Vamos Pra Onde?

/

Como funciona o Swiss Travel Pass? ele Vale a pena?

trem na suíça - swiss travel pass

O que é e como funciona o Swiss Travel Pass? Como usar trens, ônibus, barcos e teleféricos na Suíça com um Swiss Travel pass? E quando custa esse passe tão famoso entre turistas? Meu objetivo com esse texto é te explicar todos os detalhes desse passe ilimitado de transporte público na Suíça. E ainda te ajudar a entender se ele vale a pena pra sua viagem e pro seu contexto. É verdade, o preço do Swiss Travel Pass é alto. Vamos então entendê-lo um pouco melhor para tirar algumas conclusões?

E lembre-se, se precisar de algo mais exclusivo como uma consultoria ou roteiro personalizado, veja meus serviços disponíveis e fale comigo. Vai ser um prazer te ajudar!

Como funciona o Swiss Travel Pass

O Swiss Travel Pass é um passe de transporte público na Suíça que te permite fazer viagens ilimitadas de trem, ônibus, tram, barco – e até teleféricos – em um determinado número de dias. O passe te permite andar em todas as linhas de transporte público do país, com exceção de algumas rotas especiais que detalho abaixo, sem a necessidade de adquirir um ticket pontual. Não dá pra negar: o Swiss Travel Pass é um conforto enorme!

Uma das grandes vantagens do Swiss Travel Pass é que ele inclui, sem custo adicional, incríveis passeios de montanha como Rigi, Stanserhon e Stoos. Além disso, com o Swiss Travel Pass você não precisa comprar um ticket para fazer as rotas de trens panorâmicos da Suíça, como o Bernina Express e o Glacier Express. Você só precisa pagar a taxa de reserva de assento.

Outra vantagem maravilhosa é se você viaja com crianças. Crianças de 6 a 16 anos viajam gratuitamente quando acompanhadas de um dos pais em posse de um Swiss Travel Pass. Você só precisa obter o Swiss Family Pass para elas – gratuitamente.

É importante dizer que o passe tem limite de dias e é vendido em duas modalidades (Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass FLEX). As opções são de 3, 4, 8 e 15 dias.

O Swiss Travel Pass é vendido apenas para turistas, ou seja: apenas não-residentes podem comprá-lo. Residentes, como eu, têm a opção de comprar um GA – que funciona de maneira semelhante. Eu tenho um que vale para o ano todo.

Acesse o site oficial da SBB (seção Fare/Buy) e o site oficial do SwissTravelPass para ver preços atualizados e mais informações (em inglês).

Importante: O Swiss Travel Pass é pessoal e intransferível. No momento da compra, você indica o nome do titular do bilhete e apenas ele poderá utilizá-lo durante a viagem.

Benefícios adicionais do Swiss Travel Pass

Além dos passes ilimitados de trem, ônibus e barco, o Swiss Travel Pass ainda garante acesso gratuito a diversos museus, 50% de desconto em teleféricos e montanhas especiais e passagem “grátis” (com pagamento apenas da reserva de assento) em trens panorâmicos. Explico abaixo.

Museus grátis

O Swiss Travel Pass oferece entrada grátis em mais de 500 museus na Suíça, incluindo o famoso Olympic Museum em Lausanne, o Château de Chillon e o Ballenberg Swiss Open-Air Museum. Você encontra a lista dos museus no site oficial. Ela está organizada por cidade, em ordem alfabética. Pressione as teclas Ctrl + F (Windows) ou ⌘ Command + F (Mac) e digite a cidade de interesse para fazer sua busca de forma mais eficiente.

Excursões de Montanha

Viagens para o StanserhornSchilthorn e Mt Rigi estão incluídas no Swiss Travel Pass. O ticket para outras montanhas e teleféricos como Gornergrat e Titlis têm uma redução de 50%.

Trens Panorâmicos

A passagem dos trens panorâmicos suíços está incluída no Swiss Travel Pass, mas a reserva obrigatória de assento deve ser paga à parte. Esse é o caso para o Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express e Palm Express.

UPGRADE DE CLASSE

Se você tem um Swiss Trave Pass para segunda classe e deseja um dia viajar de primeira classe – tanto em trens normais como panorâmicos – você pode fazer um upgrade de classe pelo app da SBB ou site oficial dos trens panorâmicos.

Diferença entre o Swiss Travel Pass e o Swiss Travel Pass Flex

Swiss Travel Pass

O Swiss Travel Pass é um passe que te permite realizar viagens ilimitadas em dias seguidos. Essa é uma ótima opção para quem quer fazer muitos deslocamentos no país durante todos os dias em que estiver por lá.

Veja abaixo a tabela de preços de 2023.

Swiss Travel Pass Flex

O Swiss Travel Pass Flex oferece os mesmos benefícios do Swiss Travel Pass mas tem a diferença de não precisar ser usado em dias consecutivos. Essa é uma ótima opção para quem vai realizar muitos deslocamentos na Suíça, mas não durante todos os dias de viagem.

Como o nome diz, ele te dá mais flexibilidade. Se você fica, por exemplo, 10 dias no país e viaja de trem apenas 4 desses 10, você se beneficiará mais comprando o passe flex. Existem as opções de 3, 4, 8 e 15 dias no período de 1 mês. Você sempre precisar ativar seu passe antes de usá-lo. Por ex: se você quer usar o seu passe na sexta-feira, lembre-se de ativa-lo antes disso, indicando a data desejada.

Veja abaixo a tabela de preços de 2023.

