Rota Romântica na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

Guia Completo: Rota Romântica na Alemanha
Fundada em 1950 como um projeto turístico, a Roma Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães. Ela vai de Würzburg a Füssen. O legal? É que ela leva o turista em uma viagem pela riqueza da história, da arte, da gastronomia e da cultura ocidental – enquanto a paisagem vai mudando nesse trajeto de norte a sul (ou vice-e-versa). Ao percorrer as 29 cidades da rota, eu garanto: é impossível não se apaixonar e não se sentir fascinado pela “quase” viagem no tempo.
Existem outras rotas impressionantes a Alemanha – é verdade -, como a Rota de Contos de Fadas e a Rota dos Lagos. Mas a Rota Romântica é a mais antiga e a mais procurada (ou ainda “a mais querida”) de todas elas.
ECONOMIZE: Ganhe 20% de desconto no Seguro Viagem com o cupom BLACK nesse link.
Entendendo a Rota Romântica na Alemanha
Vai aí uma curiosidade: você sabe por quê a Rota Romântica tem esse nome? Porque muitos poetas românticos alemães dos séculos XVIII e XIX encontraram nas cidadezinhas da “rota” sua inspiração. Não só eles, na verdade: o Walt Disney também se inspirou por lá. O Castelo de Neuschwanstein, nos arredores de Füssen, é o “ponto de partida” do Castelo da Cinderela – e a cidade Rothenburg, por sua vez, o inspirou na criação de Pinóquio.
A rota tem seu início em Wüzrburg e seu fim na Baviera, na cidade de Füssen.
Bavaria ou Baviera?
“Bavaria” é o termo usado em inglês e “Baviera”, em português, para traduzir “Bayern” do alemão.
Cidades da Rota Romântica na Alemanha
Cerca de 30 cidades compõem a Rota Romântica na Alemanha. Você pode ver todas elas no mapa mais abaixo, na seção “Mapa da Rota Romântica“. As que recebem mais elogios e que recomendamos que vocês conheçam são: Füssen e Schwangau, Halblech, Steingarden, Landsberg Am Lech, Ausburg, Donauwörth, Nordingen, Dinkelsbühl, Rothenburgh o.d.T e Wüzrburg.
Um pouquinho fora da rota, ainda tem Heidelberg, Nuremberg e Zuspitze.
Dica extra!! Gente, não tem jeito: saber falar inglês ajuda MUITO em viagens internacionais. Te dá segurança para dirigir, pegar informações, fazer reservas, etc. Eu recomendo fortemente que você pratique seu inglês – ou comece a estudar – antes de viajar. Dêem uma olhada no Cambly – uma plataforma de inglês online super flexível pra te ajudar MESMO a falar inglês como segunda língua. Experimente 10 minutos de aula grátis com o código VAMOSPRAONDEINGLES. Amo a forma como as aulas podem ser realizadas: a hora que você quiser (tem professores disponíveis 24h/dia), na duração que quiser, onde você estiver.
Como se locomover
De carro ou moto
Adoro a opção de fazer roadtrips com a liberdade de um carro alugado. Você não precisa se preocupar com horários, pode parar onde e quando quiser e, realmente, fazer uma viagem de acordo com seus interesses.
Para o aluguel, eu recomendo que façam uma cotação na RentCars. Uso sempre esse site para procurar um carro para minhas viagens. A vantagem é que você já paga em real, sem os 6% de IOF. E também sem aquela surpresa de ver só um preço estimado – e na hora H pagar um valor diferente no cartão por causa do câmbio do dia.
E uma vez de carro ou moto…
Há quem diga que a Rota Romântica não é um percurso bem definido. Acho que esse pensamento se dá porque se você perguntar na Alemanha “onde está a Rota Romântica” – ou romantisch estrasse, em alemão – a maioria dos locais não vai saber responder. Isso porque esse é realmente um nome turístico, usado principalmente por estrangeiros. Mas ela existe e é bem definida, sim!
Entretanto, é importante ressaltar que a Rota Romântica na Alemanha não se trata de uma estrada específica. Ela é a união de caminhos alternativos – fora das vias principais – que ligam 29 cidades/vilarejos no país.
Existem, em ambos os sentidos da rota, PLACAS MARRONS indicando o percurso desde seu início até o fim. Seguí-las é a maneira mais fácil de se manter no trajeto certo, evitando as autoestradas lotadas e se mantendo no clima de “viagem no tempo”, passando por vilarejos pequeninos mas cheios de charme.
De qualquer forma, pra não ter erro, eu sempre recomendo o uso da internet e do GPS do celular (Google Maps ou Waze). Isso ajuda a eliminar aquele desespero caso você não encontre as placas ou precise seguir para um endereço específico (como o do seu hotel). Para internet em viagens ao exterior, eu uso sempre um chip vendido no Brasil pela empresa ViajeConectado. Você escolhe o chip do seu país de destino, mas o recebe em casa. Ele é pré-pago com qualidade excelente. Comprem a opção da Europa (12GB 30 dias) para essa viagem específica. Ele funciona maravilhosamente bem em todo o continente Europeu por ser multi-operadora.
