Vamos Pra Onde?

/

Os 10 Melhores hotéis da Suíça

Suíça
park hotel vitznau é um dos melhores hotéis de luxo na suíça

Confesso que sou aquela pessoa que foge um pouco das listas de ‘Melhores Hotéis’. Cada site, revista e organização tem seus próprios critérios e vemos sempre hotéis diferentes nos rankings. Muitas vezes, são os resorts que ficam no topo e eu particularmente prefiro hotéis boutique às grandes propriedades. Mas.. sei que, de certa forma, essas listas valem como uma direção quando buscamos hotéis de luxo e hotéis especiais. Então hoje resolvi me arriscar fazendo a minha lista pessoal. Listo aqui os 10 melhores hotéis na Suíça na minha opinião. Pretensioso, eu diria, até porque ainda tenho muito hotel pra conhecer, mas acho que escolhi bem os que conheci – e tenho dicas incríveis de hospedagens pra compartilhar aqui (além das dicas da Suíça que você encontra aqui no blog).

Moro na Suíça e vivo com meu namorado suíço que trabalha na hotelaria de luxo há mais de 10 anos (ele inclusive fez escola de hotelaria aqui). Muito do que conheço sobre os hotéis daqui, é graças a ele. Essa lista de Melhores Hotéis na Suíça na verdade é nossa. Aqui estão nossos hotéis de luxo preferidos. O critério foi realmente ‘amamos a experiência e queremos repeti-la sempre’, rs.

Hotéis de luxo na Suíça: os 10 melhores

Preciso dizer que, pra mim, quantidade de estrelas não é sinônimo de hotel bom; nem preço. Avalio um hotel pelo nível de satisfação que sinto enquanto estou ali. Gosto de serviço atencioso, quartos confortáveis (cama boa é um ponto que observo muito) e banheiros que garantem aquele banho excelente (ducha com pressão, por favor!). Gosto de observar o design, a decoração e amo um ambiente interno que conversa com o externo. Amo um café da manhã caprichado com ovos mexidos que vêem da cozinha (não aqueles que já estão expostos no buffet). Amo um suco de laranja espremido na hora (raro na Suíça – a maioria é de garrafa ou caixinha). Gosto de vista da janela, de ambiente limpo e de área comum convidativa. Dito isso, posso relevar vários desses pontos pela qualidade incrível de alguns outros.

Bom, então vamos à nossa listinha?

1. Park Hotel Vitznau (às margens do lago Lucerna)

Pra mim, o Park Hotel Vitznau não é apenas um dos melhores hotéis da Suíça, mas o melhor. O do Marc talvez seja o próximo da lista (ou está empatado com esse também, rs). Amo me hospedar aqui no verão para curtir o lago. Amo também almoçar e tomar café da manhã no gramado com vista para os Alpes e pra essa água azul-esverdeada. E amo ainda jantar no Prisma, que tem uma estrela Michelin.

Ele está pertinho de Lucerna (25km), na vila de Vitznau, bem nas margens do lago. Você pode chegar até lá de carro, ônibus ou barco (um passeio lindo desde Lucerna, incluído no Swiss Travel Pass).

São 47 quartos (17 residências, 15 suites e 15 jr. suites), todos diferentes entre sim. O SPA do hotel também merece destaque: são várias piscinas aquecidas e uma mais longa, com vista pro lago e pras montanhas. É de babar! Os tratamentos são todos com produtos La Prairie.

O Park Hotel Vitznau tem selo Leading Hotels of the World e faz parte do Swiss Deluxe Hotels. É um hotel de super luxo, mas que te faz sentir extremamente confortável. Amei o fato do check-in não ser feito na recepção, mas sim direto no quarto, de uma maneira tão discreta que você quase não sente. Eu me senti chegando na sua minha própria casa do lago.

Recomendo demais esse hotel, principalmente para casais que gostam de boa gastronomia e querem aproveitar o lago e o SPA do hotel. Para ver valores, mais informações e fazer sua reserva, clique em booking / Park Hotel Vitznau.

Se você quiser combinar uma hospedagem em Vitznau com algumas noites em Lucerna, acesse nosso texto Onde Ficar em Lucerna.

2. 7132 hotel (spa maravilhoso e banhos termais)

O 7132 é meio hors concours e é mesmo considerado um dos melhores hotéis da Suíça. Não é pra menos. Quando perguntei ao Marc qual era o hotel que deveria liderar essa listinha, ele nem pensou duas vezes e já o mencionou. Eu infelizmente ainda não me hospedei lá – Marc foi com amigos, sem mim, rs.

Bom, o hotel é bem “chiquetão”. Eles têm limusine para os hóspedes alugarem e um helicóptero que pode te buscar em qualquer local da Suíça (a um preço, claro). O 7132 é um hotel design 5 estrelas superior que conta com um SPA super luxuoso e piscinas termais que são um atrativo turístico em Vals. As termas do 7132 foram projetadas pelo renomado arquiteto suíço Peter Zumthor. O projeto é super premiado pela sua arquitetura.