Como ativar o Swiss Travel Pass Flex?

Para ativar o seu Swiss Travel Pass Flex nos dias de interesse, você deve acessar o link oficial para a ativação do passe.

Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?

A resposta pra essa pergunta é aquele tão *indesejado* depende. Mas acontece que depende mesmo. Se seu objetivo é economia, o ideal é que você simule as viagens que você faria (pesquise preços pelo site da SBB) e registre os valores. Depois é só comparar o valor total. Dá trabalho, mas esse esforço é sempre o melhor amigo da economia.

De qualquer forma, a regra abaixo costuma funcionar:

COMPENSA COMPRAR O SWISS TRAVEL PASS:

  • Se você fica mais de 3 dias na Suíça e faz mais de uma viagem intermunicipal por dia;
  • Se você cumpre a regra acima e viaja de segunda classe;
  • Se você não tem um Half Fare Card e não encontra tarifas super saver;
  • Se você gosta da liberdade de planejar sua viagem “on the go” e não quer se preocupar em comprar passagens.

NÃO COMPENSA COMPRAR O SWISS TRAVEL PASS:

  • Se você fica menos de 3 dias na Suíça;
  • Se você viaja de primeira classe e não faz uma quantia alta de viagens longas;

Eu fiz alguns cálculos em 2019 para meus pais, simulando um roteiro de inverno na Suíça. Deixo abaixo a análise e as conclusões para vocês terem uma ideia.

calculo de preços do roteiro de inverno na suíça

De acordo com meus cálculos, para esse roteiro de inverno na Suíça é mais vantajoso investir no Half Fare Card se você quiser viajar de primeira classe. E é mais vantajoso investir no Swiss Travel Pass se você quiser viajar de segunda classe. Na verdade, nessa situação em 2a classe, com o Swiss Travel Pass ainda você pagará um pouquinho a mais que se usasse o Half Fare Card, mas eu acho que essa pouca diferença vale pelo conforto e pelos descontinhos extras em museu, barco, etc que você pode querer aproveitar.

Onde comprar o Swiss Travel Pass?

Você pode comprar o seu passe online através do site oficial da SBB (você não precisa de login, como como um “guest”),  do site oficial da RailEurope, do site oficial do MySwitzerland (Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass Flex). Se preferir comprar da Suíça, pagando em dinheiro (e evitando o IOF), vá até uma loja da SBB nas estações de trem.

No site oficial da SBB, você encontra a venda de passes na opção “Guests from Abroad”.

Caso opte por comprar online, o passe pode ser enviado para sua casa no Brasil por uma taxa de entrega adicional. Outra opção é retirar o bilhete por CHF15 em algumas das principais cidades Suíça. E ainda, a melhor opção de todas, por ser grátis, é imprimir seu passe em casa ou usar sua versão digital.

Outras formas de economizar no transporte público

O Swiss Travel Pass não é a única alternativa para reduzir gastos com transporte público na Suíça. Existem ainda a tarifa Super Saver e o Half Fare Card, por exemplo. Te recomendo ler o link indicado acima. Além de informações sobre descontos, ainda compartilho dicas super úteis sobre viagens de trem e ônibus no país.

Roteiro Personalizado

Quer um roteiro personalizado para a sua viagem? Fale comigo! Vai ser um prazer te ajudar a montar uma experiência na Suíça do jeitinho que você deseja e merece. Acesse nossa página de serviços para saber mais e preencha o formulário de contato.

continue lendo sobre a Suíça

Não sei se você sabe, mas moro aqui na Suíça desde 2020. Tenho muuuitas informações para compartilhar – e as organizei nos textos abaixo:

Dicas Suíça: um guia completíssimo do país

Roteiro de Inverno na Suíça

Roteiro de Verão na Suíça

Dicas Lucerna: o que fazer, onde dormir e o que comer na cidade

 

E assim, o nosso artigo chega ao fim…

Mas e aí? Você já usou o Swiss Travel Pass? Achou que valeu a pena? Se tiver uma dica pra gente incluir por aqui, vamos adorar! E não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo 😉 Isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

  • willy
    11 de abril de 2024

    Oi Raquel tudo bem? ótima postagem. uma duvida, consigo comprar dois passes e mandar um para o celular da minha esposa? ai, quando precisa apresentar cada um mostra o seu qrcod. que me diz?

    • Raquel Furtado
      willy
      15 de abril de 2024

      Oi Willy, consegue sim, sem problemas!
      Se tiver qualquer dificuldade, pode também tirar um ‘screen shot’ do QR code e enviar essa imagem pra sua esposa.

  • Rhuan Bassani
    4 de abril de 2024

    Oi Raquel, tudo bem? parabens pelo blog e responder as perguntas, a minha seria referente, se eu pego o Swiss travel pass online, chego de aviao em milao e vou a Milano centrale e pego o trem em direção a interlaken, (trem que vai direto milao-spiez) esse trem ja entra na cobertura do swiss travel pass, ou por iniciar em outro pais como a italia, eu pago o valor da passagem?

    • Raquel Furtado
      Rhuan Bassani
      4 de abril de 2024

      Oi Rhuan,
      Você precisa pagar o trecho da Itália. Milão – Chiasso. =)

  • Thiago Martins
    3 de abril de 2024

    Oi Raquel, parabéns pelo blog, está fazendo um ótimo trabalho!

