185
roteiros
124
cidades

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Sardenha: Explorando a Costa Esmeralda (Dia 1)

9 de julho de 2015
15 comentários 42210 visualizações
escrito por Raquel Furtado

praia na Costa Esmeralda Sardenha

linha pontilhada

Chegando no paraíso: Sardenha

Chegamos na Sardenha de Alitalia, em um voo de aproximadamente 1 hora desde Roma.

Como falamos no post anterior, a Sardenha é uma ilha consideravelmente grande e possui 3 aeroportos: Cagliari, ao Sul; Alghero a noroeste e Olbia a nordeste. A porta de entrada principal é Olbia, pela proximidade com muitas das praias famosas da ilha, além de acessos ao Arquipélago de Madallena e a Córsega (ilha francesa vizinha da Sardenha e também paradisíaca).

Mapa sardegna

Por motivo de data, horário e preço, acabamos pousando em Alghero – o que pra gente foi um pouco fora de mão.

Na Sardenha é muito útil ter um carro. Nós alugamos através da Rental Cars (um site de reservas de carro pelo mundo que reúne diversas empresas, te mostrando a comparação de preços e modelos entre elas). Acabamos reservando um carro de uma empresa que nunca havíamos ouvido falar, mas foi excelente: Sicily by Car. O aluguel saiu a pouco menos que 700 reais (IOF incluído) para 7 dias. Solicitamos o mais barato e recebemos um 500Large praticamente 0km! Bom demais!!

Dica: Recusem o seguro da RentalCars e solicitem o da própria empresa locadora no ato da retirada do veículo. Dessa forma, caso ocorra algum problema e vc precise do seguro (carro batido, arranhado, etc) o processo é bem mais fácil e você não precisa desembolsar nada. Caso opte pelo seguro da RentalCars, você deve pagar à empresa do veículo e depois solicitar reembolso à RentalCars.

Carro em Cala Moresca

Do aeroporto já dirigimos para a nossa hospedagem – uma casa maravilhosa em Golfo Aranci alugada através do site de hospedagens Airbnb (que reúne opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada). Ficamos nessa casa por duas noites com mais duas amigas.

Dirigimos cerca de 150km até nossa nova casinha. Assim que chegamos ficamos MARAVILHADOS!! Serio, a casa é surreal e tem uma piscina e uma vista que dispensa comentários! Infelizmente, ela não está mais disponível para aluguel :(

No dia seguinte, resolvemos explorar a Costa Esmeralda.

linha pontilhada

Primeiro dia na Sardenha: Costa Esmeralda

A Costa Esmeralda é um pedacinho abençoado da Sardenha e não é à toa que ela é um dos destinos de verão mais popular entre os europeus. Ela está localizada no nordeste da Sardenha – mais especificamente entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia. São 56km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Mas já vou logo avisando – nada de água quentinha, infelizmente! Mas é um friozinho gostoso, bom para refrescar no calor do verão!

Podemos dizer que a Costa está separada em 4 áreas: Porto Cervo, Cala di Volpe, Portisco e Porto Rotondo; e nela encontramos mais de 18 praias!

Como não tínhamos muito tempo na ilha, conhecemos apenas 3 praias por lá. Elas estão indicadas no mapinha abaixo com a estrela amarela; em azul, marcamos uma praia que não chegamos a visitar, mas que me disseram ser muito bonita.

Mapa da Costa Esmeralda

Spiaggia del Principe

Nossa primeira parada foi na Spiaggia del Principe. Uma praia linda mas que demos o azar de pegar com muita alga, MUITA. Mesmo assim, conseguimos aproveitar algumas partes!

Ela é provavelmente a praia mais famosa da Costa, mas não fica muito lotada (a não ser em agosto, quando tudo fica lotado! hehe). São 250km de extensão.

Lá é um ótimo lugar para a prática de snorkel – então não deixem de levar o equipamento, ok? Acho que o restaurantezinho que tem por lá não possui nenhum para aluguel, apenas serve sanduíches e oferece cadeiras e guarda-sol.

Como Chegar: De Olbia, pegue a SS125 em direção a Arzachena e depois a SP73 em direção a Portisco. Chegando lá, siga na SP 94 em direção a Cala di Volpe. Vire à direita na SP 160 para Capriccioli. Saiam então à esquerda na Via Romazzino. Dirija mais um pouquinho e entre à direita na Via della Mimosa.Você verá uma catraca à direita indicando a praia. Em frente a ela (à esquerda da rua) estará o estacionamento grátis para quem vai à praia.

Após estacionar o carro, passe a cancela e caminhe por aproximadamente 800 metros.

Cala Sabina

Nossa segunda parada foi Cala Sabina. Linda demais! Nela ainda havia algumas algas, mas nada que atrapalhasse.

A praia parece ser mais extensa e espaçosa que a Spiaggia del Principe, mas na verdade são apenas 180m de comprimento. Talvez o fato de existirem poucas pedras laterais limitando a praia ou a entrada no mar dê essa impressão!

