Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Guia Fíji (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Tudo sobre o Valle Verzasca, o mais lindo da Suíça

13 de Abril de 2019
3 comentários 2093 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Já estive 5 vezes em Lavertezzo (a vilazinha na parte mais charmosa do Valle Verzasca) – e pretendo voltar mais 50. A tonalidade verde esmeralda e a transparência do rio que corta o vale são hipnotizantes. Você se sente quase obrigado a dar um mergulho, mesmo com a baixa temperatura da água. É difícil encontrar vale mais bonito que esse na Suíça. E olha que o país é praticamente a capital do mundo de vales, montanhas, lagos e rios bonitos…

Valle Verzasca: Tudo o que você precisa saber

O nome já dá a dica: Verzasca está situado na parte italiana da Suíça, no sul do país. São 25km de vale, ao norte do Lago Maggiore. O rio que o corta leva o mesmo nome, Verzasca, e atrai turistas do mundo todo pela sua beleza. Já foi o tempo em que esse paraíso não era muito explorado. Me lembro que estive por lá em 2015 e vi pouquíssimas pessoas nas pedras curtindo o rio. No último ano, entretanto, devido às redes sociais e um vídeo italiano que viralizou, o vale ganhou enorme fama. Hoje em dia ele costuma ficar bem cheio, principalmente no verão.

Leia nossos outros posts sobre a Suíça

  • Lucerna – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • Genebra – Guia Completo (onde dormir, onde comer, o que fazer, etc!)
  • St Gallen – Uma linda cidade próximo a Zurich (vocês precisam visitar a biblioteca)
  • Fribourg – Cidade medieval próximo a Bern e Gruyère (não deixe de conhecer)

Lavertezzo e a Ponte dei Salti

O trecho que mais atrai os visitantes é o da Ponte dei Salti, uma linda ponte de pedra de dois arcos que atravessa o rio. Ela está localizada na vila Lavertezzo. É exatamente embaixo dessa ponte que se encontra a melhor área do vale para um mergulho.

Alguns corajosos até saltam da ponte – sim, você pode (o rio é fundo o suficiente pra isso), mas eu não recomendo, tá? rs!

Localização do Valle Verzasca

Para conhecer o Valle Verzasca, eu te sugiro ir direto para Lavertezzo. A vila esta localizada no cantão Ticino, no sul da Suíça. São apenas 20km desde Locarno ou 50km desde Lugano. Para o ponto exato no Google Maps, você pode colocar a Ponte dei Salti.

mapa mostrando a localização do Valle verzasca na suíça

O jeito mais fácil de chegar no Valle Verzasca é de carro. A viagem até lá é linda <3! Existem alguns estacionamentos ao longo de Lavertezzo (um deles é logo após a ponte) – mas no verão, te recomendo chegar cedo para conseguir uma vaguinha.

Eu normalmente alugo carro pela RentCars – e recomendo muito. Gosto de fazer a busca e comparação de preços pela plataforma e por fim pagar em real, sem me preocupar com câmbio do cartão ou os 6% adicionais de IOF.

reserve pelos nossos links do blog

A Suíça é um país pequeno (bem pequeno), então nada é muuuito longe por lá. De Lucerna (na Suíça Central) até Lavertezzo, por exemplo, são apenas 160km. Em duas horas de carro você chega no Vale Verzasca e – se quiser – não precisa nem pernoitar na região. No caminho, você passará pelo Túnel de São Gotardo, o terceiro maior túnel rodoviário do mundo! São 16,9 km de comprimento. Ele liga o norte ao sul do país. (E já deixo um aviso – costuma ter trânsito por lá, pois o túnel tem apenas uma faixa em cada direção).

Se carro não for uma opção, você também pode ir de transporte público. Sempre falo aqui que o transporte público da Suíça é um dos mais eficientes do mundo – e não é pra menos. Mas.. claro, você precisará fazer algumas baldeações e demorará um pouco mais. Explico abaixo:

Como chegar em Lavertezzo de transporte público

Fiz a simulação de uma busca por passagens desde Lucerna pelo site oficial da SBB (o melhor lugar para você pesquisar e comprar passagens de trem na Suíça). Note que você consegue colocar o destino exato na pesquisa (Lavertezzo, Ponte dei Salti).  Note também que você pegará trem + ônibus; mas os horários são bem casadinhos aqui, e tudo é muito funcional.

Obs: Os valores indicados são “à partir de” e representam o preço pago por aqueles que têm direito à meia tarifa.

como chegar no valle verzasca de trem

Desde Lugano, uma cidade bem famosa ainda no cantão de Ticino, o trajeto é mais curto. O preço é em média CHF20 por trecho.

Você levará em torno de 1h40 para ir e 1h40 para voltar. Fiz uma consulta no site e deixei o detalhamento abaixo para vocês entenderem como seria o deslocamento. Também serão necessários trem, ônibus e uma leve caminhadinha a pé.

 

detalhamento de trem de lugano a lavertezzo - verzasca

Onde se hospedar na região do Valle Verzasca

Ali bem pertinho da Ponte dei Salto tem a pousada Pensione Posse (~R$400 p/ casal com café da manhã). Uma outra opção é alugar um chalé fofo. Encontrei o Rustico Luchessa (~R$770 p/ 6 pessoas) que está super bem avaliado.

Se hospedar por ali é uma boa opção para quem vai no verão e quer curtir tanto o rio quanto as trilhas que o vale oferece. Se você quiser apenas passar um dia em Lavertezzo, entretanto, pode se hospedar mais próximo do Lago Maggiore ou ainda do Lago Lugano e aproveitar para conhecer outras belezas da região.

Em Lugano, você encontra uma infinidade de opções. Eu me hospedei no Splendide Royal, que tem selo da Leading Hotels of the World. O hotel é 5*, bem clássico e elegante com uma localização super estratégica de frente para o lago Lugano. Eles estão construindo agora um SPA que deve ficar sensacional.

Quem procura camping, tenho algumas sugestões:

na ponte dei salti em lavertezzo, verzasca

 

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Carol Fernandes 11/09/2019

    Estou buscando essas opções para as minhas próximas férias, no entanto, irei no inverno. Vale a pena? Obrigada.

    • Raquel Furtado respondeu Carol Fernandes 28/09/2019

      No inverno recomendo Interlaken, lucerna, zurich.. Vê o post sobre a Suíça ;-)

  2. Daniel Craig 24/07/2019

    Adorei o artigo e o roteiro, mais um local adicionado a minha lista para viajar. Obrigado.