Vamos Pra Onde?

/

Tudo sobre o Valle Verzasca, o mais lindo da Suíça

verzasca na suíça

Já estive 5 vezes em Lavertezzo (a vilazinha na parte mais charmosa do Valle Verzasca) – e pretendo voltar mais 50. A tonalidade verde esmeralda e a transparência do rio que corta o vale são hipnotizantes. Você se sente quase obrigado a dar um mergulho, mesmo com a baixa temperatura da água. É difícil encontrar vale mais bonito que esse na Suíça. E olha que o país é praticamente a capital do mundo de vales, montanhas, lagos e rios bonitos…

Valle Verzasca: Tudo o que você precisa saber

O nome já dá a dica: Verzasca está situado na parte italiana da Suíça, no sul do país. São 25km de vale, ao norte do Lago Maggiore. O rio que o corta leva o mesmo nome, Verzasca, e atrai turistas do mundo todo pela sua beleza. Já foi o tempo em que esse paraíso não era muito explorado. Me lembro que estive por lá em 2015 e vi pouquíssimas pessoas nas pedras curtindo o rio. No último ano, entretanto, devido às redes sociais e um vídeo italiano que viralizou, o vale ganhou enorme fama. Hoje em dia ele costuma ficar bem cheio, principalmente no verão.

Leia nossos outros posts sobre a Suíça

  • Lucerna – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • Genebra – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • St Gallen – Uma linda cidade próximo a Zurich (vocês precisam visitar a biblioteca)
  • Fribourg – Cidade medieval próximo a Bern e Gruyère (não deixe de conhecer)

Lavertezzo e a Ponte dei Salti

O trecho que mais atrai os visitantes é o da Ponte dei Salti, uma linda ponte de pedra de dois arcos que atravessa o rio. Ela está localizada na vila Lavertezzo. É exatamente embaixo dessa ponte que se encontra a melhor área do vale para um mergulho.

Alguns corajosos até saltam da ponte – sim, você pode (o rio é fundo o suficiente pra isso), mas eu não recomendo, tá? rs!

Localização do Valle Verzasca

Para conhecer o Valle Verzasca, eu te sugiro ir direto para Lavertezzo. A vila esta localizada no cantão Ticino, no sul da Suíça. São apenas 20km desde Locarno ou 50km desde Lugano. Para o ponto exato no Google Maps, você pode colocar a Ponte dei Salti.

mapa mostrando a localização do Valle verzasca na suíça

O jeito mais fácil de chegar no Valle Verzasca é de carro. A viagem até lá é linda <3! Existem alguns estacionamentos ao longo de Lavertezzo (um deles é logo após a ponte) – mas no verão, te recomendo chegar cedo para conseguir uma vaguinha.

Eu normalmente alugo carro pela RentCars – e recomendo muito. Gosto de fazer a busca e comparação de preços pela plataforma e por fim pagar em real, sem me preocupar com câmbio do cartão ou os 6% adicionais de IOF.

reserve pelos nossos links do blog

A Suíça é um país pequeno (bem pequeno), então nada é muuuito longe por lá. De Lucerna (na Suíça Central) até Lavertezzo, por exemplo, são apenas 160km. Em duas horas de carro você chega no Vale Verzasca e – se quiser – não precisa nem pernoitar na região. No caminho, você passará pelo Túnel de São Gotardo, o terceiro maior túnel rodoviário do mundo! São 16,9 km de comprimento. Ele liga o norte ao sul do país. (E já deixo um aviso – costuma ter trânsito por lá, pois o túnel tem apenas uma faixa em cada direção).

Se carro não for uma opção, você também pode ir de transporte público. Sempre falo aqui que o transporte público da Suíça é um dos mais eficientes do mundo – e não é pra menos. Mas.. claro, você precisará fazer algumas baldeações e demorará um pouco mais. Explico abaixo:

Como chegar em Lavertezzo de transporte público

Fiz a simulação de uma busca por passagens desde Lucerna pelo site oficial da SBB (o melhor lugar para você pesquisar e comprar passagens de trem na Suíça). Note que você consegue colocar o destino exato na pesquisa (Lavertezzo, Ponte dei Salti).  Note também que você pegará trem + ônibus; mas os horários são bem casadinhos aqui, e tudo é muito funcional.

Obs: Os valores indicados são “à partir de” e representam o preço pago por aqueles que têm direito à meia tarifa.

como chegar no valle verzasca de trem

Desde Lugano, uma cidade bem famosa ainda no cantão de Ticino, o trajeto é mais curto. O preço é em média CHF20 por trecho.

Você levará em torno de 1h40 para ir e 1h40 para voltar. Fiz uma consulta no site e deixei o detalhamento abaixo para vocês entenderem como seria o deslocamento. Também serão necessários trem, ônibus e uma leve caminhadinha a pé.

 

detalhamento de trem de lugano a lavertezzo - verzasca

Onde se hospedar na região do Valle Verzasca

Ali bem pertinho da Ponte dei Salto tem a pousada Pensione Posse (~R$400 p/ casal com café da manhã). Uma outra opção é alugar um chalé fofo. Encontrei o Rustico Luchessa (~R$770 p/ 6 pessoas) que está super bem avaliado.

Se hospedar por ali é uma boa opção para quem vai no verão e quer curtir tanto o rio quanto as trilhas que o vale oferece. Se você quiser apenas passar um dia em Lavertezzo, entretanto, pode se hospedar mais próximo do Lago Maggiore ou ainda do Lago Lugano e aproveitar para conhecer outras belezas da região.

Em Lugano, você encontra uma infinidade de opções. Eu me hospedei no Splendide Royal, que tem selo da Leading Hotels of the World. O hotel é 5*, bem clássico e elegante com uma localização super estratégica de frente para o lago Lugano. Eles estão construindo agora um SPA que deve ficar sensacional.

Quem procura camping, tenho algumas sugestões:

na ponte dei salti em lavertezzo, verzasca

 

  • Carol Fernandes
    11 de setembro de 2019

    Estou buscando essas opções para as minhas próximas férias, no entanto, irei no inverno. Vale a pena? Obrigada.

    • Raquel Furtado
      Carol Fernandes
      28 de setembro de 2019

      No inverno recomendo Interlaken, lucerna, zurich.. Vê o post sobre a Suíça 😉

  • Daniel Craig
    24 de julho de 2019

    Adorei o artigo e o roteiro, mais um local adicionado a minha lista para viajar. Obrigado.

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Fribourg, Suíça: Uma linda parada no Grand Tour de Suisse
Próximo Post
Onde ficar em Buenos Aires: saiba aonde se hospedar