Vamos Pra Onde?

/

O que fazer em Berna: Dicas da incrível capital Suíça

dicas berna: o que fazer

Berna, a capital da Suíça – que não, não é Zurich como muitos pensam – parece ter saído de um conto de fadas. Construções lindas e charmosas são cercadas pelo rio Aare que tem um tom verde-azulado impressionante. No verão, turistas e locais se esbaldam em suas águas, deixando a correnteza os levar (com bóia, bote ou “nada”) ao longo das belezas da cidade. Se você ainda não esteve por lá, pode incluí-la no roteiro. Você não vai se arrepender. E pra deixar sua viagem ainda melhor e mais completa, deixo aqui minhas dicas especiais sobre o que fazer em Berna! Incluindo onde ficar e onde comer! <3 Preparados?

O que fazer em Berna

Berna não é uma cidade grande. Na lista de cidades mais populosas da Suíça, ela aparece em 5º lugar. Muita gente que se hospeda em Zurich, Lucerna ou Interlaken acaba fazendo um bate-e-volta de um dia pra capital – mas eu acho que ela merece mais que isso. Apesar de pequena, há muito o que fazer em Berna (e há muito bate-e-volta legal também), principalmente nos meses mais quentes (junho a setembro).

E é falando exatamente do verão que começo esse post. Compartilhei uma vez no meu instagram um videozinho de um final de semana de agosto que passei por lá – e aproveitei *muito* o rio Aare.

O que fazer em Berna - nadar no rio

Quem me acompanha na rede social foi à loucura! Acho que muita gente não sabia que era possível curtir tanto, assim, o rio.

Então vamos lá, a primeira dica de Berna é:

Aproveitar o rio Aare no verão

Essa é a atividade cartão-postal da cidade. Entrar no rio Aare e deixar a correnteza te levar até um ponto de saída. Queria que todos, todos vocês que me acompanham pudessem ter essa experiência. Primeiro porque é incrível: a cor do rio, a natureza em volta, a transparência da água… Segundo porque é uma atração tão distante da nossa realidade no Brasil que nem parece real, sabe?

O rio Aare é limpíssimo e os beach clubs ali em volta ou as áreas para banho são tão seguras e organizadas que é mesmo difícil acreditar que existem.

Opção 01: Eu optei por entrar no rio pela ponte Schönausteg e sair dele no Marzili. Isso porque o lugar tem uma estrutura linda, é grátis, e a correnteza tem uma velocidade ótima (não é muito lenta, o que dá mais emoção!). No Marzili há um extenso gramado para você relaxar, curtir a paisagem e deixar as suas coisas quando quiser entrar na água. Foi lá que comecei minha caminhada pela margem do rio até a ponte. Voltei com a correnteza. Para um percurso ainda mais longo, entre no Aare na região do camping Eichholz.

Opção 02. Uma parte do rio mais tranquila e com menos correnteza é a Lorraine. Você pode entrar no rio na Altenbergsteg e descer com a correnteza até lá.

Ir até o Gurten Park

Opção maravilhosa para crianças e para adultos! Eu amei o Gurten Park e fui logo depois do meu dia de rio.

Gurten é uma montanha/parque em Berna com um gramadão lindo, super extenso e repleto de árvores. Ela conta com parquinho para as crianças, restaurantes, áreas para piquenique e caminhos para trilhas. Para chegar lá você pode subir caminhando (em torno de 30-40 minutos) ou pegar o funicular Gur-tenbahn (o que fiz).

Você encontra restaurantes lá em cima, mas acho piquenique uma ótima opção também!

Dica: Quando você reserva uma hospedagem em Berna, você recebe um Bern Ticket que te dá acesso gratuito a trams e ônibus da cidade (zonas 100 e 101). Esse ticket também inclui o funicular até o Gurten!

Com crianças e choveu? Vá ao Bimano

O Bimano é um playground indoor para crianças. Acesse o site oficial para saber mais.

Aproveite a vista do Rose Garden

O Rose Garden é pequeno, mas a vista lá de cima é super linda. A subida até lá é um pouco íngrime, mas vale a pena!