O 7132 fica em Vals, uma charmosa vila alpina em Graubünden (o maior cantão da Suíça), no sudeste do país. Eu particularmente amo o Graubünden – inclusive acho uma pena que os brasileiros conhecem ali apenas St Moritz. Quem sabe agora você não inclui também Vals no seu roteiro? É possível ir até lá usando o excelente sistema de transporte público da Suíça.

Vale a pena visitar a região em qualquer época do ano. Marc se hospedou no 7132 no verão, mas nós já fomos juntos a Vals no inverno, para conhecer um pequeno hotel boutique maravilhoso na região, o Brücke 43 (que eu particularmente amei demais!).

Inclusive, eu queria incluir o Brücke 43 nessa lista: apenas 4 quartos, cama dos sonhos, café da manhã incomparável e atendimento 1000. Mas não é um hotel de luxo. Os banheiros são fora do quarto, por exemplo. Acho que esse fator faz a propriedade perder pontos pra muitos turistas. Pra gente, isso também seria um ‘porém’, mas confesso que não fez a menor diferença. Eu amei, amei, amei. De qualquer forma, o 7132 é realmente o hotel UAU da região.

Para reservas e valores, acesse Booking / 7132.

3. Hotel Villa Honegg

O Villa Honegg é famooooso! Tá sempre circulando pelas redes sociais por causa da sua piscina incrível de borda infinita com vista para o lago Lucerna. Esse é um hotel boutique de apenas 23 quartos, com um SPA também pequeno, mas maravilhoso. São 5 estrelas e luxo nos detalhes e na exclusividade.

Ele está a 20 minutinhos de Lucerna (no alto da montanha Bürgenstock) e pode ser acessado de carro ou transporte público. O hotel te busca na última parada do ônibus. Você pode ler minha matéria sobre o Hotel Villa Honegg aqui.

Já me hospedei no Villa Honegg 4 vezes. Em uma delas inclusive levei meus pais. Eles não queriam sair da piscina, rs! Aproveitamos para acordar bem cedo e ver o nascer do sol dali, e retornamos à piscina para ver o poente. Ela tem o formato de L e contorna o hotel, te permitindo ver os dois momentos do sol. Lindo demais!

Eu recomendo o Villa Honegg principalmente para casais, mas também já fui em família, como falei, e foi maravilhoso. Para ver preços e reservas, clique em booking / Villa Honegg.

4. Beau-Rivage Palace Lausanne

O Beau Rivage é o hotel mais incrível de Lausanne e é perfeito pra quem gosta desse clima de lagos, piscinas e essa “vibe” verão curtida em um hotel estilo resort de luxo. Não me matem por essa descrição, rs. Sei que ele é um PALACE, mas oferece estrutura ampla e completa como um resort. o Beau Rivage tem 168 quartos distribuídos em uma propriedade que conta com loja, spa, salões de eventos, 6 restaurantes e um bar.

Ele é 5 estrelas, tem selo Leading Hotels of The World e também faz parte da Swiss Deluxe Hotels.

Lausanne também não é um destino tão explorado por brasileiros (apesar disso estar mudando). Uma pena, porque a região é lindíssima, com vários vinhedos nas encostas, com vista para o lago. No meu Roteiro de Verão na Suíça, incluo como um destino de interesse a Riviera Montreux (Montreux, Lavaux, Vevey), que está ali do lado. Vale a pena ver toda essa costa durante uma estadia em Lausanne.

Os quartos têm decoração mais clássica, bem coerente com esse estilo “palácio” do hotel.

O Beau-Rivage Palace Lausanne é considerado um dos melhores hotéis de luxo da Suíça e de toda a Europa. Ele existe desde 1861 e foi completamente renovado entre 2012 e 2014 pelo renomado Pierre-Yves Rochon. Para ver preços e reservas, clique em booking / Beau Rivage Palace Lausanne.

5. La Réserve Eden au Lac (em Zurich)

Eu e Marc nos hospedamos no La Réserve no finalzinho de 2020, quando o clima ainda estava bem frio e não podíamos curtir o lago de Zurich. Mas tudo bem, porque confesso que mal queríamos sair do hotel. Pegamos um quarto maravilhoso (cheio de janelões com vista pro lago) que pode ter interferido no quanto gostamos da hospedagem. A categoria foi Prestige Balcony Room. Talvez, na categoria básica o hotel não se destacasse tanto. Mas a nossa experiência, incluindo o jantar no hotel, foi perfeita.

O La Reserve Eden au Lac virou nosso hotel preferido em Zurich: conforto, atendimento, localização, restaurante.. tudo maravilhoso!

Para ver preços e reservas, clique em booking / Eden au Lac.

6. The Dolder Grand (também em Zurich)

Esse ainda quero muito experimentar em outras estações do ano, fui apenas no final do inverno – mas mesmo assim foi incrível. O The Dolder Grand está localizado em Zurich, mas não no centrinho (cerca de 10 minutos de lá). Ele está em uma região de floresta, no alto de uma colina, e garante uma vista linda do lago, dos Alpes e da cidade. A sensação é de estar em um hotel de luxo nas montanhas. Uma delícia! Ele disponibiliza transfer gratuito para a cidade de 30 em 30 minutos.

