Vamos Pra Onde?

/

Minhas viagens, meu trabalho

Joshua Tree - 5 roteiros de carro pela Califórnia

Read about my traveling life in English

Não é de hoje que me perguntam como faço para viajar tanto. Desde antes do blog, quando eu fazia apenas uma viagem “longa” por ano, eu ainda viajava muito – e ninguém entendia nada.

Pensamentos como “Ela deve ser milionária, nasceu em berço de ouro” ou “Essa aí não quer nada da vida, só pensa em viajar” rodeavam a cabeça de muita gente, com certeza. E esse pensamento é normal. Por incrível que pareça, são poucas as pessoas que conseguem realmente se organizar, economizar e viajar bastante. Viajar muito – apesar disso estar mudando com o passar dos anos – ainda é um pouco sinônimo de ostentação, de riqueza e de gente à toa.

Quantas vezes já não me perguntaram no blog “você trabalha?Eu trabalho sim! E muito! Mas o meu trabalho não é lá um trabalho convencional…

Mas vamos começar do começo!

Travel-quote-4

Vida de Blog: Como tudo começou

Fiz minha primeira viagem internacional aos 11 anos – quando fui à Disney com minha mãe (também em sua primeira saída do país) e a família de uma amiga. Meus pais, graças a Deus (e diga-se de passagem a muito esforço), têm uma boa condição financeira – e claro, isso sempre me ajudou a viajar.

Nossa família está longe de ser milionária, muito rica ou mesmo rica, mas não passamos apertos e podemos nos dar alguns “luxos”, como o meu intercâmbio para a Austrália aos 17 anos.

Meu pai, entretanto, nunca havia saído do país – com exceção de uma viagem ultra econômica para o México quando moleque (como ele mesmo diz). Juntava suas economias pra deixar que eu conhecesse o mundo e tomasse gosto por essa nova escola, pelos novos ensinamentos e pela oportunidade de crescimento tão diferenciada que temos durante as viagens.

Foi exatamente ao voltar da Austrália que descobri que viajar era mesmo a minha paixão. Eu vivia pensando nisso, contava os dias para os próximos feriados e férias. E aí já era, não parei mais.

vamospraonde

Não, eu não era uma filha que pedia dinheiro pra comprar roupa, ou que saía todo dia e gastava muito. Eu era a filha que quando os pais ofereciam algum presente “mais caro” eu respondia com “mas com esse dinheiro eu consigo viajar pra tão longe!” Eu só precisava viajar, mesmo! Assim, não foi muito difícil pra eles me ajudarem a cair na estrada. Fui à Disney de novo quando fiz 15 anos, fui a NY, Bariloche, Ilha Grande, Arraial D’Ajuda e mais alguns destinos nacionais.

Foi aí que entrei na faculdade e vi que já era hora de juntar o meu dinheiro. Meus pais vieram de famílias relativamente simples e conquistaram o que possuem hoje com estudo e esforço. Eu não faria diferente. Estudava Ciência da Computação e logo no segundo período, já começava a dar monitoria de cálculo. Eram 400 reais por mês, se não me engano, mas em 6 meses (quando eu tivesse férias) eu já teria cerca de R$2.000 se economizasse direitinho. E com esses dois mil fiz uma viagem incrível pela Bahia no Réveillon, quando conheci Itacaré e Morro de São Paulo.

Logo quando voltei, planejei para daí a um ano um intercâmbio, daqueles tipo Work Experience, para o Havaí (Meus pais me ajudariam com uma graninha, mas como eu trabalharia por lá, poderia pagá-los de volta). Mas, bem próximo à viagem, me apareceu a oportunidade de começar um estágio que parecia ótimo.

A responsabilidade pesou “vou viajar e perder a chance de começar a trabalhar em uma empresa?” – pensei. E assim não fui. Entrei então no meu primeiro estágio, e meus R$400 mensais já estavam virando o dobro.

