Vamos Pra Onde?

/

O México além de Cancún (Oaxaca)

Praia Carrizalillo México

E quem aparece por aqui hoje para dividir mais um destino incrível com a gente é a Carol Trevelin! Eu AMEI as dicas que ela apresentou. Realmente, me surpreendi com todos esses lugares do México – não conhecia nem metade…

A Carol morou por lá por 6 meses e conheceu vários lugares maravilhosos! Como ela mesmo diz, nem só de Cancun vive o México.. E é isso que ela vem mostrar pra gente hoje!

Um México nada convencional

por Carol Trevelin

Isso aí: Nem só de Cancún vive o México! Sim, é um lugar extraordinário. Mas depois de quase 6 meses vividos neste país (que amo) em 2012, eu poderia escrever uma “bíblia” com muitas outras belíssimas atrações mexicanas. Então, escolhi dois Estados vizinhos que me surpreenderam muito, ao sul do país. Com vocês, Oaxaca e Chiapas!

Oaxaca

Mapa mostrando localização de Oaxaca no México

Oaxaca (pronuncia-se “oarraca”) possui belezas naturais, ruínas arqueológicas e muitas praias no Oceano Pacífico. Enfim, é um estado para todos os gostos! Vou falar um pouquinho sobre alguns lugares que passei:

– Cascadas Petrificadas de Hierve El Água

Se você tivesse apenas um dia para conhecer Oaxaca, eu te diria para ir até Hierve el Água! Trata-se de uma paisagem natural belíssima, localizada a aproximadamente 70 km da capital (também chama Oaxaca), cuja formação levou milhares de anos e ainda está em contínuo avanço.

No alto de montanhas, com uma vista esplendorosa para um vale, águas brotam acima de um penhasco. Devido à alta quantidade de carbonato de cálcio e outros minerais, o escorrer dessa água ao longo do tempo deixou uma paisagem parecida com uma cachoeira enorme, de encher os olhos. É incrível – parece muito uma cachoeira, mas não há água caindo de lá.

Essa é a “queda” maior, de aproximadamente 30 metros.

Hierve El Água México

Como chegar:

O acesso às Cascatas Petrificadas se dá por uma estrada de terra que sobe as montanhas. Essa estrada não é das melhores e, por se ter muita subida, é aconselhável um carro que aguente. Você também pode ir com alguns locais que oferecem esse serviço de subida (a um preço super camarada) na carroceria de suas pequenas caminhonetes. Você os encontrará facilmente na pequena cidadezinha de San Lorenzo Albarradas, no pé da montanha. Eles te levam e marcam um horário para te buscar.

Na volta do seu passeio, não deixe de comer um prato típico oaxaquenho, a tlayuda: Tortilla de milho gigante com pasta de feijão preto, carne, queijo, abacate e tomates (a princípio soa estranho, eu sei, mas é muito bom!).

Um dia em Hierve del Água:

Ao chegar na portaria do local, você segue uma pequena trilha e chega primeiro na queda menor, que apesar de ser menor, guarda uma piscina artificial de borda infinita com água das nascentes e paisagem pitoresca – é uma das mais lindas que já vi! Sem contar a vista toda do vale e da “cachoeira” maior, como mostrado na foto acima! É simplesmente incrível!

A partir daí, você pode fazer uma trilha de grau leve a moderado até o alto da queda maior, onde também há várias nascentes. Lá, há ainda uma trilha leve (na descida) até os pés da queda maior, o que proporciona uma vista linda do gigante paredão revestido de puro carbonato de cálcio.

Sim! A trilha da volta até à piscina ou de novo ao alto da queda maior é cansativa. Mas você consegue!

– Monte Albán

Monte Albán México

Localizado a apenas 10 km da capital, Monte Albán é um dos sítios arqueológicos mais importantes do México. Ele guarda construções datadas antes de Cristo e atualmente é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O acesso é simples e, entrando no parque, há uma orientação de caminho a percorrer, passando pelas diversas ruínas do local. Eu aconselho a contratação de guias que te acompanhem e contem toda a história por trás de cada coisinha. Em grupos, o preço se dilui bastante e torna-se viável. Mas você também pode ir sozinho, lendo as placas informativas, se assim preferir.

– Praia Zicatela

E você que gosta de praia, chora? De jeito nenhum! Oaxaca tem uma costa enorme banhada pelo Pacífico e muitos estilos de praia.

Zicatela, por exemplo, é uma das maiores praias de Puerto Escondido, famosíssima por suas altas ondas e prática de surfe. É muito comum ocorrerem campeonatos internacionais no local.

Não espere, claro, por uma praia caribenha, uma vez que os ventos deixam a água agitada e a areia não é tão branquinha. Mas a praia ainda é bem bonita e, para quem gosta de badalação, Puerto Escondido é um lugar ideal.

E não perca o melhor: coloque sua canga na areia de Zicatela (ou se aconchegue em uma das confortáveis cadeiras de praia dos bares pé na areia) e aproveite um dos pores-do-sol mais lindos da vida! Sem necessidade qualquer de filtros… (exceto o solar, no meu caso).

Praia Zicatela México

– Praia Carrizalillo

Maaaas… também tem praia azul-caribe em águas do Pacífico no México? Tem, sim senhor!

Praia Carrizalillo México

Uma das jóias de Puerto Escondido é a pequena praia Carrizalillo. Um morador local nos indicou a praia afirmando que não nos arrependeríamos. Pois é, não mesmo! De fácil acesso, você desce uma escadaria de pedras e, tchã-ram!

Por ser pequena, tem apenas alguns bares e é quase uma praia particular, se não for alta temporada. Águas calmas, cristalinas e um ambiente perfeito para relaxar.

Praia Carrizalillo México

– Praia Zipolite

Ah, Zipolite! Pequena praia pertencente ao município de San Pedro Pochutla, próximo a Puerto Escondido. Aqui, o lema é um só: “wild and free”. Não importa sua idade, gosto ou preferência. Você será sempre bem-vindo em Zipolite.

Considerada uma praia hippie, aqui a simplicidade rola solta. Devido à magia envolvente do local, Zipo atrai turistas de vários lugares do mundo e tem muita fama de ser uma praia nudista. “Ai, mas é tipo, obrigatório?” Não! Como já disse, nesse lugar você vive no seu ritmo, da maneira como quiser. Mas esteja certo que você vai cruzar com algum simpatizante desse estilo de vida uma hora ou outra.

Aproveite a tranquilidade da praia para relaxar em um dos inúmeros hostels ou campings pé na areia com redes sob palapas de palha e vista privilegiada.

Praia Zipolite México

E lembra ali em Zicatela, quando eu disse que ia ser “um dos pores-do-sol mais lindos” que ia ver? Pois é, aqui vai mais um:

Praia Zipolite México

Tudo muito maravilhoso, né?! Mas Oaxaca não foi o único estado que me surpreendeu no México.. Chiapas também é incrível!

Então continue lendo minhas dicas daqui: Chiapas: O México além de Cancun – Parte 2

Agradecemos muito a Carol por ter escrito esse textinho lindo pra gente! Obrigada 🙂

  • Patricia Mello
    22 de janeiro de 2016

    Quantos dias vocês aconselham passar em Oaxaca?

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
As surpresas da Austrália
Próximo Post
O México além de Cancun (Chiapas)