Vamos Pra Onde?

/

Roteiro de Inverno na Suíça

Suíça
roteiro de inverno na suíça

Esse texto é fruto de um roteiro de inverno na Suíça que montei para meus pais em 2020 – e algumas inclusões que fiz ao descobrir novos cantinhos após 3 anos morando aqui. Modéstia à parte, ficou incrível :)! Moro aqui na Suíça e aproveito muito essa época do ano. Sou apaixonada não apenas pelos resorts de ski (amo fazer snowboard), mas também pela paisagem branquinha que parece de conto de fadas, pelas cabanas de montanhas, pelos lagos congelados e por aí vai… Vai por mim, as dicas que compartilho aqui vão te ajudar a montar uma viagem perfeita para aproveitar o inverno. Mostro ainda os preços de tudo para facilitar seu planejamento e explico as alternativas existentes para baratear o uso do transporte público na Suíça. Também tenho um artigo que explica em detalhes como funciona o Swiss Travel Pass e outro que te ajuda a entender como preparar sua mala de inverno – vale a pena ler todos eles!

Inverno na Suíça: ROTEIRO COMPLETO

Nesse texto, te ajudo a montar um roteiro de inverno na Suíça inteligente. Durante essa estação, podem existir algumas roubadas, como se hospedar em cidade pequena sem estrutura de inverno (em que praticamente tudo fecha, por exemplo), então vamos evitar isso. Nessa época, você pode optar por:

1. Fazer uma viagem mais tranquila, curtindo cidades, paisagens e fazendo passeios leves;
2. Combinar sossego com trilhas pelas montanhas nevadas ou ainda
3. Praticar esportes de inverno como ski ou snowboard.

Em todo caso, recomendo menos destinos e mais tempo em cada um deles (pelo menos 3 noites). Recomendo também hotéis mais confortáveis, quem sabe com SPA (como os dias são curtos, você passará um tempo até considerável no hotel) e sugiro que sejam evitadas viagens depois das 18h (para fugir das chegadas à noite e com muito frio). Também recomendo que considere algumas hospedagens em vilas alpinas. Isso te dá maior probabilidade de dias de céu azul, uma vez que as cidades mais baixas e entre montanhas podem ficar debaixo da neblina.

Você pode fazer um roteiro de inverno de acordo com suas preferências. Para meus pais, montei uma viagem mais tranquila (mais dias num mesmo hotel, passeios leves e algumas caminhadas na neve). A seção Roteiros de Inverno na Suíça te ajuda no seu planejamento específico.

E se você é apaixonado pelo país e está pensando qual seria a época ideal para visitá-lo, te recomendo ler também o artigo roteiro de verão na Suíça. Mas deixo a dica: visite o país nas duas épocas do ano. Prometo que tudo muda tanto entre as estações que parecem dois países diferentes. Vale a pena conhecer!

Nesse texto você vai ver:

tempo de leitura: ~ 20 minutos

como é o Inverno na Suíça

De dezembro a março a Suíça se transforma no destino perfeito para quem busca temperaturas mais baixas, com neve e paisagens branquinhas. Se prepare para dias mais curtos (escurece por volta das 16h-17h) principalmente no início da estação. As cidades mais baixas (Lucerna e Zurich são bons exemplos) podem enfrentar dias de bastante neblina, principalmente em dezembro. Em contrapartida, vilas alpinas garantem aquele lindo visual em cima das nuvens e embaixo de céu azul.

Importante dizer que ultimamente, temos tido pouca neve em dezembro. Em 2022 e 2023 tivemos um pico de neve no início do mês e depois pouquíssima neve – deixando algumas cidades alpinas e até ski resorts sem cara de inverno.

Para aproveitar mais os destinos e passeios, sugiro uma viagem em fevereiro.

Se você gosta de esquiar e quer aproveitar uma neve powder (recém caída, fofa, leve), visita à Suíça em janeiro ou início de fevereiro. Não é regra, claro, mas essa época costuma nevar mais, com mais frequência.

Não deixe de ler: Tudo o que você precisa saber sobre a Suíça

Temperatura no inverno na Suíça

No inverno, a temperatura cai bastante (leia nossas dicas de roupas para o inverno para se preparar bem e não cair em roubadas). Nas montanhas, você enfrenta até -20 graus celsius, enquanto nas cidades mais baixas, você pode se deparar com -2, -3.

O mais comum nas cidades, entretanto, são temperaturas positivas, próxima aos 5 graus celsius – mas isso é a média. Neva em Zurich, em Lucerna e em várias outras cidades. A temperatura costuma cair a -5 ou até mais.

Nas montanhas, espere enfrentar em média -10 graus celsius (inclusive em dias ensolarados). As vilas alpinas costumam ficar branquinhas e a paisagem parece de filme: os telhados e carros ficam às vezes debaixo de 1 metro de neve! Para garantir uma paisagem mais branquinha, opte por vilas alpinas mais altas, como Melchsee-Frutt, a 2.000 de altitude.

Note que nos lugares mais altos, como topo de montanhas, o frio é ainda mais intenso. O vento pode ser bem forte – de dar aquela sensação de cortar o rosto. A mão também sofre com as baixas temperaturas. Por isso, vá preparado: mantenha suas extremidades (pés, mãos, cabeça) bem aquecidos. Na Suíça, gosto muito da marca local Mammut e das luvas que eles vendem. Para botas de neve, gosto da marca Lowa. Invista também em boas meias (de merino ou um mix). Em Lucerna compro meias de inverno na loja Von Moos.

como se vestir no inverno na suíça

Vista-se em camadas, idealmente 3. Mas a dica é não exagerar na quantidade e nem colocar roupas muito justas. É na verdade o ar “preso” entre as camadas que te mantém aquecido. Você encontra dicas em detalhe no texto o que levar em uma mala de inverno.

Recomendo segunda pele (roupa térmica) naqueles dias em que você passará muitas horas ao ar livre, principalmente nas montanhas. Uma boa segunda pele para dias de atividades é justinha, para secar um eventual suor do corpo. Na cidade, uma blusa básica funciona bem. A camada seguinte deve ser um casaco isolante térmico (pode ser um fleece ou uma down jacket/ doudoune). Por cima, um casacão apropriado para o frio: novamente com bom isolamento térmico, impermeável (idealmente) e corta-vento. Muitos casacos indicam na etiqueta a temperatura que aguentam. Para a parte de baixo, recomendo uma calça impermeável para os dias na neve. Na cidade, uma calça mais quentinha aguenta bem. Jeans é um material frio – se você for maior “friorenta(o)” recomendo que use uma térmica por baixo do jeans.

Uma dica que vai te deixar bem quentinho mesmo: opte por um casaco que segure temperaturas mais baixas que -10 graus celsius. Eu comprei o meu mais recente na Odlo (ele aguenta de -10 a -20).

Outra dica importante: nas cidades, não deixe a primeira camada muito quente. Isso porque você frequentemente entra em lugares fechados e com aquecedor. Se sua roupa de baixo estiver te aquecendo demais, você vai suar. Considere uma calça quentinha, meia grossa e sapato apropriado (solado de borracha para isolar o frio do chão), uma blusa leve, um casaco leve por cima e por fim o casacão pesado. O meu é da Wollrich. Cachecol, gorro e luvas sempre na bolsa pra “emergências”.

Onde comprar?

Roupa de frio que realmente funciona é cara! Não dá pra fugir muito disso. O ideal é investir em poucas mas boas. Eu amo as marcas Canada Goose, The North Face, Salomon, Save the Duck, Helly Hansen, Columbia, Mammut, Odlo, Woolrich. A marca brasileira Solo tem bons produtos. Na Decathlon você encontra peças com menor durabilidade mas ainda com boa qualidade e que cumprem o prometido. Nela você encontra a marca Wed’ze, mais acessível para calças de ski.

PRA ONDE IR NO INVERNO NA SUÍÇA

Como a Suíça tem montanhas por toda parte, as opções de roteiros de inverno que envolvem natureza são inúmeras. Apesar de pequeno em área, o país é ENORME em atrativos. No mapa abaixo, destaquei alguns destinos de inverno que eu particularmente amo. Indiquei a duração de viagens de trem entre alguns para vocês terem ideia do tempo de deslocamentos.

Note que a região de Interlaken tem vários pontos de interesse. Essa é uma área que eu recomendo muito num roteiro de inverno na Suíça (e num roteiro de verão também). Também recomendo Zermatt e/ou St Moritz ou ainda as pequenas vilas alpinas Stoos e Melchsee-Frutt, a depender das suas preferências.

Mapa com algumas recomendações de cidades para um roteiro de inverno na Suíça

Incluí como sugestão uma viagem de trem com o Glacier Express. Recomendo para quem tem tempo (a viagem inteira toma um dia inteiro) e adora apreciar paisagens incríveis com calma. Muitos também indicam o Bernina Express (um trem panorâmico semelhante), mas nesse roteiro que recomendo, o Glacier se encaixa melhor. Note que essa é uma viagem de Zermatt a St Moritz, e ela tem 8 horas de duração (é possível fazer também apenas um trecho) – de carro são 5h. Realmente só recomendo para quem quer curtir o trem panorâmico.

Indiquei, ainda no mapa, Lucerna e Zurich por terem mais ar de cidade. Elas são boas opções de destino para quem prefere aproveitar o movimento e as atrações de uma cidade ao invés de passar a viagem toda em vilas alpinas. Eu sei que, pra muita gente, andar na neve todo dia cansa. Então fique à vontade para afazer adaptações no seu roteiro de inverno na Suíça. Lucerna é ainda uma ótima base por estar próxima a vários destinos de interesse. Confira nossas dicas de onde ficar em Lucerna (dicas valiosíssimas, rs, afinal é nessa cidade que eu moro)!

Outras montanhas pertinho de Lucerna que merecem uma visita bate-e-volta são Titlis e Brunni em Engelberg (a 40 minutos de trem), Stoos (que eu amo, amo, amo de paixão), Melchsee-Frutt e Mt. Pilatus (esse último em Lucerna mesmo, 10-15 minutos de ônibus).

Como se locomover pela Suíça no inverno

De carro ou trem, é super fácil se locomover pela Suíça. O país é pequeno e tudo acaba sendo relativamente perto. De carro, em 3 horas você praticamente atravessa de norte a sul. Bom, então vamos lá:

De carro

Adoro a opção de fazer roadtrips com a liberdade de um carro alugado. Você não precisa se preocupar com horários, pode parar onde e quando quiser e, realmente, fazer uma viagem de acordo com seus interesses. Leia o texto Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Suíça para se preparar.

Entretanto, eu sei que dirigir no inverno assusta algumas pessoas. Inclusive, a questão da neve pode dar um trabalhinho extra, como precisar limpar o vidro do carro antes de dirigir. Dito isso, os carros na Suíça são muito bons e cheios de tecnologia para o inverno. Mas, se esse ponto realmente te incomoda, opte pelo transporte público. Ele te leva com bastante conforto para qualquer (quase qualquer) lugar do país. Diferente dos países vizinhos, aqui você chega até o topo da montanha de transporte público.

Os valores de aluguel na Suíça são normalmente elevados, mas os carros disponíveis são sempre excelentes. Ah, deixo mais uma observação: entrar e sair de cidades maiores, e ainda encontrar estacionamento, pode ser complicado (e caro). Lembre-se disso!

