185
roteiros
124
cidades

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Onde ir em Curitiba: saiba o que fazer na cidade

28 de Fevereiro de 2019
0 comentários 1851 visualizações
Carol Dellivenneri
escrito por Carol Dellivenneri

Dizem que dá pra conhecer Curitiba em um final de semana ou num feriadão. Mas, acredite, tem muita atração na capital paranaense que vai preencher seu roteiro por lá. Ficamos 7 dias na cidade e em todos eles fizemos um programa diferente (e olha que ainda ainda faltou lugar pra conhecer)! Tá na dúvida de onde ir em Curitiba? Então monta o seu roteiro junto com a gente nesse post. Não vão faltar parques lindos, museus, restaurantes, bares e cafeterias incríveis no roteiro!

Procurando hospedagem na cidade? Não deixe de ler nosso post Onde Ficar em Curitiba.

 

Onde ir em Curitiba (e onde comer!)

Curitiba é uma cidade muito arborizada e não faltam parques para apreciar, fazer piqueniques ou se divertir em família, inclusive esse parece ser um dos programas prediletos do curitibano aos domingos! Os parques lotam de casais, famílias com crianças e cachorros, pessoas pedalando, andando de skates e patins. Curitiba ainda reserva museus, vistas maravilhosas e restaurantes excelentes (principalmente os italianos). É isso que mostramos por aqui!

O que fazer em Curitiba

Parque Tanguá

O Parque Tanguá é dos principais da cidade. Possui uma construção com duas torres que te faz se sentir em um castelo. Ele é um sucesso entre os turistas! O parque é, também, um dos melhores lugares para se apreciar o por do sol, pois garante uma vista linda da cidade!

Museu Oscar Niemeyer

Se você é aquele turista que curte museus, o MON é parada obrigatória em Curitiba! O Museu Oscar Niemeyer, ou “o Olho” como é popularmente conhecido, é considerado o maior museu de arte da América Latina. Assim como outros projetos do arquiteto Niemeyer, o museu surpreende por si só com sua arquitetura! Eu amo fotografia e adorei tirar fotos dele e de seus detalhes de diferentes ângulos.

Onde Ir em Curitiba: MON

Outra dica legal é almoçar por lá. No térreo funciona o MON Café e eles tem opções de almoço e lanches que são uma delícia!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$20,00

Jardim Botânico de Curitiba

O cartão postal da capital paranaense. O Jardim Botânico é, sem dúvidas, o lugar que você não pode deixar de visitar em Curitiba! Lembra um pouco o Jardim de Luxemburgo, em Paris, e isso não é por acaso. Seu projeto foi mesmo inspirado nos jardins franceses.

Onde Ir em Curitiba, Jardim Botânico de Curitiba

Além de garantir fotos lindas, o Jardim Botânico de Curitiba é perfeito para caminhadas entre as flores enquanto se observa as várias espécies que ficam dentro da estufa.

Ópera de Arame 

Se fosse pra eu apontar o meu lugar preferido, com certeza seria a Ópera de Arame! Me surpreendeu muito!

A Ópera de Arame trata-se de um teatro onde acontecem espetáculos de todos os tipos, do clássico ao popular. Mas o que de fato impressiona é sua arquitetura – de estrutura super singular e seu teto transparente. Além do fato, claro, de estar num local cercado de natureza! O teatro está localizado acima de um lago e colado a um paredão rochoso. Incrível.

A mistura da obra do homem com a natureza é de tirar o fôlego!

Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano me chamou tanta atenção que eu não pude deixar de colocar no roteiro! Logo eu apaixonada por lugares diferentes e que não conheço ainda a Ucrânia. Descobri essa atração pelo no mapa turístico da cidade.

memorial ucraniano um dos lugares onde ir em curitiba

O Memorial Ucraniano se trata de uma pequena capela que é, na verdade, uma réplica da Capela de São Miguel que fica em Mallet, no Paraná. Ela é toda feita em madeira com arquitetura bizantina. O memorial foi construído em 1995, em homenagem ao centenário da Imigração Ucraniana. 80% dos imigrantes que vieram do país para o Brasil estão no Paraná!