    Gostaria de uma sugestão sua, vou para Suíça em setembro, meu desembarque será em Milão, e minha primeira noite será em Lugano. Porém o meu hotel não incluiu serviço de transfer. Eu pensei em ir de trem de Milão a Lugano, porém estou com receio pois estaremos cansados da viajem e a previsão de chegada do voo é para as 19:30. O que você me sugeri?

    E aproveitando, uma outra questão, após minha estadia em Lugano vou para Zermatt, Lucern e Berna, totalizando 9 dias consecutivos com o Swiss Travel Pass, porém, vi que ele é vendido em 8 dias consecutivos ou 15 dias, o que você me recomenda para este nono dia?

    Muito obrigado

    • Raquel Furtado
      Thiago Martins
      4 de abril de 2024

      Oi Thiago, tudo bem?

      Que delícia de roteiro. Vamos lá:

      Milão – Lugano é 1h15-1h20 de trem direto, super conveniente, mas o último costuma ser às 21:43h.
      Pode ficar um pouco estressante pra vocês. De taxi/ transfer, o valor é em torno dos 200 euros. Eu acho mais conveniente, mesmo! Existem várias empresas disponíveis – você encontra com facilidade na internet. Se quiser fazer a viagem de trem, vale dormir a primeira noite em Milão, descansar e no dia seguinte seguir pra Lugano.

      Lugano – Zermatt, de trem, leva em torno de 5 horas e tem algumas baldeações. Tudo bem pra ti essa duração?

      Quanto ao Swiss Pass, ele é mais interessante para os dias em que vc vai fazer muito deslocamento de trem. Veja qual será o dia com menos trajetos (o primeiro ou o último) e deixe para pagar o transporte desse dia normalmente, pelo app da SBB.

      Espero ter ajudado!

  • Monika
    31 de março de 2024

    Oi, Raquel! Tudo bem?
    Agora no início de maio eu e meu marido estamos indo para Basileia, Berna, Lucerna e Zurique. Gastaríamos de saber se para essas cidades faremos um bom uso do Swiss Pass?
    Tem muitas atividades incluídas? Desde já agradeço a atenção.

    • Raquel Furtado
      Monika
      2 de abril de 2024

      Oi Monika, tudo bem?
      O uso principal do Swiss Travel Pass é deslocamentos. Se você não for fazer trajetos de transporte público, não vale a pena comprar!

      • Monika
        Raquel Furtado
        2 de abril de 2024

        Muito obrigada por sua informação. Foi muito útil.

  • robson
    22 de março de 2024

    Boa noite Raquel,

    vou para a suiça em maio ficando 18 dias, fiquei na duvida de com o utilizar o passe no transporte publico, uma vez que compramos pela internet. quando chegar na suiça tenho que retirar o meu cartão fisico em algum ponto de venda da empresa ou e pelo celular como app. fiquei com essa duvida pois quando entrar no trem ou onibus vou ter que apresentar a alguem ou passar em algum leitor ne.

    • Raquel Furtado
      robson
      26 de março de 2024

      Oi Robson, tudo bem? Você comprou o swiss pass? Você tem uma versão para imprimir e apresentar no trem ou uma versão digital com um QR code que você mostra pelo celular. Eles sempre vão precisar ver um documento seu, também!

  • Bruno LIma
    10 de fevereiro de 2024

    Oi Raquel. Parabéns pelo Seu blog, muito informativo, acredito ajudar muitos viajantes.

    No meu Eurotrip de Maio agora vou passar 4 dias lá. Eles tem o tal do Swiss Travel pass que custa 295 francos por 4 dias para andar em todos os transportes públicos da suiça livremente. Pra mi me esposa dá 590 francos, nós vamos passar pelas seguintes cidades (Lugano porque vamos estar vindo de milão, Lucerna, região de interlaken, Zurich e depois basileia para subir para Paris)
    Fiz cotações com as passagens mais caras pagando avulso cada ticket e deu 250 Francos para 2 pessoas, menos da metade dos 590. Me deixou com uma dúvida imensa se realmente vale a pena esse swiss travel pass. Tem um monte de youtube indicando ele, mas todos eles vendem esse pass, o que deixa a indicação enviesada.
    Será que tem mais coisas que o STP me ajudaria e compensaria e estão fora do meu radar? Ou realmente não está compensando no fim das contas?

    • Raquel Furtado
      Bruno LIma
      11 de fevereiro de 2024

      Oi Bruno, tudo bem?

      O Swiss Travel pass é indicado pra quem vai fazer viagens longas e muito frequentes (de transporte público) durante a estadia na suíça. Também é ótimo pra quem não quer se preocupar em comprar tickets pontuais.
      Ele inclui trem, ônibus, algumas gôndolas e alguns passes para museus, etc. Ele também é muito indicado pra quem quer fazer bate-e-voltas! Por ex: se hospeda em Lucerna mas quer passar o dia em Zermatt. Normalmente o viajante pagaria ida e volta a Zermatt (super caro).

      Quando meus pais vieram pela primeira vez, o Swiss Travel Pass valeu super a pena pq demos varias escapadinhas assim. Uma outra vez que vieram, também fizemos as contas e foi mais vantajoso comprar os tickets separados, mesmo!

      Se você já sabe suas rotas e fica mais vantajoso comprar tickets separados, vai fundo! O swiss travel pass é pra baratear e facilitar sua vida – e não encarecer!!

  • fernanda
    1 de fevereiro de 2024

    Oi Raquel! tudo bem?
    Vi que posso fazer a compra do STP flex diretamente na sbb. Sabe se é possível fazer o pagamento com o cartão wise?
    Pra ativar os dias de uso, precisa ser um tempo antes ou ele ativa na hora?

