns dias da semana). Se você vem da Europa, o aeroporto da Basiléia é uma boa pedida. A lowcost EasyJet tem vários vôos pra lá. Economize: Leitores aqui do blog têm desconto no Seguro Viagem.

De trem para Lucerna desde o aeroporto de Zurich

Lucerna está localizada a apenas 50 minutos de distância de Zurich (ou 1h 15m do aeroporto). A estação de trem é dentro do aeroporto mesmo – o que facilita demais a logística. Os trens que fazem a rota até Lucerna saem praticamente o tempo todo. Você pode ver horários e tarifas no site da SBB (para pesquisar o aeroporto de Zurich, digite Zürich Flughafen). Lucerna tem apenas uma estação de trem, então basta digitar Lucerna no destino.

O preço da viagem de trem é CHF30, mas se você estiver viajando com o Swiss Travel Pass, o seu trajeto já estará coberto (não é necessário comprar outra passagem). Quem possui o Half Fare Card paga apenas metade do valor da passagem. Para entender melhor as opções de descontos no transporte público da Suíça (Half Fare Card e Swiss Travel Pass) acesse nossa matéria.

Principais distâncias de trem até Lucerna

  • Zurich: 50 min
  • Berna: 1 hora
  • Basiléia: 1 hora
  • Interlaken: 1 hora 30 minutos
  • Lugano: 2 horas
  • Genebra: 3 horas
Preciso comprar a passagem de trem com antecedência?

A resposta é não: os tickets não esgotam. Você pode comprar o seu logo que chegar na estação através de um totem ou pelo app da SBB. Na Suíça, sua passagem comprada vale por 24 horas. Isso quer dizer que você não precisa necessariamente embarcar no horário escolhido da compra: você tem 1 dia para fazer a viagem da rota escolhida.

QUANDO IR A LUCERNA

A melhor época para aproveitar Lucerna é de maio ao final de setembro. Você verá Lucerna bem mais viva, com árvores repletas de folhas verdes e o entorno do lago esbanjando natureza!

O verão na Suíça pode ser chuvoso (em 2021 a chuva foi surreal de tão intensa, mas em 2020 e 2022 o verão foi seco e maravilhoso). No geral, ele tem dias longos, é quente e reúne muitas e muitas pessoas felizes na rua. Só atente-se à julho e agosto, meses em que Lucerna fica cheia de turistas e os preços consequente ficam mais elevados.

Se você quer ver neve, entretanto, aproveite o inverno suíço.

verão em lucerna

Verão em Lucerna

Eu amo o verão na Suíça e amo aproveitá-lo em Lucerna. Amo a vida que a cidade ganha: a gente nada nos lagos (tanto no Lago Lucerna quanto no Rotsee), faz piquenique nos gramados, aproveita os festivais (como o de cinema ao ar livre), curte a cidade até as 21h da noite enquanto ainda há luz natural e vê a alegria dos suíços aproveitando o clima por todo lado. Se você não se dá bem com calor, entretanto, evite o verãozão (julho/agosto): praticamente não existe ar condicionado em Lucerna, com exceção de alguns hotéis como o Schweizerhof Luzern e o Grand Hotel National.

Consigo aproveitar Lucerna em qualquer mês?

Quase. Anota essa dica: eu evitaria março e novembro na Europa. Esses são meses ingratos em lugares onde o inverno é mais rigoroso e as estações são bem definidas. Em Lucerna (e em toda a Suíça e suas fronteiras) março e novembro costumam ter muita chuva. Não tempestades, mas uma chuva fina e quase constante. Em 2022, entretanto, março foi um mês bem agradável com clima de primavera!

Dezembro também teria o mesmo problema, mas é um mês charmoso pelo natal. A cidade fica toda decorada e iluminada e encanta turistas com o Mercado de Natal. A pista ao ar livre de patinação no gelo e as barquinhas de vinho quente pertinho do KKL também fazem sucesso. Se as temperaturas cairem bastante, pode até nevar.

Abril é um mês curioso e pode ser meio inconveniente pra quem viaja para a Suíça esperando um clima de primavera. Dizem por aqui que nunca se sabe o que esperar dele (Em alemão, dizem “April, April, der macht was er will”). Na mesma semana, já peguei calor de 22 graus e neve forte, num frio perto dos 2 graus celsius! Mala pra uma viagem em abril tem que ter de tudo! Se vier à Suíça em abril, coloque o casaco na mala, a capa de chuva e a blusinha leve também!