Dica do VamosPraOnde: O memorial na verdade fica dentro de um parque: o Parque Tingui. Então caso não esteja usando o ônibus turístico, coloque no GPS “Parque Tingui” para conseguir chegar lá!

Torre Panorâmica da Oi 

Você deve estar pensando “Ela só pode estar de brincadeira! Haha”, mas juro que esse foi outro lugar que me surpreendeu. E MUITO!

Onde ir em Curitiba -Vista da cidade da Torre Panorâmica da Oi

Se você olhar lá de baixo ou até mesmo ver fotos tiradas da torre, você não dá absolutamente nada por ela. Mas por ser o “prédio” mais alto da cidade é certamente um lugar onde você não pode deixar de ir em Curitiba: a vista é sensacional! Você tem uma vista 360º graus da cidade! O por do sol é lindo demais e custa só 5 reais para subir. Vai por mim, vale a pena!

Feira do Largo da Ordem

A Feira do Largo da Ordem é aquele típico passeio de domingo quando se está conhecendo uma capital. É uma feira de artesanato onde você pode achar de tudo!

A feira acontece todos os domingos, das 9:00 às 14:00, e fica no centro histórico de Curitiba, começando na Rua São Francisco e terminando na Rua Martin Afonso. 

continue lendo o post sobre lucerna

Onde comer em Curitiba

A gastronomia local sempre faz parte dos nossos roteiros e, claro, é uma mega parte da viagem conhecer seus restaurante. Então, para responder a pergunta a Onde ir em Curitiba, precisamos incluir lugares legais para comer, tomar um café ou drinks na cidade.

Bom, uma curiosidade legal sobre Curitiba é que a maior e mais antiga colonização da cidade é a italiana. Você sabe o que isso quer dizer, né? Vemos muitos restaurantes italianos com pastas, risotos e pizzas por lá. Ou seja, meu lugar no mundo! rs! :)

Inclusive lá existe um bairro gastronômico tipicamente italiano com muitas opções de restaurante, o bairro de Santa Felicidade.

Mas então, vamos à lista de restaurantes em Curitiba?

La Varenne

O La Varenne é um restaurante com culinária contemporânea que você precisa conhecer. Mistura da gastronomia francesa com um toque da culinária italiana e aromas brasileiros, o restaurante conquistou o título de melhor restaurante de Curitiba com apenas sete meses de existência!! É sem dúvidas uma experiência muito legal para um jantar a dois e o serviço é ótimo! Para preços, acesse o cardápio.

Phamphilla

O restaurante que eu mais gostei (tanto que voltamos duas vezes!)! Ficava pertinho do nosso hotel, no bairro do Batel. O Phamphilla é um típico restairante italiano! E você já percebe isso na decoração. Tem algumas opções massa, sopas e pizzas. Uma delícia!

Forneria Copacabana

Uma pizzaria super cool que fomos num dos últimos dias! Achei perfeita para drinks e um jantar mais casual. Tinha opções massas, sanduiches e pizzas. A proposta da Forneria Copacabana é mesmo casual dining.

dica de onde comer em Curitiba- forneria Copacabana

Oriente Árabe

Não sei vocês mas eu amo comida árabe. E esse restaurante foi sem dúvidas a melhor opção depois de passear na feira do Largo da Ordem, o falafel mais gostoso da minha vida!

Madalosso

Você já deve ter ouvido falar desse restaurante. É conhecido como o maior das Américas e que serve mais de 4.500 pessoas ao mesmo tempo. O sistema é all you can eat!

Bem, fica a polêmica: não quisemos experimentar! É um restaurante bem turistão! Vários ônibus param no fim de semana, e fomos no domingo, então, estava lotado! Recomendam muito o Velho Madalosso que fica logo em frente, tem o mesmo esquema com algumas diferenças somente no cardápio e é um pouquinho mais caro. Até chegamos a dar uma olhadinha mas a comida não me encantou. Preferimos procurar outras opções. Mas… se você que estiver lendo já foi e tem outra opinião, foi num dia melhor ou tem alguma dica de lá, por favor conta pra gente aqui nos comentários!

