Vamos Pra Onde?

/

Rota Romântica na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

foto do castelo neuchswanstein na rota romantica da alemanha

Guia Completo: Rota Romântica na Alemanha

Fundada em 1950 como um projeto turístico, a Roma Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães. Ela vai de Würzburg a Füssen. O legal? É que ela leva o turista em uma viagem pela riqueza da história, da arte, da gastronomia e da cultura ocidental – enquanto a paisagem vai mudando nesse trajeto de norte a sul (ou vice-e-versa). Ao percorrer as 29 cidades da rota, eu garanto: é impossível não se apaixonar e não se sentir fascinado pela “quase” viagem no tempo.

Existem outras rotas impressionantes a Alemanha – é verdade -, como a Rota de Contos de Fadas e a Rota dos Lagos. Mas a Rota Romântica é a mais antiga e a mais procurada (ou ainda “a mais querida”) de todas elas.

Entendendo a Rota Romântica na Alemanha

Vai aí uma curiosidade: você sabe por quê a Rota Romântica tem esse nome? Porque muitos poetas românticos alemães dos séculos XVIII e XIX encontraram nas cidadezinhas da “rota” sua inspiração. Não só eles, na verdade: o Walt Disney também se inspirou por lá. O Castelo de Neuschwanstein, nos arredores de Füssen, é o “ponto de partida” do Castelo da Cinderela – e a cidade Rothenburg, por sua vez, o inspirou na criação de Pinóquio.

A rota tem seu início em Wüzrburg e seu fim na Baviera*, na cidade de Füssen (onde inclusive está um dos meus hotéis favoritos do mundo, o Das Ruebezahl, pertinho do castelo Neuschwanstein).

BAVARIA OU BAVIERA? Bavaria” é o termo usado em inglês e “Baviera”, em português, para traduzir “Bayern” do alemão. A Baviera é um estado do sudeste da Alemanha. Ele faz fronteira com Liechtenstein, Áustria e República Tcheca. A capital é Munique.

Cidades da Rota Romântica na Alemanha

Cerca de 30 cidades compõem a Rota Romântica na Alemanha. Você pode ver todas elas no mapa mais abaixo, na seção “Mapa da Rota Romântica“. As que recebem mais elogios e que recomendamos que vocês conheçam são: Füssen e Schwangau, Halblech, Steingarden, Landsberg Am Lech, Ausburg, Donauwörth, Nordingen, Dinkelsbühl, Rothenburgh o.d.T e Wüzrburg.

Um pouquinho fora da rota, ainda tem Heidelberg, Nuremberg e Zuspitze.

rota romântica da alemanha no mapa
Mapa indicando a Rota Romântica na Alemanha

Como se locomover

De carro ou moto

Adoro a opção de fazer roadtrips com a liberdade de um carro alugado. Você não precisa se preocupar com horários, pode parar onde e quando quiser e, realmente, fazer uma viagem de acordo com seus interesses.

Para o aluguel, eu recomendo que façam uma cotação na RentCars. Uso sempre esse site para procurar um carro para minhas viagens. A vantagem é que você já paga em real, sem os 6% de IOF. E também sem aquela surpresa de ver só um preço estimado – e na hora H pagar um valor diferente no cartão por causa do câmbio do dia.

E uma vez de carro ou moto...

Há quem diga que a Rota Romântica não é um percurso bem definido. Acho que esse pensamento se dá porque se você perguntar na Alemanha “onde está a Rota Romântica” – ou romantisch estrasse, em alemão – a maioria dos locais não vai saber responder. Isso porque esse é realmente um nome turístico, usado principalmente por estrangeiros. Mas ela existe e é bem definida, sim!

Entretanto, é importante ressaltar que a Rota Romântica na Alemanha não se trata de uma estrada específica. Ela é a união de caminhos alternativos – fora das vias principais – que ligam 29 cidades/vilarejos no país.

Existem, em ambos os sentidos da rota, PLACAS MARRONS indicando o percurso desde seu início até o fim. Seguí-las é a maneira mais fácil de se manter no trajeto certo, evitando as autoestradas lotadas e se mantendo no clima de “viagem no tempo”, passando por vilarejos pequeninos mas cheios de charme.

De qualquer forma, pra não ter erro, eu sempre recomendo o uso da internet e do GPS do celular (Google Maps ou Waze). Isso ajuda a eliminar aquele desespero caso você não encontre as placas ou precise seguir para um endereço específico (como o do seu hotel). Para internet em viagens ao exterior, eu uso sempre um chip vendido no Brasil pela empresa ViajeConectado. Você escolhe o chip do seu país de destino, mas o recebe em casa. Ele é pré-pago com qualidade excelente. Comprem a opção da Europa (12GB 30 dias) para essa viagem específica. Ele funciona maravilhosamente bem em todo o continente Europeu por ser multi-operadora.

