Vamos Pra Onde?

/

Tudo sobre Paris: o caracol, os bairros, roteiros e hotéis

paris

Ah… Paris! É difícil encontrar alguém que ainda não tenha se apaixonado pela capital francesa. Digo “ainda” pois não existe a possibilidade de não se apaixonar. Que seja por um dia, que seja pelo Sena, pela Torre Eiffel (principalmente vista do Trocadero <3) ou pela culinária, a gente se apaixona. Eu arriscaria dizer que Paris encanta simplesmente por ser Paris, por carregar tanta história, tanta beleza e tanta cultura. Mas há mais. Há aquele cantinho que o visitante mais dedicado descobre, há aquela pintura que o olhar mais atento enxerga… e há sempre uma novidade que os apaixonados não tardam em encontrar. Paris sempre se renova e sempre se mantém: não perde o charme histórico – principalmente para os olhos daqueles que a visitam pela primeira vez – e não deixa de trazer surpresas, que conquistam ainda mais os visitantes experientes. É um ciclo vicioso. Paris sempre pede um retorno. E a gente obedece… Ah… Paris!

Tive a oportunidade de visitar a cidade duas vezes (atualização 5/10) cinco vezes, duas no verão, uma na primavera e duas no inverno. Em julho, passei uma semana; em junho, 2 dias; e no período mais frio, a experiência mais longa foi de 2 meses, para um curso de francês. Foi quando, mais que sobre a língua, eu aprendi sobre Paris. E me apaixonei.

Paris: Um Guia Completo

Entender Paris é simples. Entretanto, para quem ainda não conhece a cidade e vai visitá-la pela primeira vez, pode parecer complicado. São tantos bairros, linhas de metrô e preços variados de hospedagem que a gente pode mesmo ficar confuso! Resolvi escrever alguns textos aqui no blog para facilitar a viagem de vocês a esse lugarzinho tão especial. Tenho certeza que consigo ajudá-los a entenderem o mapa da cidade, os bairros, os melhores locais para hospedagens, as atrações mais incríveis (com o guia o que fazer em Paris) e os arredores que merecem um bate-e-volta ou alguns pernoites.

Esse texto é principalmente sobre como Paris é estruturada: quais são os principais arrondissement e suas características? Assim, vamos auxiliá-los na identificação da melhor localização pra sua hospedagem!

Leia mais em:

Paris no Mapa

Mapa Paris

 


Entendendo Paris

O Caracol de Paris: Como a cidade é organizada

Bom, vamos lá: Paris é divida em bairros (quartier, em francês) como toda cidade – mas recebe ainda uma divisão mais geral. Essa divisão facilita bastante a escolha de hospedagens e dos lugares para visitar. São os  chamados arrondissements. 

Existem 20 arrondissements em ParisA numeração parte do centro geográfico da cidade, começando na margem superior ao Sena, e seguindo em espiral no sentido horário, parecendo um caracol. Os lugares mais distantes do centro são aqueles mais próximos ao número 20. Estes apresentam opções reduzidas de transporte público. Veja abaixo:

 

Mapa turístico Paris

Dica: Os códigos postais (CEP) de Paris seguem essa mesma lógica. Começam sempre por 750 e terminam com os dois algarismos do arrondissement onde o endereço está localizado. O Museu D’Orsay, por exemplo, possui o código 75007, portanto sabemos que ele está no 7ème. Na hora de escolher sua hospedagem, a dica é verificar o código postal do hotel.

 

Os principais arrondissements de Paris

Os quatro principais arrondissements à margem direita do Sena: 1º, 2º, 3º e 4º 

1er arrondissement de Paris

Características: O primeiro arrondissement é o centro geográfico da cidade.

O que encontrar: O Louvre, o Palais Royal, o Palais de Justice e as ilhas Cité (onde está a Catedral Notre-Dame) e Saint Louis (lindinha), dentro do Sena. O arrondissement engloba tanto o quartier Les Halles quanto o quartier Montorgueil (círculo vermelho no mapa abaixo).

 

Mapa 1er arrondissement

 

Dica: O Jardim de Tuileries é um ótimo local para um café da manhã de domingo. A Rue Saint Honoré é uma das principais ruas desse arrondissement. A famosa Rue de Rivoli (indicada com um pin vermelho) também está por lá – e segue até o 4eme arrondissement. A Rue Montorgueil, cercada por cafés, bares e restaurantes, merece destaque. Ela segue até o 2eme arrondissement.