De trem

O transporte público na Suíça é um dos mais eficientes do mundo. Acesse meu artigo dicas sobre o Transporte Público na Suíça para ver particularidades daqui. Você consegue chegar em praticamente todos os lugares do país combinando trem + ônibus e teleféricos – e isso não é diferente no inverno. Se você prioriza o conforto de não precisar procurar vaga ou dirigir e se atentar às regras de trânsito (multas na Suíça são bem altas) essa opção é excelente. Acho que principalmente no inverno, você aproveita mais essa opção, pois vai curtindo a paisagem sem preocupações.

Para facilitar sua compra de bilhetes, recomendo que baixem o app da SBB (a empresa responsável pelos transportes públicos do país). Essa é minha dica de coração! Através dele você confere rotas, vê preços e compra passagens de ônibus, trem e barco (desde que cadastre seu Apple Wallet ou cartão de crédito ou débito). O download é gratuito. Todo mundo que mora aqui tem esse app em seu celular.

Vai por mim: se você opta pelo transporte público, você deve viajar com pouca mala. Uma mala por pessoa é o ideal – e nada muito pesado. Lembre-se que você provavelmente terá que cuidar de um casacão + uma bolsa ou mochila + uma mala e ainda muitas vezes o celular na mão para conferir rotas e trocas de trem. Por isso, é melhor facilitar a sua vida e não ter muito peso nem muitos volumes.

Leia também: Como funciona o Swiss Travel Pass? Vale a pena comprar?

Roteiro de inverno na Suíça: quantos dias?

Para aproveitar bem, recomendo 10 dias de viagens. Quem faz uma viagem só pela Suíça, pode estender a duração e ficar em torno de 12 a 15 dias.

Se suas férias não são tão longas e seu roteiro já inclui outros países na Europa, dedique 7 dias à Suíça. Claro que você aproveita bastante com 5 dias também, mas fica com gostinho de “quero mais”. Entretanto, a Suíça é um país que demanda alto investimento financeiro. Considere esse ponto no seu planejamento também.

Minha sugestão de roteiro na Suíça no inverno:

5 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: Dedique seu tempo a Lucerna e região, incluindo Melchsee-Frutt ou Stoos e a região de Interlaken
Opção 2: Passe 3 dias em Zermatt e 2 em Lucerna

7 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: 3 dias Interlaken e região, 2 em Stoos / Melchsee-Frutt / Lucerna, 2 em Zermatt
Opção 2: Combine Zurich com Graubünden

10 DIAS NA SUÍÇA

Opção 1: Interlaken e região, Lucerna, Zermatt e St Moritz com Glacier Express
Opção 2: Combine Lucerna e passeios ao redor como Stoos e Frutt com Graubünden, Zurich, Verbier / Crans-Montana

E para esquiar na Suíça, o que muda nesse roteiro?

Se você gosta de esportes de inverno, talvez prefira aproveitar seus dias em Verbier, Davos, Grindelwald, Engelberg, Crans Montana ou Zermatt. Verbier e Crans Montana, por exemplo, são ski resorts incríveis e super badalados. Zermatt é enorme! Davos é menos famosa e menos lotada (é mais procurada por locais), mas também linda. Grindelwald está pertinho de Interlaken e tem várias opções de ski resorts nos arredores. E Engelberg é onde está Titlis, acima de 2.000m de altitude e sempre com bastante neve – mas vive cheia de turistas.

Eu te recomendo não mudar tanto de cidades para aproveitar mais o esporte, sem perder tanto tempo com deslocamento. Verbier e Crans Montana são destinos super completos. Se o foco da viagem for esqui e aprés ski, eu iria para uma das duas. Em Crans, se você busca luxo sem ostentação e muito conforto, hospede-se no Guarda Golf. Eu amei. Uma curiosidade é que a dona é brasileira!

amanhecer em Crans montanha no inverno

roteiro de 10 dias na suíça no inverno

Montei um roteiro de inverno na Suíça super especial que funciona muito bem tanto pra quem não pratica esportes de inverno quanto para quem quer praticá-los mas não tem isso como prioridade. Todas as vilas alpinas recomendadas têm áreas para ski ou snowboard (então divirta-se à vontade), mas oferecem mais que isso também.

ZURICH • INTERLAKEN • ADELBODEN • ZERMATT • ST MORITZ • ZURICH

Eu te recomendo fazer todo esse roteiro de transporte público. Por esse motivo, mostro abaixo todos os deslocamentos considerando rotas de trem (ou trem + ônibus quando for o caso). Se você tem qualquer dúvida sobre transporte público na Suíça não deixe de ler nosso artigo sobre o tema.

Sua porta de entrada na Suíça para esse roteiro pode ser tanto a Basiléia (se você já vem da Europa), quanto Zurich (se você vem de um vôo direto do Brasil). Não te recomendo chegar por Genebra pela distância. Mas, caso isso aconteça, desconsidere St Moritz do roteiro – você vai se afastar demais do aeroporto para a volta. Opte por conhecer Verbier.

Parte 01: Zurich – Porta de Entrada

roteiro de inverno na suíça: zurich

Pousando no aeroporto de Zurique (Zurich, em alemão) você já estará praticamente dentro da estação de trem. Basta atravessar para o outro lado do aeroporto (siga as placas) e descer as escadas rolantes que você logo verá as plataformas. Caso você tenha optado por alugar um carro, pegue-o também no aeroporto.

Bom, aí é só começar a sua viagem. Vá para o centro da cidade (estação Zurich HB) se você quiser passar alguns dias em Zurique. Caso já esteja ansioso para ver vilas alpinas nevadas, embarque rumo à região de Interlaken: nossa primeira parada no roteiro de inverno na Suíça.

ONDE DORMIR EM ZURIQUE

Para uma pernoite rápida em Zurich para descansar e seguir viagem no dia seguinte, recomendo algum hotel do aeroporto, como o Holiday Inn e o Ibis. Uma outra sugestão é o hotel 25 Hours na Langstrasse perto da estação de trem. Esse é um hotel super confortável, moderno e descolado. Recomendo essa opção para quem busca uma atmosfera mais jovem e descolada e pretende jantar no hotell. Me hospedei por lá 3 vezes já e adorei.

Para conhecer um pouco a cidade, recomendo uma hospedagem mais central. Me hospedei em abril/19 no Marktgasse Hotel e gostei muito. Localização excelente.

Para mais sofisticação e luxo, recomendo o belíssimo The Dolder Grand, que fica um pouco mais afastado da cidade,. Ele conta com um SPA incrível. Me hospedei lá em 2019 e amei! Uma opção mais central é o Widder Hotel, com decoração moderna e restaurantes excelentes. Mesmo que você não se hospede no Widder, vale a pena ir jantar. Há ainda o Baur au Lac  também com ótima localização, sofisticação e elegância. Esse é um hotel mais clássico. Menos moderno que as outras opções em relação à decoração, mas extremamente confortável. Me hospedei nele com meus pais em nossa primeira vinda juntos à Suíça.

o que fazer em Zurich no inverno

Caso sua opção seja passar uns dias em Zurique, vale a pena considerar fazer um bate-e-volta a St. Gallen. A cidade é um charme e fica muito lindinha nevada.

Considere também visitar a montanha Uetliberg, pertinho do centro da cidade. Basta pegar um trem até lá e caminhar cerca de 5 minutinhos pelo bosque, até chegar no topo. Com neve, dá pra brincar de trenó lá em cima. Se quiser dormir lá em cima, a dica é o Hotel Uto Kulm.

Para mais dicas de Zurique (o que fazer, onde comer), leia nosso guia completo.

Próxima parada: interlaken

de zurich a interlaken na Suíça

Parte 02: Interlaken e Região – Pelo menos 3 dias

roteiro de inverno ma suíça: Interlaken

Interlaken é uma cidade estrategicamente localizada entre dois lagos e aos pés de montanhas maravilhosas. Na verdade, aos pés de verdadeiros *paraísos* suíços tanto no inverno quanto no verão. Entretanto, na minha opinião, ela não tem muitos atrativos no inverno e funciona apenas como base para passeios bate-e-volta às montanhas em seu entorno.

Grindelwald e Lauterbrunnen estão ali pertinho e são destinos incríveis – gosto mais da segunda no verão, mas também vale a visita no inverno, principalmente em um dia de sol. As estações de ski mais famosas da região são Wengen, Mürrer (onde costuma ter mais neve) e Grindelwald.

Eu dedicaria 2 a 3 noites em Interlaken ou Grindelwald (eu prefiro a última), a depender da duração total da sua viagem. Na região, vamos conhecer Grindelwald e Schilthorn.

Vai por mim: Um hotel excelente e novinho, inaugurado em 2021 em Grindelwald, é o Bergwelt Grindelwald. 4 estrelas, quarto, localização e restaurantes excelentes. Me hospedei nele com Marc e nosso cãozinho Miles em julho/21 e amei.

Como ir de Zurich para Interlaken

De trem ou de carro, o deslocamento é simples. Siga seu GPS ou compre sua passagem de trem pelo app da SBB. Caso tenha um Swiss Travel Pass, basta escolher o horário preferido e embarcar rumo ao destino.

De trem, a viagem dura em torno de 2 horas e tem apenas uma baldeação. Note, entretanto, que há opções mais demoradas, durando até 3 horas e com mais baldeações.

Importante: Interlaken tem duas estações de trem principais: Interlaken Ost e Interlaken West. Essa última está mais perto do centrinho da cidade. Mas Interlaken Ost é super importante, também. É dela que partem os trens para as paradas mais altas, como Jungfrau Top of Europe. Fique atento.

INTERLAKEN

Se você chegar cedo, caminhe um pouco pelo centrinho e aproveite alguns dos restaurantes deliciosos da cidade. Os sofisticados La Terrase dentro do hotel Victoria-Jungfrau e Benacus são ótimas opções. O Restaurant Taverne dentro do Hotel Interlaken também recebe bons elogios. Uma típica e gostosa comida suíça você encontra no Restaurant Baren. O restaurante é um chalé fofo e combina muito com fondue. Para um hambúrguer e uma cerveja, vá ao The 3 Tells Irish Pub.

Quem gosta de uma atmosfera mais animada e procura um bar com música ao vivo pode ir ao Barracuda Cafe & Bar.

Não deixe de acessar nosso artigo com dicas de Interlaken para pegar mais informações valiosas sobre a cidade.

Depois descanse e se prepare para o dia seguinte. O frio do inverno deixa a gente mais cansado (e meio preguiçoso também). Aproveitar o primeiro dia pra dormir cedo e repor as energias é uma ótima estratégia.

Grindelwald

Eu te recomendo começar sua experiência na região subindo para Grindelwald.

Grindelwald é ponto de partida para várias montanhas da região, entre elas Grindelwald-First, que é um passeio lindo que eu super recomendo! Ali tem também restaurantes legais para comer a típica salsicha cervelas, especial da Suíça, além de pratos tradicionais como a batata Rösti, o Raclette e o próprio fondue! O inverno pede né?

hike de inverno em grindelwad, no nosso roteiro pela suíça

Para subir a gôndola até First você deve caminhar por 10 minutinhos pelo centrinho desde a estação de trem. Dá pra fazer esse trajeto de ônibus, mas a caminhada é bem gostosa. A subida de gôndola é paga à parte: são CHF 30 por pessoa, ida e volta. O Swiss Travel Pass te garante 50% de desconto.