De trem ou ônibus

Eu acho que explorar a Rota Romântica de carro te dá mais liberdade. Entretanto, se essa não for uma opção viável, você pode fazer uma viagem de ônibus (através de tours pré-pagos) ou de trem.

Para uma viagem de ônibus, pesquise pelo Romantic Road Coach. Ele funciona num esquema bem legal: você pode saltar do ônibus em determinados lugares e voltar para o ônibus a hora que desejar. Toda manhã partem dois ônibus: um de Frankfurt em direção a Munique e outro na direção inversa. Ambos passam por várias cidades charmosas. Se quiser, você pode descer, deixar o ônibus e passear à vontade. Pode até passar uns dias na cidade – e depois subir no ônibus novamente, na direção que desejar. A empresa opera de abril a outubro. A passagem vale por 6 meses – ou seja, você pode fazer esse roteiro em quantos dias desejar dentro desse limite.

Para uma viagem de trem, pesquise pelo Bayern Ticket. O trem é lento e, para percorrer a Rota Romântica, pode ser necessário baldeações e combinação com viagens de ônibus locais.

No site da Deutsche Bahn você encontra as opções de transporte público disponíveis. Basta indicar de onde você sai e pra onde você quer ir.

De Bicicleta

Uma última maneira de viajar pela região é pedalando.A Alemanha tem uma das melhores infras para quem quer viajar de bike. Os ciclistas podem seguir as PLACAS VERDES ao longo da rota. O percurso de Würzburg a Füssen envolve em torno de 500km.

Mapa da Rota Romântica

O mapa abaixo indica os pontos de interesse da rota. Indiquei com estrelinhas aqueles lugares que gosto mais. No retângulo cinza, você também vê um resumo das minhas preferências e sugestões.

rota romântica da alemanha com principais cidades e dicas destacadas no mapa

Melhor época para fazer a Rota Romântica na Alemanha

Afinal, qual é a melhor época para fazer a Rota Romântica? A verdade é que essa viagem pode ser feita em qualquer época do ano.

Rota Romântica na Alemanha no inverno

Em novembro e dezembro as temperaturas vão estar mais mais baixas e você pode até ver neve na estrada – mas há chance de curtir alguns dos mercados de natal mais incríveis toda Europa. Novembro, entretanto, costuma ter registros de bastante chuva.

Rota Romântica na Alemanha no verão

Entre o final da primavera e o começo do verão, você encontra festas populares animadas com ótima gastronomia e muita cerveja. É uma época deliciosa.

Rota Romântica na Alemanha no outono

Já no outono (setembro e outubro) acontecem festivais de música com muita comida típica e, claro, mais cerveja alemã. Nessa época, ainda, a paisagem fica deslumbrante – com folhagens vermelhas, amarelas e laranjas. A paisagem vai ser inesquecível. Eu diria que é minha época favorita.

Quantos dias para FAZER A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA?

Para aproveitar bem as cidades e as paisagens da rota, recomendo um roteiro de cinco dias. Acho que, no mínimo, passe 2 noites na região.

Há quem passe 20 dias viajando pela rota, aproveitando para ir um pouco além e estendendo a viagem até a Áustria – que tal “pulinho” na incrível e charmosa Hallstat? Enquanto isso, há quem reserve apenas 3 dias para o percurso, com as pernoites dividas em duas cidades (Füssen e Rothernburg o.d.T).

A duração da sua viagem dependerá apenas de você. Eu só não recomendo que você faça o trajeto correndo, sem tempo para ao menos parar em 3 cidadezinhas. Como falei, dedique, no mínimo, duas noites. Abaixo, deixo minhas sugestões de roteiro.

Roteiro de 2 a 5 dias na Rota Romântica na Alemanha

Saindo de Munique, conheça as cidades: Füssen e Schwangau, Halblech, Steingarden, Landsberg Am Lech, Ausburg, Donauwörth, Nordingen, Dinkelsbühl, Rothenburgh o.d.T e Wüzrburg.

Um pouquinho fora da rota, ainda tem Heidelberg, Nuremberg e Zuspitze.

Rothenburg-ob-der-Tauber: Essa é a cidade que não pode faltar no seu roteiro, inclusive para uma pernoite! Um hotel delicioso é o Reichskuchenmeister, a uma quadra da praça central Marktplatz. Ele foi reformado recentemente. Uma gracinha. Peça o quarto 304, de esquina, com flores nas janelas e banheiro enorme. Também não deixe de passar por Dinkelsbühl – nem que seja para almoçar e pronto.