Hospedagem: Não é tããão comum se hospedar por aí, mas existem algumas ótimas opções de hotéis:

Hotéis no 1er arrondissement de Paris:

3 estrelas:
  • Le Relais Saint-Honoré: pequeno butique hotel. Ambiente tranquilo, com equipe super atenciosa. Diárias a partir de 160 euros / noite para 2 pessoas
4 estrelas:
  • Hotel Molière: está ha 2 minutos do Louvre e do Jardin des Tuileries. Rua calma no coração da cidade. Muito confortável. Diárias a partir de 210 euros / noite para 2 pessoas
5 estrelas:
  • Le Burgundy: maravilhoso com equipe excelente e ótima localização. Diárias a partir de 380euros / noite para 2 pessoas

As Ilhas de Paris

As ilhas dentro do Sena são chamadas Île St. Louis e Île de la Cité. É nessa segunda, e maior das duas, que dizem vermos a história de Paris. Nela está localizada a incrível catedral de Notre Dame. As duas são bem pequenas e a facilidade de se caminhar por elas é enorme. A região é muito charmosa e por lá existem várias lojinhas e cafés. A comunicação com as margens do Sena (e entre si) se dá por meio de pontes.

 


titulo 2 paris

Características: O 2˚ arrondissement (deuxi`eme) é um distrito comercial, que abriga o prédio da Bolsa de Valores. Ali também está a Biblioteca Nacional da França.

Hospedagem: Não é tão comum escolher a região como opção de hospedagem. Ela é inclusive um pouco subestimada e pouco explorada pelos turistas. Seu ponto principal, eu diria, é o quartier Montorgueil, que também pertence o 1’er.

 


titulo 4 paris

Características: Os 3˚ e 4˚ arrondissements (troisième e quatrième) são os que abrigam o famoso quartier Marais (indicado pela linha pontilhada no mapa abaixo). A região é super viva e reúne jovens e vários pubs da cidadeEm linhas gerais, o 4˚ arrondissement é conhecido como Marais e o , como Alto Marais (Haut Marais em francês). 

Hospedagem: O Marais é um dos bairros mais procurados de Paris, por ser alegre, descontraído e diverso.

Hotéis no 3eme arrondissements de Paris:

Apart Hotel:
  • 1er Étage Marais: combina combina o conforto de um hotel sofisticado e o charme de um autêntico apartamento parisiense. Diárias a partir de 240 euros / noite para 2 pessoas com café da manhã incluído
3 estrelas:
  • Les Tournelles: Atendimento excelente e ótimo café da manhã. Diárias a partir de 280 euros / noite para 2 pessoas
5 estrelas:
  • Hotel Dupond-Smith: Hotel maravilhoso!!!! Diárias a partir de 410 euros / noite para 2 pessoas

O que ver: A principal atração turística do bairro é a Place des Vosges, a mais antiga praça planejada da cidade, responsável por atrair turistas de todo o mundo para a região. O Musée Carnavalet, dedicado à história da cidade, também se encontra ali. 

Dica: A Rue Vielle du Temple é a principal rua da região e liga o Marais ao Alto Marais. Nela estão ótimos restaurantes e cafés. Se hospedar por aí é uma opção excelente, principalmente se você busca algo movimentado e mais jovem.

 

Mapa Le Marais

 


Os três principais arrondissements à margem esquerda do Sena: 5º, 6º e 7o. 

titulo 5 paris

Características: Entrando na margem esquerda do Sena, temos o 5o arrondissement (cinqui`eme), que abriga o Quartier Latin. O Quartier Latin não é um bairro propriamente dito, mas uma ampla região que engloba o 5’eme e uma parte do 6’eme. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas.

O que ver: O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Além dela, há o Panthéon, as Arènes de Lutèce, o Museu Nacional da Idade Média (Musée national du Moyen Âge) e o Instituto do Mundo Árabe para se visitar. É uma região super interessante!

Hospedagem: Há quem prefira se hospedar no Quartier Latin por causa da proximidade com o Jardim de Luxemburgo.