Os mais aventureiros podem aproveitar para saltar de paraglider lá de cima ou descer na tirolesa First Flyer por CHF29 (84km/h num percurso de 800m). Outras opções são esquiar, descer algumas pistas caminhando, descer de trenó, almoçar no restaurante lá de cima. Você também pode caminhar pelo First Cliffwalk by Tissot, uma passarela suspensa talhada na rocha. O percurso é circular e dura 15 minutinhos.

Veja no site oficial todas as opções de lazer no inverno.

Schilthorn

A montanha Schilthorn ganhou fama em 2016 quando passou por uma super reforma e ganhou o thrill walk. Hoje em dia, ela disputa bastante com Jungfrau. O melhor dela é que desde 2018 seu acesso é grátis com o Swiss Travel Pass! Ponto pra Schilthorn!

Para chegar lá, você deve pegar o ônibus 311 na estação Interlaken Ost (são 35 minutinhos de viagem). Outra opção é ir desde Lauterbrunnen, pelo ônibus 141 (que dura 20 minutos). Note que você vai chegar na estação da gôndola em Stechelberg, aos pés do Mt Schilthorn. Pegue a gôndola até o Piz Gloria, no topo da montanha, a 2.970m de altitude, ou até o Birg, a 2.677m – onde estão os novos Skyline Walk e o Thrill Walk. Claro que você pode fazer as duas paradas, também! São cerca de 32 minutos de subida até o topo.

No link do site oficial (em inglês) você encontra todos os atrativos disponíveis no inverno, como winter hikes e pistas de ski.

Jungfrau – Top of Europe: vale a pena?

Pelo preço (ida e volta por mais de CHF 200 – valores atualizados aqui) e pelo frio, eu diria que no inverno não vale tanto a pena. Você já vai ver neve e vistas incríveis em tantos outros lugares nesse inverno na Suíça que não precisa ir a Jungfrau. É verdade que a experiência é incrível, que a história da construção do trem é o máximo, etc, etc.. Mas eu deixaria pra ir em outra época do ano, caso a intenção seja ver neve. No inverno lá em cima é frio demaaaais; é muito alto! Mas é lindo, não dá pra negar…

Onde dormir em Interlaken

Em dezembro de 2019 me hospedei no Hotel Interlaken e gostei muito. Essa é uma opção com preço justo, quartos confortáveis e ótima localização. Para luxo, indico o 5 estrelas Victoria Jungfrau Grand Hotel & Spa.

Quem procura uma opção mais acessível, recomendo fortemente o Youth Hostel. Não se deixe enganar pelo nome: apesar de Hostel, ele é super moderno, lindo e muito procurado por todas as faixas etárias. Ele só não está localizado tão no centrinho, mas ao lado da estação Interlaken Ost. Outra opção nessa faixa de preço é o Bed & Bar No.8 – Adults Only. Eu nunca me hospedei nele mas já ouvi boas avaliações. O conceito é como um bed & breakfast com cozinha compartilhada.

Onde dormir em GRINDELWALD

Como falei acima, eu amei o Bergwelt Grindelwald. É a opção mais moderninha que ainda mantém aquele ar de montanha pra garantir a autenticidade da região. Nesse mesmo estilo tem o Boutique Hotel Glacier – ainda não me hospedei lá, mas quero muito! Há outras opções também, como o Romantik Hotel Schweizerhof e o Jungfrau Lodge Swiss Mountain.

Depois desses dias em uma das regiões mais famosas da Suíça, é hora de conhecer um destino que, por sorte, ainda não está tão popular: Adelboden.

Parte 03: Adelboden – 2 a 3 dias

de Interlaken a Adelboden na Suíça

roteiro de inverno na suíça: adelboden

Adelboden e Kandersteg são duas típicas cidadezinhas alpinas suíças. Elas estão localizadas no cantão de Berna, e como vocês viram, estão pertinho de Interlaken. Eu te recomendo fazer base em Adelboden e se hospedar no maravilho hotel The Cambrian (~ CHF340 p/ o casal com café da manhã). O hotel tem um super SPA com uma (pequena mas incrível) piscina aquecida externa. Ele é o melhor hotel da cidade e vale quanto pesa.

Uma opção mais acessível, entretanto, é o Hotel Bristol (~ CHF 200 p/ o casal com café da manhã). Ele também é super central – e está na verdade pertinho do The Cambrian. Muito bom, também.

Eu te recomendaria 2 ou 3 noites na cidade.

Como ir de Interlaken para adelboden

De transporte público a viagem entre Interlaken e Adelboden dura 1h e 30 minutinhos. O único ponto chato, entretanto, é que não há trem direto e é necessário fazer duas baldeações. A primeira é em Spiez e a segunda em Frutigen. De lá, você pega o ônibus #230 pra seguir rumo a Adelboden Post, a estação final. Lembre-se que o ideal é viajar com pouca mala :)! Escrevendo aqui parece complicado mas o site e app da SBB te mostra isso tudo. Você compra uma passagem apenas e ela já inclui todo esse itinerário.

Essa rota custa CHF42. Normalmente você encontra passagens SuperSaver no valor de CHF31. Lembrando que quem possui o cartão Half Fare paga metade de qualquer um desses valores; e quem comprou o Swiss Travel Pass não paga nada.

Adelboden

No primeiro dia, aproveite a chegada com calma. No inverno não dá pra planejar mil coisas a cada minuto porque o frio praticamente te impede – acredite em mim!

vila de adelboden no inverno
créditos: bruisedpassports.com

Minha dica é um passeio despretensioso pelo centrinho e um jantar por volta das 17h – 18h em um desses 2 restaurantes super elogiados: o Brasserie 3715 ou o restaurante Belle Vue do Bellevue Park Hotel. Ambos oferecem uma experiência super sofisticada.

Se a ideia for não investir tanto nas refeições, opte pelo Alte Taverne, ou por uma opção menos requintada mas ótima no Adler Adelboden ou ainda uma massinha no Ristorante Alfredo.

Kandersteg + Blausee

Recomendo muito esse passeio! Pegue o ônibus e siga rumo a Kandersteg.

A ideia é, ao chegar na cidade, subir a gôndola Gondelbahn (CHF28 ida e volta | com Swiss Travel Pass você paga metade) até o topo da montanha. E de lá, fazer uma caminhada leve (mas na neve) de 15 minutos até o lago Oeschinensee. Você estará a 1,600m de altitude – nada alto demais que vá te deixar sem fôlego.

É claro que é mais bonito visitar lagos no verão, mas se você estiver fazendo essa viagem no início de dezembro, quem sabe não tem a sorte de ainda vê-lo azulzinho (e com o constraste da neve em volta)? Já no alto inverno, o lago congela e vira uma pista de patinação. Vale super a pena conferir. É possível brincar de trenó e de patins no gelo por ali.

Aproveite o visual lá em cima e depois desça novamente com a gôndola. Em seguida pegue o ônibus 230 de volta a Adelboden.

No caminho de volta, faça uma paradinha no incrível Blausee, esse lago azulzinho aqui das fotos abaixo. É só descer na parada Blausee BE e aproveitar. Leia nosso artigo sobre o Blausee para mais informações.

Tire um tempinho para caminhar em seu entorno (ele é pequeno) e tome uma bebida quente no restaurante em frente. De lá, pegue novamente o ônibus 230 de volta a Adelboden.

Os deslocamentos de ônibus do dia totalizam CHF40 por pessoa (ida-e-volta).

Unter Dem Birg

Se o tempo estiver bom e você ainda tiver energia para subir outra montanha e fazer mais uma caminhadinha leve, pegue o ônibus 232 rumo a Unter Dem Birg (CHF14 ida e volta). Uma vez lá, pegue a gôndola Engstligenalp (CHF 22 ida e volta). Em um dia de céu aberto, dá pra passear bastante lá em cima. A paisagem é incrível.

Lá em cima tem ainda um restaurante dentro de um iglu (!!!), onde você pode comer um típico fondue de queijo (CHF39 por pessoa). Ele funciona de 13/12 a 05/04.

Dentro do iglu a temperatura se mantém perto dos 0 graus celsius. Vá bem agasalhado – até porque, não sei vocês, mas eu, quando como, fico com mais frio!

Você pode fazer sua reserva pelo site oficial (mas ele está em alemão). Outra opção é pedir para o concierge do seu hotel fazer a reserva, por telefone, pra você.

Bom, e aí chegou a hora de voltar a Adelboden, recolher suas malas no hotel e seguir viagem rumo a Zermatt (serão 3 horas de trem e 3 baldeações). O ideal é que você não saia muito tarde.

Parte 04: Zermatt – 2 a 3 dias

de Adelboden a Zermatt na Suíça

roteiro de inverno na suíça: Zermatt

Como ir de adelboden para zermatt

A viagem de transporte público de Adelboden a Zermatt é longa. Você precisa fazer 3 baldeações. Primeiro você segue de ônibus até Frutigen e de lá caminha até a estação de trem para seguir rumo a Visp – com troca de trem em Spiez. Uma vez em Visp, você pega outro trem para chegar em Zermatt. Não se preocupe pois é tudo super tranquilo na Suíça: ótima sinalização e plataformas super próximas – você terá tempo suficiente para se deslocar de um transporte para o outro.

Ao chegar na estação de trem de Zermatt você verá shuttles elétricos de vários hotéis. Como não são permitidos carros em Zermatt, esses shuttles são os transportes para os hotéis. Muitos hotéis estão ali na rua principal mesmo e você pode ir andando.

Note que, se você estiver viajando de carro para Zermatt, você vai precisar estacionar cerca de 5km antes da cidade, no vilarejo de Tasch, e então continuar de trem.

Onde dormir em Zermatt

Zermatt tem uma infinidade de hotéis e muitas boas opções. Eu sou doida pra me hospedar no Cervo Mountain Resort ou no Nomad by Cervo. Eles não ficam exatamente no centrinho, mas bem pertinho, nas montanhas. O transfer de carrinho elétrico desde e para a estação de trem é gratuito.

Outro hotel que gosto muito – e que ganhou melhor hotel do ano – é o Schweizerhof Zermatt. Também já me hospedei no La Ginabele (passou recentemente por uma ótima reforma), e no BaseCamp Zermatt (uma opção mais simples, mas muito boa).

Meus pais já se hospedaram no Walliserhof e gostaram também. Acharam o restaurante do hotel ótimo, inclusive. Os quartos não são tão modernos, entretanto.

GORNERGRATT

Zermatt dia 2

Zermatt dia 3

Depois de todos esses passeios em Zermatt, chegou a hora de curtir com calma paisagens incrível em uma viagem de trem rumo a St. Moritz.

Vai por mim:

Na nossa sugestão de rota, pegue o Glacier Express em Zermatt pela manhã e siga até St. Moritz, percorrendo 219 km em quase 8 horas de viagem.

de Zermatt a St. Moritz na Suíça

glacier_express-roteiro_inverno_suica

De Zermatt a St Moritz pelo Glacier Express

A Suíça é famosa pelas viagens de trem, principalmente em trens panorâmicos. Glacier Express e Bernina Express são duas opções incríveis de viagem nesse estilo. A diferença entre eles é basicamente a rota oferecida e a velocidade: o Glacier Express é – orgulhosamente – o trem expresso mais lento do mundo. A viagem através dele é pra ser curtida com calma e indicada pra quem tem disponibilidade (e interesse) em passar um dia inteiro (bom, 8 horas) dentro de um trem. Eu recomendo.