Botanique Café

Talvez você já tenha visto fotos dele pelo Instagram – lindo! É um dos lugares mais instagramáveis da vida e sem dúvida um lugar que você deve ir em Curitiba. Todo rosinha e com uma decoração digna de Pinterest, com muitas plantas!

No cardápio servem café da manhã, almoço, entradinhas e tapas. E para beber, além da carta de cafés, tem uma carta de drinks bem legal.

Orna Café 

Na dúvida de onde ir em Curitiba e é louco por um café? As irmãs Alcântara, do Tudo Orna, praticamente embaixadoras da capital paranaense, criaram um café que combina estilo, modernidade, e café! A proposta do Orna Café é ser o café ideal! Legal, né? Não conseguimos conhecer ainda, mas estamos loucos pra voltar e dar um rolê por lá! 

Café do Viajante

Na busca por deixar esse post super completinho pra vocês, encontrei esse café e eu simplesmente não consigo acreditar que não conhecemos ele quando estivemos em Curitiba! Sério! Mais nossa cara? Impossível!

Tem um ambiente intimista, charmosinho e uma carta de cafés que impressiona os apaixonados pela bebida. Quem visitar marca a gente no Instagram que queremos ver vocês por lá! :)

continue lendo o post sobre lucerna

E uma vez na cidade, porque não estender o seu passeio e conhecer alguns lugarzinhos lá perto?

Passeios imperdíveis para fazer desde Curitiba

Morretes

Um dos motivos de termos escolhido esse destino, foi o passeio de trem a Morretes! O circuito é famoso pelo trem da litorina (vagões de luxo, estilo antigo – muito famoso), mas optamos pelo passeio no trem normal num vagão executivo.

Onde ir em Curitiba - passeio em Morretes no Trem da Litorina

A viagem dura cerca de 3:30h e o caminho é bem bonito, mas os pontos turísticos ficam mais próximos ao fim da viagem – achei um pouco cansativa. Você provavelmente já ouviu falar nesse passeio, caso tenha visto um trem que parece estar andando num desfiladeiro. Esse passeio custou R$319 (por pessoa) no vagão executivo – onde servem um snack e open bar de bebida. O trem saiu às 9h da estação de Curitiba e chegou 13h em Morretes.

Morretes é uma cidadezinha do litoral do Paraná, embora não tenha praias – somente rios. A cidade é uma gracinha com arquitetura bem colonial portuguesa. Lembra muito Paraty, no Rio de Janeiro. Achei super fofinha e queria ter ficado mais tempo para explorar com mais calma. Nosso tour saindo do trem durou cerca de 1h.

Onde ir em Curitiba - passeio em Morretes

Tanto em Morretes quanto em Antonina (cidade próxima onde terminou nosso tour) é muito comum o comércio de balas e cachaça de banana!

Ilha do Mel

Um lugarzinho que ganhou meu coração! Uma ilha bem charmosinha com casas pequenas e ruas floridas! O centrinho onde tem comércio e pousadas me lembrou muito Barra Grande, na Bahia.

Onde ir em Curitiba - passeio na Ilha do Mel

Uma pena ter ido no inverno, tô doida pra voltar no verão. Dizem que o lugar  ganha vida!

Ah! Sem dúvidas vale ficar pelo menos um fim de semana na Ilha do Mel para aproveitar a praia e conhecer bem os dois lados. Como fiquei só algumas horas, só conseguimos fazer a parte do farol e o centro da ilha.

 

Essas foram nossas dicas de Curitiba! Esperamos que montem um roteiro completo com elas e aproveitem tudo que a cidade tem a oferecer. E você? Já esteve por lá? Tem alguma dica pra incluir aqui? Deixe também suas dúvidas ou sugestões nos comentários – vamos adorar conversar com você!

fim do conteúdo do post

Ah! E para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real as viagens do VamosPraOnde…

Que tal seguir a gente nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das andanças pelo mundo e é o principal canal de interação com vocês! A página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês a conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
E não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que uso no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e que eu uso MESMO!

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!