  • Diego
    3 de janeiro de 2024

    Oi Raquel, boa noite.

    O Swiss travel pass tem obrigatoriedade de ser usado todos os dias? Se eu não usar um dos dias eu perco o benefício do cartão? Fico 13 dias no total. Seriam 7 deslocamentos entre cidades + alguns deslocamentos para pontos turísticos. Alguns dos dias eu não usaria o STP para deslocamento, mas sim para obter desconto nos bondinhos. No meu reacional, o STP seria a melhor opção. Mas se tiver por obrigatoriedade usar todos os dias seguidos, já não conseguiria.

    • Raquel Furtado
      Diego
      4 de janeiro de 2024

      Oi Diego, tudo bem?

      Existem duas modalidades do STP, o “normal”, para dias corridos, e o FLEX, para dias selecionados.
      Se você compra o STP “normal”, para 7 dias, ele valerá por exemplo de 4 a 10 de janeiro. Você não é obrigado a usar um transporte público dia nenhum. Mas, mesmo não usando, o dia será considerado como usado. A validade é fixa. O passe não precisa ser ativado nem nada.

      Já o FLEX, você só usa nos dias específicos que quiser e precisa ativá-lo nesses dias. Mas também não há nenhuma obrigatoriedade de uso de transport público. Você pode ativar seu FLEX para um dia que vai apenas entrar em um museu com desconto, ou mesmo em um dia que nem vai usá-lo (apesar de não fazer sentido, rs vc pode!)

      Ajudei?

      Um abraço

      • Diego
        Raquel Furtado
        4 de janeiro de 2024

        Muito obrigado pelos esclarecimentos, Raquel.

        Nos vídeos que tenho assistido sobre as cidades mencionam também um passe gratuito dado pelos hotéis para os deslocamentos. Sabe se estes passes podem see usados no deslocamento entre cidades (ex: interlaken – grindelwald)?

        Obs: quase caí para trás ao ver o preço dos hotéis em Zermatt

        • Raquel Furtado
          Diego
          8 de janeiro de 2024

          Oi Diego!
          os passes normalmente são para deslocamentos de ônibus na própria cidade – mas podem oferecer algum desconto para deslocamentos adicionais.
          Vale conferir no site da cidade ou perguntar ao proprio hotel!

          E sim, hehehe Zermatt demanda alto investimento.

  • Valéria Santos
    1 de janeiro de 2024

    Olá!!! Estou gostando muito do blog. Viajo em fevereiro/2024. Minha base será Geneva, na casa de amigos brasileiros. Vou passar 10 dias. Pretendo usar o transporte público. E visitar outros países. Poderia, por gentileza, me dá alguma sugestão de roteiro? Obrigada.

  • Beatriz
    21 de dezembro de 2023

    Olá Raquel,
    Como posso fazer se for viajar 1 adulto e uma criança de 12 anos? Tem direito ao Faily Card e a criança não paga certo?
    Como posso adquirir esse Family Card?
    Muito obrigada!

    • Raquel Furtado
      Beatriz
      21 de dezembro de 2023

      Oi Beatriz, isso mesmo! Uma criança de 6 a 16 anos viaja de graça acompanhada de um dos pais que tenha um Swiss Travel Pass.
      Pra isso, a criança pode usar um Swiss Family Card. Você consegue esse Family Card em praticamente qualquer ponto de venda da SBB ou online. Online, você só precisa adicioner a criança como passageiro em “Adicionar passageiros” ao comprar seu Swiss Travel Pass. Você não pagará por esse passageiro adicional.

      • Beatriz
        Raquel Furtado
        26 de dezembro de 2023

        Muito obrigada Raquel! Ajudou imenso!
        Poderei portanto comprar online ambos, na SBB?

        Obrigada!

  • IGOR
    12 de dezembro de 2023

    Olá, tudo bem?

    Ficarei 15 dias na Suiça, serão 6 cidades, no entanto, eu não encontrei informação se sou obrigado a utilizar o Swiss Traves Pass todos os dias.
    Ao que li, diz ”dias consecutivos”. Como ficarei em intervalos de 3 dias no mínimo, existe a possibilidade de eu não utilizar algum dia.

    Sabe me informar? Obrigado

    • Raquel Furtado
      IGOR
      13 de dezembro de 2023

      Oi Igor, se você comprar o swiss travel pass, ele será dias corridos, ou seja, você pode até não usá-lo algum dia, mas vai “perder” um dia de passe.
      Ja o swiss travel pass flex pode ser usado nos dias desejados no período de um mês.

  • luiz
    28 de novembro de 2023

    Ainda fico meio confuso com o swisspass…
    tenho a programação de ir de MILAO para ZURICH. O swiss pass é valido para este trecho?
    Vi no site da SBB que tem um trem direto…como fazer para pagar apenas o trecho da Italia pelo site, sem o da Suiça?

    • Raquel Furtado
      luiz
      15 de dezembro de 2023

      Oi Luiz,

      Você precisa descobrir qual a última parada na fronteira. Provavelmente vai ser Chiasso. Aí você precisa comprar o trecho Milão-Chiasso e pode usar o swiss pass normalmente dentro da Suíça para seguir de Chiasso a Zurich.

      • luiz
        Raquel Furtado
        15 de dezembro de 2023

        Perfeito…isso mesmo
        Milano/Chiasso – 17 CHF. Se fosse até Zurich, seriam 40 CHF kkk
        Vou comprar até Chiasso então!