O estágio acabou não sendo lá grandes coisas e em menos de 6 meses mudei para uma oportunidade melhor. (Mandei mal de não ter ido para o Havaí! Hehe)

Esse novo estágio acabou virando meu emprego. Nos dois anos que fiquei lá, consegui fazer um mochilão pela Europa no verão e realizar o sonho de conhecer Los Roques (em uma viagem que, acreditem, gastei 2.000 reais mais 8.000 milhas – sabiam que é possível conhecer paraísos com pouco?).

Tive muuuita sorte. Tanto meu chefe quanto meu diretor entendiam muito bem essa minha paixão por explorar o mundo, e eram dois queridos quando eu pedia pra emendar um feriado e dar uma escapadinha pra algum lugar novo que eu inventava moda de conhecer.

Quando saí da empresa, para fazer um trainee em SP, meu chefe ainda me escreveu um textinho que descreveu mto bem minha paixão e, de certa forma, filosofia de vida. Leia aqui.

Durante esses 5 anos de faculdade e trabalho, resolvi criar um blog de viagem. Devo ter feito uns 5 posts no máximo, falando sobre Buenos Aires, Bariloche e alguns destinos na Bahia. Mas logo fiquei sem tempo: estágio, faculdade e Empresa Jr já eram coisas demais…

Durante todo o tempo na empresa, entretanto, eu sempre comentava com os amigos sobre essa vontade de unir tecnologia e turismo e trabalhar nesse meio. “Eu queria mesmo era ter um site de recomendação de destinos. Tem tanta gente que quer viajar e não sabe pra onde ir..”

O meu negócio era estar ligada à viagens de algum jeito – e se envolvesse alguma ajuda àqueles que querem viajar mais, seria melhor ainda.

Meu sonho sempre foi viver na estrada. Eu poderia sair de casa hoje e ir parando em cada país, aprendendo um novo idioma, ensinando alguma coisa que eu soubesse e descobrindo uma forma de ganhar dinheiro para continuar a viagem. Mas essa coragem nunca apareceu de forma séria e definitiva.

E assim, então, me mudei para SP entrando de cabeça no mundo corporativo. Agora eu era trainee de TI e tinha um futuro promissor!

Mas que futuro promissor era esse se não podia seguir meus sonhos? Que futuro seria esse que não me permitiria fazer o que mais gostava?

Fiquei quase um ano na empresa, sofrendo com dilemas “Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?”, “Realmente poderei viajar apenas uma vez por ano?”

maxresdefault

Eu tinha sido mal acostumada, mesmo. Todo feriado era uma viagem diferente, de Machu Piccho ao Pico da Bandeira, não importava: 3 ou 4 dias eram suficientes pra eu ir ver o mundo. Em minha nova vida de dedicação intensa devido ao trabalho que escolhi, eu teria que abrir mão disso, pelo menos por um tempo. E essa ideia infelizmente – ou felizmente – não me agradava.

Saí da empresa em agosto de 2013. A ideia? Viver o sonho, construir meu site, ajudar as pessoas a viajarem mais, ajudá-las a encontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer, mostrar que é possível viajar com pouco e apresentar os destinos mais maravilhosos para inspirar quem quer que seja a pegar o próximo avião.

Eu poderia ter voltado ao emprego antigo e continuar aquela rotina que funcionava muito bem. Mas há muito o bichinho do turismo me incomodava, e eu resolvi tentar a sorte no ramo.

Criei o VamosPraOnde no escuro. E graças a vocês – que são na verdade quem eu gostaria de ajudar a viajar mais – eu viajo mais.

Hehehe interessante, ne?

O VamosPraOnde se tornou um blog de viagem referência no turismo brasileiro. Em menos de dois anos ajudamos e inspiramos mais de 200.000 brasileiros a rodar o mundo, aproveitando feriados, finais de semana e a economizar sempre que possível para viajar mais.

