Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

30 de Janeiro de 2019
0 comentários 5719 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros. Passar um final de semana ali foi uma surpresa maravilhosa – arrisco dizer que essa é uma das cidades mais charmosas que conheci aqui. Quando compartilhei minha experiência por lá nos stories do instagram @vamospraonde, todo mundo ficou encantado <3! Então achei que valia o post com minhas dicas por aqui.

St Gallen, Suíça

 

Como Chegar o que fazer

 

St Gallen (em português São Galo, mas todo mundo fala St Gallen, mesmo) é uma cidade universitária com uma população em torno de 70 mil habitantes. Ela é pequenina, charmosa e cercada por montanhas – como um vale, mesmo. O centro histórico é fechado para carros e guarda uma arquitetura linda, além de alguns Patrimônios da Humanidade da UNESCO, como a catedral e a biblioteca da abadia (falo mais sobre eles adiante).

Uma curiosidade extra: ela é conhecida como a cidade das rendas. Seus bordados são inclusive famosos por vestirem muitas celebridades, como a Michele Obama.

 


 

Como Chegar

Como chegar em St Gallen

St Gallen está localizada no nordeste da Suíça, já quase na divisa com a Alemanha e Lichtenstein (um país pequenininho que muita gente nem sabe que existe, rs). A maneira mais comum de visitar a cidade é desde Zurich (a viagem de trem dura pouco mais de uma hora), mas também é possível ir desde Lucerna, para um final de semana, por exemplo. Na volta, recomendo a paradinha em Zurich, que estará praticamente no caminho.

Como ir de Zurich a St Gallen

St Gallen está bem pertinho de Zurich e é super possível fazer um bate-e-volta.

mapa de Zurich a st gallen

A maneira mais fácil de se deslocar entre as cidades é de trem. A estação ferroviária em St Gallen é super central, pertinho do centro antigo. Eu sempre falo que o transporte público na Suíça é extremamente eficiente – dá pra fazer praticamente tudo de trem e ônibus por lá.

Caso você não esteja viajando com um Swiss Travel Pass, você pode comprar o ticket do trem no site oficial da SBB (companhia de transportes da Suíça) ou ainda pelo APP da empresa para celular (que eu recomendo muito que você faça o download – útil para ver horários de trem, também). Outra opção é comprá-lo na própria estação.

No site da SBB, você encontrará algo +- assim. A duração da viagem é de aproximadamente 1h15m e o valor CHF 15.50 um trecho. 

opções de trem de Zurich para st gallen

Como ir de Lucerna a St Gallen

Essa foi a rota que fiz – mas de carro pois estava com um amigo suíço. A viagem durou cerca de 1h40m. De trem, dura em torno de 2 horas.

opções de trem de Lucerna para st gallen

A volta dura praticamente o mesmo tempo e custa o mesmo preço.

 


 

O que fazer

O que fazer em St Gallen

Eu comecei o dia tomando café da manhã do Franz Café. Era um sábado por volta das 9:30-10h e confesso que fiquei impressionada com quão cheio o lugar estava. O café é pequenino e charmoso então não é um cheio que incomoda sabe? Mas me sentei no balcão. Recomendo reservar uma mesinha se vc estiver com mais pessoas. 

Eu pedi um ovo pochet com pão e vegetais (foto acima) por CHF 14 + um chá de limão e gengibre CHF 5.50. 

O lugar entretanto tem varias opções doces e salgadas. Menu só em alemão, mas atendentes falam inglês.

Kafi Franz: Linsebühlstrasse 35, 9000 St.Gallen, Schweiz
Reservas: +41 71 525 34 33

O café está bem perto do centro histórico – que eu estava doida pra conhecer – então essa foi minha próxima parada.

localização do cafe Franz em st gallen, suíça

Centro Histórico de St Gallen

O centro histórico de St Gallen é fechado para carros e tem arquitetura muito charmosa. Uma vez lá, repare nas casas burguesas com sacadas envidraçadas muito bem pintadas. Elas são datadas dos séculos XVI ao XVIII.

A região ainda abriga uma Catedral maravilhosa, com uma biblioteca digna de filme da Bela e a Fera. Na verdade, o pátio todo da abadia foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983. E foi pra lá que eu fui.

pátio da abadia de st gallen

Catedral de St Gallen

Andei então até a Catedral de St Gallen. Gente, não conseguia sair de lá. Uma das igrejas mais bonitas que já fui.

Ela é do século 9, católica com estilo barroco e rococó – cheia de detalhes que, sério, impressionam MUITO!

Uma curiosidade é que em 1526, o prefeito da cidade determinou que St. Gallen deixaria de ser católica para ser Protestante. Mesmo com a mudança, entretanto, a Catedral se manteve católica. Em 1803, St. Gallen voltou à religião original.

Stiftsbibliothek – Biblioteca de St Gallen

Depois segui para a Stiftsbibliothek – que é maravilhosa!!! A entrada custa 12 francos, mas acho que vale a pena. Principalmente se vc gostar de livros e biblioteca <3! Ela é pequena então não fiquei nem 30 minutos lá dentro, acredito, e logo fui almoçar com um amigo na feira em que ele estava trabalhando. 

Ela conta com 170.000 documentos, alguns deles com mil anos de idade!

Café e Chocolateria Kolbener

A tarde, passeei mais um pouco na centro histórico, andei pela rua Multergasse (cheia de lojinhas) e terminei o dia no Café e Chocolateria Kolbener. No frio entrar em cafés é sempre uma ótima opção! Me sentei no balcão com vista pra catedral e vi a lua cheia iluminando o anoitecer. Tão lindo! Dei mta sorte com o tempo nesse dia.

patio da abadia em st gallen

Jantamos na casa de amigos então a dica de restaurante para o jantar eu fico devendo.

Restaurante Vegetariano em St Gallen: Tibits

No dia seguinte almocei no Tibits, que é um buffet vegetariano no mesmo estilo do Titls em Zurich. Ele tem um pouco menos de opção mas mesmo assim eu adorei! Comi muita salada. Uma delicia. Meu prato custou CHF 15.90.

Depois caminhei mais um pouco no centrinho e parei para conhecer o Libertè café and bagel. Achei bem charmoso o lugar! Eles oferecem smoothies e sucos saudáveis tb. Bagels são feitos na hora.

Liberte Café em St Gallen

O dia estava bem frio então fiquei intercalando lugares fechados enquanto passeava um pouquinho vendo a arquitetura charmosa da cidade e as montanhas ao redor (como falei, St Gallen é um vale lindo). 

Encerrei o dia em mais um café, o Blumenmarkt mas no caminho passei por um bar que pareceu bem legal, o Südbar. 

E aí foi hora de voltar pra Lucerna e encerrar meus dias em St. Gallen

E você? Já esteve em St Gallen? Tem dicas para acrescentar ao texto?

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real minhas viagens…

Que tal seguir o Vamos nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das minhas andanças pelo mundo e é meu principal canal de interação com vocês! A página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês me conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que uso no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e que eu uso MESMO!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!