        Obrigado! =D

  • luan
    26 de novembro de 2023

    boa tarde, bem explicativo a sua postagem, so não vi a validade do suice pass, ex, o de 3 dias, das 00;00 do dia 01 as 23;59 do dia 03 isso ? ou exite um horario espefico ?

    • Raquel Furtado
      luan
      26 de novembro de 2023

      Olá! O passe vale pelos dias inteiros, até 23:59h!

    • Aline Martins Soares
      luan
      23 de janeiro de 2024

      Raquel, olá
      Eu e meu marido viajamos pra Suíça em março 2024 e compramos o STP pra 3 dias pra usarmos o Glacier. Fomos reservar os assentos, mas, não conseguimos porque não recebemos o código do STP. Já pagamos certinho, mas, não recebemos nossos códigos pra garantir nossa vaga no trem. Eles demoram mesmo a mandar os códigos? Achei estranho, porque o Glacier pode reservar os assentos até dois meses antes e o STP nem nos mandou o código pra fazer isso.
      Saberia me falar se isso é normal?
      Obrigada
      Bjs

      • Raquel Furtado
        Aline Martins Soares
        23 de janeiro de 2024

        Oi Aline, tudo bem?
        que código? não é um número que fica no seu bilhete so Swiss Pass?

        entra em contato com o Glacier Express:
        info @glacierexpress.ch

  • MARISA ISRAEL ROSA
    7 de novembro de 2023

    Olá Raquel, tudo bem?
    Estaremos na Suíça do dia 04/2 a 10/02/204, no dia 10 pegaremos um trem de Zurique para Paris, este trem que sai do país também está incluso no Swiss Travel pass?
    Obrigada

    • Raquel Furtado
      MARISA ISRAEL ROSA
      8 de novembro de 2023

      Oi Marisa,

      O trecho feito dentro da Suíça está sim. A continuação deve ser paga à parte.
      Você pode ir em uma stand da SBB e eles te informam quanto você deve pagar de diferença.

    • Lisa
      MARISA ISRAEL ROSA
      30 de janeiro de 2024

      Oi Raquel, muito obrigada por explicar com detalhes os passes que a Suíça oferece para os turistas. Vi que existe também o Saver day pass, vc sabe me explicar se ele oferece as mesmas coisas que o Swiss pass? Estou querendo comprar ele combinando com o Swiss half Fare Card e usar para o Glacier Express, para só pagar a reserva dos assentos, mas não consigo achar o opção da combinação dos dois no sita do glacier. Fiquei na dúvida se coloco a opção 1-day travel for the half fee card, ou Swiss half fare Card. Ja tentei contato com eles e não tive resposta.

      • Raquel Furtado
        Lisa
        30 de janeiro de 2024

        Oi Lisa, tudo bem?

        A SBB vende day passes – ou seja, tickets de 1 dia só. Como se fosse um swiss pass, mas ao invés de valer 3 ou 5 dias, por exemplo, ele vale um só.
        O Saver day pass é exatamente esse day pass, mas com um preço melhor (que você encontra ao comprar com antecedência). https://www.sbb.ch/en/tickets-offers/tickets/day-passes/saver-day-pass.html

        Você não vai usar a combinação dos dois no site do glacier! vc vai usar o half fare pra comprar o seu Saver day pass (que vc deve comprar para o dia exato que quer usar o galcier) e depois é só reservar o assento do glacier, indicando que vc tem o 1-day travel card!

        Espero ter esclarecido, rs!!

    • Bruno Lima
      MARISA ISRAEL ROSA
      10 de fevereiro de 2024

      E ai Maria, vlw a pena?
      Estou em uma dúvida terrível sobre o STP..rsrsrs…
      Para mim e esposa dá um total de 590 francos e quando coto as cidades que vou passar, dá em média uns 250 francos. Vou passar por Lugano, Lucerna, interlaken, Zuric e termino em Basileia. Todos os trem saem nesse total de 250 francos para mim e esposa.
      Você usou o STP mesmo? Valeu a pena?

  • Isabella Tampelini
    4 de novembro de 2023

    Olá Raquel, obrigada pelas dicas. Se eu comprar o Swiss Travel Pass para segunda classe, eu consigo viajar no Glacier Expresse na primeira classe? É possível fazer o upgrade?

    • Raquel Furtado
      Isabella Tampelini
      5 de novembro de 2023

      Oi Isabella, tudo bem? É sim, você pode comprar na SBB um class upgrade.

  • Marina
    26 de outubro de 2023

    Raquel, eu gostaria de comprar o travel pass com antecedência, e já deixar assentos reservados nas rotas panorâmicas porque vou no verão, e disseram que enche muito. Você sabe se consigo fazer isso pela internet? Com qual antecedência? A partir do momento que eu comprar meu Travel Pass ele já está ‘ativado’ e contando os dias?

    • Raquel Furtado
      Marina
      26 de outubro de 2023

      Oi Marina, tudo bem?

      Quando você compra o swiss travel pass, você indica a data de início dele. Independente de quando você compra. Pode comprar com meses de antecedência ou um dia antes. Ele não esgota. Já as reservas de assentos nos trens panorâmicos (Glacier ou Bernina) precisam mesmo ser feitas com antecedência. Você precisa monitorar o site oficial do trem panorâmico que deseja pegar para ver quando as reservas serão abertas. se não me engano é com uns 3 meses de antecedência. Você faz tudo online mesmo 🙂

  • Rogério Fornasi
    17 de outubro de 2023

    Muito bom seus artigos Quel!!! Parabéns e obrigado pelas dicas todas.