Se você se interessa pela possibilidade de aproveitar os cenários mais incríveis do país de trem, considere incluir essa viagem no seu roteiro de inverno pela Suíça. No post Glacier Express, te explico tudo o que você precisa saber sobre essa viagem (inclusive explico como comprar o ticket e como usar algum cartão de desconto – como o Swiss Travel Pass).

Existem três categorias de viagem: Glacier Express Excellence Class (CHF 769,-), First Class (CHF 349,-) e Second Class (CHF 213,-). A Excelente Class foi inaugurada em abril/2019 e é na verdade um vagão especial da First Class com serviços especiais, um menu de 7 pratos para o almoço, bebidas alcóolicas selecionadas, e vários outros mimos. Além disso, a configuração dos assentos não é 1 x 2, como nos outros vagões, mas 1 x 1. Assim, todos os passageiros ficam assentados ao lado da janela para curtir a paisagem.

Parte 05: St Moritz – 2 a 3 dias

zurich-roteiro_inverno_suica

Se você não esquia, te recomendo ficar 1 ou 2 noites em St Moritz. Entretanto, se quiser praticar ski e snowboard, considere 3 noites.

Bom, vocês já devem conhecer a fama de que St. Moritz é um dos destinos mais caros e luxuosos do mundo, né? E tem um pouco de verdade aí mesmo. Dá pra viver experiências com valores estratosféricos na cidade mas isso não quer dizer que você não encontre nada mais acessível.

Eu sei que deixar cidades caras para o finalzinho da viagem pode ser *perigoso* (normalmente já estamos com orçamento das férias estourado hehe). Mas planejando direitinho, dá tudo certo.

Minha dica é que você reserve sua hospedagem com bastante antecedência para encontrar as opções com melhor custo x benefício ainda disponíveis.

Onde dormir em St Moritz

Se você busca uma acomodação mais em conta, opte pelo St. Moritz Youth Hostel.

O que fazer em St Moritz

Durante essa época do ano, St. Moritz tem neve garantida. E as opções de esportes de inverno são muitas, como ski, snowboard, patinação no gelo (inclusive está ai a pista mais antiga do mundo), snow-shoes, etc.

Você que gosta de aproveitar ao máximo essas atividades ao ar livre, se liga: St. Moritz oferece 150km de trilhas para caminhadas na neve. Pra quem faz ski ou snow, o ski resort também não decepciona: são 350km de pistas esquiáveis, com destaque para a pista mais íngreme de Suíça!

Quanto custa um roteiro de inverno na Suíça

Já adianto que não é nada barato – mas que também não é nada absurdo como à primeira vista a gente pode imaginar.

Hospedagens: Calcule em torno de CHF200 – CHF300 por noite de hospedagem em hotel 3 ou 4 estrelas. 10 noites de hospedagem sairiam a aproximadamente CHF 3.000 por casal.

Alimentação: Calcule de CHF50 – CHF100 por dia, por pessoa. Comendo em restaurantes todo dia e em todas as refeições, você se aproximará dos CHF100. Se tem o hábito de pedir uma garrafa de vinho no jantar, acrescente mais CHF 20 por dia. Em 10 dias, um casal que intercala restaurantes com sanduíches ou almoços leves, gasta CHF 1.500 com alimentação.

Deslocamentos: Usando as estratégias certas para baratear as viagens de transporte público na Suíça e fazendo reservas com antecedência, você consegue fazer todos os deslocamentos desse roteiro com aproximadamente CHF500 por pessoa. Um casal investiria CHF 1.000 com transporte para se deslocar pela Suíça, por 10 dias, num roteiro incrível de inverno.

Passeios: Calcule CHF30 a CHF50 por dia de passeio. Em 10 dias, o casal gasta em média CHF800 com passeios adicionais (visita a montanhas específicas, entradas em museus, etc).

Total: Considere CHF 6.500 por casal para uma viagem sem extravagâncias (mas confortável) por 10 dias fazendo o melhor roteiro de inverno na Suíça.

Qual cartão de desconto vale mais a pena, então?

De acordo com meus cálculos, para esse roteiro de inverno na Suíça é mais vantajoso investir no Half Fare Card se você quiser viajar de primeira classe. E é mais vantajoso investir no Swiss Travel Pass se você quiser viajar de segunda classe. Na verdade, nessa situação em 2a classe, com o Swiss Travel Pass ainda você pagará um pouquinho a mais que se usasse o Half Fare Card, mas eu acho que essa pouca diferença vale pelo conforto e pelos descontinhos extras em museu, barco, etc que você pode querer aproveitar. 

Pronto para embarcar para a Suíça?

A Suíça é muito maravilhosa no inverno! Depois de todas essas dicas, tenho certeza que você fará uma viagem incrível por lá. 

Se você tiver qualquer dúvida ou dica para compartilhar com a gente, comente aqui em baixo. Vou adorar trocar contigo =)

Boa viagem!

  • Cecília
    10 de março de 2024

    Olá Raquel .Otimas dicas!! Estarei na Suíça bem no início de Abril . Ainda é muito frio , mesmo estando no início da primavera? Obrigada!

    • Raquel Furtado
      Cecília
      11 de março de 2024

      Oi Cecília, tudo bem? Abril pode fazer de 0 a 22 graus. É um mês incerto, principalmente mais pro início. Mas costuma ter dias bem bonitos. Venha torcendo pelo clima gotoso de primavera mas traga um casaco mais pesado e uma capa de chuva pra vir prevenida 🙂

  • Daniella cota
    4 de março de 2024

    Olá Raquel! Parabéns pelo blog
    Alguma dica de compra de passagens de trens com desconto comprando com bastante antecedência? Irei em dezembro. Partindo de Zurique, ainda não fiz o roteiro mas com certeza seguirei suas dicas
    Obrigada!

  • Katia Frigo
    25 de fevereiro de 2024

    Olá! Estamos pensando em passar o réveillon 24/25 na Suíça. Como é a virada do ano em Lucerna?
    Obrigada

  • elaine
    22 de fevereiro de 2024

    Olá, adorei seu roteiro.
    Contudo, gostaria de um lugar especial, com montanha, neve, esportes, restaurantes, lugarezinhos charmosos próximos, mas ficar numa única cidade, num hotel com festa de reveillon. Tô apanhando para achar viu…rs, para passamos uns 7/8 dias no fim do ano…
    Sucesso.
    Att. Elaine

  • Walisson Ferreira
    19 de fevereiro de 2024

    Ei Raquel, parabéns pelo seu excelente trabalho. Muito qualidade nos textos e nas dicas.

    Irei com minha família (eu, minha esposa e dois filhos (13 e 08 anos)) dia 21/03 para Suíça e ficarei até 30/03. Ou seja, ficarei 7 dias cheios (8 noites) na Suíça (sem contar o dia da chegada e da saída) e as suas dicas estão me ajudando demais.

    Estou pensando em 2 noites em Zurique, 2 em Lucerna, 2 em Interlaken e 2 em Mountreux. O que acha?

    Outra dúvida, li em vários posts sobre o mês Março não ser um bom mês. Você avalia que mesmo na última semana de março corro o risco de muita chuva?

    Obrigado

    • Raquel Furtado
      Walisson Ferreira
      19 de fevereiro de 2024

      Oi Walisson, tudo bem? que viagem demais!! Vai ser muito especial sua passagem por aqui!
      Março e Abril são meses mais incertos, mesmo – mas ano passado foram ótimos! Traga um casaco mais quentinho e uma capa de chuva de garantia (o que na verdade vale como dica pra qualquer mês). Vai dar tudo certo!

      O roteiro está ótimo! Eu não sou muito fã de dormir em Interlaken. Acho Grindelwald mais charmoso e com melhores hotéis. Mas Interlaken é mais estratégico para explorar os dois vales 🙂

  • Silvio Conegliam
    13 de fevereiro de 2024

    Olá, Raquel. Tudo bem?
    Obrigado pelas dicas. Adorei.
    Estou planejando minha viagem para Suíça, estou em dúvida entre meados de novembro e início de dezembro (fiquei com receio de novembro por ver relatos fortes de fog/neblina, procede? – já tive viagens com vistas estragadas por conta disso).

    No mais, estou avaliando estender por Amsterdã/Berlim. Iria ver se indicaria alguns países com acesso mais fácil a partir da Suíça. Obrigado.

    • Raquel Furtado
      Silvio Conegliam
      17 de fevereiro de 2024

      Oi Sílvio, eu recomendaria dezembro!! Clima é difícil prever, mas dezembro é mais estável 🙂
      E pode combinar com Alemanha. Bem fácil ir da Suíça pra lá!

  • Vanessa
    10 de fevereiro de 2024

    Olá Raquel! Parabéns pelo conteúdo!

    Eu e meu namorado estamos planejando passar ano novo 2025 na Suíça e ficar primeira semana de janeiro.
    Ele quer e gosta muito de esquiar e eu nem tanto. O que você recomenda para nós como roteiro, pensando em uns 4 ou 5 dias de esqui? Além disso, qual sua sugestão para esqui, pensando em uma opção não tão cara?
    Obrigada!!!

    • Raquel Furtado
      Vanessa
      11 de fevereiro de 2024

      Oi Vanessa, tudo bem?
      Vale pensar na região de St Moritz, ou Crans Montana ou Verbier 🙂

    • Raquel Furtado
      Vanessa
      11 de fevereiro de 2024

      Complementando: os resorts mais baratos são os menores, como Melchsee-Frutt pertinho de Lucerna.

  • Beatriz
    27 de janeiro de 2024

    Oi Raquel, tudo bem?
    Em primeiro lugar, adoro suas dicas! Estou planejando minha primeira viagem para a Europa e suas dicas estão ajudando muito!
    Viajo em Setembro/2024 e apesar de ter adorado seu roteiro de verão pela Suíça, várias das cidades que estão no roteiro de inverno sempre estiveram nos meus sonhos!
    Você acha que consigo executar esse roteiro no mês da minha viagem? Ou seria melhor focar nas outras cidades sugeridas mesmo?

    • Raquel Furtado
      Beatriz
      28 de janeiro de 2024

      Oi Beatriz, tudo bem?

      Eu amo as cidades ‘de inverno’ no verão também, porque são áreas lindas pra trilhas.
      Acho que a diferença das cidades que indico é que muitas são ideais apenas no verão, mesmo! Mas as de inverno valem pra ambas as estações. Talvez eu só as evitaria em abril ou março.. por ser um clima mais indefinido!

      Pode aproveitá-las em setembro tranquilamente =)

  • Vanessa
    20 de janeiro de 2024

    Oi Raquel!! Tudo bem? Gostaria de pedir sua opinião… Estou indo esquiar com meu marido e o transfer sai e retorna de Genebra (que já vamos conhecer na chegada). Na volta teremos 7 noites e estamos bem na dúvida de onde fazer as bases. Como a última noite tem que ser em Zurich por causa do voo, pensamos em 2 noites em Lausanne, 1 em Zermatt, 2 em Interlaken e 2 em Zurich. Vc acha que dessa forma a gente consegue aproveitar bem a viagem? Ou vc acha que seria mais interessante organizar essas bases de outra forma? Muitooo obrigada!!

