Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Onde ir em Montevidéu, Uruguai

4 de julho de 2019
0 comentários 1119 visualizações
Carol Dellivenneri
escrito por Carol Dellivenneri

Onde ir em Montevidéu é uma dúvida frequente na hora de montar o roteiro pela cidade. Nesse post dividimos todos os lugares que visitamos na nossa experiência pela cidade.

 

Onde ir em Montevidéu

Onde ir em Montevidéu e o que fazer na cidade

Montevidéu caiu no gosto dos brasileiros, principalmente dos mais jovens, faz alguns aninhos e se tornou um combo indispensável no roteiro Uruguai + Argentina. Nós, no entanto, fizemos uma viagem somente para a Argentina e outra somente para o Uruguai. Montamos o nosso roteiro de 7 dias no país com base em Montevidéu, onde ficamos 5 dias inteiros, os outros dois fizemos dois bate e voltas: um para Colonia Del Sacramento e o outro para Punta Del Este.

 

Ah! É super válido dizer que dá pra conhecer Montevidéu tranquilamente em três dias e, por isso, em 7 dias você consegue combinar sua viagem com Buenos Aires. Inclusive se esses forem os planos, não deixe de conferir nosso post Onde ir em Buenos Aires, com as dicas de lugares que você não pode deixar de conhecer na cidade!

 

Montamos esse post com todos os lugares que visitamos na capital uruguaia, uma lista bem completinha de onde ir em Montevidéu que esperamos que te ajude a montar um roteiro bem esperto para você aproveitar muito sua estadia na cidade.

 linha de espaço entre os tópicos do post

Conhecendo a Montevidéu Clássica

Plaza Independencia

Onde ir em Montevidéu - Plaza Independencia vista de cima

Uma das praças mais famosas de Montevidéu e visitada todos os dias por vários turistas, a Plaza Independencia é um verdadeiro cartão postal da cidade. É na praça que está localizado o mausoléu de José Artigas, onde ficam os restos mortais do General, que foi o grande herói uruguaio no processo de independência do país.

Nos arredores da Plaza Independencia ficam também dois lugares muito visitados por turistas: a Casa Del Gobierno (acabamos optando por não visitar) e o Palácio Salvo (esse comentamos aqui em baixo).

 

Palacio Salvo

O Palácio Salvo é um edifício datado de 1928 que, por muito tempo, foi o prédio mais alto da América Latina. Além de valer a pena conhecer o prédio por sua arquitetura, é interessante fazer o tour guiado para conhecer mais a história do prédio e da própria Montevideo. É possível chegar até ao terraço, onde se tem uma vista panorâmica da cidade – algo que eu amo conhecer em todos os lugares que eu visito!

 Palacio Salvo

 

As visitas guiadas acontecem todas às terças, quintas e sábados e custa em torno de 200 pesos. Quando fomos, era possível optar por um combo com o Museo Del Tango – que contamos mais a frente.

 

Museo del Tango

No térreo do Palácio Salvo, você verá o Museo del Tango. Talvez você não ache que Montevidéu é um destino óbvio para o tango (eu pelo menos só pensava na Argentina como o país do Tango), e é exatamente o que você aprende neste museu – um pouquinho da história do tango uruguaio que muito se confunde com o tango argentino!

Visitamos em 2016 a cidade, na semana do feriado de 12 de outubro e naquela semana estava se comemorando o centenário do tango La Cumparsita, o tango uruguaio mais famoso! Então, além de vários museus estarem participando dessa comemoração com entradas gratuitas, pegamos diversas manifestações artísticas pelas ruas, praças e galerias da cidade. Foi muito interessante!

Teatro Solis

Passando as Puertas de la Ciudadela, que você já avista da Plaza Independencia, logo você verá o Teatro Solis.

A construção mais imponente de todo o centro histórico de Montevidéu é um símbolo arquitetônico, não só da cidade, mas, também, de todo Uruguai. O teatro foi inaugurado em 1856 na apresentação Ópera de Verdi Ernani e se tornou a sala teatral mais importante do Uruguai. O Teatro Solis foi palco dos principais eventos culturais do país e por isso é um lugar que tem que estar na sua lista de onde ir em Montevidéu.

Vale saber que é possível fazer um tour guiado por lá! Fique atento aos horários: terças e quintas, às 16h; ou às quartas, sextas e domingos, a partir das 11h, das 12h e das 16h. Aos sábados, as visitas guiadas ganham um horário extra às 13h. Custa 60 pesos e as quartas é de graça!

 

Mercado Del Puerto

O Mercado del Puerto é um ponto indispensável na lista de onde ir de Montevidéu. Dizem que é o melhor lugar para comer na cidade – isso se você não for vegetariano! No Mercado del Puerto você conhece a típica parrillada, porque sim: os Uruguaios tem sua própria parrillada que eles garantem não ter nada a ver com a argentina! O Mercado, na verdade, trata-se de um polo gastronômico, onde funcionam vários restaurantes.

Lá também encontramos algumas casas de empanadas – que foi o nosso almoço – e algumas lojinhas vendendo doce de leite, vinho e alfajores que aproveitamos para trazer de lembranças.