Devido a esse crescimento rápido e os bons comentários que recebemos de vocês, despertamos o interesse de empresas relacionadas ao turismo e logo hotéis e agências estavam nos procurando para fazer o convite de conhecê-los.

Recusei alguns mas aceitei vários. Tive a oportunidade de me hospedar no maravilhoso Villa Honegg na Suíça, de mergulhar em Curaçao, de pular de Bungee Jump em Vancouver, esquiar no Lake Louise e por aí vai. Sonhos que tinha há muito se realizaram com muito trabalho e dedicação.

 

Mas que trabalho é esse mesmo? Um Blog?

 

Trabalho basicamente com marketing digital (divulgação de empresas, fortalecimento de marcas, branding) e dando suporte aos viajantes. Às vezes não parece, mas ter um blog ou uma marca, tirar e editar fotos, gravar vídeos, escrever matérias, elaborar material e planejar viagens – minhas e de vocês – dá um trabalhão. Recebo muitos e-mails, muitos pedidos de ajuda, muitas solicitações, e preciso responder e atender a todos – sem receber nada $ – para manter a boa reputação e o bom funcionamento do blog. E respondo mesmo, e com gosto, porque amo o que faço. Estou vivendo o sonho, né?

Os posts no blog do Vamos são os mais detalhados possível para ajudá-los ao máximo na decisão do destino. Coloco mapas, rotas, preços, tabela de clima e por aí vai…

Eu não tenho um salário fixo mensal pra isso (apesar de que adoraria ter um hehe) e talvez estivesse com uma conta bancária mais gordinha se ainda estivesse no mundo corporativo. Mas a caixinha das experiências, dos sonhos alcançados.. Essa com certeza não estaria nem com 10% do que tenho hoje. E pra mim, essa é a verdadeira riqueza que me realiza. Que me move.

Hoje viajo muito por causa de press trips e convites em geral. Não teria dinheiro para bancar todo esse “luxo” de rodar o mundo com tanta frequência, vivendo experiências tão únicas. Não consegui juntar tanto assim durante meus empregos convencionais e hoje, com 2 anos de blog, ainda não alcancei a renda que tenho como objetivo – afinal todo mundo precisa de dinheiro né?! Mas sei que uma hora vou chegar lá!

Estou no caminho certo e não desisto!

Curioso como as coisas são..
Acho que “milagres” realmente acontecem quando seguimos nossos sonhos!

Atualização 2019: e acontecem mesmo. Já comemorei 5 anos de blog, de uma vida de sonhos. Claro que – como todo trabalho – também me deparei com o lado negativo disso tudo. Mas faz parte. Sigo feliz, realizada! E muito contente por ver de onde saí e onde cheguei. Hoje sou muito feliz com a renda que alcancei, que o blog me permitiu ter, que vocês me ajudaram a conquistar. Sou também muito feliz em poder fazer de qualquer lugar minha casa, meu escritório. Ser dona do meu próprio negócio!

Se você tem interesse em ter um trabalho como o meu, não deixei de ler o material que escrevi “Blog como Negócio” – um manual de como tudo acontece, com meus erros, acertos, aprendizados e estratégia pra poder monetizar, viajar e alcançar essa vida de blogueira de viagem.

Quer ver essa história em vídeo? Assista esse bate-papo sobre como tudo começou!

 

 

mochila_02

O VamosPraOnde nasceu em agosto de 2013 com o objetivo de apresentar muitas maravilhas do mundo e trazê-las, de alguma forma, para mais perto de vocês. Obrigada de coração por me ajudarem a realizar o meu sonho<3.

fim do conteúdo do post

E pra você que chegou aqui por agora – quer acompanhar minhas viagens em tempo real?