    • Raquel Furtado
      Vanessa
      21 de janeiro de 2024

      Oi Vanessa, tudo bem?

      Eu tiraria lausanne (deixaria para uma viagem de primavera / verão) e ficaria 2 ou 3 noites em Zermatt e 2 noites em Grindelwald (ao invés de Interlaken – é mais pra cima do vale e tem melhores hotéis e mais charme que Interlaken). Outra opção seria ficar em Lucerna e fazer alguns passeios bate e volta.
      Não sou fã de uma noite apenas no inverno. Acho que fica corridão. Ainda mais em Zermatt, que é tão especial!

      Espero ter ajudado!!

  • Michelle Rego
    13 de janeiro de 2024

    Oi Raquel, tudo bem?

    Estou montando meu roteiro de viagem a Suíça com minha família e gostaria de saber se tem indicações de transfer! Seria para o trecho Zurique X St Moritz para fazer o Glacier até Zermatt.

    Os horários de trem não batem, então, pensei em transfer!

    Muito obrigada pela sua ajuda! Seus roteiros são riquíssimos!

    • Raquel Furtado
      Michelle Rego
      14 de janeiro de 2024

      Oi Michelle, tudo bem? Fale com a Magali do GuiaSuica. com. Ela com certeza poderá ajudar!

  • Bruna
    7 de janeiro de 2024

    Oii Quel, tudo bem?
    Obrigada pelo conteúdo riquíssimo!
    Eu e meu namorado vamos no início de março/2024 gostaríamos muito de encontrar algumas vilas com neve nas ruas.. será que é possível?
    Sei que nos Alpes com certeza. Mas, gostaríamos muito que as calçadas estivessem lindinhas com neve rs
    Muito obrigada.. beijos

    • Raquel Furtado
      Bruna
      8 de janeiro de 2024

      Oi Bruna, tudo bem?
      Vale ficar de olho nos sites de vilas como Engelberg, Stoos, Melchsee-Frutt, Zermatt, Lenzerheide etc pra ver a webcam e conferir onde tem neve. Aí você faz um passeio bate-e-volta até lá!

  • Romildo
    30 de dezembro de 2023

    Oi Raquel tudo bem? tenho hospedagem 2 dias em Brienz ( Hotel Lindernhof by Crossworld) e 2 dias em Grindelwald.. estou tentando organizar meus roteiros aqui, porem eu vou viajar sozinho. Coisas pra fazer durante o dia eu achei, porem e a noite, voce sabe algum lugar bom? gosto demais de uma nightlife, umas bebedeiras e conhecer gente nova.. dar umas dicas dos melhores lugares pra eu ir

    • Raquel Furtado
      Romildo
      31 de dezembro de 2023

      Oi Romildo, tudo bem? Dá uma olhada no Avocado Bar e no Espresso Bar em Grindelwald.
      Vou ficar devendo a sugestão em Brienz, não conheço nenhuma :/

  • Veridiana
    26 de dezembro de 2023

    Olá Raquel!
    eu gostaria de visitar a suiça no mes de julho. Como é o clima ? Quais são as cidades boas para visitar no verão?
    Obrigada

  • Rafael Takashi Tamaki
    21 de dezembro de 2023

    OI Raquel !…
    Estou indo para Suiça em Fevereiro, Obrigado pelas dicas!!!, me ajudou mtu no meu roteiro !!!

    Os 2 dias em Zermatt , não estão aparecendo …. mas é +ou- o que vc escreveu no post de Zermatt neh ??

    Obrigado!!!

    • Raquel Furtado
      Rafael Takashi Tamaki
      21 de dezembro de 2023

      Isso mesmo – e brigada pelo aviso. Estou arrumando agora 🙂

  • Juliana Garcia
    17 de dezembro de 2023

    Muito valioso esse post. Irei pra Suíça em fevereiro, ficarei 7 dias. Ainda não montei meu roteiro, mas, já me ajudou muito com essas dicas. Parabéns!

  • Paulo Sergio de Assunção
    16 de dezembro de 2023

    Bom dia Raquel Furtado! Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Fiquei tão encantado com o seu roteiro de inverno na Suiça que resolvi ficar 10 dias por aí em fevereiro do ano que vem. São tantas coisas interessantes e tantas cidades que acabo ficando na dúvida de como vou organizar meu roteiro. Se for possível gostaria que você opinasse sobre as minhas idéias. Estou me organizando para chegar por Zurique e alugar carro para poder ter uma maior mobilidade. Não sei as condições das estradas neste período (15 a 25/02) em relação a quantidade de neve. Já dirigi em outros Países nesta condição mas foi muito estressante e demorado nos trajetos percorridos. Gostei do mapa que tem o roteiro saindo e chegando por Zurique. Seria possível por exemplo eu me hospedar em Interlaken por mais dias e fazer bate e volta nas cidades vizinhas ou isto seria muito cansativo? É possível ou vale a pena fazer o trajeto entre Zermatt e St. Moritz de carro ou só de trem? Muito grato pela sua atenção e qualquer sugestão para me ajudar principalmente em que cidade dormir e por quantas noites será muito bem vinda.

    • Raquel Furtado
      Paulo Sergio de Assunção
      18 de dezembro de 2023

      Oi Paulo, tudo bem?

      Eu acho Interlaken um pouco sem graca no inverno e prefio me hospedar em Gindelwald – mas isso complica a logistica. Interlaken ‘e mesmo mais central e estrategica.
      Eu faria Zermatt – St Moritz de trem se quisesse ir direto, sem paradas, e aproveitar um trem panoramico. Se quiser aproveitar os destinos no percurso, vale encarar as 5 horas de carro. Mas fica o lembrete de que no inverno os dias sao bem curtos. na verdade, acho que eu so incluiria essa parte do trajeto se quisesse mesmo fazer um trem panoramico. Se nao, vale mais a pena escolher o lado de zertmatt ou o de st moritz para explorar 🙂

      epsero ter ajudado (e nao complicado ainda mais, rs).

      Acho lucerna uma otima base por ser bem central. Mas eu com certeza incluiria umas hospedagens nas montanhas tambem!

      • Paulo Sergio de Assunção
        Raquel Furtado
        18 de dezembro de 2023

        Obrigado Raquel! Sua opinião ajuda muito sim! Resolvemos até aumentar em 2 dias o tempo que ficaremos na Suiça encurtando em Portugal este período. Normalmente fazemos o trajeto de carro e reservamos o primeiro e as vezes o ultimo hotel no trajeto. E vamos fazendo as outras reservas durante a viagem nos possibilitando ficar mais ou menos tempo nos locais que mais nos agradam ou não. Caso haja neve nas estradas principais imagino que elas sejam sempre limpas para facilitar o deslocamento, correto? Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade. Um feliz natal e um ano novo repleto de realizações para você e sua familia.

        • Raquel Furtado
          Paulo Sergio de Assunção
          19 de dezembro de 2023

          Oi Paulo,
          Obrigada pelo carinho! Exatamente, as estradas principais estarão sempre limpas e a chance de nevasca nas regiões baixas é mínima. Eu peguei apenas uma vez uma nevasca na regiào de Appenzel que fechou estradas. A neve era tanta que a limpeza não conseguia ser finalizada – nem nas estradas, nem no trilho do trem. Se você gosta de dirigir, pode vir tranquiulo de carro que vai dar tudo certo!! Feliz natal pra vocês também!

  • Karen
    8 de dezembro de 2023

    Oi Raquel! Muito obrigada pelas valiosas dicas! Gostaria de saber se vale a pena ir para Gruyeres, na fabrica do queijo, no castelo, fabrica de chocolate. Obrigada

  • RACHEL COSTA
    4 de dezembro de 2023

    OI XARÁ TUDO BEM?PODERIA INDICAR UM SPA COM PISCINA AQUECIDA EXTERNA NA REGIAO GRINDEL OU NA REGIAO DE INTERLAKEN E QUE SEJA ABERTA PARA NÃO HOSPEDES.

    • Raquel Furtado
      RACHEL COSTA
      15 de dezembro de 2023

      Oi Rachel, tudo bem?

      Em Interlaken tem esse aqui, mas a piscina não é externa (é vidro em volta): https://boedelibad-interlaken.ch/
      Em Grindelwald tem o hotel Bergwelt com piscina externa, mas não sei se aceita não hóspedes. Precisa perguntar ao hotel.

      Boa sorte 🙂

  • Priscilla
    3 de dezembro de 2023

    Oi Rafquel, adorei suas dicas sobre a Suíça e estou me baseando nelas para ficar 16 dias 🙂

    Queria tirar uma dúvida: quero conhecer Berna, 1 dia inteiro acredito que dê, certo? Dá para ficar em Interlaken e ir de metrô para Berna, conhecer e voltar?

    Depois de Interlaken queremos ir até Verbier para esquiar, vi que o trem passa por Berna. Sendo assim, é melhor já ir de trem de Interlaken para Berna, dormir em Berna e no dia seguinte seguir de viagem de Berna para Verbier?
    Pensamos em fazer toda a viagem de trem!

    Vamos dia 28, passaremos o Ano Novo na Suíça, recomenda alguma cidade em específico? pensei em Zurique. Voltamos dia 14, via Zurique para o Brasil – RJ.

    • Raquel Furtado
      Priscilla
      15 de dezembro de 2023

      Oi Priscilla, tudo bem?

      Dá sim. De trem são apenas 50 minutos de viagem entre Berna e Interlaken. Mas eu recomendaria dormir em Berna já que voc&e segue viagem pra Verbier. Senão fica cansativo desde Interlaken.

      Ano novo em Zurich é uma boa opção! Aqui não tem muita farra de ano novo, rs, mas Zurich tem fogos bonitos!

  • Luiza
    1 de dezembro de 2023

    Amei as dicas, já estou ansiosa!
    Meu plano seria ir na ultima semana de novembro/primeira de dezembro. Nessa epoca já conseguimos ver as cidades branquinhas ou ainda é cedo?

    Parabéns pelo conteúdo e obrigada por dividir conosco!!

    • Raquel Furtado
      Luiza
      4 de dezembro de 2023

      Oi Luiza, é arriscado – mas esse ano já está tudo branquinho. Para ter neve mais certa nessa época, o ideal é ir pras montanhas 🙂

  • Fernanda
    22 de novembro de 2023

    Boa tarde, Raquel! Vou passar natal (Genebra) e réveillon (Zurich)… nesse meio vamos para Valmorel no Clubmed, gostaria de saber se em Genebra tem lugares para alugar roupas de Ski? Os equipamentos já alugamos direto no Clubmed…
    E de Genebra vamos ficar hospedados em Lausanne também… indo de trem com swiss travel pass… conhecendo outras cidades, acha uma boa ideia ficarmos sediados nessa cidade?
    Adorei seu conteúdo!! Obrigada

    • Raquel Furtado
      Fernanda
      23 de novembro de 2023

      Oi Fernanda, tudo bem? Que delícia o Club Med de Valmorel. Eu não sei uma loja específica de aluguel de roupas em Genebra, mas eu diria que a opção existe sim. Genebra é estratégico como ponto de chegara pra várias estações de ski. Dê uma olhada em lojas de equipamento mesmo, algumas costumam alugar jaquetas. Uma pesquisa mais à fundo vai ter que ser pelo Google – desculpa não poder ajudar mais. E eu adoro Lausanne!! Não conheço muito no inverno, mas lá é sempre lindo e tem ótimos restaurantes! Boa viagem 🙂

  • Ana Flávia Neves
    18 de novembro de 2023

    Oi Raquel! Sou de Bh também e estou indo com minha família no início de dezembro/23. Chegaremos em Zurich e depois seguiremos para Lucerna e INTERLAKEN. Meus filhos querem ter uma experiência de fazer aula de snowboarding. Você teria algum guia que fale português para indicar na região de INTERLAKEN? Acompanho e adoro suas dicas!