 

Pocitos

Um dos bairros mais modernos e badalados da cidade é onde ficam as principais lojas e shoppings de Montevidéu. Além disso, é o lugar em Montevidéu que dá para fazer aquela foto clássica no letreiro com o nome da cidade e também caminhar pela la rambla (orla em espanhol) é uma das paradas obrigatórias.

Nós também chegamos a Pocitos de ônibus e fomos caminhando pela orla até o letreiro de Montevidéu, e depois pedimos um uber para o Montevideo Shopping. Aproveitamos para conhecer as lojas, visitamos o cassino Maroñas e jantamos por lá.

 

Feira Tristán Narvaja

Aquele famoso passeio que praticamente toda metrópole te oferece: visitar uma feirinha local! Seja de antiguidades ou de artesanato.

É um passeio que eu amo fazer e geralmente está sempre no meu roteiro – eu acho que é uma oportunidade de ver as pessoas locais, seus costumes, o artesanato, muitas vezes os temperos. Mas essa feira me decepcionou muito! Se você não tiver tempo o suficiente ou se não estiver na cidade aos domingos, que é quando ela acontece, não se martirize! A feira, na minha opinião, funciona muito mais como um mercado do que qualquer outra coisa. É FEIRA mesmo! Tem sim pessoas vendendo antiguidades, mas é mais como se os feirantes tivessem tirado objetos de sua própria casa e estivessem expondo ali. Não parece ter uma curadoria como na Feira do Lavradio, por exemplo, pra quem é ou conhece o Rio de Janeiro.

Para artesanatos e lembrancinhas eu te indico muito mais as lojinhas na Ciudad Vieja.

 linha de espaço entre os tópicos do post

Montevidéu Lado B

Livraria Linardi y Risso

Se você é um fã do escritor uruguaio Eduardo Galeano, esse é um lugar onde ir em Montevidéu que tem que entrar na sua lista. Então já salva a dica! Quando você lê as obras do autor, é impossível visitar a cidade sem vê-la um pouco pelos olhos de Galeano, então quisemos incluir alguns locais clássicos para o autor.

A Livraria, fundada em 1944, era um dos locais preferidos pelo escritor. Ele a frequentava desde a década de 60. Linardi y Risso é uma livraria super pequeninha, localizada na Ciudad Vieja, possui livros e edições muito antigas, e você se sente como num sebo ou numa biblioteca de uma casa antiga – vale pelo menos uma passada rápida!

Fica na rua Juan Carlos Gómez 1435, 11000 Montevideo, Uruguai

El Rosedal

Onde ir em Montevidéu

 

Admito que o que me motivou a incluir o local no nosso roteiro, além do tempo que tínhamos na cidade – é que quando fui a Buenos Aires, não visitei o Rosedal de lá. Acabei descobrindo que Montevidéu também tinha o seu, então resolvi incluir no roteiro. É um lugar fofo para fotos, nada muito imperdível, mas se você gosta de flores certamente vai amar!

Fortaleza General Artigas 

A Fortaleza General Artigas, ou como é popularmente conhecida Fortaleza Del Cerro, foi uma surpresa no nosso roteiro! Por mais que eu adore visitar os cartões postais, é sempre bem legal ser surpreendido e conhecer um local que você nem sabia que existia, né?

 Fortaleza General Artigas

Como eu falei no início desse post, a gente ficou uma semana em Montevidéu o que permitiu a gente conhecer a cidade e definir onde ir em Montevidéu com calma e aproveitar bastante a cidade. E pesquisando lugares para ir no nosso dia livre, encontramos o forte no Trip Advisor.

Fica mais afastado do centro, mas foi relativamente tranquilo de chegar: pegamos um ônibus, descemos no bairro Cerro e demos uma boa andada. Passamos um pequeno perrengue só pra entender onde era o ônibus da volta e ele demorou muuuito pra passar, ficamos meio apreensivos pelo bairro não ser dos mais seguros e ficamos com um certo receio de ser furtados ou algo do tipo, mas no final deu tudo certo! Eu recomendaria você pegar um uber ou ir na parte da manhã para evitar qualquer perrengue.

A Fortaleza é um museu militar, mas também funciona como um mirante. Fica na parte mais alta de Montevidéu e, embora seja uma subida íngreme e cansativa com um vento cortante (fomos em outubro), é uma vista que compensa muito – diria que a mais bonita de Montevidéu! O museu conta um pouco da história da época colonial do país e das guerras que o Uruguai participou.

Sem dúvidas um lugar onde ir em Montevidéu se você tiver tempo livre ou dedicar uma parte do domingo. Pois, por ser bem mais afastado, é difícil combiná-lo com outro programa no mesmo dia. Uma opção é fazer uma parte da Ciudad Vieja e depois pegar um táxi ou uber no Mercado do Porto

Endereço: Avenida José Batlle y Ordoñez, 12800.

 

E essas foram nossas dicas para uma viagem completa para Montevidéu. Gostaram? Se você já conhece a capital uruguaia e sentiu falta de algum lugar por aqui, manda pra gente nos comentários que vamos adorar tornar esse post cada vez mais completo! Ah! Se você pensar em esticar a viagem, que tal ler nossos posts de Colônia de Sacramento e Punta Del Este?

fim do conteúdo do post

 

E.. já que você leu até aqui…

Que tal seguir a gente nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!