
A Sardenha é uma das ilhas mais lindas do meditarrêno. As praias são deslumbrantes e há muito para visitar e fazer. Nesse artigo, reuni todas as informações necessárias para que você aproveite ao máximo sua viagem pra lá. Te explico como chegar, como se locomover, onde ficar e o que fazer na Sardenha.
Passei uma semana na ilha e pude conhecer muitos lugares incríveis. A ilha é enorme e por isso a grande sacada pra mim foi alternar hospedagens. Isso me permitiu explorar diferentes regiões sem longos deslocamentos todo dia. Eu fiz 3 bases para conhecer as praias mais lindas da Sardenha: o arquipélago La Maddalena, a Costa Esmeralda, e as famosas Calas Mariolu e Goloritze.
Como falei, a Sardenha é uma ilha bem grande. Não é um destino em que 3 dias são suficientes para conhecer. Dá pra passar 15 dias ou mais e ainda não ver tudo de maravilhoso que a Sardenha tem a oferecer. Por isso, o interessante é priorizar as praias e regiões de acordo com sua disponibilidade de tempo.
O arquipélago La Maddalena foi o lugar preferido de nossa viagem. Ele é de deixar qualquer um de queixo caído.


Todo ano, a Sardenha atrai um número impressionante de turistas, principalmente durante o verão – com um “boom” em Agosto, quando acontecem as férias européias. Se atente a isso ao planejar suas férias.
Resumão
Melhor época? Julho e Setembro (Agosto é mês de férias e é muito cheio)
Quantos dias? Mínimo 5 inteiros. Ideal 7 a 15
Por onde chegar? Olbia. Muitos dias? Chegue por um aeroporto e saia de outro
Melhores praias? Cala Coticcio, Cala Mariolu, Cala Goloritze, Cala Soraya, Cala Corsara, Spiagia del Principe
Onde se hospedar? Combine La Maddalena, Porto Cervo, Gonone e se tiver tempo Cagliari
Locomoção? Carro é essencial. Para algumas praias precisa de barco
Roteiro ideal? 3 dias em La Maddalena, 2 na Costa Esmeralda (nordeste), 2 em Gonone (leste), 2 em Cagliari (sul)
Poucos dias? Foque no leste e em La Maddalena
Onde fica a Sardenha
A Sardenha está localizada a oeste da Itália, país ao qual pertence. Pra ter uma ideia da distância até o continente: são cerca de 250km em linha reta de Roma a Olbia (a cidade da Sardenha mais próxima da costa).
Ela é a segunda maior ilha do Mediterrâneo – só perde pra Sícilia (também italiana). São 24 mil km2 de área, quase 2 mil quilômetros de costa e mais de um milhão e meio de habitantes.
Ao norte da Sardenha, e bem próxima a ela, está Córsega, uma ilha francesa também paradisíaca. A visita vale muito a pena e essa dobradinha costuma fazer parte do roteiro de muita gente.

Como chegar na Sardenha?
O jeito mais fácil (e também mais barato) de chegar na Sardenha é de avião desde Roma ou Madrid. O principal aeroporto é o de Olbia pela proximidade com as praias mais lindas. Mas existem outros dois: em Alghero e em Cagliari. Outra possibilidade é ir à sardenha de Ferry desde a Itália ou França. As principais empresas são: Tirrenia, Moby, Corsica & Sardinia Ferries, La Méridionale e Grimaldi Lines.
Quem vem de Córsega pode pegar o ferry até Santa Teresa di Gallura, próximo a Palau.

Se você viaja pela ilha por mais de uma semana, eu recomendo que chegue por um aeroporto (como o de Olbia, por exemplo) e saia por outro, como Alghero (oeste) ou Cagliari (sul). Dessa forma, é possível conhecer Costa Leste + La Maddalena e ainda uma região extra. Dependo do aeroporto de saída você pode ver a famosa Spiaggia La Pelosa (próxima a Alghero) ou as praias do sul (próximas a Cagliari).
Quando ir para a Sardenha
A melhor época para visitar a Sardenha é de julho a setembro. Junho também é ótimo, mas a água pode estar bem fria (a água do Mediterrâneo não é quentinha como do Caribe, rs). Eu evitaria agosto devido ao grande volume de turistas e preços mais elevados. Dito isso, a Sardenha é basicamente uma ilha quente e com pouca chuva.
Eu recomendo julho ou setembro.