Foto: Reprodução

Recomendo o The Dolder para quem não busca um ritmo de bate perna o tempo todo, e sim quer mesclá-lo com um pouco de paz e sossego. O hotel é um castelo de 1899 totalmente modernizado por dentro, mantendo charme da propriedade original. Ele foi totalmente reformado em 2008.

O SPA é um grande destaque do The Dolder. São 4.000m2 com piscinas internas e externas, hidromassagem, saunas e salas de terapias. O design ali é incrível: o ambiente interno é todo envidraçado com vista para a área externa. Tudo perfeito para qualquer clima em qualquer estação do ano.

Para ver preços e reserva, clique em booking / The Dolder.

7. The Cambrian Adelboden

Em Adelboden, um dos vilarejos alpinos mais charmosos, está o Hotel The Cambrian, excelente em qualquer época no ano. Nos meses mais quentes, as montanhas cheias de campos verdinhos são um charme e, no inverno, a neve em volta da piscina e por toda a cidade dão aquele toque de cenário de cinema. Eu inclusive recomendo esse hotel e essa vila na minha sugestão de Roteiro de Inverno na Suíça. O hotel está bem no centrinho de Adelboden, na rua principal da cidade (do lado do ponto de ônibus).

O destaque do hotel é o charme do design, o conforto dos quartos, o excelente café da manhã e a piscina aquecida com vista pros Alpes. Essa parte externa, entretanto, é pequenina (diferente do que a foto dá a entender).

Não vejo a hora de voltar e tirar boas fotos pra substituir essas acima, rs! Meus pais também já estiveram lá, Marc também já foi com amigos e vários leitores aqui do blog já seguiram a dica pra se hospedar no The Cambrian. Os valores são mais acessíveis que dos outros hotéis dessa listinha.

Para ver preços e reservas, clique em booking / The Cambrian.

8. Guarda Golf Hotel, em Crans Montanha

Ah.. esse hotel! Diferente dos outros que estão aqui na listinha, ele não tem praia de lago, não tem um super SPA nem uma piscina de borda infinita com vista para os Alpes, mas o nível de conforto e o serviço que ele oferece são realmente um dos melhores na Suíça. Eu diria que o serviço está no Top 3. O hotel é 5 estrelas, de luxo em todos e nos mínimos detalhes. A proprietária (brasileira, Nati Felli) faz um trabalho com o Guarda Golf que é de tirar o chapéu (assim como a vista do meu quarto no amanhecer, rs).

Vista do meu quarto no amanhecer

Fui ao Guarda Golf no inverno, para aproveitar e esquiar em Crans Montana (uma região lindíssima e perfeita para os esportes de inverno). O hotel oferece transfer gratuito para a base do teleférico e também para o ponto de chegada do funicular (para aqueles que chegam em Crans de transporte público). Para quem vai de carro, o estacionamento no hotel é gratuito.

No verão, essa área que você vê na foto toda coberta de neve se transforma em um campo de golf.

Ah, mesmo que você não se hospede no hotel, vale ir para conhecer o jantar (totalmente UAU) ou o brunch de domingo. Reserve com antecedência!!!

Para ver valores e reservar, clique em booking / Guarda Golf

9. Castello del SolE Beach Resort & SPA, em Ascona

O Castello del Sole entra no ranking sem a gente ter se hospedado nele (AINDA!), mas está na nossa listinha de desejo há muito. Só escuto maravilhas de lá, amo a região e fico babando nas fotos. Quis muito colocá-lo na lista de Melhores Hotéis na Suíça pra que vocês os conheçam. Entretanto, na última vez que me hospedei na região do Lago Maggiore, fiquei em Muralto/Locarno, no Hotel Lago Maggiore (que amei, também) Ele não e um hotel de luxo como o Castello del Sole, mas é um 4 estrelas muito, muito bom.

Recomendo demais tanto Ascona quanto Locarno (na verdade, Ticino no geral) em uma viagem de verão na Suíça.

Para ver valores, mais informações e fazer sua reserva, clique em booking / Castello del Sole.

10. The Omnia (na incrível zermatt)

O The Omnia foi inaugurado em 2006 e desde então vem conquistando corações. Ele já apareceu inclusive em algumas listas de melhores hotéis de luxo do mundo – e é muito maravilhoso mesmo. Ele está localizado em Zermatt e garante uma vista incrível do Matterhorn.

Eu amo Zermatt em todas as épocas do ano. No verão, a região oferece trilhas e mais trilhas e no inverno você pode brincar de trenó, esquiar, aproveitar os restaurantes e comer bastante fondue… Mas não só isso, leia nosso texto O que Fazer em Zermatt no Inverno para mais sugestões.

Para ver valores, mais informações e fazer sua reserva, clique em booking / The Omnia.

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Iseltwald, no cantão de berna