Vamos Pra Onde?

/

Glacier express: Trem Panorâmico na Suíça

Suíça

A Suíça é famosa pelas viagens de trem, principalmente em trens panorâmicos. Glacier Express e Bernina Express são duas opções incríveis de viagem nesse estilo. A diferença entre eles é basicamente a rota oferecida e a velocidade: o Glacier Express é – orgulhosamente – o trem expresso mais lento do mundo. A viagem através dele é pra ser curtida com calma e indicada pra quem tem disponibilidade (e interesse) em passar um dia inteiro (bom, 8 horas) dentro de um trem. Eu recomendo.

A rota completa do Glacier Express sai de Zermatt pela manhã e acaba até St. Moritz, percorrendo 219 km em quase 8 horas de viagem.

rota do Glacier Express na suíça

Existem três categorias de viagem: Glacier Express Excellence Class (CHF 769,-), First Class (CHF 349,-) e Second Class (CHF 213,-). A Excelente Class (fotos abaixo) foi inaugurada em abril/2019 e é na verdade um vagão especial da First Class com serviços especiais, um menu de 7 pratos para o almoço, bebidas alcóolicas selecionadas, e vários outros mimos. Além disso, a configuração dos assentos não é 1 x 2, como nos outros vagões, mas 1 x 1. Assim, todos os passageiros ficam assentados ao lado da janela para curtir a paisagem.

COMPRANDO SUA VIAGEM COM O GLACIER EXPRESS

Bom, você pode comprar essa viagem com 2 meses de antecedência através do site oficial da Glacier Express. Note que, independente da classe, é necessário comprar a passagem e ainda pagar a reserva de assento (que custa CHF 33,- para qualquer classe). Eu já incluí esse valor nos preços que escrevi acima, pra facilitar pra vocês. 

Já quem opta pela Excellence Class paga aquele valor altíssimo porque paga pela passagem na first + a reserva de assento (CHF33) + o pacote de gastronomia Excellence, que custa CHF420.

Note, entretanto, que se você tem o Swiss Travel Pass, você não precisa pagar pela passagem; você paga apenas pela reserva de assento. Já para viajar na Excellence Class, você paga a reserva de assento (CHF 33) mais o pacote gastronomia, totalizando CHF453,-.

Bom, confesso que se 700 francos não fossem uma fortuna pra mim, eu não pensaria duas vezes em ter essa experiência mega exclusiva.

Abaixo, deixo a seleção de preços e descontos para vocês entenderem melhor.

COMPRANDO O GLACIER EXPRESS SEM TER UM CARTÃO DE DESCONTO

preços Glacier Express suíça

COMPRANDO O GLACIER EXPRESS COM ALGUM CARTÃO DE DESCONTO

preços com desconto para o Glacier Express suíça

Lembre-se de comprar as passagens com antecedência pois elas esgotam rápido, principalmente na primeira classe.

Nessa viagem você vai descansar, tirar fotos, comer muito bem e curtir um vinhozinho enquanto aprecia um cenário digno de filme. Note que você deve reservar sua refeição com antecedência, ok? Você faz isso pelo próprio site oficial.

Aí pronto, é só curtir o visual e aproveitar. São 8 horas de paisagens deslumbrantes, faça chuva (neve, rs) ou faça sol. No fim dessa jornada você chega em St Moritz, um dos destinos mais badalados da Suíça. Que chique, né!? 🙂

  • Miguel
    11 de janeiro de 2023

    Olá Raquel,

    Em segunda classe qual o melhor lado para reservar do comboio?

    Obrigado

    Miguel Areia

    • Raquel Furtado
      Miguel
      12 de janeiro de 2023

      Olá! Depende da direção. Se você viaja no sentido Zermatt – St Moritz, o lado direito te garante as melhores paisagens! Mas você vai ver paisagens lindas dos dois lados!! Não se preocupe 🙂

  • erika
    11 de dezembro de 2022

    tem como dizer qual a rota mais bonita, bernina ou glacier? muito em dúvida na escolha.

    • Raquel Furtado
      erika
      28 de dezembro de 2022

      Muito difícil dizer mesmo! Dizem que no Bernini é mais fácil tirar fotos pois não tem tanto reflexo no vidro, rs!

  • HAMILTON CARNEIRO
    22 de setembro de 2022

    Bom dia – estarei em St. Moritz no dia 08 de novembro. Gostaria de fazer uma viagem no Glacier Express de um dia, pois no dia 09, na hora do almoço, estarei seguindo pra Itália. É possível sair até uma parada intermediária e retornar no mesmo dia? Por exemplo, sair pela manhã e retornar no final do dia?

  • arnaldo santos
    10 de dezembro de 2021

    Raquel, como faço para depois regressar a Zermatt ?

  • Carlos Alberto Andrade
    26 de novembro de 2021

    Prezada Raquel,

    Parabéns pela sua descrição concisa e clara de uma viagem tão cheia de atrativos.

    Gostaria, se possível, de uma opinião sua. Pretendo fazer esse percurso em junho/22, no sentido Zermatt-Se. Moritz. Como são 8 horas dentro de um trem, estou pensando em encerrar a viagem em Chur, reduzindo a duração em cerca de 2 horas. Vale a pena? Ou a perda em termos de paisagem seria muito grande.

    Atenciosamente,

    Carlos Alberto
    Belo Horizonte

    • Raquel Furtado
      Carlos Alberto Andrade
      5 de dezembro de 2021

      Oi Carlos Alberto, tudo bem?

      Essa parte final é um trecho da Ferrovia Rética, que é patrimônio da humanidade pela Unesco. Você passará por curvas e pontes lindas demais. É nessa parte também que o trem passa pelo famosíssimo Landwasser Viadukt. Massss… a viagem toda é linda, então fica a seu critério mesmo 🙂
      Eu, Raquel, faria a viagem toda!

      Um abraço!

  • Maria Emilia
    10 de outubro de 2021

    Quel, também pode ser feito o trecho indo de st. moritz a zermatt? ou só fazem em um sentido a viagem?
    Obrigada!

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Murten
Próximo Post
Havasu Falls, Arizona