Quanto tempo ficar na Sardenha
Se você tem disponibilidade e quer explorar a Sardenha como um todo, recomendo 12 a 15 dias. A ilha é bem grande e conta com pontos de interesse tanto no norte quanto no sul (descolamento aproximado de 4 horas de carro). De qualquer forma, você aproveita bastante em uma semana.
Roteiro de 7 DIAS na Sardenha
Se você tem uma semana na Sardenha, eu te recomendo fazer 3 bases. O foco será o arquipélago La Maddalena, aa Costa Esmeralda e as famosas Calas Mariolu e Goloritze. É essencial ter um carro. Se você chega de avião, escolha o aeroporto de Olbia.
Base: Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda, na parte nordeste da Sardenha, é um cartão postal da ilha. A região que vai de Porto Cervo até Baja Sardina (e inclui La Maddalena) recebe esse nome exatamente pela cor esmeralda do mar. Recomendo 2 noites aqui.
Eu destaco as praias Spiaggia del Principe, Cala Moresca, Liscia Ruja (praia mais extensa) e Petra Ruja.
Para hospedagem, você pode escolher qualquer cidade da região (Porto Cervó é a mais charmosa). Recomendo o Pevero Hotel, o Relais Villa Carola e os mais econômicos Dolce Vita e Valesmeralda Boutique Rooms. Eu aluguei um Airbnb (essa casinha deliciosa aqui!) e achei uma opção bem gostosa também.
Para mais detalhes, leia nosso roteiro detalhado da Costa Esmeralda na Sardenha.

Base: La Maddalena
Ir ao arquipélago La Maddalena é praticamente obrigatório! Recomendo 2 a 3 noites. O destaque é a Cala Coticcio (também conhecia praia Tahiti), em Caprera. Essa, pra mim, é a praia mais linda da Sardenha. Você pega o ferry para La Maddalena em Palau.
Teoricamente La Maddalena também faz parte da Costa Esmeralda, mas o destino é tão completo que merece um destaque. São 7 ilhas destaque: La Maddalena, Caprera, Santo Stefano, Santa Maria, Razzoli, Budelli e Spargi. A principal é a que dá nome ao arquipélago. É lá que você se hospeda ou aluga barquinhos para passeios.
Uma dica de hospedagem é o Hotel Excelsior (ótima relação custo-benefício; muito bem localizado no centrinho, próximo ao porto; estacionamento grátis em frente ao hotel).
Para chegar em Caprera você atravessará, de carro, uma ponte. Depois, para chegar na Cala Coticcio será necessário fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos desde o estacionamento. Vale a pena conhecer também a Cala Serena e a Cala Capraresa.


Se você tiver mais dias, aproveite para conhecer outras praias do arquipélago que também são deslumbrantes, mas cujo acesso é apenas de barco. A ilha Spargi, por exemplo, tem mais praias nível UAU com mar calmo. Recomendo as Calas Corsara, Granara e Soraya (linda demais!!).
Para esse passeio, alugue um gommone na marina de Maddalena. Existem várias empresas alugando esses botes infláveis, uma delas é a Fratelli Cuccu, mas qualquer uma vale. Procure por “Noleggio Gommoni”.

Base: Cala Gonone
Localizada no Golfo de Orosei, na costa leste, Cala Gonone é a base ideal para conhecer as praias mais UAU da Sardenha (com ar mais selvagem): Cala Mariolu, Cala Luna e Cala Goloritze. O único porém é que o acesso não é tão simples: precisa de barco.
Cala Gonone não tem praia linda, mas um vilarejo que te atende para praticidades (restaurantes, farmácia, lojinhas pra comprar itens de praia, etc). Ela é estratégica porque é exatamente daí que saem os barcos para as praias que mencionei acima. O ideal é alugar um barquinho particular que você mesmo possa dirigir. Não é necessário ter licença, a única regra é não se afastar mais de 10km do litoral. Foi essa opção que fiz. Você também pode contratar um marinheiro para se sentir mais seguro (mas é mais caro) ou contratar um taxi boat.
Onde dormir na Cala Gonone? Recomendo o hotel Cala Luna (simples, mas moderninho e perto da praia) ou o mais “arrumadinho”, 4 estrelas, Hotel Villa Gustui Maris.

10, 12 ou 15 dias na Sardenha?
Se você tiver mais que 7 dias, inclua o sul da Sardenha, Alghero e Córsega (a ilha francesa vizinha).
Berchida beach, Cala Brandinchi, Spiaggia La Pelosa, Spiaggia Rosa e San Teodoro são praias que não conhecemos mas ouvimos falar muito bem.
PRECISO DE CARRO NA SARDENHA?
Eu acho fundamental ter um carro na Sardenha. Primeiro pelo tamanho da ilha e segundo porque o transporte público não é o forte por lá. A Sardenha é bem preparada para quem tem carro: todas as praias possuem estacionamento, os ferries levam carros tranquilamente (mas é caro!) e é bem fácil estacionar em supermercados, perto de restaurantes ou hotéis.
Alugue seu carro com antecedência para não correr o risco de chegar no aeroporto e não ter nenhum veículo disponível. Isso pode acontecer principalmente em agosto.

