185
roteiros
124
cidades

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Quando ir a Itacaré

15 de Março de 2016
8 comentários 24725 visualizações
escrito por Raquel Furtado

imagem-inicio-sol-itacare

Não tem jeito, por mais que um destino seja bom o ano todo a gente sempre quer saber a melhor época para visita-lo. Decidir quando ir para Itacaré não seria diferente. 

Então, quando ir para Itacaré?

Na minha opinião, a melhor época em Itacaré (poucas chuvas e dias ensolarados) é realmente a alta temporada – o verão, de dezembro a fevereiro. Até ocorrem chuvas, mas bem curtinhas, que chegam apenas para refrescar. Às vezes o dia amanhece nublado ou termina chuvoso e algumas pessoas até pensam em cancelar o próximo passeio, mas não faça isso. É muito raro a manhã ser chuvosa no verão. Pode saber que logo o tempo vai firmar e ficar lindo.

Passei um revéillon em Itacaré e peguei chuva apenas um dia, por volta das 7h da manhã. A chuva não deve ter durado mais de 20 minutos. Em outra época, fui em meados de janeiro e presenciei uma chuvinha bem fraca alguns dias à noite – mas era tão fraquinha que mal molhava o chão. Nesse período, os dias são tão quentes que você quase reza pra chover. Mas é uma época excelente!

Já em março, as chuvas começam a chegar com mais força.

Já estive na cidade por volta do dia 10 de março e peguei chuvas pela manhã e durante a madrugada. Me falaram que costuma ser sempre assim: chove com certeza ou pela manhã ou à tarde, mas o restante do dia fica lindo! Nessa nossa experiência, o sol firmava depois das 10, 11 horas e o dia ficava sem uma nuvem no céu. A noite também era super estrelada, mas a chuva retornava por volta das 3, 4h da manhã indo até às 7h, e depois retornando umas 9h. São pancadas fortes que escurecem todo o céu, mas passam logo.

Normalmente, o final do mês de março traz chuvas mais longas e mais fortes.

Abril costuma ser até mais intenso nas chuvas que março, mas quando fui, em 2015, peguei uma semana totalmente ensolarada sem uma gota de chuva – apesar da previsão de tempo dizer que choveria todos os dias.

Resumindo: março, abril e maio são meses que você pode encarar se quiser fugir do verão, mas existe a chance de uma chuvinha, ok?

Junho historicamente é um mês que chove bastante. Você pode ter a sorte de pegar uma semana de sol, mas o comum são chuvas fortes e longas – que duram uma semana inteira. O mar também fica bastante mexido e mais escuro em algumas regiões, por causa das águas do rio.

É aí que entra o inverno da Bahia: junho, julho e agosto, não por ser frio, mas pelas chuvas frequentes. Eu evitaria esses meses (mas.. é aquela coisa, você pode ter sorte e pegar uma semana inteira de sol).

O legal de julho a setembro é a chance de ver baleias. Essa é a temporada que eles passam por Itacaré. É fácil vê-las passando do alto do condomínio Vilas de São José, por exemplo (onde está a Prainha e a Praia de São José).

Quem gosta de surf pode considerar os meses de outubro e novembro. Essa foi a época do campeonato de surf em 2015 em Itacaré.

Aqui vale uma notinha importante: Um outro problema da época das chuvas são as Baronesas, umas plantas que aparecem e ficam “boiando” pelas águas nas praias. Quando chove muito nas regiões por onde passa o Rio de Contas (um rio de 600km de extensão que desagua aqui em Itacaré) é necessário abrir as comportas ao longo desse rio – e é aí que está o problema. Aquele enorme volume de água desce com tudo, trazendo a vegetação (as famosas Baronesas) para as praias de Itacaré.

No carnaval de 2015, por exemplo, choveu muito em diversos municípios por onde passa o rio. Como era alta temporada aqui na cidade, seguraram ao máximo a abertura das comportas; mas bastou passar a semana que precisaram abrir tudo – e o mar por aqui ficou marrom. Uma tristeza para os turistas que vieram nessa época.

Por isso, a melhor dica de todas é evitar a época de chuvas na Bahia (apesar de que essa chuva no carnaval veio sem aviso e bem fora de época – foi a primeira vez que aconteceu).

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Rosangela Souza 15/06/2018

    Gostaria de ir em Setembro, mas não sei se o clima está favorável. Alguém sabe dizer?

  2. Regis Moriya 13/03/2018

    Farei uma surf trip agora em Maio, será que é uma boa?

  3. Abiqueila Ferreira 13/07/2017

    Fui p Itacaré agora em julho, do dia 07 até o dia 09 , está chovendo , quase não curti nada lá por conta do frio,ventania e chuva.
    O bom foi pq eu fiquei em um hotel maaaaaravilhoso, Ecoporan hotel charme Spa e eventos, nossa mesmo com chuva o lugar é lindo, tem uma das funcionárias que é portuguesa, a Bete, pensam numa pessoa linda e maravilhosa, o lugar é muito aconchegante e muito limpo, café da manhã dos deuses, é o buffet de jantar tbm é maravilhoso, vale a pena viu.
    Dá próxima vou no verão .

  4. KT 23/02/2017

    Oi, você sabe como é em Itacaré em abril? Vi que você disse que em março pode haver mais chuva, e consequentemente mais algas, isso quer dizer que em abril pode ser pior?

    • Raquel Furtado respondeu KT 23/02/2017

      É instável, você pode dar sorte ou azar… heheh É um risco, mas se é a única época que você pode visitar Itacaré, acho que vale arriscar!

  5. Izabela 07/01/2017

    Sera muito ruim ir em julho?! Estava querendo ir agora em julho… estou na dúvida

  6. Bárbara Mello 09/04/2016

    Quando ir a Itacare? Sempre hehe, todos os dias que você conseguir! Paraíso na terra! Parabéns pelo trabalho.