É são seguir o VamosPraOnde nas redes sociais!
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Os stories são demais <3 (modéstia à parte, rs).  Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar o FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que uso no planejamento de minhas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, site para identificar o melhor assento do avião, para fazer conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e eu uso MESMO!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde
  • MARILIN BATISTA DA SILVA FERREIRA
    16 de agosto de 2019

    Quel, ainda não recebi o link pra download. Pode me enviar por favor??

    • Raquel Furtado
      MARILIN BATISTA DA SILVA FERREIRA
      20 de agosto de 2019

      Oi Marilin, eu te enviei por email no dia 17/08 😉
      Você recebeu? Beijos

  • Marcia
    27 de março de 2019

    Sua fã! Parabéns e obrigada por nos inspirar!

  • Mayara Greggio
    17 de outubro de 2017

    Parabéens pela sua história e muuito sucesso e felicidade ao longo do caminho!!
    Vários destinos que decidi foram baseados em seus posts.. =) Abraçoo!

  • Christopher
    16 de junho de 2017

    Parabéns, história realmente inspiradora. Espero que continue com o sucesso pq seus posts ajudam e inspiram muita gente !!!!!!!

  • Patricia
    15 de junho de 2017

    Mas é um doce de pessoinha essa Quel…….

  • Bruno
    5 de junho de 2017

    Raquel , o que é o press trip ? Minha história tem que se construído muito parecido com a sua. Obrigado pela inspiração.

    • Raquel Furtado
      Bruno
      9 de junho de 2017

      Oi Bruno,

      Press Trips são viagens organizadas por um hotel, secretaria de turismo de um destino, companhia aérea ou alguma “organização” que tenha interesse em divulgar seus serviços/propriedades/destinos.
      São viagens já montadinhas (aéreo-roteiro-hotel-resyaurante..) oferecidas a blogueiros, jornalistas ou personalidades com o intuito de divulgação!

      Beijos

  • Aline Lozano
    22 de fevereiro de 2017

    Olá Raquel tudo bem?
    Suas fotos são lindas e vídeos breathtaking.. gostaria de saber qual equipamento vc usa? Para fotos e vídeos, qual programa na edição? Tem algum lugar que vc já falou a respeito? Obrigada desde já!!

    • Raquel Furtado
      Aline Lozano
      22 de fevereiro de 2017

      Oi Aline!! Eu uso uma cânon 6D, uma Sony 6000 (menorzinha), a Gopro 4 silver e o celular (iPhone 7 Plus, que faz aquele efeito no fundo). Obrigada pelo elogio 🙂

  • Cinthia
    20 de fevereiro de 2017

    Raquel,

    Sigo o “Vamos” no instagram e você tem falado muito de entrar aqui e ver como tudo começou… bom, cá estou…por trás de toda essa história linda, vejo uma menina/mulher muito forte, verdadeira e humana. Quem te segue vê o quanto você tem paixão pelo que faz pois passa as informações pra gente sempre com muito carinho na fala…eu adoro!!! Eu já escrevi algo semelhante no insta, mas digo aqui também, o que me faz seguir o “Vamos” além das informações serem ótimas, o blog ser muito bom, etc, mas o principal motivo é seu carisma, sua empatia, o amor pela natureza, pela vida, pelo próximo, pelas pequenas coisas, a gratidão e amor que você coloca em tudo o que está diante dos teus olhos e o sorriso sempre carinhoso e acolhedor!! Quando você estava filmando o Blue Hole, eu fiquei emocionada pois imaginei a sua emoção naquele momento, pois imagino o quanto você estava se sentindo grata por tudo aquilo!! Parabéns novamente!!! Torço muito por você!!

    • Raquel Furtado
      Cinthia
      21 de fevereiro de 2017

      Ainnnn… me emocionei eheheheh Muito obrigada pelas palavras tão carinhosas, você não sabe como me encheu de alegria! Que toda essa torcida linda por mim, chegue em dobro, triplo, em um milhão pra você eheheh Obrigada, obrigada!

  • Iara lucia melo
    20 de novembro de 2016

    Gostaria de acompanhar seu blog como faco?