    • Raquel Furtado
      Ana Flávia Neves
      19 de novembro de 2023

      Oi Ana, eu não conheço ninguém pessoalmente, mas você poderia enviar um email às escolas que encontrar por lá e perguntar se eles têm alguem que fale português. É bem provável que tenham!!

  • Brida
    17 de novembro de 2023

    Oie Raquel tudo bem?
    Achei o seu blog pesquisando sobre a Suíça, e ja estou comprando passagem rsrsrs
    Voce acha que vale a pena visitar Lugano? Nao achei nenhum conteúdo sobre.
    Quero ficar no The Dolder Grand, vi seu review sobre ele e me apaixonei! Muito obrigada pelo conteúdo
    Vamos seguir todas suas dicas!

    • Raquel Furtado
      Brida
      19 de novembro de 2023

      Oi Brida, tudo bem? Obrigada! Eu gosto de Lugano, mas não amo. Prefiro Ascona e Locarno. Mas no inverno não recomendo muito ir ao Ticino. Tem cantões mais especiais 🙂

  • Kelly Cristina Lopes
    17 de novembro de 2023

    Olá Raquel
    Eu e meu marido, iremos comemorar 1 ano de casamento em Janeiro de 2024 e chegaremos em Zurich em 29 de janeiro de 2024, voltaremos para o Brasil em 08/02/2024, nosso voo de regresso será por Madrid.
    Gostaríamos de algumas dicas de quais cidades você nos recomendaria.
    Somos brasileiros e falamos muito pouco inglês.
    Acha que deveríamos ter intérpretes para nos ajudar? Você faz esse trabalho?
    Aguardo retorno
    Muito obrigada
    Kelly

    • Raquel Furtado
      Kelly Cristina Lopes
      15 de dezembro de 2023

      Oi Kelly, tudo bem? Não faço esse trabalho, mas pergunta para a Magaly do Guia Suíça (dá uma olhada no insta)! Ela é um amor e pode ajudar.

  • Francisco Neto
    13 de novembro de 2023

    Quel, parabens pelo Blog. Somos um casal de idosos (60 anos cada) mas com muita saude. Pretendemos ir em março/24. pela época do ano, Vc acha que que podemos seguir essas suas recomendações?

    • Raquel Furtado
      Francisco Neto
      14 de novembro de 2023

      Oi Francisco, tudo bem? Estão na melhor idade 🙂 você podem sim seguir esse roteiro, porém o inverno já vai ter acabado. Março é um mês difícil prever o clima – mas nas montanhas você ainda costuma encontrar neve. O que vocês mais querem ver por aqui? Montanhas, neve, lagos? Um abraço!

      • Júlia Almeida
        Raquel Furtado
        18 de novembro de 2023

        Também vou em março de 2024. Queríamos encontrar neve, mas vou estar com minha filha de 3 anos e tenho medo de ir no inverno e ser muito frio pra ela. Qual lugar vc recomendaria encontrar neve nessa época? Será uma passagem rápida.pela Suíça, pois já estarei vindo de outros países da Europa. Adorei o artigo

        • Raquel Furtado
          Júlia Almeida
          19 de novembro de 2023

          Oi Júlia, nas montanhas tem grandes chances de ainda ter neve em março. Qualquer lugar mais alto, vai ter. Engelberg é uma boa opção. Melchsee Frutt também!

      • Júlia Almeida
        Raquel Furtado
        18 de novembro de 2023

        Adorei o artigo, Quel, tbm sou mineira como vc 🙂
        Assim como Sr Francisco, vou viajar em março de 2024. Queríamos encontrar neve, mas como vou estar com minha filha de 3 anos tenho medo de ir no inverno e ser muito frio pra ela, já que não está acostumada. Qual lugar vc recomendaria encontrar neve nessa época? Será uma passagem rápida pela Suíça, pois já estarei vindo de outros países da Europa. Vou vir de Paris e pensei em ir para zermatt. Tbm pensei em fazer apenas parte da rota no Glacier express (tipo zermatt/visp) só para ter o gostinho, será q uma essa pequena rota ainda dá para apreciar as belas paisagens? Desde já agradeço;*

        • Raquel Furtado
          Júlia Almeida
          19 de novembro de 2023

          Zermatt também terá neve – muito povavelmente. Se for início de março, você tem ainda mais chance! Essa rota será linda!

  • Rhaissa
    10 de novembro de 2023

    Ola Quel!!
    Primeiramente, muito obrigada pelas postagens, são informações incriveis, feitas com muito capricho! Voce merece nosso carinho!
    E aqui vai minha dúvida: Já vi por outros comentários seus que não é muito fã de Genebra, porém vamos embarcar lá e após 2 dias vamos para interlaken, depois Zermatt e temos que voltar para Genebra para voo de volta. Como ja fechamos interlaken e zermatt, ficamos “presos” na região sudoeste da Suiça… sendo assim, teria alguma dica de alguma cidade perto de genebra para ficarmos por 2 dias antes de ir para interlaken?

    Beijos!!!

    • Raquel Furtado
      Rhaissa
      15 de dezembro de 2023

      Oi Rhaissa! Ah que amor sua mensagem, muito obrigada pelo carinho <3!

      Podem ficar em Genebra, sim! Eu só acho que a Suíça tem mais a oferecer pro Brasileiro que Genebra, rs, mas vocês já vão ver a carinha da Suíça então genebra tá ótimo! A cidade tem muito a oferecer. Dá um pulinho em Carouge quando estiver lá. É um bairro/região bem charmoso. Mas ali perto eu gosto muito de Lausanne!!

      Beijinhos

  • Maria
    6 de novembro de 2023

    Oii, você faz o serviço de roteiros personalizados? Se sim, gostaria de saber o valor para uma viagem em Fevereiro 😀

    Obrigada!

  • Amanda Queiroga
    24 de outubro de 2023

    Olá Raquel!
    Você acha que Genebra e Zermatt são boas cidades para irmos com crianças no inverno?

    • Raquel Furtado
      Amanda Queiroga
      26 de outubro de 2023

      Oi Amanda, tudo bem? Zermatt super, Genebra prefiro em outras estações. Recomendo o combo Lucerna e a montanha Melchsee Frutt. Outra opção é a região de Grindelwald.

  • Sandra
    16 de outubro de 2023

    Olá, tudo bem? Adorei o blog, parabéns!
    Estarei em Milao inicio de Março.
    Pensamos em sair dia 03/03 p Tirano e pegar o Bernina até St Moritz (dormir 1 noite)
    De St Moritz ir de trem p Zurique (ficar dois dias).
    Continuar de Trem até Zermath (1 dia) e retornar p Milão através de Cervinia.
    Vc acha mto corrido?
    Talvez a melhor opção seria não ir a Zurique e voltar de St Moritz p Zermath com Gaclier?
    Obrigada!

    • Raquel Furtado
      Sandra
      23 de outubro de 2023

      Oi Sandra, tudo bem?

      Não acho que fica muito corrido não. Apesar de que zermatt merece mais que uma noite 🙂
      Se o foco da viagem for mais montanha, tire zurich. Mas se quiser ver um clima de cidade e lago, pode manter. Vai dar tudo certo 🙂

  • Ana Luiza
    19 de junho de 2023

    Oi, Quel! Que blog maravilhoso! muito obrigada pelas excelentes postagens.
    Vou passar o natal em família na neve, esse ano. Estou planejando todos os passeios, mas queriaa que a véspera de natal e a manhã de natal tivessem um gostinho especial de magia natailna. Estou em dúvida se devo ficar em Grindellwald ou em Adelboden nesses dois dias, especificamente (24 e 25 de dezembro). Vou com meus filhos crianças… vc sabe me dizer qual desses dois destinos pode nos dar uma experiência mais familiar e aconchegante nessas datas?
    Agradeço demais sua indicação, desde já!
    Uma abração!!

  • George Assis
    26 de maio de 2023

    Parabéns pelos textos, Raquel!! Vou pedir uma dica sua. Passarei três dias e meio na Suíça em 12/2023, com minha família, sem criança. A princípio, pensei em ter base em Lausanne ou Montreux, mas vi que você não faz referência a nenhuma das duas cidades para viagem no período do inverno. Para a Suíça virei de trem, saindo de Milão. Após os dias na Suíça, partirei de trem para Paris, daí porque pensei em me basear nas cidades acima, em razão de sua proximidade com a capital da França. Você me dá uma luz rsrss? Obrigado!

    • Raquel Furtado
      George Assis
      14 de agosto de 2023

      Oi George, tudo bem?
      Entre as duas, melhor Lausanne! 🙂

  • Tatiane
    27 de fevereiro de 2023

    Oi Rachel! Parabéns pelo texto! Eu estarei aí pela Europa de 09 a 20 de Novembro e gostaria de saber se vale a pena visitar a Suíça nesse mês, ouvi se algumas pessoas que não é um mês bom, fico com medo de não conseguir aproveitar. O que vc me recomenda..a ideia seria passar uns 5 dias lá.

    • Raquel Furtado
      Tatiane
      1 de outubro de 2023

      Oi Tatiene. Eu também não gosto muito de novembro :(! Mas vá para as montanhas!! Aí vai ser lindo!

  • Adilson Alves
    29 de novembro de 2022

    Olá Raquel, parabéns pelo post e dicas. Pergunta: o passeio indicado do Glacier Express é de Zermatt a St Moritz. O inverso não é a mesma vista? Vale a pena? Minha ideia é mais para encaixar o roteiro, pois a volta é por Genebra.

  • Dirce
    23 de novembro de 2022

    E que meu sonho e passar natal numa cidadezinha com muita neve,,jantar olhando a neve cair,,wow,,obrigada,se puder me ajudar

  • dirce Main
    23 de novembro de 2022

    maravilhoso texto,parabens..quero passar so 3 dias na Suica, Na semana do Natal,mas gostaria de conhcer alguns alpes de trem Glacier,,e Possivel de Zurique eu ir nesse trem?
    Falam tanto em Zarmatt,fica longe de Surique ou Berna?obrigada.Dirce.

  • Eduardo
    19 de setembro de 2022

    Olá Raquel, meu nome é Eduardo e estamos chegando em Zurich dia 03.11 as 17:40hs. retornaremos para o Brasil dia 23.11 as 06:40 e chegando em nossa cidade natal de Vitória, ES, no mesmo dia as 23:00h. Eu e minha esposa vimos aqui as sugestões incríveis dadas por você. Pergunto se por acaso você trabalha fazendo roteiro para viagem, incluindo ai o seguinte:
    1) definição de cidades-base,
    2) sugestões de passeios (montanhas, barcos, etc…) e pontos turísticos
    3) passo-a-passo para locomoção de um ponto a outro seja de carro ou transporte público,
    4) sugestão de hotéis e restaurantes.
    Desde já agradeço pela atenção.