O que ver na Rota Romântica

Fussen, SCHWANGAU, seus casteloS E LAGOs

Füssen é mundialmente conhecida por causa de um dos castelos mais famosos do mundo. Como falamos acima, é o Neuschwanstein, castelo do rei Luis II, que serviu como fonte de inspiração para a criação do castelo da Cinderela da Disney.

castelo neuchwanstein na rota romantica

Aproveite para conhecer os lagos Schwansee (no verão você pode dar um mergulho e no inverno patinar no lago congelado) e Alpsee. São lindos!!

Rothenburg ob der Tauber

São apenas cerca de 12 mil habitantes, mas a cidade recebe em torno de 3 milhões de turistas por ano em busca de seus ares medievais. Ela também é conhecida por ter um dos mercados de natal mais tradicionais da Europa. Todo mundo que passa por ela quer passar pelo menos uma noite. Não tem como não se encantar.

Um cantinho super famoso é o Plönlein (foto abaixo). Ele é considerado um dos mais fotogênicos de toda a Europa. E essa casa amarelinha é a casa do Pinóquio :).

rota romantica da Alemanha

Para comer, além do restaurante do hotel Reichskuchenmeister, recomendo muito o Getränke Göbel, no centrinho da cidade.

Dinkelsbühl

Dinkelsbühl também é um dos complexos urbanos medievais mais preservados da Alemanha. A cidade sobreviveu intacta a todas as guerras da região. Uma curiosidade interessante, inclusive, é que durante a Guerra dos Trinta Anos, quando as cidades em volta estavam sendo saqueadas pelos suecos, Dinkelsbühl também conseguiu sair ilesa. A história conta que crianças caminharam ao encontro das tropas que chegavam às muralhas e imploraram pela cidade. Acredite se quiser, mas os suecos se comoveram e atenderam ao pedido. Esse fato ficou conhecido como Kinderzeche. Desde então, todo ano, em julho, a cidade comemora o evento com uma festa popular.

rota romantica da Alemanha Dinkesbuhl

Uma dica especial é pernoitar por lá. Pouca gente faz isso e chegando lá se arrepende.

Rain

Rain é uma cidadezinha surpreendente nem sempre incluída no roteiro da Rota Romântica. Eu inclusive não a conheci, infelizmente, mas amigos que foram agora (nov/19) voltaram encantados. Resolvi compartilhar a dica. Vale uma paradinha rápida no trajeto.

Heidelberg

Heildelberg está um pouco fora da Rota Romântica da Alemanha, mas vale muito a pena passar por lá. A cidade é jovem e linda (e também foi poupada na Segunda Guerra). Nela está a universidade mais antiga do país. O rio, as pontes e o castelo dão um charme especial. Vai por mim!

Onde FICAR na Rota Romântica da Alemanha

NO INÍCIO DA ROTA, PERTO DE FÜSSEN:

Hotel Das Ruebezahl. Ele tem vista pro castelo Neuschwenstein, dois restaurantes maravilhosos, piscina externa aquecida, sauna, quartos extremamente confortáveis, estacionamento e um preço justíssimo. Já me hospedei nele 3 vezes, sou completamente apaixonada. Recomendo de olhos fechados. Você pode ler meu review no post Das Ruebezahl: um hotel maravilhoso. Fotos abaixo:

EM ROTHENBURG-OB-DER-TAUBER

Na cidadezinha mais charmosa da rota – e onde recomendamos sua segunda base – a dica é o hotel Reichskuchenmeister, a uma quadra da praça central Marktplatz. Ele foi reformado recentemente e está um charme. A localização é realmente excelente, dá pra fazer muita coisa a pé! E o restaurante do hotel é maravilhoso também. Fotos abaixo:

E assim, o nosso guia chega ao fim…

Mas e aí? Você já esteve na Rota Romântica na Alemanha? Já conheceu o incrível Das Ruebezahl em Füssen? Se tiver alguma dica pra gente incluir por aqui, vamos adorar! Deixem seus comentários <3

beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde
  • rose lau
    11 de fevereiro de 2020

    Olá,vou para a Alemanha em maio,e gostaria de fazer a rota,com pernoites em Wurzburg ,,Rothenburg,Dinkelsbuhl e Fussen,,e sei que tem um onibus turistico que faz esse trajeto,mas não acho muitas informaçoes a respeito.Sabes me explicar como funciona?

    • Raquel Furtado
      rose lau
      1 de março de 2020

      Oi Rose, tudo bem?

      Puxa adoraria escrever aqui sobre essa opção também, mas infelizmente não tenho informações sobre. Fico te devendo essa.

  • Monica
    29 de janeiro de 2020

    Oi Quel!
    Vamos fazer a rota em
    Setembro. Somos 3
    Casais. Você sugere alugar um carro maior para todos ou 2 carros ? As estradas comportam
    Um carro maior?