Zoológico de Bern e o parque dos Ursos

Eu não sou muito fã de zoológico então essa não é a atração que eu mais recomendo, mas as crianças amam visitar o de Berna. E claro, não posso deixar de mencionar também o parque dos ursos.


Onde ficar em Berna (dicas de hospedagem)

Recomendamos o centro da cidade como o melhor lugar para se hospedar em Berna. É lá que ficam as principais atrações, bem como restaurantes e os principais serviços que você possa precisar. Então, separamos três opções de hotéis no centro de Berna para você avaliar a que mais combina com o seu estilo de viagem.

Belle Epoque Boutique Hotel

Além da decoração do hotel em art noveau, o Belle Epoque Boutique Hotel chama atenção por sua localização (fica bem pertinho ao rio Aare). As diárias para o casal, com café da manhã incluído, saem a partir de 334 CHF.

Hotel Bären am Bundesplatz

Super bem localizado no Centro de Berna, o hotel Bären am Bundesplatz fica pertinho da estação de trem (uma caminhada de aproximadamente 5 minutinhos) e a apenas 2 minutos do Palácio Federal. O quarto para o casal, com café da manhã, fica a partir de 246 CHF.

Restaurant Hotel Rüttihubelbad

Um hotel mais afastado do centro, o Hotel Rüttihubelbad fica a 1km do Aeroporto Bern-Belp. 

O hotel é uma opção mais rústica, mas tem uma vista sem igual e um ótimo custo-benefício para quem está com carro alugado (eles possuem estacionamento privativo sem custo adicional aos hóspedes). Diárias para o casal, com café da manhã, saem a partir de 145 CHF.


Onde comer em Berna (dicas de restaurantes e bares)

A Suíça é o destino perfeito para os amantes de gastronomia e, que tem muitas coisinhas gostosas para comer por lá, imagino que vocês já saibam. Por fazer fronteira com Itália, França e Alemanha, a culinária suíça é bem diversificada, sofrendo referência dos três países. Encontramos em Berna restaurantes de diversos países e é possível encontrar grande variedade para todos os bolsos também. Porém, nessas dicas, vamos nos concentrar em restaurantes para você que quer explorar a gastronomia tradicional suíça e, na capital, não é difícil achar ótimos locais para provar os pratos suíços mais tradicionais. 

Meridiano

Sofisticado e elegante, o Meridiano tem uma vista maravilhosa e um menu excepcional. O preço é um pouco alto, mas a experiência gastronômica e serviço compensam.

Restaurante Harmonie 

Um lugar ótimo para provar um autêntico fondue de queijo suíço. Em 2011, foi reconhecido como o restaurante histórico do ano.

Ottimo

Com um bom custo-benefício, o Ottimo tem valores mais em conta, se comparados a outros restaurantes na Suíça, e sem deixar a desejar no quesito gastronômico.

Tibits

Opção vegetariana e vegana em Berna. O Tibits está em outras cidades suíças como Zurich e Lucerna. A comida é muito saborosa e também é uma opção mais econômica para os padrões suíços.

Monnier Confiserie

Essa confeitaria super charmosa fica no centro histórico de Berna e é uma ótima opção para café da manhã ou chá da tarde. Não deixe de provar os chocolates e doces que são de fabricação própria.

Confiserie Eichenbergeer

Se tem algo pelo o que a Suíça é famosa, são pelos seus chocolates! E não podíamos deixar de indicar aqui um lugar para provar o delicioso chocolate suíço. A Confiserie Eichenberger tem 4 filiais em Berna e nela encontra, além dos chocolates, biscoitos e chás de fabricação própria. Ótima ideia de lembrancinha para quem não dispensa trazer chocolates nas viagens.

E assim, nosso artigo com dicas de Berna chega ao fim

fim do conteúdo do post

Mas e aí? Você já esteve em Berna? Tem alguma dica de viagem pra incluir aqui? Deixe também suas dúvidas ou sugestões nos comentários – vou adorar conversar com você!  

beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde
  • Vivianne
    19 de agosto de 2020

    Oi Raquel, estou indo para Bern, Você pode me dar uma dica de onde sair do rio Aare? Vi que você entrou no Marzili. Achou seguro? Muito obrigada!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Transporte Público na Suíça
Próximo Post
Os 3 melhores lugares para conhecer (e comer!) na Itália