  • Eduardo
    18 de setembro de 2022

    Olá Raquel, meu nome é Eduardo estou indo para Suiça; Gostaria de saber se voce monta roteiro ?

  • Carlos
    5 de setembro de 2022

    Ola Raquel, tudo bem?! Obrigado pelas dicas!

    Estamos pensando(casal) em fazer um roteiro de 15 dias na suiça em dezembro aproveitando para esquiar uns 3 dias pelo menos em uma ou duas estações de esqui.

    Pensamos em: Zurique – interlaken(grindelwald – lauterbrunnen) – Adelboden – Chamonix – zermatt(glacier express) e st Moritz.
    podendo estender até 16 dias.
    O que acha?! viável ou muito corrido?! faz sentido esse roteiro ou é muito trampo pelo deslocamento?!

    Muito obrigado pela atenção e dicas;

    Carlos.

  • Eduardo
    22 de agosto de 2022

    Parabéns pelo conteúdo! Muito bom mesmo..
    Iremos para Suíça no mês de janeiro, em 7 adultos, para uma viagem de 12 dias. Você acha que alugar uma van AWD fica muito ruim de locomover e estacionar? Pois para transporte público haverá muitas malas, estamos na dúvida de alugar carro ou ir encarar trem com bagagens.

  • Luciana
    10 de agosto de 2022

    Parabéns pelo conteúdo! Riquíssimo!! Muito obrigada por compartilhar!

  • Alessandra
    7 de julho de 2022

    Olá Raquel,
    Estava pensando em ir no final de janeiro de 2023 para ski. No roteiro, chega por zurique e volta por zurique? ou vale mais a pena voltar por Milão?
    eu pensei em fazer st moritz tipo 2/3 noites e zermatt 2/3 noites tmb e pega o glaciar express. Mas pensei em ir de zurique direto para uma delas. Vc acha q depois vale a pena voltar por milão ou zurique?
    To meio perdida ainda montando o roteiro

  • JULIANA G AVELAR
    26 de dezembro de 2021

    Oiii! Obrigada pelas dicas.
    Fiquei com uma dúvida: pra chegar no lago blausee, saindo de kandersteg pra adelbonden, temos que fazer o que? É uma parada do onibus 230?
    Super obrigada

  • Luiza
    23 de dezembro de 2021

    Oi Raquel, primeiramente preciso elogiar o conteúdo, a estética do site e a forma leve como escreveu tanta informação de forma leve! Parabéns!
    e agora quero sua opiniao, rs! vou ficar uma semana no club med de val d’isere em janeiro. Dois dias antes vou ficar em zurich e apos a semana de ski,ainda terei mais 4 noites, porem estarei em genebra. Pensei em sair de genebra e ficar uma noite em Bern e duas noites em Interlaken e a ultima noite em genebra pq meu voo eh muito cedo. E em interlaken pensei em fazer bate volta para lauterbrunnen e regiao. O que acha? e duas duvidas, acha que seria melhor alugar um carro ou melhor ir de transporte publico? como funciona estacionar em bern e na regiao de interlaken? e sobre aquelas trilhas de treno? aonde tem uma que seja bem legal nessa regiao, vc sabe? desde ja, muito obrigada!

    • Raquel Furtado
      Luiza
      2 de janeiro de 2022

      Oi Luiza, tudo bem?

      Ai que delicia!! ja fui esquiar em Val D’Isere também! voce vai amar!
      Super fácil explorar Lauterbrunnen desde Interlaken. Dá pra fazer tudo de trem e você não precisa se preocupar com estacionamento.
      Sobre trenó na região: fico te devendo essa ajuda pq ali eu nunca fiz, mas com certeza tem. Sei que Grindelwald tem! da uma olhadinha no site oficial deles.

      Beijos e ótima viagem

  • Roberto Passos
    7 de dezembro de 2021

    Olá Raquel, somos um casal com filha de 11 anos que tem um sonho de conhecer a Suíça. Estamos programando nossa viagem para chegar em Zurique dia 8 de janeiro e voltar dia 16, saindo tb de Zurique.
    Portanto teremos 8 dias para conhecer o país. Qual seria melhor roteiro desses que vc citou no blog?
    Poderia nos sugerir um roteiro específico?
    Muito obrigado e parabéns pela sua página e dicas.

  • Iatagan
    3 de dezembro de 2021

    Olá, Raquel.

    Muito legal e informativo seu post, realmente não é tão simples fazer esse roteiro de inverno (a maioria dos roteiros “prontos” é claramente voltado para maio-outubro).

    Você pode me dar uma dica? Iremos esquiar no Club Med Les Arcs Panorama de 20 a 27/03/22. Nossa porta de entrada é por Genebra, e por questões de preço, acabei comprando passagens de de 16 a 27 (ganhamos 3 dias livres em Genebra). Tive dificuldade de achar uma programação legal, porque a maioria das atividades é mais de verão. Você indicaria esticar até algum outro lugar e esquecer Genebra?

    Obrigado desde já!

    • Raquel Furtado
      Iatagan
      5 de dezembro de 2021

      Olá! Eu não sou a maior fã de Genebra no inverno, mas existem atividades legais por lá sim! Alguns lugares pra você pesquisar: O topo da montanha em Grand Geneva, a Wilmot Mountain (ambos neve: pra trenó ou ski noturno); patinar no gelo em alguns resorts no lago, aproveitar os restaurantes (Genebra tem muitos bons!)…
      O que eu faria (e a verdade o que fiz uma vez que tb pousei em Genebra pra ir ao Club Med, rs), foi estender pra Chamonix, na França (1h10 de Genebra). Eu amo a cidadezinha e 3 dias ali é perfeito!

  • Juliana
    25 de novembro de 2021

    Ola Raquel! Adorei o seu site, as dicas sao muito boas!
    Estava pensando em fazer o roteiro Lugano x St. Moritz x Zermatt com a minha familia (tenho um filho de 2 anos) no final de dezembro/inicio de janeiro e estou na duvida se vale a pena, inclusive de pegar o Glacier Express. De acordo com a sua experiencia, o que voce acha? E quais os hoteis vc recomenda onde possa encontrar atividades pra criancas, ja que escurece tao cedo essa epoca do ano?

    • Raquel Furtado
      Juliana
      5 de dezembro de 2021

      Oi Juliana, tudo bem?

      Eu evitaria Lugano nessa época e focaria mais nas vilas alpinas. Infelizmente não sei dizer muito sobre hotéis com atividades para crianças na região, então fico te devendo essa dica. O Frutt Family Lodge é uma opção legal, mas está mais na parte central da Suíça, próximo a Lucerna.
      De toda forma, existem várias opções 🙂

  • Gláucia
    9 de novembro de 2021

    Olá, gostei muito das suas dicas. Vou viajar no final de dezembro (ano novo) até início de janeiro e pensamos em ficar em Lucerna como cidade fixa e de lá fazer os passeios, inclusive a viagem de trem com o Glacier Express. Você acha viável? Obrigada.

    • Raquel Furtado
      Gláucia
      14 de novembro de 2021

      Oi Gláucia, acho que com o Glacier Express não fica tão viável não. Considere se hospedar pelo menos uma noite em Zermatt, por ex, se pegar o trem por lá! Também vale dormir em St Moritz caso você faça a rota completa. Pode ficar muito cansativo sair do trem e ainda fazer mais uma viagem longa!

  • Valesca Moura
    1 de novembro de 2021

    Oi Raquel,

    Adorei suas dicas, parabéns, q pagina linda!

    Estou pensando em programar essa viagem para Suíça com meu marido para p carnaval q e com de fevereiro. Gostaria da sua opinião sobre fazer de carro pelo menos o deslocamento das cidades e dentro delas usar as dicas de trem… o q sugere?
    Acha possível é tranquilo dirigir ou a neve é muito extrema? Obrigada

    • Raquel Furtado
      Valesca Moura
      2 de novembro de 2021

      Oi Valesca, super tranquilo dirigir entre as principais cidades. Claro que pode acontecer uma nevasca extrema que atrapalhe a logística de limpeza das pistas, mas o mesmo pode acontecer com os trilhos do trem. Acho ótima a ideia de combinar os dois. Só note que estacionamento por aqui é bem caro! Veja se o carro será mesmo necessário – trem é tão confortável (se você estiver com poucas malas, rs! 🙂

      Um abraço!

  • Michelle
    18 de outubro de 2021

    Eu amei demais seu blog! Extremamente completo!
    As dicas de Zermatt cortaram?

  • Catherine
    7 de outubro de 2021

    Oi Raquel,
    Adorei seu roteiro e os detalhes, obrigada por compartilhar!
    Eu vou em Dezembro desse ano com 2 criancas pequenas (3 e 5), vc acha que esse roteiro é possível? Como vc incluiria Bern e Geneve nesse roteiro?
    Obrigada!

    • Raquel Furtado
      Catherine
      2 de novembro de 2021

      Oi Catherine, tudo bem? Super possível! So deixo a consideração de que os dias são bem curtos – e sei que com criança pequena o ritmo é outro (um pouco mais lento às vezes pra sair do hotel, etc, né?!). Então talvez escolha menos destinos e mais dias neles. Eu não incluiria Genebra no inverno.. e talvez nem Berna, na verdade. Mas, tire o Glacier Express até St Moritz (não vale com criança) e vá a Berna depois de Interlaken. Genebra inclua apenas se você chegar por lá! É longe pra encaixar direitinho e não tem and amoito especial, na minha opinião, no inverno!

  • Lindiane
    25 de setembro de 2021

    Oi Raquel, adorei o seu post, muito informativo e completo. Parabéns!!!
    Ja conheço Zurique, Berna, interlaken e região. Eu e meu marido estamos planejando ir em dezembro, pensei em entrar por Genebra e fazer Montreaux, zermatt e via glacier express st moritz. Vc acha que é viável?
    Outra perguntinha para vc que mora aos na Suíça: como está a epidemia de COVID por aí? Já seria seguro viajar em dezembro? Muito obrigada!!!

  • Juliana Hagiwara
    11 de setembro de 2021

    Quel, maravilhoso seu post, muito esclarecedor! Com certeza, farei todas as minhas reservas por aqui para ajudar o blog!

    Uma dúvida: em quatro ou cinco dias, a logística para ficar dois em Interlaken, dois em Grindewald e o último em Zurich vale a pena?

    Minha intenção é conhecer as vilas alpinas, montanhas e, se possível, algum lago (pode ser o Blausee). Será que consigo encaixar tudo isso nesse período? Pretendo fazer de trem em janeiro de 2022.

    • Raquel Furtado
      Juliana Hagiwara
      12 de setembro de 2021

      Muito obrigada!!!!! (em relação as reservas! ehehe ajuda mesmo!)

      Consegue sim! Vale passar por Iseltwald tb, o lago é lindo demais mesmo no inverno (é um lago grande, o Brienzersee). Ali “pertinho” está o Blausee.
      Eu acho que vale mais a pena 3 dias em Grindelwald no total e quem sabe 2 em Zurich (se vc tb quiser ver cidade grande). Não acho que ficando em Grindelwald, vc precisa ainda dormir em Interlaken. Não sou muito fã de Interlaken no inverno, mas amo os arredores. Mas claro, Interlaken é mais central pra poder ir a Iseltwald, Blausee e visitar Lauterbrunnen. Vocês estarão de carro ou transporte público?