Dica: Nele também está a Rue Mouffetard, que já teve seus dias de glória mas hoje concentra endereços destinados ao turismo e restaurantes “pega turista”. Não deixe de conhecê-la, entretanto. Esse cantinho de Paris é agradável e possui um aspecto de cidade do interior.

Hotéis no 5eme arrondissements de Paris:

4 estrelas:
  • Hotel Monge: pequeno e charmoso Boutique Hotel. Diárias a partir de 200 euros / noite para 2 pessoas

 


titulo 6 paris

Características: O 6o arrondissement (sixième) é o bairro mais caro e elitista, com o Palais du Luxembourg e o Boulevard Saint-Germain (região cheia de bistrôs, restaurantes e charme das antigas). É a minha região preferida. Acho a cara de Paris! O comércio desta região é sofisticado, existem lojas excelentes e vários hotéis de charme.

5o e 6o arrondissement mapa

 

Hospedagem: É uma excelente região para quem procura mais elegância. Os hotéis por aqui são realmente mais caros, mas acho que vale a pena ficar em Saint-Germain pelo menos em alguma ida a Paris. Na primeira, então, deixará a viagem ainda mais especial.

Hotéis no 6eme arrondissements de Paris:

3 estrelas:
  • Millésime Hotel: Pequeno e charmoso hotel. Diárias a partir de 180 euros / noite para 2 pessoas
4 estrelas:

 


titulo 7 paris

Características: O 7o arrondissement (septième) é também muito requintado e abriga a Torre Eiffel, o Champs-de-Mars (misto de parque e jardim onde jovens fazem piquenique nos dias mais quentes), o Hôtel des Invalides e os museus D’Orsay, Rodin e du Quai Branly.

Hospedagem: Recomendada para quem não quer ficar no burburinho super turístico e busca uma acomodação bem pertinho da torre. Na região há opções de hotéis mais modernos, o que pode ser um critério interessante a considerar.

se liga na dica!

Seguro Viagem

Aproveitando as dicas: faça a cotação do seu seguro viagem na SegurosPromo. Uso SEMPRE essa empresa, indico para todos amigos e familiares e ainda tenho um cupom de 5% de desconto: VAMOSPRAONDE5. A França é um dos países que assinou o Tratado de Schengen – então o seguro viagem por lá é obrigatório. Você pode escolher o seguro com o melhor preço – desde que apólice do seguro seja de no mínimo 30 mil euros. Nesse site, quando você indica que o destino é EUROPA, ele já filtra as opções e apresenta apenas seguros que cumprem essa regra.
gostou da dica?

Outras regiões turísticas mas não tão centrais: o 8o, o 9o e o 18o arrondissement.

titulo 8 paris

Características:8o arrondissement engloba o bairro da Champs-Élysées que já apresenta sua avenida mais famosa. Por si só, ela é uma bela atração da cidade, repleta de lojas de super-marcas francesas e mundiais. Em uma de suas pontas está outro marco de Paris: o Arco do Triunfo. Há ainda a Ponte Alexandre III, considerado por muitos a mais bonita das muitas pontes que ligam as duas margens do Sena.

Hotéis no 18eme arrondissements de Paris:

3 estrelas:
4 estrelas:

 


titulo 9 paris

Características: O comércio também é o forte do 9ème arrondissement, por conta das gigantescas lojas de departamento Galeries Lafayette e Printemps. A região ainda abriga Pigalle (aos pés do bairro Montmatre), área com cabarés e sex shops. É na praça Pigale que se encontra o cabaré Moulin Rouge. Não indicamos a região para hospedagem, há lugares mais centrais e mais charmosos!

 


titulo 18 paris

Características: No 18o arrondissement (dix-huitième) está a Basílica de Sacré-Coeur. Ali há uma enorme concentração de lojas de souvenirs. A região é bem próxima a Montmartre, na divisa com o 9o arrondissement. Não é uma região muito aconselhada para hospedagem.

 

 


Os outros arrondissements:

No 10ème (dixième) é onde se encontram duas importantes estações de trem, as gares de l’Est e du Nord.

O 11ème (onzième) é um bairro residencial, o mais povoado de Paris. As atrações são a Place de la Bastille e a Opéra Bastille. É um bom local para conhecer a vida noturna parisiense.