  • Nelson Godoy
    11 de outubro de 2016

    Oi, Raquel, eu ja te sigo desde inicio de 2014 aqui e nas redes sociais, porém só agora estou lendo esse post seu, mais porque ultimamente você tem falado e respondido “sobre” o seu trabalho que parei aqui para ler.
    Como também sou formado em TI, nunca me liguei em como você “ganhava a vida” para viajar tanto, ja que sempre imaginei que era com o blog mesmo.
    Eu sou apaixonado por viagens também e herdando a paixão do meu pai, conheci com ele todo o BR de cabo a rabo, tudo de carro curtindo a vida. Fiz isso até os meus 16 anos, quando mudei com minha mãe para Salvador (minha paixão), saindo de SP.
    Com 17 anos tive a oportunidade de fazer faculdade de TI na Australia, fiz todos os testes, exames etc etc e fui aprovado em tudo, porém não consegui levantar a grana necessária e fiquei por aqui mesmo.

    A partir dai, sem grana e tendo que pagar a faculdade, continuei minha paixão, mas agora acampando entre BA e SE.
    Nesse meio tempo conheci minha esposa e tive o primogênito, onde tive que dar upgrade nas prioridades e as viagens ficaram um pouco distantes durante 7 anos.

    Depois disso voltei com tudo, trabalho é verdade, mas viajo sempre em feriados pelo BR e nas férias de 30 dias pelo mundo.

    Ah, não tenho blog nem nada, mas ajudo muito no Tripadvisor e acredito que é uma grande ajuda para os demais viajantes desse mundão.

    Adoro seu trabalho. Boa sorte e muitas viagens pela frente.

  • Anderson Damasceno
    8 de outubro de 2016

    Que história bacana. Boa sorte!!

  • Gabi Kuhni
    3 de outubro de 2016

    Raquel,
    Me identifiquei muito com a sua história… De ter dentro da gente aquela vontade de sair do convencional e buscar fazer aquilo que mais ama. Eu ralei muuuito pra passar no vestibular da tao sonhada medicina, me formei em Recife, suei de novo pra conquistar minha vaga de residencia médica, cursei otorrinolaringologia por 3 anos, fiz outra residencia (Medicina do Sono) e hoje trabalho em SP, onde vim morar com meu marido, tendo que pra isso encarar um mercado já bem lotado de bons especialistas e onde ninguem me conhece… enfim, esse comentario chega a ser um desabafo, porque me identifiquei ctg qnd vc diz que lá no fundo o bichinho do turismo grita, quando me pedem dicas de viagens, dá vontade de passar o dia pesquisando e escrevendo minhas experiencias. O que nao posso fazer, ja que preciso trabalhar… É isso de tentar fazer o que mais gosta aliado ao trabalho… um sonho! Não que nao goste do que faço, mas sinto que falta algo, chega a ser triste dizer isso depois de tanta batalha…

    Criei o instagram @rgdomundo há 7 meses com o objetivo de fazer um album com nossas fotos (minhas e do meu marido, casei com um cara tambem viciado em viagens!! hahaha) e postar dicas, o que nao cabia tanto no insta pessoal…

    Voltei agora do atacama e vi que vc tb voltou agora de la, daí tive curiosidade de visitar seu blog… Voltei com o coração dizendo que eu devia criar um, mas não sei por onde começar!! Pensei em fazer um curso de web design… existe isso? Vale a pena? Infelizmente minha formação nao tem absolutamente nada a ver com essa area, que gostaria de me jogar! kkkk

    Você pode me dar alguma dica de como crescer no ramo, como começar o blog e etc.? Gosto muito do seu trabalho, adorei seu insta e seu blog! Obrigada por compartilhar um pouco conosco e espero que vc tenha muito sucesso e viaje muitooo!!