ONDE DORMIR EM LUCERNA

hotéis com bom custo x benefício

Importante: os hotéis normalmente não possuem ar condicionado. As noites (teoricamente) nunca serão quentes demais e você pode dormir de janela aberta. Massss, o verão de 2018 foi bem intenso e muita gente reclamou desse fato. Eu também sofri um pouco no verão desse ano.

O Hotel Beau Sejour (a partir de CHF130) é uma excelente opção pra quem procura propriedades menores (são 28 quartos) com arquitetura suíça e localização super estratégica pertinho do lago. Recomendo muito! Outra sugestão é o Hotel Rebstock (a partir de CHF195) também com poucos quartos. O Schweizerhof Hotel é excelente (5 estrelas) e tem ar condicionado. Um pouquinho mais afastado do centro, você encontra o Seehotel Hermitage (a partir de CHF250). No verão, então, o hotel é a pedida perfeita pra você curtir o lago Lucerna. Os dois últimos, claro, têm valores mais elevados, mas valem quanto pesam.

Do outro lado do lago, em uma região também super charmosa, recomendo o Ameron Hotel Flora (a partir de CHF150), um 4 estrelas bem moderninho e jovial, próximo à estação de trem. Obs: alguns quartos e banheiros podem ser um pouco pequenos. Por ali há também o Ibis Budget (a partir de CHF90), que se destaca pelo preço. Ainda nessa linha de hotéis mais econômicos, recomendo o Hotel Boutique Weissen Kreuz (a partir de CHF130), só para adultos; o The Tourist City & River Hotel (também a partir de CHF130) e o bem econômico – e consequentemente mais simples e sem café, mas com ótimo custo benefício – o ApartHotel Adler (a partir de CHF80).

HOTÉIS DE LUXO

Aqueles que buscam mais luxo e quartos mais requintados podem se hospedar no 5 estrelas Grand Hotel National Lucerne (a partir de CHF280). A localização também é perfeita e os quartos com vista pro lago são difíceis de ser superados. Outro hotel na mesma linha é o Montana. Ele está localizado em uma área mais alta da cidade (acessada facilmente de elevador desde o lago) e tem uma vista de babar. Vale a pena clicar aí no link só pra conhecer o hotel. E caso você não se hospede por lá, faça pelo menos uma visita ou jante no restaurante na hora do pôr do sol. O Schweizerhof Hotel que mencionei acima também é maravilhoso – é onde meus pais se hospedam quando vêem à Lucerna. 

Wifi na cidade e ônibus de graça com sua hospedagem

Independente do hotel (seja ele de luxo ou não) que você reservar na cidade, você ganha um VisitorCard que te dá direito ao uso grátis de ônibus em Lucerna no período da sua estadia. O cartão também te fornece uma senha para uso livre do Wifi da cidade.

Hotéis nos arredores de Lucerna

Não dá pra começar essa lista sem falar do Villa Honegg (a partir de CHF 800), o hotel boutique 5 estrelas que é sonho de muuuita gente! Maravilhoso, ele tem uma piscina de borda infinita e uma vista deslumbrante dos Alpes e do lago Lucerna. O hotel também disponibiliza day use – pra que você possa curtir o SPA (por 4 horas) mesmo não se hospedando por lá!

Enquanto o Villa Honegg pode ser muito bem aproveitado o ano todo.

Para o verão (ou, ainda de maio a setembro), recomendo muito o incrível Park Hotel Vitznau (a partir de CHF750) – a apenas 26km de Lucerna, ou ainda a 1h de barco. Sua localização é super estratégica, às margens do lago Lucerna – onde você pode nadar, fazer Stand Up Paddle ou andar de caiaque. Os 2 restaurantes do hotel também merecem destaque: o Focus (Patrick Mahler) conta com duas estrelas Michelin e o PRISMA (Philipp Heid), com uma.

Já no inverno, te recomendo de olhos fechados o 4 estrelas superior Frutt Lodge & SPA (a partir de CHF230). Localizado a menos de 1h30 de Lucerna (de transporte público) ou 1 horinha de carro, em Melchsee-Frutt, ele é perfeito para quem quer curtir uns dias na montanha, cercado de muita neve e um visual deslumbrante.

Se você vai com crianças, recomendo ainda o vizinho Frutt Family Lodge (a partir de CHF230), que oferece toda a estrutura que você imaginar – até mini club. O ski resort de Melchsee-Frutt é pequeno e familiar, mas excelente para quem quer curtir uns dias de ski e snowboard ou ainda, descendo as pistas de trenó. No verão e no outono, os hotéis também fazem sucesso por causa do lago Melchsee (exatamente em frente ao Frutt) e da trilha dos 4 lagos.  

| Voltar ao índice |

O QUE FAZER EM LUCERNA

Essa seção está divida em duas partes: o que fazer em Lucerna e passeios bate-e-volta desde Lucerna.

Bom, um passeio básico por Lucerna não foge muito do tradicional: você pode conhecer a cidade velha à pé, atravessar as famosas pontes que cruzam o rio e passear pelas margens do lago (quem sabe até fazer um passeio de barco). Mas não se limite a isso! Faça a rota das torres para ter uma vista impressionante da cidade (um visual lindo do alto); suba uma das montanhas próximas, como Mt Pilatus; aproveite um beach club como o Badi do Rotsee ou o Lido (caso você visite a cidade no verão); e faça passeios de bate-e-volta desde Lucerna para montanhas e/ou lagos alpinos (como o Banalpsee).

foto do rio em lucerna com construções nas margens

Poucos dias na cidade? Se você tiver pouco tempo em Lucerna (1 dia, por exemplo), o ideal é concentrar o passeio na cidade velha, nas redondezas do lago e do rio Reuss. As paisagens são lindas e você vai conseguir ver bastante de Lucerna. Você pode fazer um lanche no MilleFeuille (nas margens do rio) ou no Café Alpineum (peça a focaccia MontBlanc!!!)

Desde Lucerna você também pode fazer uma visita ao funicular inclinado Gelmerbahn, à montanha Melchsee-Frutt, ao lago Bannalp e ao teleférico conversível Stanserhorn Cabrio.

Explico todas essas ideias de passeios em Lucerna em detalhes abaixo:

O CENTRO HISTÓRICO

Começando pelo turistão: o centro histórico com suas igrejas e prédios coloridos, as 2 famosas pontes antigas que estão sobre o rio Reuss, a muralha de Lucerna e suas 9 torres (nem tão tradicional mas suuuuper recomendo), e a escultura do Leão. Tudo bem pertinho e pode ser feito em um dia.

pontos turísticos em Lucerna
01. Um passeio pela cidade velha (centro histórico)

A cidade velha de Lucerna é linda (!!!!!!) e tem várias atrações pra você visitar. Além das pontes e torres que detalho abaixo, recomendo visitar a pé a Igreja Jesuíta, a Igreja Franciscana, a antiga Farmácia, a Chapel Square, e a Antiga Prefeitura. Ta tudo ali no centrinho e é super fácil se localizar (pode usar o google maps do seu celular se preferir). Você vai ficar encantado com as cores e arquitetura da cidade.

Igreja Jesuíta de Lucerna (Jesuitenkirche): Uma igreja barroca do século XVII, super decorada, com uma beleza indiscutível. Ela construída para reforçar a fé católica na cidade após a reforma protestante do norte. Uma curiosidade: por causa da parceria com a Academia de Música, muitos músicos tem aulas dentro da igreja. Existe a chance de você entrar nela e ouvir algum instrumento sendo tocado!

Praça da Capela (Kappelplatz): Esta praça conta com uma fonte colorida e dourada. É a fonte do Carnaval, ponto de partida do Carnaval de Lucerna – que tive o prazer de presenciar em 2019.

Restaurante Fritschi: O prédio desse restaurante é todo pintado de flores e rostos. Ele é chamado de Prédio do Carnaval.

02. Atravesse a ponte Kapellbrücke (Ponte da Capela)

A ponte da capela é praticamente o cartão postal da cidade e mesmo que você não queira você vai passar por ela. Linda, está sempre movimentada, sempre! Quase no meio da ponte está a Wassertum (Water Tower), uma torre de 43 metros de altura, construída em 1303, que já foi usada como tesouraria, prisão e até área de torturas, mas pelo que me falaram nunca como caixa d’água (hehe). Ela está sobre o rio Reuss.

Durante a primavera e verão, a ponte fica toda decorada com flores – lindo demais! A ponte existe desde o século XIV e por dentro é decorada com pinturas que retratam a história da cidade e do país. Há muita história por trás desse ícone da cidade ;)! Se quiser saber mais, te recomendo o site oficial do turismo da cidade (em inglês). É proibido fumar dentro da ponte, em razão de um incêndio que aconteceu justamente por causa de um fumante em 1993. Nesta época ela foi praticamente toda queimada e reconstruída um ano depois.