  • Claudia
    20 de setembro de 2023

    Olá Raquel, muito bem detalhado as tuas dicas. Adorei 😀 – Tenho uma dúvida sobre os descontos do STP… qdo compro um passeio online que tem direito ao desconto (passeios de barco, por exemplo) sabe como ou onde informo que tenho o STP para obter o desconto? E no caso de subir Jungfraujoch, o desconto é aplicado de Grindelwald até o topo e a volta e informo como que tenho o desconto? Estarei por Genebra, Berna, Interlaken na segunda quinzena de outubro. Obrigada! Claudia!

    • Raquel Furtado
      Claudia
      1 de outubro de 2023

      Oi Claudia, tudo bem?

      No site, no app ou na maquininha você vai escolher a opção half fare/ GA/ swiss pass. Vai ser dentro do tem, por exemplo, que o controle vai conferir que você poderia mesmo ter pago 50%!
      Quando compra no guichê, você informa o vendedor que tem um swiss pass!

  • Daniella Ferolla
    14 de setembro de 2023

    Olá Raquel,
    Parabéns por todos os posts sobre a Suiça. São muito claros e orientativos.
    Irei com minha família para a suiça em outubro. Vamos em 3 adultos, 1 bebê e uma criança de 4 anos.
    Acha que vale a pena carro ou swiss pass?
    Nas pesquisas que fiz, Vi a opção Swiss Half Fare Card. Me pareceu equivalente, mas com a metade do preço. qual seria a diferença efetiva entre a arifa “normal” e essa?
    Obrigada..

  • Raquel
    4 de setembro de 2023

    Olá Raquel,

    Sou sua xará!!!! Raquel Torres
    Parabéns pelo excelente post sobre o Swiss Pass.
    Estou indo para a Suíça dia 29/10 e como vou em Zermatt, interlaken e Zurich, Gornegratt, Schilthorn estou achando vantagem comprar o passe.
    Gostaria de sua ajuda na seguinte informação: vou sair de Veneza para Domodossola pela trenitalia. Depois vou pegar outro trecho Domodossola para Zermatt pela SBB, pois não achei trem com passagem direto de Veneza para Zermatt. Se vc conhecer outra maneira de fazer esse deslocamento pode me ajudar?
    Daí, sendo essa a rota, você saberia me dizer se em Brig eu consigo comprar o Swiss Pass Travel no domingo dia 29/10? Pois a minha intenção seria comprar o bilhete Domodossola para Brig, daí compraria o SPT e seguiria usando ele para chegar em Zermatt.
    Obrigada

  • Larissa
    16 de agosto de 2023

    Adorei as dicass!!
    Rica em detalhes e informações pertinentes.
    Estou ansiosa pela viagem que acontecerá início de outubro.

    Obrigada, Raquel!

  • Eduarda Sales
    15 de agosto de 2023

    Boa noite, Raquel.

    O preço do Swiss Travel Pass é tabelado ou quando for chegando mais próximo da viagem fica mais caro?
    Beijos!
    Atenciosamente,
    Eduarda

  • Gladys
    15 de agosto de 2023

    Oi Raquel, tudo bem? Uma dúvida, to pensando em adquirir os passes, contudo, não sei se é possível imprimir o passe do próprio site, ou somente receber em casa, ou retirar na Suíça. Li informações contraditórias a respeito deste assunto. Obrigada, Gladys.

  • Janine
    19 de julho de 2023

    Raquel, boa noite.
    Primeiramente quero parabenizar seu blog, pois foi onde encontrei as informações mais completas até o momento.
    Estarei de férias na Suíça em fevereiro de 2024, e estou um pouco assustada com os preços do transporte rs
    Passarei por Genebra, Zurique, Montreux e Berna antes de seguir viagem para a Itália. Vc acha que é melhor alugar um carro (está saindo a mil e quinhentos reais pelos meu período 9 a 12/02/24, já com seguro de proteção), ou comprar esse swiss travel pass? Viajo com meu marido.

    • Raquel Furtado
      Janine
      14 de agosto de 2023

      Oi Janine, tudo bem?
      Considerando duas pessoas da família, alugar carro sai mais em conta. Mas acaba tendo gasolina/energia ou estacionamento também (o que pode encarecer a viagem tb).
      Eu amo o Swiss Travel Pass pela flexibilidade e liberdade que você tem (sem contar que andar de trem na Suíça é muito gostoso).
      Em fevereiro, eu optaria pelo trem…

  • Álvaro
    10 de julho de 2023

    Boa noite, Raquel.
    Obrigada pelo post.
    Queria uma sugestão.
    Eu e minha esposa, vamos estar na Suíça de carro. Vamos em várias cidades e já definimos nossas cidades base.
    Estou na dúvida em relação ao Swiss Travel Pass.
    O meu maior interesse para utilizá-los seria em relação a passeios.
    A princípio:
    Monte Pilatus.
    Monte Titlis
    Bernina Express
    Jungfraujoch
    Piz Gloria
    E se der tempo, passeios de barco.
    Pelo que entendi, o S.T.P convencional me obriga a usá-lo durante 3 dias consecutivos. Os passeios que listei são inviáveis em dias consecutivos ( não sei se entendi corretamente)
    Sendo assim,o Swiss Pass Travel Flex, seria vantajoso?
    Ele é reembolsável?
    Aguardo sua ajuda.
    Abraços,
    Mônica

    • Raquel Furtado
      Álvaro
      14 de agosto de 2023

      Oi Álvaro, tudo bem?

