185
roteiros
124
cidades

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Programa de Fidelidade – saiba aproveitá-lo da maneira mais eficiente

13 de Março de 2018
0 comentários 2304 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Viajar ficou muito mais fácil – e os muitos programas de fidelidade contribuíram pra isso. Esses programas te ajudam a acumular pontos e milhas e convertê-los em passagens (ou até mesmo diárias em hotéis) e assim fazem com que os custos da viagem fiquem cada vez menores e os destinos dos sonhos cada vez mais próximos :) Acredito que ninguém aqui tenha dúvidas de que um programa de fidelidade realmente traz vantagens para nós, associados. Mas é importante conhecer os diferentes tipos de programas e entender suas particularidades de acúmulos, promoções e maneiras de troca para podermos aproveitar os benefícios oferecidos.

O QUE É PROGRAMA DE FIDELIDADE 

O programa de fidelidade é normalmente grátis e funciona como um clube de acúmulo de pontos proporcionados através de determinados consumos (como vôos reservados, compras online, etc). Geralmente, o associado ao programa tem um cartão (ou número de associação) onde são mantidos os pontos ou milhas acumulados – pontos que, futuramente, podem ser convertidos em produtos (uma passagem aérea, por exemplo!). As maneiras de acúmulos são diversas e variam de programa pra programa.

Leia nosso post: Como acumular milhas e pontos e trocá-los por viagens

O Programa de Fidelidade basicamente reúne, em único programa, pontos que variadas empresas (de diferentes nichos – como varejo, cia aéreas e cartões de crédito) dão para os clientes. Eles, por sua vez, podem trocar os seus pontos por produtos e serviços – também variados.

Existem basicamente três tipos de programaS:

Primeiro os mais conhecidos: os que eu chamo de “agregadores”. Eles reúnem empresas de diversos segmentos e armazenam os pontos fornecidos por elas, reunindo todos eles em uma única conta do associado. Depois temos os programas individuais, em que pontos são acumulados e resgatados com produtos e serviços da própria marca.

O terceiro é o Cashback (um modelo de dinheiro de volta), que recompensa o consumidor com dinheiro ao invés de pontos, como a Meliuz.

Para participar de qualquer um dos programas, claro, é preciso se cadastrar.

COMO ME ASSOCIAR

Para se associar, basta acessar o site do programa de interesse e seguir os passos de cadastro. No Brasil, temos 4 programas vinculados a companhias aéreas. Você pode se cadastrar em todos eles (o que é ótimo pois cada um reúne pontos adquiridos durante os vôos com grupos de companhias diferentes*):

  • Multiplus (parceiro Latam e aliança OneWorld)
  • Smiles (parceiro Gol e outras cias internacionais como Delta, Airfrance, KLM, Copa, etc.)
  • Tudo Azul (parceiro da Azul, da TAP e da United Airlines)
  • Amigo (parceiro da Avianca e aliança Star Alliance)

* vôos realizados com a Azul te dão pontos no programa Tudo Azul. Vôos realizados com a Gol te dão pontos no programa Smile, e por aí vai… (Ao viajar de avião, peça seus pontos no check-in)

4 programas de fidelidade

Essas 4 empresas nasceram com foco na companhia aérea parceira, mas existem mais algumas que já nasceram com foco no varejo, como Dotz e Netpoints. O Banco do Brasil e o Bradesco também resolveram se uniram para criar sua própria empresa de fidelidade, a Livelo.

A Multiplus e a Smiles são exemplos de programas “agregadores”, como falei acima.

Gosto muito da Multiplus. Ela é a líder do setor em número de usuários – talvez por ter mais parceiros (são mais de 400) para acúmulos e trocas, talvez pelo “preço” atraente para emissão de passagens por pontos ou talvez pela malha aérea que o programa cobre (são mais de 150 países).

Leia o post: Tudo sobre a Multiplus

“Quel – eu nunca me associei a nenhum programa. Isso quer dizer que agora vou começar a acumular pontos do zero?”

NÃO! A maioria dos cartões de crédito acumula, automaticamente, pontos a cada compra realizada. Você pode transferir esses pontos para o seu programa favorito (explico nesse post a importância de um programa favorito) e já começar com pontos. Muita gente já tem uma passagem no cartão e nem sabe :)

 

AS VANTAGENS

Eu nem sei por onde começar a explicar o quão importante é se cadastrar nos programas de fidelidade! As vantagens são reais e não tem custo algum pra você. Pra você ter uma ideia, a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) apresentou uma pesquisa mostrando que mais de 107,9 MILHÕES de brasileiros possuíam cadastro em pelo menos um programa de fidelidade até o terceiro trimestre de 2017. Quer mais um dado? 75% dos pontos acumulados por esses brasileiros foram trocados por passagens aéreas. Ou seja: tem muito brasileiro viajando mais e gastando menos. Te recomendo a ser um deles também :)

Emissão de passagem aérea com pontos

E pra quem fala que só dá pra emitir passagem com pontos pra pertinho de casa – grande engano! Quase 50% das passagens emitidas com pontos foram para o exterior (e esse percentual só cresce). A lista de emissão para fora do país foi a seguinte:

  1. Miami
  2. Santiago
  3. Buenos Aires
  4. Orlando
  5. Nova York
  6. Paris

Então não perca tempo e se cadastre nos programas, comece a acumular e depois conta pra gente quando você emitir sua primeira passagem por milhas ou pontos :)

Continue lendo:

linha para dividir posts

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!