03. Atravesse outra ponte, a Spreuerbrücke

Parecida com a primeira, essa ponte foi construída em 1408. Nela existe uma capela e ao lado um antigo moinho, que já foi usado como gerador de energia para a cidade. Nessa área também é possível ver uma barragem de madeira, usada para controlar a passagem da água do rio Reuss e assim manter o nível do lago de Lucerna.

04. Caminhe pela muralha e pelas 9 torres de lucerna

Além dessas, outro programa que chama bastante atenção em Lucerna é uma antiga muralha Musegg e as 9 torres que foram usadas para defesa da cidade (e provavelmente construídas entre os séculos XIV e XV). Entre os meses de abril e novembro algumas delas estão abertas para visitação (das 8h às 17h).

Recomendo muito esse “passeio” pois a vista panorâmica da cidade que elas garantem é deslumbrante. Além disso, Lucerna é uma das poucas cidades do mundo que conseguiu manter sua antiga muralha quase intacta – mesmo com as idéias de expansão da cidade no século XIX.

Chegar na muralha é fácil: Seguindo o curso do rio Reuss, você alcança a primeira torre (Nölli). De lá, siga caminhando pelo lado interno da muralha ou suba em direção às demais torres – o que eu recomendo. A próxima já é a Mänlli.

rota da muralha e torres em lucerna
As torres estão indicadas com estrelinhas amarelas

Dica: Se você optar por não subir nas 4 torres, recomendo que ande pelas muralhas e suba ao menos na Torre Männli – ela garante a melhor vista panorâmica de Lucerna.

Museggmauer-Lucerna-Vista-min
Foto: Emanuel Ammon | Lucerna Turismo

Anota aí: Outra dica legal para uma vista linda de Lucerna é o bar Scala Terrace do Hotel Montana.

O acesso às torres é gratuito. As 4 que estão abertas ao público são:  Schirmer, Zyt, Wacht e Männli. O relógio mais antigo da cidade, construído em 1535, está na torre Zyt. Ele toca de hora em hora, um minuto antes de todos os outros relógios da cidade.

05. VISITE O MONUMENTO LÖWENDENKMAL
monumento leão de lucerna

Löwendenkmal é o famoso Leão de Lucerna – que foi descrito por Marc Twain como “como o pedaço de pedra mais triste e comovente do planeta”. O momento está na cidade desde 1820 e é uma homenagem aos soltados suíços que morreram na Revolução Francesa. Eles protegiam a família do rei Luis XVI. Uma curiosidade: a guarda suíça era um dos melhores exércitos da Europa. Famosos por sua disciplina e lealdade, eram comumente contratados por famílias reais na França, na Espanha e na Itália.

Ali na frente da entrada pro monumento está o Café Alpineum e a sorveteria (que funciona apenas no verão). Recomendo muito um lanche ou um sorvete ali. As focaccias (na verdade sanduíches de focaccia) são maravilhosas.

O LAGo Lucerna

Existem diversas maneiras de aproveitar o Lago Lucerna. Deixo algumas sugestões abaixo:

Faça um cruzeiro no lago lucerna

Lago Lucerna, que na verdade se chama Vierwaldstätersee, é lindo, enorme (o quarto maior lago da Suíça) e cercado por montanhas e vilas super charmosas. Fazer um cruzeiro panorâmico por ele é um dos passeios turísticos mais populares da cidade – e é queridinho até pelos locais. As opções são muitas. Eu fiz um rápido tour de 1 hora em um barco pequeno, o Panorama Yatch Saphir (CHF27 ou CHF16.50 com o Swiss Travel Pass). Ainda pretendo fazer algum cruzeiro mais longo, mas adorei o que fiz. Levei um “pique-nique almoço”, comprei uma taça de vinho no bar do barco e simplesmente apreciei a vista e o passeio. Gostoso demais ;-)!

Caminhe em torno do lago em um dia de sol

Um passeio super gostoso em um dia com sol é pela “calçada” em torno do Lago Lucerna. Uma sugestão é começar a caminhada no Lido (pegue um ônibus até a parada Luzern, Verkehrshaus/Lido) e seguir descendo, com o lago à sua esquerda até a outra margem. Você parar a caminhada na estação de trem ou seguir caminhando ainda mais até o Ufschötti (um gramado/praia que fica cheio de famílias de crianças).