      No seu caso teria sim que ser o Flex, mas confesso que não seria vantajoso. O valor é bem alto e não compensaria esses passeios. Minha sugestão é que você compre o Half Fare (Halbtax).

    • Raquel Furtado
      Álvaro
      14 de agosto de 2023

      Oi Mônica, tudo bem?

      No seu caso teria sim que ser o Flex, mas confesso que não seria vantajoso. O valor é bem alto e não compensaria esses passeios. Minha sugestão é que você compre o Half Fare (Halbtax).

  • Mônica
    10 de julho de 2023

    Boa noite, Raquel.
    Obrigada pelo post.
    Queria uma sugestão.
    Eu e meu marido, vamos estar na Suíça de carro. Vamos em várias cidades e já definimos nossas cidades base.
    Estou na dúvida em relação ao Swiss Travel Pass.
    O meu maior interesse para utilizá-los seria em relação a passeios.
    A princípio:
    Monte Pilatus.
    Monte Titlis
    Bernina Express
    Jungfraujoch
    Piz Gloria
    E se der tempo, passeios de barco.
    Pelo que entendi, o S.T.P convencional me obriga a usá-lo durante 3 dias consecutivos. Os passeios que listei são inviáveis em dias consecutivos ( não sei se entendi corretamente)
    Sendo assim,o Swiss Pass Travel Flex, seria vantajoso?
    Ele é reembolsável?
    Aguardo sua ajuda.
    Abraços,
    Mônica

  • Stela Tavares
    6 de julho de 2023

    Boa noite! Estou na maior dúvida. Comprei o Swiss Travel Pass de 2° classe e quando fui fazer a reserva do Gothard não encontrei a opção de venda, apenas para quem tem primeira classe. É isso mesmo, não tenho direito?

  • Naira Taketomi
    3 de julho de 2023

    Oi Quel, boa tarde !
    Eu tenho uma dúvida sobre os descontos que o Swiss travel pass da direito. Eu tenho direito aos descontos quando o meu passe não estiver ativo no dia, pensando que eu opte pelo flex?

    • Raquel Furtado
      Naira Taketomi
      17 de setembro de 2023

      Olá! Não, para o desconto valer, você precisa ter um passe ativo.

  • Marco
    20 de junho de 2023

    Oi, Raquel.
    O Swiss Travel Pass também vale para a viagem de Chamonix para Zermatt?

    • Raquel Furtado
      Marco
      17 de setembro de 2023

      Olá! Ele vale para o trecho realizado dentro da Suíça! Você precisará pagar as passagens da França.

  • Thais
    25 de maio de 2023

    Boa noite! Obrigada pelas informações, tenho algumas dúvidas… vou pousar em veneza e ir de trem ate zurique para fazer a suíça, sabe me dizer se esse trem eu conseguiria usar atraves do swiss pass? Na volta também, volto de trem de st moritz para veneza, pois nossa passagem é por lá, estou nessa duvida se o swiss pass cobre esses trechos. Desde ja agradeco.

  • Lucas
    23 de maio de 2023

    Olá! Excelente site! Pretendo ir para a Suiça em agosto e tenho uma dúvida em relação ao Swiss Travel Pass: para viagens comuns, uma vez comprado o STP, é só entrar no trem e sentar em um assento vazio? Ou precisa de alguma forma validar antes de entrar no trem? E se alguém tiver reservado esse assento anteriormente?

    • Raquel Furtado
      Lucas
      14 de agosto de 2023

      Oi Lucas, tudo bem?

      Isso mesmo! Com o Swiss travel pass é só entrar e sentar! Já com o FLEX, é preciso validar o ticket na internet.
      Se algum assento estiver reservado, um papelzinho estará colado na janela (à moda antiga mesmo)!

      Na Suíça não é comum reservarmos assentos de trem – apenas grupos o fazem!

      Um abraço,

  • MARIANA
    8 de maio de 2023

    Oi Raquel, tudo bem?
    farei uma viagem a Suíça no final deste ano (2023/24) final de dezembro/inicio janeiro. Eu ja devo comprar o swiss travel pass por agora ou posso esperar mais próximo da data da viagem?

  • Carlos Evandro
    18 de abril de 2023

    Olá, Raquel.
    Eu somente irei viajar para a Suíça em outubro de 2023.
    Tenho que aguardar uma data mais proxima da viagem para comprar o Swiss Travel Pass de 15 dias ou posso comprar agora em abril?
    Na hora da compra é que defino a data do início de utilização?

    • Raquel Furtado
      Carlos Evandro
      1 de outubro de 2023

      Oi Carlos! Pode comprar já, não faz diferença. Você indica pra quando o swiss pass será válido.

  • André Luiz
    5 de abril de 2023

    Oi Raquel. Tudo bom? Vou viajar com minha família em maio desse ano e tenho algumas dúvidas.

    O Swiss Travel Pass vende na estação principal de Zurich? Se sim, em qual loja? Como saber qual é a 2ª classe do trem? Com cartão global de débito conseguiremos nos virar em Zurich ou o pessoal usa mais dinheiro em espécie? Devemos “validar” o ticket (ou swiss travel pass) para embarcar no trem ou basta entrar, sentar e ficar com o ticket em mãos para apresentar a algum fiscal, caso apareça? Obrigado desde já.

