Viajar ficou muito mais fácil – e os muitos programas de fidelidade contribuíram pra isso. Esses programas te ajudam a acumular pontos e milhas e convertê-los em passagens (ou até mesmo diárias em hotéis) e assim fazem com que os custos da viagem fiquem cada vez menores e os destinos dos sonhos cada vez mais próximos 🙂 Acredito que ninguém aqui tenha dúvidas de que um programa de fidelidade realmente traz vantagens para nós, associados. Mas é importante conhecer os diferentes tipos de programas e entender suas particularidades de acúmulos, promoções e maneiras de troca para podermos aproveitar os benefícios oferecidos.
O QUE É PROGRAMA DE FIDELIDADE
O programa de fidelidade é normalmente grátis e funciona como um clube de acúmulo de pontos proporcionados através de determinados consumos (como vôos reservados, compras online, etc). Geralmente, o associado ao programa tem um cartão (ou número de associação) onde são mantidos os pontos ou milhas acumulados – pontos que, futuramente, podem ser convertidos em produtos (uma passagem aérea, por exemplo!). As maneiras de acúmulos são diversas e variam de programa pra programa.
Leia nosso post: Como acumular milhas e pontos e trocá-los por viagens
O Programa de Fidelidade basicamente reúne, em único programa, pontos que variadas empresas (de diferentes nichos – como varejo, cia aéreas e cartões de crédito) dão para os clientes. Eles, por sua vez, podem trocar os seus pontos por produtos e serviços – também variados.
Existem basicamente três tipos de programaS:
Primeiro os mais conhecidos: os que eu chamo de “agregadores”. Eles reúnem empresas de diversos segmentos e armazenam os pontos fornecidos por elas, reunindo todos eles em uma única conta do associado. Depois temos os programas individuais, em que pontos são acumulados e resgatados com produtos e serviços da própria marca.
O terceiro é o Cashback (um modelo de dinheiro de volta), que recompensa o consumidor com dinheiro ao invés de pontos, como a Meliuz.
Para participar de qualquer um dos programas, claro, é preciso se cadastrar.
COMO ME ASSOCIAR
Para se associar, basta acessar o site do programa de interesse e seguir os passos de cadastro. No Brasil, temos 4 programas vinculados a companhias aéreas. Você pode se cadastrar em todos eles (o que é ótimo pois cada um reúne pontos adquiridos durante os vôos com grupos de companhias diferentes*):
- Multiplus (parceiro Latam e aliança OneWorld)
- Smiles (parceiro Gol e outras cias internacionais como Delta, Airfrance, KLM, Copa, etc.)
- Tudo Azul (parceiro da Azul, da TAP e da United Airlines)
- Amigo (parceiro da Avianca e aliança Star Alliance)
* vôos realizados com a Azul te dão pontos no programa Tudo Azul. Vôos realizados com a Gol te dão pontos no programa Smile, e por aí vai… (Ao viajar de avião, peça seus pontos no check-in)
Essas 4 empresas nasceram com foco na companhia aérea parceira, mas existem mais algumas que já nasceram com foco no varejo, como Dotz e Netpoints. O Banco do Brasil e o Bradesco também resolveram se uniram para criar sua própria empresa de fidelidade, a Livelo.
A Multiplus e a Smiles são exemplos de programas “agregadores”, como falei acima.
Gosto muito da Multiplus. Ela é a líder do setor em número de usuários – talvez por ter mais parceiros (são mais de 400) para acúmulos e trocas, talvez pelo “preço” atraente para emissão de passagens por pontos ou talvez pela malha aérea que o programa cobre (são mais de 150 países).
Leia o post: Tudo sobre a Multiplus
“Quel – eu nunca me associei a nenhum programa. Isso quer dizer que agora vou começar a acumular pontos do zero?”
NÃO! A maioria dos cartões de crédito acumula, automaticamente, pontos a cada compra realizada. Você pode transferir esses pontos para o seu programa favorito (explico nesse post a importância de um programa favorito) e já começar com pontos. Muita gente já tem uma passagem no cartão e nem sabe 🙂
AS VANTAGENS
Eu nem sei por onde começar a explicar o quão importante é se cadastrar nos programas de fidelidade! As vantagens são reais e não tem custo algum pra você. Pra você ter uma ideia, a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) apresentou uma pesquisa mostrando que mais de 107,9 MILHÕES de brasileiros possuíam cadastro em pelo menos um programa de fidelidade até o terceiro trimestre de 2017. Quer mais um dado? 75% dos pontos acumulados por esses brasileiros foram trocados por passagens aéreas. Ou seja: tem muito brasileiro viajando mais e gastando menos. Te recomendo a ser um deles também 🙂
Emissão de passagem aérea com pontos
E pra quem fala que só dá pra emitir passagem com pontos pra pertinho de casa – grande engano! Quase 50% das passagens emitidas com pontos foram para o exterior (e esse percentual só cresce). A lista de emissão para fora do país foi a seguinte:
- Miami
- Santiago
- Buenos Aires
- Orlando
- Nova York
- Paris
Então não perca tempo e se cadastre nos programas, comece a acumular e depois conta pra gente quando você emitir sua primeira passagem por milhas ou pontos 🙂
Continue lendo: