Chegando no paraíso: Sardenha
Chegamos na Sardenha de Alitalia, em um voo de aproximadamente 1 hora desde Roma.
Como falamos no post anterior, a Sardenha é uma ilha consideravelmente grande e possui 3 aeroportos: Cagliari, ao Sul; Alghero a noroeste e Olbia a nordeste. A porta de entrada principal é Olbia, pela proximidade com muitas das praias famosas da ilha, além de acessos ao Arquipélago de Madallena e a Córsega (ilha francesa vizinha da Sardenha e também paradisíaca).
Por motivo de data, horário e preço, acabamos pousando em Alghero – o que pra gente foi um pouco fora de mão.
Na Sardenha é muito útil ter um carro. Nós alugamos através da Rental Cars (um site de reservas de carro pelo mundo que reúne diversas empresas, te mostrando a comparação de preços e modelos entre elas). Acabamos reservando um carro de uma empresa que nunca havíamos ouvido falar, mas foi excelente: Sicily by Car. O aluguel saiu a pouco menos que 700 reais (IOF incluído) para 7 dias. Solicitamos o mais barato e recebemos um 500Large praticamente 0km! Bom demais!!
Dica: Recusem o seguro da RentalCars e solicitem o da própria empresa locadora no ato da retirada do veículo. Dessa forma, caso ocorra algum problema e vc precise do seguro (carro batido, arranhado, etc) o processo é bem mais fácil e você não precisa desembolsar nada. Caso opte pelo seguro da RentalCars, você deve pagar à empresa do veículo e depois solicitar reembolso à RentalCars.
Do aeroporto já dirigimos para a nossa hospedagem – uma casa maravilhosa em Golfo Aranci alugada através do site de hospedagens Airbnb (que reúne opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada). Ficamos nessa casa por duas noites com mais duas amigas.
Dirigimos cerca de 150km até nossa nova casinha. Assim que chegamos ficamos MARAVILHADOS!! Serio, a casa é surreal e tem uma piscina e uma vista que dispensa comentários!
No dia seguinte, resolvemos explorar a Costa Esmeralda.
Primeiro dia na Sardenha: Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda é um pedacinho abençoado da Sardenha e não é à toa que ela é um dos destinos de verão mais popular entre os europeus. Ela está localizada no nordeste da Sardenha – mais especificamente entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia. São 56km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Mas já vou logo avisando – nada de água quentinha, infelizmente! Mas é um friozinho gostoso, bom para refrescar no calor do verão!
Podemos dizer que a Costa está separada em 4 áreas: Porto Cervo, Cala di Volpe, Portisco e Porto Rotondo; e nela encontramos mais de 18 praias!
Como não tínhamos muito tempo na ilha, conhecemos apenas 3 praias por lá. Elas estão indicadas no mapinha abaixo com a estrela amarela; em azul, marcamos uma praia que não chegamos a visitar, mas que me disseram ser muito bonita.
Spiaggia del Principe
Nossa primeira parada foi na Spiaggia del Principe. Uma praia linda mas que demos o azar de pegar com muita alga, MUITA. Mesmo assim, conseguimos aproveitar algumas partes!
Ela é provavelmente a praia mais famosa da Costa, mas não fica muito lotada (a não ser em agosto, quando tudo fica lotado! hehe). São 250km de extensão.
Lá é um ótimo lugar para a prática de snorkel – então não deixem de levar o equipamento, ok? Acho que o restaurantezinho que tem por lá não possui nenhum para aluguel, apenas serve sanduíches e oferece cadeiras e guarda-sol.
Como Chegar: De Olbia, pegue a SS125 em direção a Arzachena e depois a SP73 em direção a Portisco. Chegando lá, siga na SP 94 em direção a Cala di Volpe. Vire à direita na SP 160 para Capriccioli. Saiam então à esquerda na Via Romazzino. Dirija mais um pouquinho e entre à direita na Via della Mimosa.Você verá uma catraca à direita indicando a praia. Em frente a ela (à esquerda da rua) estará o estacionamento grátis para quem vai à praia.
Após estacionar o carro, passe a cancela e caminhe por aproximadamente 800 metros.
Cala Sabina
Nossa segunda parada foi Cala Sabina. Linda demais! Nela ainda havia algumas algas, mas nada que atrapalhasse.
A praia parece ser mais extensa e espaçosa que a Spiaggia del Principe, mas na verdade são apenas 180m de comprimento. Talvez o fato de existirem poucas pedras laterais limitando a praia ou a entrada no mar dê essa impressão!
Ela é uma praia de areia – diferente da maioria das praias na Sardenha, que são de pedrinhas. Vimos muita gente jogando frescobol por lá e tomando sol. A água é bem rasa e nos permite caminhar bastante pra dentro do mar, uma delícia!
Cala Sabina é famosa por ser boa para snorkel, mas não chegamos a fazer. O que nos impressionou mesmo foi o tom da água: ela é extremamente cristalina de um azul turquesa clarinho muito lindo! Nos lembrou muito o Caribe.
Como chegar: De Olbia, pegue a SS125 sentido Santa Lucia. Depois de aproximadamente 6km, pegue a SP16 sentido Golfo Aranci. Siga por mais 7.5km para o vilarejo e Marinella. Cala Sabina está a 2.5km a nordeste de Marinella.
Cala Moresca
Nossa terceira e última praia do dia, e talvez a mais incrível, na nossa opinião, foi a Cala Moresca.
O caminho até ela é bem bonitinho. A gente passa por uma orla bem movimentada com uma estrutura para lazer ao ar livre e bastante comércio.
A praia na verdade está localizada em uma reserva natural. O estacionamento é logo na entrada da reserva, e a partir de lá deve-se caminhar um pouco até a praia – nada longo nem cansativo, até porque você vai andando em uma estrada margeando o mar e a vista é incrível!
No caminho, vimos uma pequena prainha deserta e achamos a entrada pelos arbustos que nos acompanhavam entre a estrada e o mar. Descemos por entre a mata e logo tínhamos a praia só pra gente! Não era o lugar mais agradável para entrar no mar por estar simplesmente lotada de ouriços, mas a vista era linda!!
Voltamos e seguimos até a Cala Moresca – que na verdade são duas praias separadas por uma ponta de pedra. Você pode ir de uma a outra a nado ou pela estrada.
A praia é toda de pedrinha. Leve a bóia para aproveitar o fim de dia no mar que é um dos mais lindos que já vimos. Extremamente cristalino e cheio de pedras no fundo, dando aquele contraste de azul claro e escuro que é de babar!
Ela é uma praia bem tranquila e familiar. Se você viaja com crianças, não deixe de ir até la. Mas coloque nos pequenos um sapatinho, ok? As pedrinhas podem incomodar.
Passamos no supermercado na volta e compramos nosso jantar: faríamos à noite spaghetti ao pesto com saladinha caprese de entrada! Bom demais!
Essa foi a rota que fizemos nesse primeiro dia:
Maria Fernanda
Boa tarde! Vc poderia me enviar o link da casinha do Airbnb? São tantas opções! Pode ser no meu e-mail [email protected]
Muito obrigada
Anne Pessoa
Oii,
Que bacana seu roteiro, to pensando em fazer parecido e queria te perguntar como eh a estrada de Alghero para Olbia, tranquila, segura, muito alta?
Obrigada,
fernando
Poxa, não tem o restante: estava espetacular!!!
Mariana
Ola, gostaria de saber se em Lá Madalena, alugar uma moto é uma boa opção.
MARIANA DIWO DA SILVA
Cade os outros dias?
Estava adorando o texto.
Maryliza
Olá!
Gostaria de saber o resto do roteiro.
Grata
Maryliza
Marcelo Vieira
MarylizaEu tb! Rs! Ela parou no primeiro dia! =(
Aline
Oi Raquel, tudo bem?
Simplesmente amei suas dicas, estava perdida montando meu roteiro, vou em julho para Itália e não posso deixar de conhecer esse paraíso que é sardenha.
Minha dúvida é quanto ao valor do “calção” para alugar o carro, você sabe me informar o valor estimado?
Desde já agradeço.
Maicon Sardinha
Olá Raquel, pretendo ir para Sardenha na primeira semana de Agosto e devo ficar de 6 a 7 dias por lá, gostaria de obter dicas de onde se hospedar. Você ficou nos centros e se deslocava até as praias ou fico baseada perto de alguma praia.
As dicas acima já estão anotas
Jéssica Moreira
Aguardando ansiosamente os próximos dias 🙂 Que viagem fascinante!!!
Aninha
Cadê o restante? 🙁
Leticia
Por favor posta a continuação!!!!!
Talita
Oi Raquel! Tudo bem?
Eu vou para a Sardenha no final de julho e adorei esse seu roteiro do primeiro dia! Quais foram as outras praias que você visitou? Ajudaria muito na preparação do meu roteiro! Obrigada!!
Renata
Tambem quero o restante! Esrou planejando ir em Setembro!!!
cassia
oiii, cade a continuacao dos post da sardenha? estamos indo num grupo de 4 amigos em agosto. aguardo as dicas
Ana Letícia
Oi Rachel!!
Estou adorando o roteiro de vocês!!! Será que você poderia me mandar o restante??? Vou em Julho!!! Beijos!!
Natália
Olá Renata,
Fiquei sabendo que a Sardenha é exorbitantemente cara e estou um pouco receosa de visita-la. As praias são abertas ao público ou tem que pagar para acessa-las?
Obrigada.
Renata Maia
Aguardando ansiosa pela continuação..