Tudo sobre Paris: o caracol, os bairros, roteiros e hotéis

Ah… Paris! É difícil encontrar alguém que ainda não tenha se apaixonado pela capital francesa. Digo “ainda” pois não existe a possibilidade de não se apaixonar. Que seja por um dia, que seja pelo Sena, pela Torre Eiffel (principalmente vista do Trocadero <3) ou pela culinária, a gente se apaixona. Eu arriscaria dizer que Paris encanta simplesmente por ser Paris, por carregar tanta história, tanta beleza e tanta cultura. Mas há mais. Há aquele cantinho que o visitante mais dedicado descobre, há aquela pintura que o olhar mais atento enxerga… e há sempre uma novidade que os apaixonados não tardam em encontrar. Paris sempre se renova e sempre se mantém: não perde o charme histórico – principalmente para os olhos daqueles que a visitam pela primeira vez – e não deixa de trazer surpresas, que conquistam ainda mais os visitantes experientes. É um ciclo vicioso. Paris sempre pede um retorno. E a gente obedece… Ah… Paris!
Tive a oportunidade de visitar a cidade duas vezes (atualização 5/10) cinco vezes, duas no verão, uma na primavera e duas no inverno. Em julho, passei uma semana; em junho, 2 dias; e no período mais frio, a experiência mais longa foi de 2 meses, para um curso de francês. Foi quando, mais que sobre a língua, eu aprendi sobre Paris. E me apaixonei.
Paris: Um Guia Completo
Entender Paris é simples. Entretanto, para quem ainda não conhece a cidade e vai visitá-la pela primeira vez, pode parecer complicado. São tantos bairros, linhas de metrô e preços variados de hospedagem que a gente pode mesmo ficar confuso! Resolvi escrever alguns textos aqui no blog para facilitar a viagem de vocês a esse lugarzinho tão especial. Tenho certeza que consigo ajudá-los a entenderem o mapa da cidade, os bairros, os melhores locais para hospedagens, as atrações mais incríveis (com o guia o que fazer em Paris) e os arredores que merecem um bate-e-volta ou alguns pernoites.
Esse texto é principalmente sobre como Paris é estruturada: quais são os principais arrondissement e suas características? Assim, vamos auxiliá-los na identificação da melhor localização pra sua hospedagem!
Leia mais em:
- O que fazer em Paris
- Onde ficar em Paris
- Onde comer em Paris
- Passeios desde Paris: Normandia completa
- Bate-e-Volta desde Paris: Giverny e Mont Saint Michel
Paris no Mapa
Entendendo Paris
O Caracol de Paris: Como a cidade é organizada
Bom, vamos lá: Paris é divida em bairros (quartier, em francês) como toda cidade – mas recebe ainda uma divisão mais geral. Essa divisão facilita bastante a escolha de hospedagens e dos lugares para visitar. São os chamados arrondissements.
Existem 20 arrondissements em Paris. A numeração parte do centro geográfico da cidade, começando na margem superior ao Sena, e seguindo em espiral no sentido horário, parecendo um caracol. Os lugares mais distantes do centro são aqueles mais próximos ao número 20. Estes apresentam opções reduzidas de transporte público. Veja abaixo:
Dica: Os códigos postais (CEP) de Paris seguem essa mesma lógica. Começam sempre por 750 e terminam com os dois algarismos do arrondissement onde o endereço está localizado. O Museu D’Orsay, por exemplo, possui o código 75007, portanto sabemos que ele está no 7ème. Na hora de escolher sua hospedagem, a dica é verificar o código postal do hotel.
Os principais arrondissements de Paris
Os quatro principais arrondissements à margem direita do Sena: 1º, 2º, 3º e 4º

Características: O primeiro arrondissement é o centro geográfico da cidade.
O que encontrar: O Louvre, o Palais Royal, o Palais de Justice e as ilhas Cité (onde está a Catedral Notre-Dame) e Saint Louis (lindinha), dentro do Sena. O arrondissement engloba tanto o quartier Les Halles quanto o quartier Montorgueil (círculo vermelho no mapa abaixo).
Dica: O Jardim de Tuileries é um ótimo local para um café da manhã de domingo. A Rue Saint Honoré é uma das principais ruas desse arrondissement. A famosa Rue de Rivoli (indicada com um pin vermelho) também está por lá – e segue até o 4eme arrondissement. A Rue Montorgueil, cercada por cafés, bares e restaurantes, merece destaque. Ela segue até o 2eme arrondissement.
Hospedagem: Não é tããão comum se hospedar por aí, mas existem algumas ótimas opções de hotéis:
Hotéis no 1er arrondissement de Paris:
3 estrelas:
- Le Relais Saint-Honoré: pequeno butique hotel. Ambiente tranquilo, com equipe super atenciosa. Diárias a partir de 160 euros / noite para 2 pessoas
4 estrelas:
- Hotel Molière: está ha 2 minutos do Louvre e do Jardin des Tuileries. Rua calma no coração da cidade. Muito confortável. Diárias a partir de 210 euros / noite para 2 pessoas
- Hotel Opéra Richepanse: Quartos amplos e modernos. Diárias a partir de 310 euros / noite para 2 pessoas
5 estrelas:
- Le Burgundy: maravilhoso com equipe excelente e ótima localização. Diárias a partir de 380euros / noite para 2 pessoas
- Grand Hotel du Palais Royal: Luxo!! Diárias a partir de 410 euros / noite para 2 pessoas
As Ilhas de Paris
As ilhas dentro do Sena são chamadas Île St. Louis e Île de la Cité. É nessa segunda, e maior das duas, que dizem vermos a história de Paris. Nela está localizada a incrível catedral de Notre Dame. As duas são bem pequenas e a facilidade de se caminhar por elas é enorme. A região é muito charmosa e por lá existem várias lojinhas e cafés. A comunicação com as margens do Sena (e entre si) se dá por meio de pontes.

Características: O 2˚ arrondissement (deuxi`eme) é um distrito comercial, que abriga o prédio da Bolsa de Valores. Ali também está a Biblioteca Nacional da França.
Hosp