Ela é uma praia de areia – diferente da maioria das praias na Sardenha, que são de pedrinhas. Vimos muita gente jogando frescobol por lá e tomando sol. A água é bem rasa e nos permite caminhar bastante pra dentro do mar, uma delícia!

Cala Sabina

Cala Sabina é famosa por ser boa para snorkel, mas não chegamos a fazer. O que nos impressionou mesmo foi o tom da água: ela é extremamente cristalina de um azul turquesa clarinho muito lindo! Nos lembrou muito o Caribe.

Como chegar: De Olbia, pegue a SS125 sentido Santa Lucia. Depois de aproximadamente 6km, pegue a SP16 sentido Golfo Aranci. Siga por mais 7.5km para o vilarejo e Marinella. Cala Sabina está a 2.5km a nordeste de Marinella.

Cala Moresca

Nossa terceira e última praia do dia, e talvez a mais incrível, na nossa opinião, foi a Cala Moresca.

O caminho até ela é bem bonitinho. A gente passa por uma orla bem movimentada com uma estrutura para lazer ao ar livre e bastante comércio.

A praia na verdade está localizada em uma reserva natural. O estacionamento é logo na entrada da reserva, e a partir de lá deve-se caminhar um pouco até a praia – nada longo nem cansativo, até porque você vai andando em uma estrada margeando o mar e a vista é incrível!

No caminho, vimos uma pequena prainha deserta e achamos a entrada pelos arbustos que nos acompanhavam entre a estrada e o mar. Descemos por entre a mata e logo tínhamos a praia só pra gente! Não era o lugar mais agradável para entrar no mar por estar simplesmente lotada de ouriços, mas a vista era linda!!

Cala moresca na costa esmeralda da sardenha

Voltamos e seguimos até a Cala Moresca – que na verdade são duas praias separadas por uma ponta de pedra. Você pode ir de uma a outra a nado ou pela estrada.

A praia é toda de pedrinha. Leve a bóia para aproveitar o fim de dia no mar que é um dos mais lindos que já vimos. Extremamente cristalino e cheio de pedras no fundo, dando aquele contraste de azul claro e escuro que é de babar!

Ela é uma praia bem tranquila e familiar. Se você viaja com crianças, não deixe de ir até la. Mas coloque nos pequenos um sapatinho, ok? As pedrinhas podem incomodar.

Cala Moresca

Passamos no supermercado na volta e compramos nosso jantar: faríamos à noite spaghetti ao pesto com saladinha caprese de entrada! Bom demais!

Essa foi a rota que fizemos nesse primeiro dia:

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Mariana 01/06/2018

    Ola, gostaria de saber se em Lá Madalena, alugar uma moto é uma boa opção.

  2. MARIANA DIWO DA SILVA 30/07/2017

    Cade os outros dias?
    Estava adorando o texto.

  3. Maryliza 18/03/2017

    Olá!
    Gostaria de saber o resto do roteiro.
    Grata
    Maryliza

    • Marcelo Vieira respondeu Maryliza 01/06/2017

      Eu tb! Rs! Ela parou no primeiro dia! =(

  4. Aline 18/03/2017

    Oi Raquel, tudo bem?

    Simplesmente amei suas dicas, estava perdida montando meu roteiro, vou em julho para Itália e não posso deixar de conhecer esse paraíso que é sardenha.

    Minha dúvida é quanto ao valor do “calção” para alugar o carro, você sabe me informar o valor estimado?

    Desde já agradeço.

  5. Maicon Sardinha 15/03/2017

    Olá Raquel, pretendo ir para Sardenha na primeira semana de Agosto e devo ficar de 6 a 7 dias por lá, gostaria de obter dicas de onde se hospedar. Você ficou nos centros e se deslocava até as praias ou fico baseada perto de alguma praia.
    As dicas acima já estão anotas

  6. Jéssica Moreira 28/07/2016

    Aguardando ansiosamente os próximos dias :) Que viagem fascinante!!!

  7. Aninha 07/07/2016

    Cadê o restante? :(

  8. Leticia 03/07/2016

    Por favor posta a continuação!!!!!

  9. Talita 03/06/2016

    Oi Raquel! Tudo bem?
    Eu vou para a Sardenha no final de julho e adorei esse seu roteiro do primeiro dia! Quais foram as outras praias que você visitou? Ajudaria muito na preparação do meu roteiro! Obrigada!!

  10. Renata 29/05/2016

    Tambem quero o restante! Esrou planejando ir em Setembro!!!

  11. cassia 01/05/2016

    oiii, cade a continuacao dos post da sardenha? estamos indo num grupo de 4 amigos em agosto. aguardo as dicas

  12. Ana Letícia 01/05/2016

    Oi Rachel!!
    Estou adorando o roteiro de vocês!!! Será que você poderia me mandar o restante??? Vou em Julho!!! Beijos!!

  13. Natália 04/04/2016

    Olá Renata,
    Fiquei sabendo que a Sardenha é exorbitantemente cara e estou um pouco receosa de visita-la. As praias são abertas ao público ou tem que pagar para acessa-las?
    Obrigada.

  14. Renata Maia 02/01/2016

    Aguardando ansiosa pela continuação..