    • Raquel Furtado
      Monica
      1 de março de 2020

      Oi Mônica, tudo bem? Pode alugar um carro maior sim! Até cim minivan você consegue transitar pela região 😉

  • Bia Botelho
    28 de janeiro de 2020

    Olá!! Adorei seu post! Em dezembro terei 10 dias para conhecer a famosa rota romântica! Qual o roteiro vc sugere saindo do RJ?? Desde já agradeço!

    • Raquel Furtado
      Bia Botelho
      1 de março de 2020

      Oi Bia, tudo bem? Ah que demais!!! Você vai amar!!
      Só não entendi muito bem a sua pergunta, você quer recomendação se outro lugar pra visitar na Alemanha tb?

  • Klauss
    9 de janeiro de 2020

    Não tinha conhecimento dessa rota romântica, mas estou pensando em fazê-la na viagem de lua de mel. Irei inicialmente Paris, Bruxelas e Bruges, Amsterdam e por fim Roma. Então, depois de Amsterdam estou pensando em incluir a rota romântica. É tranquilo alugar carro e fazer a rota?

    • Raquel Furtado
      Klauss
      15 de janeiro de 2020

      Oi Klauss!
      Inclua sim que você não vai se arrepender.
      Eu acabei de fazer um trechinho dela de volto – acabei de voltar. Super tranquilo alugar carro pra fazer a rota 🙂

  • Gabriel
    26 de dezembro de 2019

    Bom dia vou fazer a rota romântica entre 20/03/20 até 27/03/20 …o clima é muito frio ainda?? Vou alugar carro..será que vai ter neve na estrada??? As paissagens no final de março ainda tem neve? Como são? Tem fotos para ter alguma ideia?….obrigado

    • Raquel Furtado
      Gabriel
      28 de dezembro de 2019

      Oi Gabriel, tudo bem?

      Ah que delícia!! Você vai amar a região 🙂

      Sobre o clima, é super difícil prever neve. cada ano é de um jeito nessa época, sabe!
      Te recomendo olhar a previsão uns 7 dias antes de viajar pra ter uma ideia do que levar na mala, etc 🙂

  • JOSILAINE MARIA LIMA GUILARDUCCI Caiafa
    9 de outubro de 2019

    Oi Raquel!! Adorei suas dicas estou planejando fazer a rota romântica em novembro e estou com uma dúvida em relação a hospedagem se vale apena dormir em Augsburg ou só dou uma passada para conheço e vou direto para Fussen?

    • Raquel Furtado
      JOSILAINE MARIA LIMA GUILARDUCCI Caiafa
      7 de novembro de 2019

      Oi Josilane, tudo bem?

      Quantos dias você tem para fazer a rota? Se der tempo, eu acho que vale a pena uma noite, sim!

  • Marina
    8 de setembro de 2019

    Estamos planejando uma viagem em fevereiro para conhecer essa rota.. queremos fazer o trajeto de carro, mas estamos inseguros em relação a neve nas estradas e época do ano.. qual seria a opinião de vocês?

    • Raquel Furtado
      Marina
      9 de setembro de 2019

      Alugando um carro apropriado para as condições (com pneus próprios para neve ou correntes) não vejo problema. 🙂

  • Natalia Vitali
    16 de fevereiro de 2019

    Olá Raquel, tudo bem? gostei muita das suas dicas e quero sua opinião sobre o que penso em fazer! Vamos para Alemanha no começo de dezembro/19, penso em ficar uns dias em Frankfurt, alugar um carro lá e ir conhecendo as cidades da rota sem pressa e sem reservar hoteis. Pernoitar na cidade que eu me interessar e procurar um hotel no mesmo dia. Como será em dezembro, você acha que terei muita dificuldade em encontrar hoteis em cima da hora? Tanto pq não estou afim de ter q dormir no carro em noites congelantes rs, mas gostaria de viajar dessa forma, sem muitos compromissos! O que me aconselha?! 😀

    • Raquel Furtado
      Natalia Vitali
      18 de outubro de 2019

      Natalia mil desculpas!! Por algum motivo não apareceu um alerta do seu comentário aqui pra mim oO
      Só o encontrei hoje 🙁

      Você já planejou a viagem? Precisa de alguma ajuda?
      Beijinho

  • MBNuhrich
    6 de janeiro de 2019

    Vamos para a rota romântica em final de abril. Pretendo fazer boa parte caminhando com mochila nas costas. Que achas?

  • Fernanda
    2 de novembro de 2018

    Eu acompanhei essa trip pelo instagram e eu ficava cada vez mais encantada. Meu sonho de princesa conhecer esse castelo e esse trip já ta aqui na lista.!

Deixe o seu comentário

Post Anterior
GoldenEye: O Hotel digno de Lua de Mel na Jamaica
Próximo Post
Costa Sul da Califórnia: O Guia Completo