O 12o arrondissement (douzième) é uma parte um pouco menos conhecida da cidade, que abriga casas históricas, a estação de trem Gare de Lyon e um enorme parque conhecido como o “pulmão de Paris”.

No 16o arrondissement (16`eme ou seizième) o destaque é Trocadero, uma das mais belas vistas da Torre Eiffel

Obs12ème, 13ème, 14ème, 15ème, 17ème, 19ème e 20ème são todos bairros residenciais.

e tem mais dica!

Chip internacional

Quer mais uma dica?  Ter internet no seu celular durante uma viagem ao exterior pode ajudar MUITO! Principalmente para o uso de mapas, GPS e WhatsApp. Recomendamos o chip da EasySim4U– um chip internacional pré-pago que você compra no Brasil e o recebe em casa. Já embarca no avião com essa questão resolvida. Ele funciona em mais de 140 países (operadora TMobile). Para a Europa, a operadora que disponibilizam é a Orange – e a velocidade da internet é excelente. Clique aqui para saber como comprar o chip de internet ilimitada da EasySim4U. Clique aqui para ir direto ao site da empresa.

 Gostou dessa dica também?

E o nosso Guia sobre Paris vai chegando ao fim…

Dos vários bairros existentes, pelos menos três não podem ficar de fora do roteiro. Eles são bem diferentes entre si e mostram as diversas faces de Paris.Se você tem poucos dias na cidade, opte por conhecê-los:

  • Marais é o centro da vida alternativa da cidade, com bares e restaurantes de carácter cosmopolita e moderno.
  • Montmartre, logo atrás da Basílica de Sacre Coeur, é o bairro dos pintores, repleto de criatividade e de lojas de antiguidades. Nele está o popular café onde trabalhava a Amélie Poulain (quem já viu o filme?!).
  • E finalmente o Quartier Latin, que é o bairro universitário por excelência e zona ilustre e tipicamente literária de St. Germain.

Mas claro, você não vai deixar de visitar os pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Louvre e Notre Dame, então consequentemente conhecerá outras áreas  também.

Resumo sobre onde ficar em Paris

Para hospedagens há quem goste da região do Etoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées. Ou da Bastille, um área muito jovem e animada que conta com o boulevard Beaumarchais. Há também quem prefira a região de Madeleine e Opera, um dos centros da gastronomia chic de Paris. Há ainda os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain.

Se a preferência for a margem esquerda do Sena, a gente indicaria algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência for pela margem direita, opte pelo Marais!

 


Ah, Paris…

Paris existe para todos os gostos. Esperamos com esse post ajudá-lo a escolher onde se hospedar e entender um pouquinho mais sobre a organização da cidade. Caminhe bastante, aproveite, explore, e se deixe apaixonar pelo charme francês.

Continue lendo: O que fazer em Paris – um roteiro de 4 dias

fim do conteúdo do post

E.. já que você leu até aqui, que tal acompanhar a gente nas redes sociais?
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que usamos no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e a gente usa MESMO!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde
  • Helena
    14 de junho de 2023

    Adorei seu post, muito bem explicadinho!!

    Parabéns!

    Estive em Paris pela 1a vez há 7 anos… claro que ficou um gostinho de quero mais… me programando para ir em Abr/24.

    Suas dicas foram valiosas para mim.

    Bjos e obrigada!

  • Deborah
    11 de agosto de 2019

    Estou Planejando minha viagem a Paris e estas foram as melhores dicas que encontrei! Obrigadaaaaaaaaaaa 🙂

  • larissa cunha
    22 de junho de 2019

    Olá! Óptimo post! Muito bem explicativo e cheio de curiosidades.
    Gostava de tirar uma dúvida. Reservei para hospedagem o bairro 18eme, mas vi que colocou que não era bom para se hospedar, há algum motivo em específico?

