Vamos Pra Onde?

/

Tratado de Schengen: saiba em quais países o seguro viagem é obrigatório

sobre o tratado de schengen

Já falamos por aqui que o seguro viagem é um serviço necessário para a tranquilidade das suas viagens. Mas o que muita gente não sabe é que, para alguns países, esse serviço é obrigatório. É o que determina o Tratado de Schengen. Muitas vezes, a comprovação do seguro é ainda exigida logo na entrada do país. Alguns países podem exigir apenas a apresentação de um seguro básico, enquanto outros, podem exigir um valor mínimo de franquia. Assim, asseguram que a cobertura de qualquer problema estará garantida.

Vamos explicar, nesse post, a implicação do Tratado de Schengen – além de apresentar outros países que também exigem o seguro viagem internacional

Leia também: Eu já tenho seguro viagem internacional? O meu cartão de crédito oferece esse serviço?

Tratado de Schengen e o Seguro Viagem

Mas vamos ao que interessa. Os países que fazem parte do Tratado de Schengen têm como regra a obrigatoriedade da contratação do seguro viagem por parte dos visitantes. Logo na entrada do país, junto ao policial de imigração, a apresentação do contrato do seguro pode ser solicitada.

Uma observação importante: países do Tratado de Schengen solicitam que a apólice do seguro seja de no mínimo 30 mil euros. O Tratado entende que essa franquia mínima possui cobertura suficiente.

Os países do Tratado de Schengen são os indicados abaixo:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Como podemos observar, o Reino Unido não está na lista, pois não faz parte do Tratado de Schengen. Nesse caso, a obrigatoriedade de seguro não se aplica. Mas lembrem-se, a gente sempre recomenda a contratação do seguro viagem para viagens internacionais.

Se você quer comprar um seguro viagem, clique aqui.


Mas apenas os países que possuem o Tratado de Schengen exigem seguro?

Não. Os países do Tratado de Schengen não são os únicos que exigem seguro. Cuba e Venezuela também possuem tal obrigatoriedade com as respectivas franquias de 10 mil e 40 mil dólares, para coberturas médicas e funerárias.

Dubai, Rússia e Equador também exigem o seguro viagem. No entanto, não há exigência de franquia mínima. Nesses casos, se sua viagem não incluir nenhum esporte radical ou situação extra que exija um seguro diferenciado, você pode fazer a busca pelo seguro mais econômico através do SegurosPromo (uma plataforma que compara diferentes preços, seguradoras e apólices). A gente inclusive tem um cupom pra vocês usarem no site e receberem 5% de desconto: VAMOSPRAONDE5!

Leia também: SegurosPromo é confiável? Vale a pena usar esse comparador de seguro viagem?

A Austrália também faz exigência do seguro – mas apenas para quem vai estudar e se hospedar por lá durante um período maior que 3 meses. Além disso, o seguro é específico: o Overseas Student Health Cover (OSHC), que permite o uso da saúde pública do país.

É sempre bom lembrar que, para qualquer viagem internacional, o seguro viagem é fundamental.

Indicamos a SegurosPromo para comparação entre empresas, preços e apólices disponíveis hoje no mercado. 

Leia tambémComo escolher o Seguro Viagem Internacional ideal para a sua viagem

 

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Seguro Viagem: O que você precisa saber para viajar tranquilo
Próximo Post
Nova York