185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

O que levar na mala para o Atacama

3 de outubro de 2016
4 comentários 3124 visualizações
escrito por Raquel Furtado

lagunas-altiplanicas-atacama-2

Viagem marcada? Saiba o que não pode faltar na sua mala para o Atacama!

Como vocês sabem, acabei de voltar de San Pedro do Atacama (set/2016) e fiquei completamente apaixonada pelo destino! Muitos de vocês me pediram dicas sobre o que levar na mala para o Atacama devido à grande variedade de atrações em diferentes altitudes e a variação de temperatura ao longo do dia. Então aqui vai a minha listinha:

# 1. O mais importante é levar roupas tanto para o calor quanto para o frio. Durante o dia, o sol é intenso e o calor também. As temperaturas giram em torno de 25 graus celsius. À medida que o sol vai se pondo, o vento chega com uma boa intensidade e a temperatura cai bastante (à noite, as médias variam entre 8 e 10 graus celsius). Claro que no verão o calor é ainda mais intenso e o frio menos rigoroso, mas ainda assim é importante considerá-lo)

• Calça e camisa para caminhada
• Chapéu ou boné
• Óculos escuros
• Casaco corta vento
• Casaco mais quentinho
• Tênis de caminhada

Além disso, é importante considerar os passeios. As Termas de Puritama, por exemplo, nos faz incluir roupas de banho na mala; enquanto os Geysers ou as Lagunas Altiplânicas exigem roupas para frio intenso (sensação térmica pode chegar a -5 graus celsius).

• Biquíni, maiô ou sunga
• Chinelo

• Fleece
• Gorro
• Luvas bem quentinhas
• Meias bem quentinhas
• Pescoceira ou cachecol
• Casaco mais pesado

# 2. Equipamentos para trekking: Quem gosta de caminhadas mais intensas ou passeios de bicicleta, pode considerar levar um camelback também, ou mesmo bastões de caminhada caso você esteva viajando de forma independente sem o apoio das agências de turismo – muitas oferecerão os bastões (ou trekking poles) gratuitamente com o passeio.

• Mochila para trilhas com camelback para beber água

# 3. Tão importante quanto às roupas são “recursos” para o clima seco:

• Protetor solar (o sol é muito forte! Praticamente não vemos nuvens no céu do deserto do Atacama)
• Protetor labial, hidratante de corpo, mãos e rosto (o deserto é muuuuito seco! A umidade do ar é praticamente 0%!!)
• Garrafinha de água (para se adaptar à altitude – o deserto está acima dos 2.000m – e se manter hidratado)
• Soro fisiológico ou fluidificante nasal
• Colírio (aqueles que simulam lágrimas e são super naturais): algumas pessoas sentem muito ressecamento nos olhos

# 4. E, claro: não deixem de levar a máquina fotográfica para registrar todas as belezas desse lugarzinho mágico que parece de outro mundo! Se tiverem uma máquina profissional, melhor ainda: fotografar o céu no Atacama é incrível!

céu do atacama

Não deixe de conferir nossas outras dicas sobre o Atacama:

E nosso post completo sobre o Chile!

linha pontilhada

O VamosPraOnde viajou para o Atacama a convite do Turismo Chile e da Latam Airlines. Não dividimos com nossos leitores nada que não tenhamos experimentado, gostado e aprovado. Obrigada parceiros por abrirem as portas para que pudéssemos mostrar o que há de melhor nesse destino que tanto interessa os brasileiros. Todas as opiniões expressadas aqui são pessoais.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

leia mais sobre atacamamala
  1. Rosemarie 27/03/2018

    Enfim está chegando Abril para eu conhecer esse espetáculo que é o Atacama. Sua viagem aumentou imensamente minha vontade de conhecer o hotel e o deserto!

  2. […] #3. A temperatura no Atacama varia bastante. Durante o dia, o calor é intenso e à noite (ou de manhã bem cedinho), a temperatura é bem baixa, principalmente de junho a setembro. Leve roupas apropriadas para os dois momentos: roupas leves para os passeios durante o dia e um casaco mais pesado, um corta-vento e um gorro para o anoitecer. Você pode ver nossas dicas sobre o que levar na mala para o Atacama nesse post. […]

  3. […] Ao entardecer, o vento chega e o frio também. Um corta vento e um casaquinho mais pesado não podem faltar na sua bagagem (não deixem de ler esse post com dicas para sua mala antes da sua […]

  4. Marcelo Medina 07/10/2016

    Inspiradora para o @diariomxm !!! Estamos planejando essa decisão também de largar nossos empregos e conhecer o mundo !!!

    Parabens pelo Blog e pela coragem !!!