    Bjos

  • Lucila
    7 de agosto de 2016

    Raquel, seguir os sonhos e trabalhar com o que a gente gosta com certeza é o melhor trabalho do mundo. Também amo viajar e adoro inspirar e ajudar outros viajantes. Parabéns por ter tido coragem de sair do tradicional e pelo seu blog.

  • Carla Borges
    4 de julho de 2016

    Oi Raquel…conheci seu blog ano passado quando estava pesquisando minha viagem a Sardenha, você e a Fabi do Loucos por viagem foram as que me ajudaram a escolher cada lugar conheci na ilha. Realmente lá é o paraíso na terra…comprei até um colchão inflável pink mas acabei esquecendo-o no carro e só me dei conta quando cheguei na praia de Cala Coticcio, impossível voltar pra pegar né kkkkkk
    Recentemente entrei no snapchat e passei a seguir só blogueiros de viagem e te achei…fiquei encantada com sua alegria e seu jeito simples de explicar cada nova descoberta em suas andanças por aí.
    Estou acompanhando e tentando decidir qual o próximo destino mas tá difícil, são muitas opções e cada lugar novo que você mostra eu penso: – Acho que é isso!! kkk
    Feliz você que tão nova sabe realmente o que quer e decidiu seguir seu sonho. Parabéns!!! Vou por aqui viajando com você e esperando minhas próximas férias.
    Beijos

  • Debora Brazil
    31 de maio de 2016

    Olá querida amei seu blog e conhecer um pouco de sua história! Super beijo.
    Lindas fotos, ótimos posts e dicas. Uau quanta coisa boa. Já estou seguindo você e fico feliz por existir blogs como o seu que auxiliam em nossas viagens hahah.
    Bye bye

  • Beatriz leme
    8 de abril de 2016

    Amei amei, muita admiração por você por ser corajosa de tentar e arriscar por um sonho, todos deviam fazer isso afinal melhor viver com pouco mas feliz né 🙂 torço muito por você e se depender de mim te seguirei sempre pois seu blog, Instagram e snap são perfeitos e completos rs, só está faltando um canal no YouTube com os vídeos de viagens hein hahahahaha.

  • Carlos Gomes
    26 de fevereiro de 2016

    Parabéns pelo relato e pelo sucesso. Isso tudo é fruto de muito amor pelo que faz e se dedica. Creio que quando temos objetivos e foco conseguimos o que queremos. O Vamos pra Onde é assim, um lugar para nos inspirar novos lugares. Parabéns Raquel

  • Ana Carolina Jardim
    26 de fevereiro de 2016

    Raquel,

    Me identifiquei com a sua história 100%, caminhamos exatamente pelo mesmo caminho até ser picado pelo bichinho da viagem. Criei o instagram @fazendoamala há pouco tempo com o mesmo objetivo que você. Infelizmente ainda tenho que viver a rotina de escritório e seguindo o lema de trabalhar para viver. Você pode me dar alguma dica de como crescer no ramo, conseguir patrocinadores e etc.? De qualquer forma, vale ressaltar que amo o seu trabalho. Obrigada por compartilhar um pouco conosco.

    • Raquel Furtado
      Ana Carolina Jardim
      26 de fevereiro de 2016

      Oi Ana! Obrigada pela mensagem 🙂

      Eu também ainda estou na luta pra aprender muita coisa.. Patrocinadores então ainda é um sonho, mas posso super te ajudar com o que já aprendi até agora! Me manda um email! Você mora no Rio? Um beijo!