Leitores do blog têm 20% desconto para compras até 30/11. Use o código NOVEMBER nesse link aproveite!
De trem ou ônibus
Eu acho que explorar a Rota Romântica na Alemanha de carro te dá mais liberdade. Entretanto, se essa não for uma opção viável, você pode fazer uma viagem de ônibus (através de tours pré-pagos) ou de trem.
Para uma viagem de ônibus, pesquise pelo Romantic Road Coach. Ele funciona num esquema bem legal: você pode saltar do ônibus em determinados lugares e voltar para o ônibus a hora que desejar. Toda manhã partem dois ônibus: um de Frankfurt em direção a Munique e outro na direção inversa. Ambos passam por várias cidades charmosas. Se quiser, você pode descer, deixar o ônibus e passear à vontade. Pode até passar uns dias na cidade – e depois subir no ônibus novamente, na direção que desejar. A empresa opera de abril a outubro. A passagem vale por 6 meses – ou seja, você pode fazer esse roteiro em quantos dias desejar dentro desse limite.
Para uma viagem de trem, pesquise pelo Bayern Ticket. O trem é lento e, para percorrer a Rota Romântica, pode ser necessário baldeações e combinação com viagens de ônibus locais.
No site da Deutsche Bahn você encontra as opções de transporte público disponíveis. Basta indicar de onde você sai e pra onde você quer ir.
De Bicicleta
Uma última maneira de viajar pela região é pedalando.A Alemanha tem uma das melhores infras para quem quer viajar de bike. Os ciclistas podem seguir as PLACAS VERDES ao longo da rota. O percurso de Würzburg a Füssen envolve em torno de 500km.
Mapa da Rota Romântica
Melhor época para a Rota Romântica na Alemanha
Afinal, qual é a melhor época para fazer a Rota Romântica? A verdade é que essa viagem pode ser feita em qualquer época do ano.
Rota Romântica na Alemanha no inverno
Em novembro e dezembro as temperaturas vão estar mais mais baixas e você pode até ver neve na estrada – mas há chance de curtir alguns dos mercados de natal mais incríveis toda Europa. Novembro, entretanto, costuma ter registros de bastante chuva.
Rota Romântica na Alemanha no verão
Entre o final da primavera e o começo do verão, você encontra festas populares animadas com ótima gastronomia e muita cerveja. É uma época deliciosa.
Rota Romântica na Alemanha no outono
Já no outono (setembro e outubro) acontecem festivais de música com muita comida típica e, claro, mais cerveja alemã. Nessa época, ainda, a paisagem fica deslumbrante – com folhagens vermelhas, amarelas e laranjas. A paisagem vai ser inesquecível. Eu diria que é minha época favorita.
Rota Romântica na Alemanha: Quantos dias para conhecer?
Há quem passe 20 dias viajando pela região, aproveitando para ir um pouco além da Rota Romântica e estendendo a viagem até a Áustria – que tal “pulinho” na incrível e charmosa Hallstat? Enquanto isso, há quem reserve apenas 3 dias para o percurso, com as pernoites dividas em duas cidades.
A duração da sua viagem dependerá apenas de você. Eu só não recomendo que você faça o trajeto correndo, sem tempo para ao menos parar em 3 cidadezinhas. Dedique, no mínimo, duas noites. Abaixo, deixo minhas sugestões de roteiro.
Roteiro: 2 ou 3 dias na Rota Romântica na Alemanha
Rota Romântica na Alemanha: Saindo de Munique
Füssen e Schwangau, Halblech, Steingarden, Landsberg Am Lech, Ausburg, Donauwörth, Nordingen, Dinkelsbühl, Rothenburgh o.d.T e Wüzrburg. Um pouquinho fora da rota, ainda tem Heidelberg, Nuremberg e Zuspitze.
Rothenburg-ob-der-Tauber. Essa é a cidade que não pode faltar no seu roteiro! Um hotel delicioso é o Reichskuchenmeister, a uma quadra da praça central Marktplatz. Ele foi reformado recentemente. Uma gracinha. Peça o quarto 304, de esquina, com flores nas janelas e banheiro enorme. Também não deixe de passar por Dinkelsbühl – nem que seja para almoçar e pronto.
O que ver na Rota Romântica
Fussen e seus castelos
Füssen é mundialmente conhecida por causa de um dos castelos mais famosos do mundo. Como falamos acima, é o Neuschwanstein, castelo do rei Luis II, que serviu como fonte de inspiração para a criação do castelo da Cinderela da Disney.
Rothenburg ob der Tauber
São apenas cerca de 12 mil habitantes, mas a cidade recebe em torno de 3 milhões de turistas por ano em busca de seus ares medievais. Ela também é conhecida por ter um dos mercados de natal mais tradicionais da Europa. Todo mundo que passa por ela quer passar pelo menos uma noite. Não tem como não se encantar.
Um cantinho super famoso é o Plönlein (foto abaixo). Ele é considerado um dos mais fotogênicos de toda a Europa. E essa casa amarelinha é a casa do Pinóquio :).