  • DANIEL
    2 de abril de 2023

    Oi Raquel. Eu e minha esposa somos do Brasil e viajaremos 18 dias para Europa, estamos montando o roteiro, mas com dificuldade de encaixar a suiça por nao entender sobre a viagem de trem.

    Pensamos em chegar em Genebra dia 26 de Maio a noite. Dia 27 de maio de manhã fazer a viagem de trem GENEBRA X MONTREUX e em seguida ja embarcar no GOLDEM PANORAMICO de MONTREUX x INTERLAKEN, onde ficariamos dois dias.

    Em Interlaken fazer o passeio de trem JUNGFRAUJOCH.

    O que precisariamos de ter de tickets para esses trechos? Existe somente a compra da passagem para cada um destes? ou teriamos que ter necessariamente o SWISS TRAVEL PASS?

    Obrigado.

  • Viviane Winter
    21 de março de 2023

    Olá!

    Fiquei com uma dúvida, o Half Fare Card permite comprar o Ticket Supersaver pela metade do valor apresentado? Ou somente aplica os 50% de desconto sobre o valor da tarifa cheia (point to point)?

    Por exemplo, digamos que haja um ticket point to point a 50,00 e um ticket supersaver a 30,00. Se eu tiver o Half Fare Card, irá apresentar o valor de 25,00 e 15,00 respectivamente?!

    Atenciosamente

  • Lucas Nepomuceno
    11 de março de 2023

    Boa tarde,
    Tenho uma dúvida. Gostaria de saber o swiss travel pass flex, eu só posso usar transporte publico nos dias que eu for usar o trem ou eu posso usar transportes públicos sem abater nos dias do flex.

    • Raquel Furtado
      Lucas Nepomuceno
      17 de setembro de 2023

      Vai abater! Só pode usar transporte público (sem pagar) ativando o passe. O que você pode fazer é não ativar o passe em um dia específico e pagar a passagem de ônibus normalmente, por exemplo.

  • Lorena Chambarelli
    14 de fevereiro de 2023

    Olá, tudo bem?

    Eu tenho uma dúvida.

    Já adquiri o Swiss travel pass para mim e para minha mãe por 6 dias.
    Vou fazer trajetos como Berna -> Genebra, Berna -> Interlaken, Berna -> Lucerna.

    Gostaria de entender se preciso comprar esses tickets para estas cidades com antecedência (data e hora) ou se adquirindo o swiss travel pass eu consigo pegar esses trens sem hora marcada.

    O ponto principal também é entender se o Swiss Travel Pass me dá disconto ou isenção nesses trechos entre cidades (com exceção de trens panorâmicos pois sei que tenho que pagar pela reserva do assento.

    Muito obrigada!

    • Raquel Furtado
      Lorena Chambarelli
      21 de fevereiro de 2023

      Oi Lorena,

      O Swiss Travel Pass já é o seu ticket. Você não precisa comprar mais nada.
      Você optou pelo FLEX ou pelo de dias corridos? Se for o FLEX a única coisa que você precisa fazer é ativar o passe (online) nos dias de uso!

    • Raquel Furtado
      Lorena Chambarelli
      21 de fevereiro de 2023

      Ah e sim! Você pode pegar o trem sem hora marcada!

  • BRUNO
    11 de janeiro de 2023

    Olá Raquel, primeiramente muitíssimo obrigado por compartilhar todas essas informações, excelente seu depoimento. Ajudou muito a tirar algumas duvidas.

    Bom, aproveitando da sua boa vontade queria ver se poderia me ajudar. Estou planejando viajar com minha esposa pela Italia/Suíça no dia 15 de setembro.

    Primeiramente minha intensão era partir de Milão (MXP) de CARRO para Tasch/zermatt, depois para Interlaken e arredores e depois voltar para Milão.

    Chegando em Milão eu partiria pra proxima etapa da viagem , seguindo de carro para St Moritz, Dolamites, Veneza e finalmente Milan onde encerra viagem de volta

    para o Brasil ( tudo isso em 10 dias)

    porém comecei a ler mais informações e parece que nao é tão simples e nao vale muito a pena viajar de carro nos alpes suiços. entao pensei em pegar Swiss Travel

    Pass para fazer esse trecho de Milão Zermatt e Interlaken e no outro trecho Milan, St Moritz , Dolamites e Veneza fazer de carro alugando em Milao.

    Queria saber se vc tem alguma opnião para me dar, já que possue tanto conhecimento dessa area;

    Ficarei muito grato com qualquer informação

    • Raquel Furtado
      BRUNO
      11 de janeiro de 2023

      Oi Bruno, tudo bem?
      Na verdade eu não vejo nada que te impeça de fazer toda a rota de carro, não, ainda mais em setembro 🙂
      Zermatt é uma vila sem carros, mas você chega bem perto e depois pega um trem. Eu acho ótimo ter carro na região de Interlaken!
      Trem é mais pratico no sentido de que você nao precisa ficar atento ao GPS e pode so ir curtindo a paisagem – mas, se já tiver o carro, siga com ele!

  • Lucas
    23 de agosto de 2021

    Olá !! Gostei muito do blog. É completo e de qualidade.
    Sobre o Swiss Travel Pass, gostaria de saber se esse é um passe de uso estritamente pessoal ou se pode ser usado, por exemplo, por duas pessoas que viajam juntas?
    Obrigdo.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Viajando sozinha para as Rochosas Canadenses
Próximo Post
6 dicas para se organizar financeiramente para viajar