185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Seguro Viagem: O que você precisa saber para viajar tranquilo

13 de julho de 2018
0 comentários 806 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Viajar é sempre uma felicidade – mas para que suas férias não se transformem em uma surpresa desagradável, é importantíssimo lembrar do seguro viagem. A gente nunca pensa que algum acidente pode acontecer, mas infelizmente existem certas coisas que fogem do nosso controle. Por mais que seja meio chato falar ou pensar nisso, é importante. Já dizia o ditado: é melhor prevenir que remediar!

Pra mim, o seguro viagem não é um item extra que você pensa em contratar se a viagem não estiver ficado muito cara. Ele é um item obrigatório cujo custo já deve ser considerado no momento do planejamento da viagem ao exterior. É uma segurança extremamente necessária. Precisar dar pontos, ir a uma consulta médica ou ser levado em uma maca na montanha após um acidente com o ski são exemplos extremamente comuns de acidentes em viagens que saem uma fortuna. 

Leo se cortou com o abridor de vinho em um acampamento nos Estados Unidos, uma vez, e precisou de pontos. Foram apenas QUATRO PONTOS no pulso. A conta? Mais de US$3.000!! Se não fosse o seguro viagem, acho que estaríamos lavando chão de hospital até hoje, rs!

Além das situações médicas, o seguro viagem ainda te ajuda em situações extras, como de extravio de mala, por exemplo. Nesse post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.

Leia também: Eu já tenho seguro viagem internacional? O meu cartão de crédito oferece esse serviço?

Nesse post, você encontra os seguintes tópicos:

  • O que é seguro viagem
  • Como funciona o seguro viagem
  • Quanto custa o seguro viagem
  • Como contratar um seguro viagem (e atenções necessárias)
  • O que o seguro de viagem cobre?
  • Existe diferença entre Assistência e Seguro Viagem?
  • Em caso de emergência, o que devo fazer e como entro em contato com meu Seguro Viagem?
  • Dicas importantes


Tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem

O que é o seguro viagem

O seguro viagem é um plano de saúde temporário, além de valer também como uma garantia de indenização para diversas situações relacionadas à viagem.

Muitos viajantes possuem seguro saúde no Brasil, no entanto, a grande maioria deles não é válida em outros países. Como extra, o seguro viagem ainda dá assistência (compensação financeira) em caso de perda de vôos, extravio de bagagem e até mesmo (em alguns casos) roubos.

Se você quer comprar um seguro viagem, clique aqui.


Como funciona o seguro viagem 

O seguro viagem é um serviço contratado por um período definido. Normalmente a contratação dura o número de dias da viagem (considera-se da data de saída do Brasil à data de chegada – para que o seguro cubra os vôos e o extravio da bagagem, caso esse ocorra), mas existem seguros anuais, também. Esses são indicados para quem viaja com muita frequência durante o ano. Aí o custo-benefício compensa.

Hoje estão disponíveis vários tipos de seguro viagem, de várias empresas e com várias formas de contratação. É até difícil pesquisar e encontrar aquele que mais te atende – e que tenha o melhor preço. Por isso a gente recomenda um comparador de seguro viagem, como o SegurosPromo. O site reúne as melhores seguradoras e as melhores cotações. Assim você pode comparar apólices e preços e com poucos cliques encontrar o seguro viagem que mais te atende. A gente inclusive tem um cupom pra vocês usarem no site e receberem 5% de descontinho: VAMOSPRAONDE5!

Leia também: SegurosPromo é confiável? Vale a pena usar esse comparador de seguro viagem?

O importante é contratar um seguro cujos serviços oferecidos (a cobertura oferecida) sejam coerentes com a sua viagem. Se você vai fazer uma viagem que inclui esportes radicais, é importante que o seguro tenha cobertura para tal. O mesmo vale para pessoas idosas ou grávidas. Confira sempre essas questões na apólice do seu seguro viagem.

Leia também: Qual o melhor seguro viagem para esportes radicais?


Quanto custa um seguro viagem

É muito difícil dar um preço para essa cotação, pois isso depende de vários fatores a começar pelo tempo de viagem. Mas uma coisa é certo: o preço será bem mais baixo que uma consulta médica no seu país de destino ;-) Ele também será uma quantia pequena do orçamento total de uma viagem internacional.

Como exemplo, fizemos uma simulação hoje (jul/18) no site da Seguros Promo para um passageiro de até 70 anos em viagem de 7 dias para a Europa e Estados Unidos. O valor total do seguro básico é R$96,48 para ambos destinos.

Algumas situações podem exigir seguros diferenciados, que acabam encarecendo, como por exemplo, cobertura para esportes radicais, mulheres viajando grávida, idosos com mais de 70 anos e viajante com doença pré existente. Os exemplos acima devem ser considerados para que o seu plano possa ser atendido de forma correta e você não correr o risco de ficar na mão caso algo grave nessas situações aconteça.


Como contratar um seguro viagem

A nossa dica é usar o site da SegurosPromo e aproveitar a função “comparar” para ver as diferenças entre seguradoras e apólices.