Distâncias na Sardenha
Separei algumas distâncias e rotas importantes para vocês terem uma ideia do tempo de deslocamento.
De Alghero à Costa Esmeralda

De Olbia para Palau (para ir à La Maddalena)

De Olbia à Cala Gonone

Da Sardenha pra onde?
Da Sardenha você pode seguir viagem rumo à Costa Amalfi. Fiz essa dobradinha e adorei. A dica é voar da ilha para Nápoles, para ganhar tempo.
Outra sugestão é combinar com Córsega, a ilha francesa ao norte da Sardenha. De ferry você chega lá facilmente.
Outras ilhas como a Sardenha?
Em 2018 e 2019, fiz viagens maravilhosa para Menorca, na Espanha. Acho que lá foi o único lugar em que ví uma praia tão linda que disputasse com a Cala Coticcio (minha praia preferida da Sardenha). Se você tem poucos dias de viagem (2, 3 ou 4) e estará pela Europa em busca de praias deslumbrantes, sugiro muito essa ilha espanhola.
Para poucos dias, ela talvez seja uma opção mais interessante que a Sardenha – que merece no mínimo 5 dias inteiros.
Leia também: Onde se hospedar em Menorca
Continue Lendo
1- Explorando a Costa Esmeralda: Nosso primeiro dia na Sardenha
Esse post contém links afiliados do booking.com. Quando vocês fazem uma reserva através desses links, a Booking nos paga uma pequena comissão – o que ajuda, e muito, o blog a seguir firme e forte! Mas podem ficar tranquilos, vocês não pagam nada a mais por isso e acabam ajudando a gente! Já deixo aqui o meu muito obrigada! Saiba mais sobre nossa Política de Monetização.
Viagem – 4 Praias para Conhecer no Verão Europeu - Estilo Bifásico
[…] já bem maior que Capri e de mais fácil acesso tendo vista que a ilha conta com 3 aeroportos. Aqui nesse post a Raquel conta tudo sobre sua experiência na […]
Andréa
Adorei suas dicas! Estamos planejando nossa ida à Itália e, com certeza, Sardenha está em nossos planos!
Michel
Ola Raquel, tudo bem? Eu vou passar 7 días em Cerdeña, vou descer en Cagliari i regresso por ele, o que vc me aconselharia para fazer este días ?
Giliane Fotografia
Olá Raquel, tudo bem?!
Sou Fotógrafa Brasileira e vivo na Sardenha a dois anos… Trabalho com ensaios fotograficos de turistas brasileiros que vem passar as ferias neste paraiso!!! Quando retornar a ilha estou a sua disposiçao, temos serviço de transporte no pacote do ensaio, roteiro personalizado para melhor atender nossos clientes aqui na Ilha!!! São fotos de tirar o folego… esperamos vocês @FotógrafanaSardenha
Ricardo
Oi Raquel boa noite.
Eu e minha esposa estamos planejando ficar 4 dias na Sardenha e 4 na Córsega em junho. Dê umas idéias por favor, qual fazer primeiro? O que é imperdível? Tem como fazer um pequeno roteiro? Desculpe abusar viu?
Paula
Oi Raquel! Vc já foi na região Sicilia? Vi que lá tem praias lindas também. Não terei tempo de conhecer Sardenha e Sicilia, então queria opinião de quem conhece as duas pra saber qual vale mais a pena. Obrigada. Beijos.
luciana
Ola Raquel, adorei seu blog!
Estamos planejando 7 dias em Sardenha com nossos filhos de 15 e 10 anos em julho 2018 ; queria alguma dica de onde ficar na região de Olbia (vamos pegar apartamento no airbnb), que tenha um centrinho charmoso próximo a pé…não queria ter que pegar carro para tudo. Esse lugar existe? rs
Mariana
Precisa de carteira internacional? Ou a Brasiliera serve la?
Raquel Furtado
Marianabrasileira vale 😉
Fernanda
Olá , farei uma conexão em Olbia , ficaremos por 3:30h, queria sair p almoçar na beira da praia , qual restaurante vc indica ? Tem táxi?
Fernanda
Oi Raquel!
Adorei seu post.
Vou a Sardgna agora em Maio 2017, saindo de Roma.
Fico em dúvida em entrar por Cagliari ou por Olbia, como vcs mencionaram.
Obrigada!
Lorran Sarmento
Olá, estava pensando em Sardenha na minha lua-de-mel, porém fiquei receoso quando falou que agosto não eh um bom mes por conta dos lugares cheios e caros. O que achas?
Celso
Olá Raquel, Parabéns pelo Blog.
Estamos (esposa e eu) pensando em passar 10-12 dias em junho na Sardenha, mais precisamente na Costa Smeralda – Porto Cervo. Como quero ficar mais à vontade não iremos alugar carro. Pretendemos ficar em um bom hotel ou resort e assim, se possível, comprar tours para praias e La Maddalena. Pensamos também em dividir esse tempo com Alghero. O que você nos sugere? Obrigado.
ANA PAULA
Raquel, eu e duas amigas estamos na duvida entre ir para a costa da italia ou a croácia nas ferias de Julho. Li que essa região da italia fica inviável nesta época. Voce sabe se é realmente caótico? obrigada, bjs
Raquel Furtado
ANA PAULAOi Ana Paula! Não sei.. acho que em julho e, principalmente em agosto, os destinos de verão na Europa ficam realmente cheios. Mas eu não diria inviável!
Sou fã da Croácia 🙂
Silmara
Eu e meu esposo gostaríamos de ir de navio. Me informa valores de passagens e gastos aproximadamente por favor. Sairemos do Brasil. Beijos.