      Beijos!

    • Deborah Andrade
      Juliana Hagiwara
      7 de outubro de 2021

      Oi Juliana! Tudo bem?
      Estou pensando em ir na mesma época rs
      Caso tenha interesse e vá sem cia pode me mandar e-mail ; [email protected]

  • ALEX KARAM
    21 de julho de 2021

    Raquel,

    Mto legal seu post e suas dicas, com certeza já estão ajudando muito! Estou indo com 1 criança de 8 anos, logo quero fazer poucos deslocamentos e fazer 3 lugares em 10/9 dias – Zurich / Zermatt e vc teria uma sugestão do 3° lugar? Não precisa ter ski pois já faremos nos dias em Zermatt. Obrigado

    • Raquel Furtado
      ALEX KARAM
      12 de setembro de 2021

      Oi Alex, tudo bem?
      Eu amo Crans Montana e Verbier e estão ali perto no mesmo cantão. São também estação de ski, mas têm muito charme.

  • Sue Ellen Gonçalves
    23 de junho de 2021

    Qual, que roteiro mais detalhado.

    Uma dúvida para quem vai na época de Natal, qual vila alpina não pode faltar?

    Chegando em Zermatt quando tempo leva e qual a melhor forma para voltar para Zurique?

    Obrigada

    • Tania
      Sue Ellen Gonçalves
      6 de setembro de 2021

      Este foi o melhor site que encontrei sobre o inverno na Suica, excelente! muito obrigada!

  • Aline C.
    26 de novembro de 2020

    Conteúdo excelente! Queria eu ter lido sobre o Top of Europe antes, pois vi vários sites recomendando, mas não gostei tanto de ter ido lá no inverno. Agora são outros planos e vou pegar todas as dicas aqui!

  • FELIPE MACHADO MILAGRES
    23 de setembro de 2020

    Parece que a parte dos dias em Zermatt foi excluída da página. Pena… pois queria muito saber suas impressões e dicas sore o local.

    • Raquel Furtado
      FELIPE MACHADO MILAGRES
      10 de dezembro de 2020

      Oi Felipe, tudo bem? Estou indo pra lá na próxima semana e vou atualizar as informações =)

  • Egle
    18 de julho de 2020

    Raquel, parabens! Tudo muito facil de entender com sua escrita! De todos que ja li, foi sem duvida o que mais clareou o meu roteiro… So gostaria de te perguntar sobre o Glacier Express: qual a forma que vc indicaria para voltar para Zermatt no mesmo dia (nao pernoitar em St Moritz)? Obrigada

  • Lamara Freire de Andrade
    3 de maio de 2020

    Olá, querida, tudo bem? Eu amei o artigo, li tudo com bastante atenção. mas poxa, não tem os roteiros em Zermat que é justamente onde pretendo ir. O que aconteceu? Será que é erro aqui no meu pc? Só aparece os tópicos. Queria muuuuuuito essas dicas de Zermat.
    Outra coisa, se puder me ajudar. Começaremos nossa viagem da Itália, passaremos na Suíça e subiremos para a Alemanha. Passaremos apenas uns 3 dias na Suíça. O trem de Milão para Zermat já não inclui no swiss pass travel. vale a pena então pegar o trem de Milão para e cidade mais próxima da Suíça e de lá pegar trem para Zermat? Não sei se consegui me expressar bem. Iremos no começo de dezembro. Vejo algumas pessoas falando que carro não é seguro, que tem que ter as correntes nos pneus, já outras pessoas indicam… estou realmente sem saber o que fazer. Me dá alguma dica quanto a isso. Obrigada!

  • Daniela
    5 de fevereiro de 2020

    Adorei as dicas Raquel… mas ainda sigo um pouco perdida…
    Vou esticar minha viagem da Itália na Suíça.. saindo de Milão e voltando para Milão (tenho 6 dias).
    Pensamos em fazer lucerna, Berna e Zurique… e tirar um dia para conhecer outras cidadezinhas … o que sugere? E o que acha?
    A intenção é ver paisagens bonitas, bater perna e comer bem
    Brigada beijos

    • Raquel Furtado
      Daniela
      1 de março de 2020

      Oi Daniela tudo bem?

      Te ajudo, não se preocupa 😉 só me fiz em que época do ano vc vai!!

      Beijinho

  • Cristina
    25 de janeiro de 2020

    Oi! Que legal você compartilhar seu roteiro detalhado! É a segunda vez que eu vou à Suíça. Da primeira vez, fui com minha filha, ainda pequena, para conhecer os castelos. Passei um mês rodando de um por um. Foi fantástico! Desta vez, vou na época do carnaval querendo conhecer os alpes, mas vou sozinha. Como vou ficar em Genebra, estou planejando bate e volta ou saída com no máximo 1 pernoite fora. Talvez eu consiga incluir alguma cidade dessas que você indicou no meu roteiro, vou ter que refazer meus planos porque adorei suas dicas!

  • juliana
    10 de janeiro de 2020

    Ola Raquel !
    Adorei o seu artigo !
    Vou pra Suica em marco e gostaria de dicas sobre Zermat .No seu artigo elas não aparecem.
    Obrigada
    Juliana Menegatti

  • Bruna
    5 de janeiro de 2020

    Keellll, minha viagem está chegando e estou aguardando ansiosa a atualização das informações de Zermatt! hahaha
    bjoooosss! Um 2020 de muitas viagens e sucesso!

  • Ana Maria
    18 de dezembro de 2019

    Excelentes dicas!!! Quero deixar uma dica tb! Jungfrau considero imperdível!!! É muito majestoso!!! Não fui no inverno. Só o conheci no verão. Como é um glaciar, a neve é permanente, portanto, em qualquer estação é garantia de muita neve! Não fiquem restritos ao point view, caminhem até os outros refúgios! Desde as estações de Lauterbrunnen ou Grindelwald, todo o logo trajeto é lindo demais!! Agora a minha dica: quem apresenta um tíquete do trem do Corcovado (sim, do Rio de Janeiro), no momento da compra do tíquete para o Jungfrau, tem 50% de desconto!!! Ou seja, é um super desconto, considerando que o tíquete é um pouco mais de CHF 200,00! Eu li essa dica um pouco antes de viajar (fui em julho de 2018), achei inusitado demais, mas resolvi testar, afinal, não havia nada a perder, pois tudo que precisava fazer era visitar o Cristo Redentor que, como toda carioca, há muito tempo não fazia! Levei o tíquete (tinha que ser usado), não adiantava apenas comprar na internet e conseguimos comprar o ingresso do Jungfrau com 50% de desconto!!! Parece que a justificativa para isso, é que é a mesma empresa que opera o trem para o Jungfrau e o trem do Corcovado.

  • Rafaela
    22 de novembro de 2019

    Raquel, o SwissTravelPass também dá desconto no passeio de Jungfrau, ou eu só consigo pagar meia com o Half Fare Card? Estou planejando uma viagem de 12 dias em set/2020, e quero muito fazer esse passeio.

    • Raquel Furtado
      Rafaela
      23 de novembro de 2019

      Oi Rafaela, tudo bem?

      Veja o site oficial e faça uma simulação. Pelo que percebo só há desconto com o Half Fare Card mesmo. O trecho de Lauterbrunnen ou Grindelwald a Jungfraujoch parece não ter desconto com Swiss travel pass

  • Francisco
    20 de novembro de 2019

    Estava em meus planos viajar para a esse belo país, a Suíça, em fevereiro de 2020. Mas até agora eu não sabia bem para onde ir ou mesmo o que fazer por lá. As dúvidas eram muitas o que dificultava a minha tomada de decisão. Mas com as informações tão completas contidas nesse seu artigo, ficou muito, muito fácil decidir e planejar minha viagem. Seguirei o seu roteiro de 10 dias, incluindo mais um ou dois dias nas mesmas cidades indicadas por você. Como bom mineiro, das antigas, aprecio demais as viagens de trem. Então, as suas dicas sobre os tíquetes de trens e sobre o Glacier Express me ajudarão a tornar ainda mais completa a minha viagem. Valeu demais!

    • Raquel Furtado
      Francisco
      20 de novembro de 2019

      Fico feliz demais em saber que ajudei! Se precisar de mais alguma informação, conte comigo!

  • Nádia Belo
    20 de novembro de 2019

    Ler as coisas aqui me deixou ainda mais ansiosa pra minha viagem em janeiro. Nunca fui à Suíça, mas já tou apaixonada. Foi super difícil escolher pra onde ir pq apesar da Suíça ser pequena, praticamente cada cidadezinha tem algo a ser visto e descoberto e esse post me deixou mais curiosa sobre todos esses outros lugares. Parabéns por fazer algo tão detalhado e completo!!!

    • Raquel Furtado
      Nádia Belo
      20 de novembro de 2019

      Oi Nádia, tudo bem? Ah que delícia que você vai pra Suíça em janeiro – vai aproveitar muito!
      Já definiu o teu roteiro?

      Eu também estarei por lá 🙂
      Beijinhos

  • Fernanda
    20 de novembro de 2019

    Post super detalhado! Virou meu guia na Suíça já! . Parabéns!!!! Estou me programando ir no carnaval, aproveitar 7 dias de feriado. Alguma dica para essa época do ano?

    • Raquel Furtado
      Fernanda
      20 de novembro de 2019

      Obrigada!
      Para o carnaval você pode considerar as mesmas dicas daqui.
      Mas quiser fazer uma semana de esportes de inverno recomendo focar em Interlaken ou Verbier.
      Se for iniciante, pode ir para montanhas menores como MelcheseeFrutt pertinho de Lucerna

  • Paty Maranhão
    20 de novembro de 2019

    Quel você vai escrever conteúdo sobre Zermatt?

  • Lucas
    20 de novembro de 2019

    Raquel o artigo está excelente. Obrigado.

  • Renata P
    19 de novembro de 2019

    Quel, que post incrível. Tua riqueza de detalhes é incomparável, é o que me faz consultar e seguir os roteiros do Vamos sempre! Obrigada!

  • Bruna Martins
    19 de novembro de 2019

    Sensacional!
    Estou indo em Fevereiro e não coloquei Adelboden no roteiro. Já to arrependida. Rs
    Em relação a Zermatt, você vai colocar mais dicas de passeio, restaurantes, etc??

    Bjooo

    • Raquel Furtado
      Bruna Martins
      19 de novembro de 2019

      Oi Bruna! Ah.. tudo bem! hehe terão outras oportunidades 😉

      Quanto a Zermatt: sim! estou escrevendo sobre St Moritz agora e em seguido passo pra Zermatt. Como fui em 2014 (já faz teeeempo) estou pesquisando com amigos pra ter um conteúdo mais atual!

      beijinho

  • Carol Banharoto
    19 de novembro de 2019

    Quel, você arrasa! Quanta dica preciosa. Informações sobre a Suíça com essa precisão é escassa na internet. Foi muito importante para meu planejamento. Muitoooo obrigada!

    • Raquel Furtado
      Carol Banharoto
      20 de novembro de 2019

      Ei Carol! Fico muito feliz que foi útil pra você!

  • Augusto
    19 de novembro de 2019

    Mto bom esse post. Parabéns pelo conteúdo de primeira.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Dicas Barcelona: um tour pela arte na cidade
Próximo Post
Dicas de Interlaken (Suíça): o que fazer e ver nessa linda região