Atenções necessárias ao contratar um seguro viagem

Ao consultar um seguro viagem, você verá que os planos variam bastante de preço. Isso ocorre de acordo com o valor da cobertura (quanto o seguro cobre em caso de assistência médica, se existe transporte de helicóptero incluído em caso de necessidade, etc.). Se você for fazer uma viagem que te coloca em situações de risco, não economize no seguro, ok? Viaje garantido e assegurado.

Sei que isso não é de conhecimento geral, mas os procedimentos médicos fora do país são caríssimos! Nos Estados Unidos, por exemplo, não há hospital público. Não há serviço público de healthcare. Tudo, tudo, tudo é cobrado. E os valores são altíssimos. Considere todos esses pontos na hora da sua escolha.

Caso você pratique algum esporte radical na viagem, aconselho que busquem por um seguro que inclua a palavra ESPORTE no nome (ou um que deixe bem clara essa questão na apólice).

Atente-se a contratar um seguro que realmente inclua o país pra onde você vai viajar. E lembre-se de emitir o seguro com início na sua data de saída do Brasil e término na sua data de chegada no Brasil.

Eu sei que é muita informação para assimilar, mas por isso existem empresas como a Seguropromo, que dão assistência total para que você consiga escolher o melhor plano. Para facilitar a sua vida, você informa os dados da sua viagem e eles apresentam as melhores opções de seguro especialmente para você. É uma forma simples e otimizada de encontrar o seguro de viagem ideal.

Leia também: Tratado de Schengen e as regras sobre a obrigatoriedade do seguro viagem na Europa


O que o seguro de viagem cobre?

Como falamos acima, um seguro viagem cobre despesas médicas e te indeniza em algumas situações extras como cancelamento de vôo ou extravio de bagagens. Dentre as principais coberturas do seguro, podemos citar:

– Despesas farmacêuticas;

– Atendimento médico e odontológico 24h;
– Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
– Remarcação de passagem para regresso;
– Indenização no caso de morte;
– Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
– Localização de bagagem extraviada;

– Despesas jurídicas;
– Indenização no caso de extravio de bagagem;
– Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;

 

Se você quer comprar um seguro viagem, clique aqui.


Existe diferença entre Assistência e Seguro Viagem?

O seguro viagem e a assistência oferecem praticamente os mesmos serviços, o diferencial entre um e outro é a forma que o serviço é oferecido.

O seguro funciona com sistema de reembolso, isso significa que se algo acontecer você deve pagar pelo serviço e depois solicitar o reembolso junto a seguradora. Lembrando que todo reembolso só será possível mediante comprovação de procedimentos, então lembre-se de deixar tudo organizado.

A assistência será responsável por qualquer custo em primeiro lugar. Lembrando que o valor máximo a ser pago depende de cada contrato. Nesse caso, o segurado –  com exceção de situação de emergência –  deve se direcionar apenas a rede credenciada à assistência contratada. Quando o segurado recebe o contrato, junto vai uma lista de todas as clínicas e hospitais que estão disponíveis na rede.

Se não for uma situação de emergência, a contratada pode se negar a fazer o pagamento se o hospital utilizado não estiver em sua lista de “parceiros”.

Hoje em dia, as seguradoras oferecem planos conjuntos entre as duas modalidades, mas é importante prestar muita atenção ao contrato.


Em caso de emergência, o que devo fazer e como entro em contato com meu Seguro Viagem?

O ideal é sempre ligar para a seguradora e solicitar instruções antes de se dirigir a um hospital ou tomar qualquer atitude que envolva gastos médicos. Claro que em caso de emergência, esse passo vai ser ignorado e a situação resolvida depois com a seguradora – mas se você (ou alguém no Brasil) puder fazer essa chamada antes de usar os serviços médicos, a faça.

Lembre-se ainda que é fundamental ter consigo na viagem os dados de contato da seguradora contratada e número do contrato. Deixe esses dados também com alguém no Brasil.

Se você estiver segurado pelo cartão de crédito, faça uma ligação antes da viagem e confirme o procedimento ideal. Provavelmente eles te informarão o número de contato direto do seguro viagem que eles oferecem.


Dicas Importantes

Depois de tudo certo com a contratação, você receberá um contrato digital, com nome do segurado, número da apólice e informações importantes. Faça uma cópia desse documento e deixe sempre em lugar de fácil acesso, assim se precisar de assistência, outra pessoa poderá te ajudar com facilidade.

Deixe o numero de assistência já gravado no seu celular, numa emergência será mais rápido.

Algumas seguradoras disponibilizam um cartão físico. Se esse for seu caso, leve-o sempre consigo e com seu passaporte para fácil identificação. 

E por último procure saber tudo que seu plano oferece. Ele pode te auxiliar em problemas pequenos e chatos de resolver.

Lembre-se que o seguro viagem é fundamental para uma viagem tranquila. Infelizmente, a gente nunca sabe o que pode acontecer, né? Torcemos pra que nada aconteça, claro (e que seja sempre assim!!) mas é sempre bom saber que não precisamos nos preocupar caso algum acidente aconteça.

Se você quer comprar um seguro viagem, clique aqui.

Continue lendoComo escolher o Seguro Viagem Internacional ideal para a sua viagem

linha para dividir posts

Pra ter uma ideia dos gastos que você pode ter se não tiver um seguro viagem, dá uma olhadinha nesse infográfico:

infográfico seguro viagem

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!