    Obrigada! 🙂

  • Victoria
    10 de junho de 2017

    Nossa gente paris e impresionante ja viajei para la foi

    Paris e muito legal

  • jorge Monteiro
    26 de março de 2017

    blog muito interessante e completo. qual os melhores APP para andar e fazer um roteiro a pé por paris em sistema de offline? como faz os mapas que coloca com o trajeto a pé? bom trabalho e obrigado

  • Maria Barros
    26 de outubro de 2016

    Olá Quel Furtado…. Adorei ler o seu Blog…. Estou indo para Paris na segunda quinzena de novembro e a ansiedade já está batendo forte..rsrs..Devemos ficar uns 15 dias… Acho que já da para se apaixonar não é?Gostei das dicas que vc deu espero aproveita-las bem…Espero depois postar les nouvelles….ok?He..he..he

  • Tania
    27 de junho de 2016

    Adorei seu post. Viajo para Paris final de agosto e suas dicas estão me ajudando muito. Estou procurando um lugar para me hospedar e não posso gastar muito. Super válidos seus comentários. Vou ler todas as outras matérias

  • Mayra
    18 de junho de 2015

    Raquel, olhei as dicas de apartamentos que você postou agorinha no Insta. Como eu consigo achá-los no site do Airb?

    Obrigada!

  • Francisco
    25 de abril de 2014

    Raquel, por acaso você teve a impressão de que a Torre Eiffel, ao se conhecê-la de perto, é muito diferente daquilo que imaginamos sobre ela? É surpreendente, não é?

    • quelfurtado
      Francisco
      19 de agosto de 2014

      Surpreendente! Enorme, incrível! Eu também não imaginava que seria tudo isso 😉

  • Silvia Roberta
    24 de abril de 2014

    Entaaaooo… Paris é linda e tal…mas nao me conquistou como Berlim…como Roma. Nao sei se por ser amplamente divulgada e por toooodo mundo falar dela, ela nao me impactou tanto quanto essas duas cidades. Meu amor por Berlim é tao grande, que antes de ir pra Grécia vou passar 2 dias la, em agosto. Paris? Hum…nao sei se eu voltaria, mas é claro que deve ser incluída em qualquer roteiro…afinal…é Paris!

    • quelfurtado
      Silvia Roberta
      24 de abril de 2014

      Oi Silvia, obrigada pela sua mensagem!

      Ainda não estive em Berlim mas sou louca pra conhecer. Quanto a Roma, fujo à regra e ainda não me encantei por lá. Mas sei que quando voltar isso deve mudar! hehe

      Já Paris, me decepcionei um pouco na primeira vez que fui. mas foi passando 2 meses por lá que acho que entendi bem a cidade.. não sei… realmente me apaixonei!

      Posso te pedir pra voltar e dar uma segunda chance para a cidade? 😉

      Bjos!

      • Silvia Roberta
        quelfurtado
        24 de abril de 2014

        Berlim, pra mim está no topo da parada! Cidade fantastica!

        Nao foi nem decepção o que eu senti por Paris… ela apenas nao me conquistou como deveria. E de pedir, pode hehehehehe. Capaz até de eu voltar la proximo ano, ainda está incerto.

        Quanto a Roma…cidade spetacolare! (provavel que escrevi errado hehehe)

        Ps.: To te acompanhando pelo insta… curto tudo! hehehee

        Bjs.

      • Felipe
        quelfurtado
        24 de abril de 2014

        Berlim é uma das cidades mais encantadoras da Europa… Me conquistou tanto quanto (ou um pouco mais, rs) que Paris. Mas em Paris eu tive que ir numa segunda vez, porque tive um péssima primeira impressão.Já Roma é uma cidade que todos deveriam ir, mas não voltaria por lá… Não sei, não gostei muito. Roma é uma cidade pra visitar uma vez e pronto, como Veneza… Mas isso fica a gosto de cada um. Há quem goste de veneza e não gosta de paris e vice-versa

  • Rosemarie
    23 de abril de 2014

    Já passei uma semana em Paris e voltei depois para passar 3 dias, mas depois de ler esse Post vejo que preciso voltar. Excelente matéria!

    • quelfurtado
      Rosemarie
      23 de abril de 2014

      Obrigada Rosemarie!

      Acho que não tem jeito.. a gente sempre precisa voltar! hehe

  • Fabi @loucosporviagem
    23 de abril de 2014

    Eheheh adorei! Acabei de chegar em Paris…

    • quelfurtado
      Fabi @loucosporviagem
      23 de abril de 2014

      Sério Fabi? Que delícia! Aproveite muito e depois vem dividir as dicas com a gente 🙂
      Bjim!!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Chapada dos Guimarães, MT
Próximo Post
Um paraíso chamado Jericoacoara