      • Ana Carolina Jardim
        Raquel Furtado
        29 de fevereiro de 2016

        Vou enviar o e-mail agora. Muito obrigada mesmo. Qualquer ajuda vai ser mais do que válido. Sou de BH 🙂

  • Juliana
    21 de janeiro de 2016

    Oi Raquel!
    Também sou mineira, de Belo Horizonte… Acabei de descobrir seu blog por comentário de uma leitura sua no perfil de outra viajante. Humm, comecei a viajar há pouco tempo, sério!! por n motivos. Realmente o financeiro conta muito. Cada $$ faz diferença. Também prefiro uma viagem mil vezes a outra coisa. Mas ter um trabalho que é viajar deve ser demais! Bem, o meu é mega convencional e sim, só em férias ou feriado. Tenho que aprender muito. Só sei que fico louca com essas fotos dos viajantes que acompanho. Que vício!!! Ai que vontade de ganhar na mega 😉 Bye!

  • ju
    21 de janeiro de 2016

    Raquel, parabéns para vc e seu companheiro! Desejo de coracao a vcs muitas felicidades ! Que vc continue sempre realizando os seus sonhos, gostei muito da sua sinceridade!

  • Rafaela
    16 de janeiro de 2016

    Quel, foi realmente um post muito esclarecedor para todos os seus leitores.
    Bem, desejo-lhe sorte e espero poder colaborar aqui algum dia, morando no mundo e passeando em casa.
    Sou tua leitora/espectadora assídua nas redes sociais e desejo-te sucesso.
    Se vier para o nordeste, estamos por aqui.

    Grande abraço!
    Rafa Inácio.

  • M.Rubens Xavier
    8 de novembro de 2015

    Daora sua história, também me perguntei varias vezes e a cada post seu como você com pouca idade, viaja tanto. Mas fica outra pergunta, tem um acompanhante que está sempre com você, esse também tem a mesma história? hehehe!!!

  • Mariana Campeão Rocha
    5 de setembro de 2015

    Oi, Quel.. já te sigo um tempinho no insta e no snap e sempre tive a curiosidade de saber como funcionava essa sua rotina e como trabalhava com isso e esse post foi maravilhoso; parabéns pela dedicação e determinação que você tem em seguir seus sonhos!
    Eu tenho quase 21 anos e inicio do ano que vem me formo em administração aqui na UFAM, amo viajar, conhecer novas pessoas, novas culturas, já pensei muitas vezes em trabalhar com algo relacionado a isso, já disse pra um amigo que queria ser uma “blogueira” de viagem assim como você hahah, enfim tenho vontade de fazer um intercambio depois de terminar a faculdade para aprimorar meu ingles e já pensei em pedir de presente de formatura dinheiro para viajar. hehe. Eu só não curto a distancia que Manaus tem para outras cidades, taaao longe e as passagens taao caras :((( kkkk.
    Meus pais são caretas, sabe?! gostam de ter os filhos preso, não gostam de ver a gnt(eu e meus irmaos) longe, essas coisas… Com o seu post, eu percebi que preciso ter mais foco no que quero e realmente economizar,sempre vou lembrar dessas suas palavras e levarei comigo!
    Obrigada pela inspiração diária que vc transmite, seja nas fotos,ou videos no snap.. Espero um dia ter o prazer em conhecê-la, beijao! Fica com Deus!

  • Débora Regina Benvenutti
    4 de setembro de 2015

    Querida Raquel, queria ter sua coragem haha. Sou muito parecida contigo, no aspecto “presente em forma de viagens, economizar tudo para viajar…”
    E eu também levo uma vida, como você tinha, que toda folga que dá é “mochila nas costas”.

    Amo viajar e seu site é uma inspiração para mim, além também de me fornecer muitas dicas interessantes!! O seu trabalho é impecável, lindo e cheio de amor, dá de sentir!
    Sucesso sempre e que seus objetivos sejam alcançados cada vez mais.

  • Bárbara Vidal
    19 de agosto de 2015

    Quel,
    Confesso que cheguei até essa página pelo google:”Como o VamospraOnde ganha dinheiro”. E a explicação não poderia ter sido melhor!! Fui atrás dessa pergunta porque sempre quis ter um blog, sempre fui apaixonada por viagens, por escrever e sempre fiz as maiores economias só para poder viajar. Troco jantares em restaurante