Para comer, além do restaurante do hotel Reichskuchenmeister, recomendo muito o Getränke Göbel, no centrinho da cidade.
Dinkelsbühl
Dinkelsbühl também é um dos complexos urbanos medievais mais preservados da Alemanha. A cidade sobreviveu intacta a todas as guerras da região. Uma curiosidade interessante, inclusive, é que durante a Guerra dos Trinta Anos, quando as cidades em volta estavam sendo saqueadas pelos suecos, Dinkelsbühl também conseguiu sair ilesa. A história conta que crianças caminharam ao encontro das tropas que chegavam às muralhas e imploraram pela cidade. Acredite se quiser, mas os suecos se comoveram e atenderam ao pedido. Esse fato ficou conhecido como Kinderzeche. Desde então, todo ano, em julho, a cidade comemora o evento com uma festa popular.
Uma dica especial é pernoitar por lá. Pouca gente faz isso e chegando lá se arrepende.
Rain
Rain é uma cidadezinha surpreendente nem sempre incluída no roteiro da Rota Romântica. Eu inclusive não a conheci, infelizmente, mas amigos que foram agora (nov/19) voltaram encantados. Resolvi compartilhar a dica. Vale uma paradinha rápida no trajeto.
Heidelberg
Heildelberg está um pouco fora da Rota Romântica da Alemanha, mas vale muito a pena passar por lá. A cidade é jovem e linda (e também foi poupada na Segunda Guerra). Nela está a universidade mais antiga do país. O rio, as pontes e o castelo dão um charme especial. Vai por mim!
Onde dormir na Rota Romântica da Alemanha
Das Ruebezahl. Ele tem vista pro castelo Neuschwenstein, um restaurante maravilhoso, piscina aquecida, sauna, quartos extremamente confortáveis, estacionamento e um preço justíssimo. Já me hospedei nele 2 vezes, sou completamente apaixonada. Recomendo de olhos fechados. Você pode ler meu review no post Das Ruebezahl: um hotel de conto de fadas. Fotos abaixo:
Rothenburg-ob-der-Tauber: Na cidadezinha mais charmosa da rota – e onde recomendamos sua segunda base – a dica é o hotel Reichskuchenmeister, a uma quadra da praça central Marktplatz. Ele foi reformado recentemente e está um charme. A localização é realmente excelente, dá pra fazer muita coisa a pé! E o restaurante do hotel é maravilhoso também. Fotos abaixo:
Não viaje sem um SEGURO VIAGEM!
Aproveitando a lista de dicas: faça a cotação do seu seguro viagem na SegurosPromo. Uso SEMPRE essa empresa, indico para todos amigos e familiares e ainda tenho um cupom de 5% de desconto: VAMOSPRAONDE5. A Alemanha é um dos países que assinou o Tratado de Schengen – então o seguro viagem por lá é obrigatório. Você pode escolher o seguro com o melhor preço – desde que apólice do seguro seja de no mínimo 30 mil euros. Nesse site, quando você indica que o destino é EUROPA, ele já filtra as opções e apresenta apenas seguros que cumprem essa regra.
E assim, o nosso guia chega ao fim…
Mas e aí? Você já esteve na Rota Romântica na Alemanha? Já conheceu o incrível Das Ruebezahl em Füssen? Se tiver alguma dica pra gente incluir por aqui, vamos adorar! Deixem seus comentários <3
Para ver mais dicas e poder nos acompanhar em tempo real em nossas viagens…

-
JOSILAINE MARIA LIMA GUILARDUCCI Caiafa 09/10/2019
Oi Raquel!! Adorei suas dicas estou planejando fazer a rota romântica em novembro e estou com uma dúvida em relação a hospedagem se vale apena dormir em Augsburg ou só dou uma passada para conheço e vou direto para Fussen?
-
Marina 08/09/2019
Estamos planejando uma viagem em fevereiro para conhecer essa rota.. queremos fazer o trajeto de carro, mas estamos inseguros em relação a neve nas estradas e época do ano.. qual seria a opinião de vocês?
-
Natalia Vitali 16/02/2019
Olá Raquel, tudo bem? gostei muita das suas dicas e quero sua opinião sobre o que penso em fazer! Vamos para Alemanha no começo de dezembro/19, penso em ficar uns dias em Frankfurt, alugar um carro lá e ir conhecendo as cidades da rota sem pressa e sem reservar hoteis. Pernoitar na cidade que eu me interessar e procurar um hotel no mesmo dia. Como será em dezembro, você acha que terei muita dificuldade em encontrar hoteis em cima da hora? Tanto pq não estou afim de ter q dormir no carro em noites congelantes rs, mas gostaria de viajar dessa forma, sem muitos compromissos! O que me aconselha?! :D
-
MBNuhrich 06/01/2019
Vamos para a rota romântica em final de abril. Pretendo fazer boa parte caminhando com mochila nas costas. Que achas?
-
Fernanda 02/11/2018
Eu acompanhei essa trip pelo instagram e eu ficava cada vez mais encantada. Meu sonho de princesa conhecer esse castelo e esse trip já ta aqui na lista.!